• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Uma analise de mercado

Mabcosta

Member
Boas pessoal, abro este topico porque agora que estou mais por dentro do mercado das bicicletas e acessorios (trabalho na decathlon de guimaraes mas isso não deturpa o meu sentido de isençao e aplico esse mesmo sentido em cada cliente que tento satisfazer) vejo a verdadeira magnitude da "vaidade", que nós apaixonados das bicicletas, temos e nos leva a optar por negócios que só valem na relaçao status/marca porque na relaçao preço/qualidade...
(Sem querer fazer publicidade mas já fazendo) No que toca ás bicicletas de estrada eu vejo nas marcas concorrentes da btwin (atençao que nem tudo na btwin merece este meu comentario) bicicletas que com a mesma gama de material (transmissao, rodas, acessorios) custam quase o dobro e frequentem as mesmas ate têm material de gama inferior.
Um exemplo, eu vejo a FACET 5, quadro em carbono (proveniente da mesma fonte de todas as outras marcas) com SRAM rival e mavic aksium, com um aspecto lindissimo (o aspecto estetico também é importante) a custar cerca de 1500 euros quando depois vou ver na specialized (tarmac comp e elite), trek (4.5, 4.7) entre outras, bicicletas que por vezes trazem material de gama inferior ou equivalente na ordem dos 2000 a 3000 euros...Fico estupefacto como é que o pessoal continua cego a alimentar essas marcas que por terem uma imagem mais atractiva nos "roubam" (aproveitam-se da nossa paixao).
Esta mesma analise aplico ás várias gamas de bicicletas em geral!
Pronto! Já sei que muitos vao dizer que o carbono desta é "nao sei quantos", a garantia é "nao sei o quê"...Tretas, tudo tretas.
Voces bem sabem que actualmente todas marcas têm um nivel bastante bom e que realizam testes e pesquisam (no caso da btwin que é a que estou mais por dentro, até tem um campus enorme em frança de testes, produz quadros em frança, portugal, tailandia etc!!!Será assim tao diferente das outras?Tem também experiencia com equipas profissionais no passado (se é que isso é fundamental)), o material em relaçao aos quadros têm quase todos a mesma proveniencia e se não têm não é esse aspecto que explica as diferenças de preço e do teorico nivel superior de qualidade...
Em termos de garantias posso-vos dizer que no caso da decathlon numa semana, duas no maximo têm um quadro novo se tal for necessario, será assim em todas as marcas????

Com isto tento acima de tudo lançar um assunto já muito "coçado", não quero desrespeitar as opçoes de ninguem, apenas reflectir sobre este pequeno promenor das nossas vidas...
Falei no caso da Btwin porque é aquela sobre a qual tenho um conhecimento mais profundo!
O meu objectivo não é a publicidade, apenas usei esta marca para me poder apoiar em algo concreto do qual conheço...
Um abraço
 

SBRDYDY

Well-Known Member
em relação ao quadro de carbono eu acho que esta totalmente fora do mercado por não sofrer nenhuma atualização.
estetica muito pouco apelativa, peso..... carbono t700 etc....
foi a bike de uma equipe profissional a 4 anos atras. o que é sempre uma boa referencia.
 

RJLA

New Member
Isto já foi por aqui amplamente discutido, e por mais que se discuta novamente cada um fica com a sua opinião e ponto final! Entramos na sempre complicada questão da razão vs. coração e cabe a cada um de nós atribuir o peso que achar mais adequado a cada lado da balança. Se eu compraria uma Btwin por muito bem equipada que viesse? Não, não compraria! E não compraria simplesmente porque não gosto da marca e não me satisfaz esteticamente ou emocionalmente, mesmo tendo consciência que estaria a dar menos dinheiro por mais material. Não me sentiria bem em olhar todos os dias para uma bicicleta que não me preenche e que só comprei porque era barata! Talvez seja o coração a falar mais alto, mas o coração tem razões que a própria razão desconhece!
 
Last edited:

felizardo

New Member
A estética é subjectiva. Não se pode usar uma opinião a respeito do aspecto do quadro como um argumento universal.

Eu quando andei às compras queria muito ter gostado do aspecto do quadro da bwin e poupar uma pipa de massa... mas não tive essa sorte. Aqueles vincos todos nos tubos, a escora traseira, o tudo do selim "comido" na zona da roda, o espigão integrado... não gosto. Não tem nada a ver com ser bwin, também não achei piada nenhuma às Trek, às Specialized e às Pinarello.

Sinceramente não acredito que existam muitas pessoas que compraram uma marca mais conceituada simplesmente pelo autocolante.
 

