• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Um longo caminho a percorrer | Diário de Treino

Carolina

Well-Known Member
Não sei se ajuda, mas posso-te dizer o que tenho feito nesse tipo de subidas mais irregulares para conseguir melhorar os tempos.

Quando apareciam os falsos planos, planos ou descidas a minha tendência era sempre a de abrandar o ritmo só para baixar o ritmo cardíaco em 5-10 pulsações. Queria descansar. Deixei de fazer isto. Agora quando chego a estas partes vou tentando manter um ritmo alto, prato grande, etc. As pernas têm de ir sempre a doer :D

Nas zonas da subida que são mais inclinadas os meus tempos têm melhorado, mas é uma diferença de poucos segundos. Nas zonas mais fáceis tenho conseguido sacar perto de um minuto.
 

JorgeFerreira97

Active Member
@NULL : Obrigado e continuação de bons treinos também.
@Carolina : É o que costumo fazer também, sempre no red line. Estou confiante que em breve vou acabar por melhorar o tempo lá mas esta é daquelas subidas boas para ter uma roda, as pendentes variam muito e uma pessoa anda sempre ali a mudar os andamentos e às vezes até acaba por ser pior isso. A subida da Assunção é mais ou menos isto:

Entrada suave e que dá para fazer de prato grande, depois começa o primeiro patamar inclinado talvez a rondar os 7/8% e depois existe nova zona para recuperar que antecede a fase mais dura da subida, duas curvas em cotovelo e depois uma reta bem durinha que é onde a pendente é mais dura, talvez 9%. Terminas esta zona dura e depois tens 50 metros de descanso e apanhas 200 sensivelmente mais duros (aqui dá para forçar um bocado), a parte seguinte é bastante mais suave, dá para engatar novamente prato grande e a pendente vai aumentando progressivamente até que volta a aparecer nova curva em cotovelo para mais uma zona dura. Depois é um misto de descida com uma subida e plano pelo meio, até se entrar na curva final para o Santuário, rampa curta mas durinha. Basicamente é isto, eu conheço a subida como a palma da minha mão, só falta é acertar com o ritmo:D
 

JorgeFerreira97

Active Member
Venho fazer um pequeno update aos treinos:

25 Julho-https://www.strava.com/activities/1100375601

Treino curto, uns sprints e umas séries pelo meio e um esforço inicial ao início, roubaram-me o KOM e pensavam que se ficavam a rir? Estavam bem enganados:mad:

Durante a semana só tive tempo para duas voltas nos rolos, ainda queria ter ido para a estrada mais umas vezes mas não consegui.

29 Julho- https://www.strava.com/activities/1106729291

A típica volta grande da semana, foi um bom treino e cheguei satisfeito a casa.

-----------------------------

Na semana passada baldei-me bastante e só fiz um treino na estrada e mais um nos rolos

5 Agosto- https://www.strava.com/activities/1117963680

Este foi o treino feito na estrada, umas séries curtas na subida da Agrela e depois reconquistar novamente mais um KOM que me roubaram.

-----------------------------

Esta semana está tudo a começar como planeado, treinos curto e bem intensos com séries, se tudo correr a bem espero terminar esta semana com 350KM, as voltas grandes estão preparadas para o fim de semana e o vento bem que podia dar umas tréguas :cool:

2ª Feira-https://www.strava.com/activities/1121412047/ Não liguem aos batimentos, a fita devia estar com algum problema.

Séries de 30 segundos na subida repetidas por 4x

3ª Feira- https://www.strava.com/activities/1122979281

3 Séries de 1:30, com a última a ser ligeiramente maior mais 20 segundos sensivelmente, a subida estava a acabar e o tipo de potência a ser trabalhado continua a ser a mesma, se fosse superior a dois minutos aí é que já estava a estragar o trabalho feito.
 

JorgeFerreira97

Active Member
Venho dar o rescaldo de como correu o resto da semana:

4ª - Descanso

5ª Feira- https://www.strava.com/activities/1126294223

Quarta feira durante a tarde recebi umas notificações que me deixaram bastante desagradado, não é que me andaram a roubar dois KOMs no strava:mad:. Lá me fiz à estrada mas já com os segmentos fisgados, o treino correu como estava planeado, recuperei as minhas taças e ainda roubei mais duas, temos de ser bravos que é para a malta ver que não andamos aqui a brincar:D Se as quiserem de novo vão ter de dar à perna.

6ª Feira- Descanso

Sábado-https://www.strava.com/activities/1129438492

A caravana da Volta ia passar na subida da Assunção e como tinha uma série bem longa e de me desforrar da subida lá fui apreciar a vista. Desde logo fiquei com a ideia que finalmente tinha melhorado o meu tempo e ainda tive de abrandar um pouco por causa da colocação dos pórticos, o melhorar do tempo veio a confirmar-se e ainda há espaço para ele cair mais. Voltando ao treino em si, depois da subida existiam ali dois pequenos topos chatos mas a partir dali o terreno era porreiro, mais à frente seguiram-se umas séries de sprint e depois a recuperação para abordar a subida da Agrela feita em força, com o vento que estava foi bastante chato fazer o trabalho de força mas acabou por ser feito. A partir daqui era seguir até casa a bom ritmo mas sem forçar muito.

Domingo-https://www.strava.com/athletes/4269527

A vontade não era muita em treinar mas teve de ser, estava algum vento e as pernas ainda estavam cansadas do dia anterior. O treino era livre portanto não havia que me preocupar com grande coisa, alguns sprints, uns apertões nas subidas da Agrela mas nada demais.

Termino a semana com 322,6KM, 11horas e 5 minutos a pedalar e uns incríveis 5.061 metros de desnível ( o strava é muito aldrabão:cool:)
Hoje é dia de descansar que amanhã é dia de recomeçar nova semana de treinos. Espero que gostem e qualquer coisa é só dispor.
 

JorgeFerreira97

Active Member
Este tópico acabou por ser um fiasco. Não fui atualizando e isto ficou bastante confuso e sem interesse algum para vocês. Peço desculpa pela falha.
Contudo, com a nova época a ser preparada vou compensar-vos. Irei abrir um novo tópico para 2018 e ter tudo actualizado, para irem estando a par do que pretendo. Não para já porque estou sem computador. Em suma apesar de ter pedalado menos, evoluí porque treinei com mais qualidade, as séries fazem milagres malta :D. Para 2018 espero finalmente comprar a minha ferramenta de navegação, na altura pedirei ao Mister Alberto as recomendações dele. Para o fim do próximo ano, já estou a apontar a 2019:eek:, é para trocar de bike e ver se compro um power meter.
Para já irei provavelmente fazer provavelmente quatro treinos semanais, maioria zona 2 de fc máxima. Algum trabalho de força off bike, umas caminhadas, core e trabalhar as descidas, porque preciso de melhorar um pouco. Basicamente é tudo, em Novembro vamos discutir isto mais ao pormenor, para já é só isto.
 
Top