Mabcosta

Member
RJLA para mim usaste o unico argumento que a meu ver sinceramente tem alguma validade, o factor emocional! Mas agora faço-te uma pergunta: Já viste alguma ao vivo??? Eu vi hoje uma pela 1a vez e achei o bicicleta esteticamente bastante apelativa (e não estou a puxar a braza a nenhuma sardinha, obviamente e só uma opiniao pessoal)! Surpreendeu-me... Obviamente tenho noção de que algum do prazer de andar de bicicleta advem do gosto e da satisfação de termos aquilo de que gostamos estetica ou funcionalmente mas mesmo assim tenho alguma dificuldade em perceber como alguem pode dar (em alguns casos) mais 1000 euros (ou até mais) para ter uma bicicleta inferior ou igual em termos funcionais! Será que o prazer que advem da sensaçao de termos algo que nos permite ser mais rápidos e todas aquelas sensaçoes prazeirosas ligadas a uma maior performance (como quando por exemplo compramos umas rodas melhores) não terão um valor superior ao estetico? (isto tendo em conta que a bicicleta tembém não é um "aborto estetico" :) ) E até aquela satisfação de que comprei algo superior por um preço inferior também não deverá ter sido em conta?! Talvez já esteja a entrar numa perspectiva mais individual.

SBRDYDY: Mesmo assim é um quadro usado por profissionais pro-tour á 4 anos(cameao de frança) !Eu sei que tens conhecimentos nessa area mas será que evoluçao de ano para ano no que toca ás fibras de carbono é assim tao grande???Não me parece, evoluçao sim a nivel de formas e estetica!Um quadro de alta gama de á 4 anos, hoje em dia é ainda um quadro com bastante qualidade (numa bike por 1500 euros)!Em termos de peso é como os outros andará entre as 1100 e as 1300 gramas!Nada demais, já vi relatos de quadros topo de gama de outras marcas na casa dos 1100 gramas...

É uma questão que cabe a cada um analisar, ponderar e avaliar se vale a pena ou não os diferenciais (euros) tendo em conta os beneficios!

Eu pessoalmente optaria por comprar uma e depois com a diferença de preço comprar por exemplo umas rodas brutais e modificar um ou outro acessorio que menos me agradasse e ficava com um bicicleta funcionalmente bastante superior e esteticamente menos (ou mais, é pessoal) apelativa! A meu ver o aspecto funcional é o essencial!

Um abraço
 

JMA

Member
Nós os tugas vivemos num mundo de vaidades, onde a marca da bicicleta mostra ou aparenta mostrar o status social de uma determinada pessoa.
Temos um optimo exemplo, as mulheres com roupa e artigos de marca e nós os apaixonados das bicicletas com as marcas caras de topo.
Lembro-me há alguns anos em que havia uma equipa francesa que corria o Tour com quadros da marca Decathlon e ainda na época passada a equipa do Tavira corria e corre com quadros Jorbi.
Não presta??? São mais baratas e tal... Se o quadro Jorbi tivesse escrito Bianchi!!! Pois fiquem sabendo e alguns já o sabem que os quadros Jorbi são Bianchi, são feitos na mesma fabrica que os Bianchi.
Mas Jorbi!!! Que nome tão feio!!! Se fosse Bianchi!!!
Assim vivemos numa feira de vaidades, onde o que interessa é o que ostentamos, o que os olhos vêm.
Não quero com estas palavras ofender ou provocar aqueles que têm possibilidades de ter uma Pinarello, uma Wilier ou uma Specialized topo de gama.
Se eu tivesse essa possibilidade iria optar pelo melhor produto mas não pelo nome da marca.
Por isso mesmo tenho uma Canyon que já vai sendo conhecida, mas ainda me posso dar ao luxo de ter escrito no quadro uma marca que ainda vai sendo uma minoria a rolar nas estradas portuguesas.
A alemã Canyon e tal... Se fosse Focus, Cube, Corratec ou Stevens que também são alemãs ainda ia, agora Canyon!!!
Não faz mal, tenho o mesmo ou melhor ainda por menos €...
 
Last edited:

Mabcosta

Member
JMA de certa tem a mesma perspectiva que eu, dá mais importancia á relaçao preço/qualidade/funcionalidade! É nessa base que eu sustento as minhas escolhas...Dai ter suscitado esta discussão...Pois existem pessoas que efectivamente dão importancia primordial ao autocolante e ao status que dai advem (obviamente admitindo que nem todos sustentam a sua compra pelo factor vaidade mas sim emocional)! Eu pessoalmente prefiro fazer da minha bicicleta uma boa bicicleta ao inves de esperar que ela me faça um melhor "pedalador"!
 

Fausto Coppi

New Member
Isso `e senso comum, se nao posso ter uma bianchi e o meu orcamento so me permite ter b twin, claro que compro b twin, primeiro esta o gosto pelo pedal... agora nao me venham com essas tretas do eu nao olho a marca e tal...toda a gente olha marca, no meu caso `e bianchi! `e linda, `e boa , e `e um classico! Mas isso `e muito pessoal toda gente tem a sua opiniao. Mas continuo na minha os olhos comem e muito mas quando digo isto falo em mim e nas minhas coisas, nao o que os outros teem, sinto-me satisfeito com o que tenho, nao para mostrar aos outros!
 

Mabcosta

Member
Fausto existem por ai muitas bmc e bianchi que esteticamente são banais (agora existem uma ou outra que são realmente esteticamente brutais mas para valores upa upa). Lá está os meus olhos também são exigentes e a meu ver (é pessoal) a tal btwin é muito atractiva...e pronto nao estou disposto a basear-me em valores secundarios e ser um pouco mais racional sentir o tal prazer de quem não cedendo ao superficial fez uma escolha mais acertada do ponto de vista funcional/financeira!
Para mim aquela btwin bastava esteticamente/funcionalmente/financeiramente para dizer NÃO VOU ATRÁS DE MARKETING e vou comprar algo com qualidade a um preço mais justo!
Agora também existem aqueles que não gostando das btwin vão ter de dar o salto para marcas que lhes vão exigir mais por menos!Cada cabeça sua sentença!
 

JMA

Member
Mabcosta, o que foste para aqui arranjar! Loool... : )
Todos temos gostos e opiniões diferentes, e ainda bem.
Arranjem-me o quadro Jorbi do Candido Barbosa a ver se eu digo que não...
A publicidade vende e muito!
Vejam o exemplo da Specialized que já faz publicidade em rádios e várias revistas semanais e femeninas.
Toda esta campanha tem o seu retorno no acto da compra de uma bicicleta Specialized.
 

SBRDYDY

Well-Known Member
é verdade jma, eu mesmo vendo os quadros jor.. sem pintura por 550 euros, ou os sw.. carbon e os dynat... por esse mesmo valor.
são da mesma fabrica, custam é um terço do valor.
a minha bike é uma maxxy. que era quem fabricava os mbk, tambem campeão em frança mas em 2009 pelo dimitri champion, e me custou a medida, 400 euros. a mesma mbk 2000 euros.
por isso nesse ponto de vista, a quadros ainda "melhores" no sentido de um bom investimento.
eu consigo vender uma bike toda montada em ultegra de 10 novo, com rodas em carbono e quadro em carbono como todos os perifericos por 1800 euros, com a mesma garantia.
Então mabcosta, no seu ponto de vista essa seria uma melhor escolha?
 

Janas

New Member
como eu costumo dizer, eu so ligo a qualidade e conforto....contudo tenho de admitir que esses dois atributos estao sempre associados as grandes marcas, que por acaso ate tem dos modelos mais bonitos.....

as pessoas tem de perceber que se uma marca tem nome, veio de algum lado certo, se tem estatuto conseguiu-o certo.....neste ponto o reves sera talvez o facto de marcas terem bom produto e lutarem por um bom produto mas acomodam-se a uma certa altura e depois a tecnologia e o desemvolvimento para, e continuam a viver de um status, mas esse status nao dura sempre, com o tempo o mau produto pode mesmo a dar cabo de uma longa reputação....

é sempre dificil as pessoas porem de parte o gosto, agora é como eu costumo dizer, se nao gostares da bicicleta nunca vais gostar de pedalar.... para isso é preferivel teres uma bikla mais fraca mas que gostes.....se para isso for importante ser da marca x ou y que seja....

eu tenho uma eddy merckx uma EMX-1 equipada a sram red..vejam la que eles ja vao na emx-7.....e gosto dela..... e isso é o mais importante.....vejo poucas,e quando me perguntavam a tempos qual era a marca tive comentarios como..... "ha, nao conheço"...." mas isso nao era um ciclista, nao sabia que fazia bicicletas"...

agora como patrocina o pro tour (e acho que duas equipas) ja montes de gente conhece e mais grave o preço das biklas duplicou literalmente..... agora é assim....se queres patrocinar no pro tour tens de fazer coisas como deve ser, e tens de investir, se investes, tens de ter retorno, logo é normal o preço delas subir, pois isso de serem bicicletas ou serem carros ou ate seja o senhor la da esquina a vender torresmos o importante sera sempre o lucro.....

a ferrari tem carros caros, mas se estiverem dentro de um vao perceber o porque de serem caros..... nas bicla é igual.....a specialized tem a roubaix, que quem tem sabe...aquilo parece que se vai sentado em cima de uma poltrona tal é o conforto.....a bianchi faz-me lembrar a MERCEDES....tem para todas as classes..... e depois existem maquinas tipo a audi......que as peças sao feitas todas na mesma fabrica da VW da renault, da seat....agora quando é um audi como deve ser é feito so la na audi.....
 
Last edited:

Mabcosta

Member
Por exemplo SBRDYDY, ai está uma compra inteligente!Não estas de acordo?! O mesmo material de alta gama das grandes marcas a uma fracção do preço!
Digo-te que já estive a pensar em avançar para a compra de um "quadro de linha branca" que vi em anuncios do olx :) mas o meu actual também é de carbono e a razao da troca era o facto de ele ser curto para mim!Mas depois pensei no que iria fazer com o que já tenho e não me apeteceu deixá-lo encostado, optei por comprar uma avanço mais longo. Não é o ideal mas...
Mas posso garantir-te que mais tarde caso queira evoluir a minha opção vai ser pelos quadros de linha branca ou então outras opçoes low cost!
 

RJLA

New Member
Esta discussão nunca terá fim porque vai sempre dar ao mesmo ponto: o gosto de cada um! E quanto a isso não há nada a fazer! Mau seria se gostássemos todos do mesmo! Há quem dê primazia à vertente estética, há quem dê primazia ao autocolante, há quem dê primazia ao peso, há quem dê primazia ao conforto, há quem dê primazia ao preço, há quem dê primazia à funcionalidade, enfim...cada cabeça sua sentença e cada um saberá como gerir (bem ou mal) a sua vida e as suas escolhas. De que vale me vale gastar 1000€ numa bicicleta que não gosto? Se calhar é preferível juntar mais 500€ e comprar aquela que me faz sonhar...Normalmente pauto as minhas escolhas pela racionalidade, tento encontrar a melhor relação qualidade/preço e, ao contrário daquilo que o meu primeiro contributo neste tópico possa ter deixado transparecer, sou bastante contido nas despesas, não entro em loucuras obsessivas de ter a bicicleta da marca e modelo X ou Y. Mas admitamos, por mais racionalidade que tenhamos na nossa vida e nas nossas escolhas, há sempre o nosso lado emocional, instintivo, impulsivo a pulsar, e é esse lado que me faz gostar mais de azul e menos de amarelo, que me faz gostar mais de um Honda e menos de um VW, que me faz gostar mais da Look e menos da Scott, etc, etc.... Cabe a cada um avaliar até onde o seu lado emocional deve prevalecer sobre o racional e é nesta ténue fronteira que se dão os maiores espalhanços...Quer seja porque há aqueles que contraem dívidas para comprar aquilo que não podem e que, na maior parte dos casos, nem precisam, quer seja porque a tal vaidade e exibicionismo de que alguem falou atrás desponta e torna as escolhas demasiado irracionais e sem fundamento. Porque é que tenho uma Specialized e afirmo que nunca compraria uma Btwin? Basicamente porque encontrei um bom compromisso na Specialized entre qualidade/estética/conforto/funcionalidade/emotividade que não consigo encontrar na Btwin.... Agora, se me regesse apenas pelo coração e me deixasse levar pelo apelo de um autocolante garanto-vos que não teria Specialized e optaria por outras marcas ou modelos para os quais racionalmente sei que não tenho dinheiro e dos quais tenho consciência que não preciso para me sentir feliz, mas que emocionalmente me dizem mais. Seja com Btwin, Specialized, Canyon, BH, Bianchi, Sirla, Jorbi ou Ye-Ye, o importante é que nos sintamos bem com aquilo que temos, que lhe demos o devido uso e que retiremos daí prazer e satisfação, sem sacrificar aspectos da vida que são sem duvida muito mais importantes do que meros objectos como as bicicletas. Parafraseando Devin Townsend sobre a forma demasiado séria com que muita gente encara o mundo da música e as paixões que ela desperta: "Hey folks, this is just entertainment"
 
Last edited:

Janas

New Member
e para meter mais um pauzinho na fogueira....

um dos pormenores que o pessoal tem de se lembrar é que uma bicicleta é mais complexa do que estamos a falar....ate agora estamos a falar de marcas que fazem quadros (na sua maioria, ou como produto principal)....uma bicicleta eu divido em 3 partes....o quadro, as rodas, e o grupo/transmissao.... fulcrum ou mavic nao sao bicicletas, tal como shimano ou sram....(ok algumas dessa tem bicicletas)....
 
Top