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UCI WorldTour & ProSeries 2021

Trizade

Well-Known Member
Tem muito menos exposição que o ciclismo de estrada. Basta não passar na TV.

Exposição? Sim, talvez. Agora mercado é outra coisa...
Tal como já foi referido aqui por outros users, O MTB tem tido um crescimento mto grande e sustentável ao longo dos anos, e agora o ciclocross/Gravel então nem se fala.
Aposto que por cada bicicleta de estrada hoje em dia que se vende, vendem-se 2x ou 3x mais bicicletas de montanha/gravel...
Com isto quero dizer que o MVdP tem sido uma benção para a Canyon e para cada patrocinador que ele tenha.
Meto as mãos no fogo no que vou dizer agora, mas aposto que qualquer equipe que assine com ele assim que ele saia da Alpecin vai ganhar uns quantos patrocínios só a conta dele...
E referiste o Sagan. Sim, o Sagan é um monstro nas redes sociais,etc... Mas quem é que está em todos os anúncios do Eurosport no Zwift?
Dá-lhe mais um tempinho e vais ver que se calhar pode morder os calcanhares ao Sagan em termos de patrocínios...
Redes sociais é outra coisa pois aí o MVdP pode nem ter interesse em estar ou em dedicar mto tempo a isso...
 

Carolina

Well-Known Member
Falo no Sagan porque é o ciclista mais bem pago e não é pelos resultados. Ainda hoje saiu noticia a dizer que a Specialized o ia mudar para a Quickstep, já que a Bora não parece mais interessada nele.

Acredito que a Canyon venda muito à pala do MVdP, mas se o MTB tivesse esse impacto todo podes ter a certeza que ele este ano não metia os pés no Tour. Digo isto porque duvido que seja a Alpecin ou a Fénix que lhe esteja a pagar a maioria do salário.
 

Jazz

Well-Known Member
The Instagram post which begins with “Dear UCI: WHY KIDS START CYCLING” has drawn a supportive reaction from a swathe of commenters – with the replies running into the thousands – including many from within the peloton.

Schär recounts the story of his 1997 trip to the Tour de France with his parents and sister, describing the electrifying atmosphere of the bunch as life changing.

“I was endlessly impressed by the speed and ease these riders could ride their bikes. I wanted nothing else in my life anymore than becoming a pro cyclist myself. From this moment on I was driven by a dream,” said Schar in the Instagram post.

https://www.cyclingnews.com/news/michael-schar-a-bottle-reminded-me-of-my-cycling-dream-every-day/
 

SantosDaCasa

Well-Known Member
O MTB - nas vertentes XCO e DH - subiu imenso de popularidade nos últimos 10 anos, com o atual formato de XCO olímpico em circuito e sobretudo a partir do momento em que a Red Bull pegou na transmissão televisiva e com um nível de produção muito bom. É uma audiência e um mercado diferente.

Concordo. Só tenho pena que não peguem também na vertente XCM (maratona). Aquilo está a precisar de um empurrãozinho...
 

pamoreira

Well-Known Member
Concordo. Só tenho pena que não peguem também na vertente XCM (maratona). Aquilo está a precisar de um empurrãozinho...

Aqui terá o problema que tinha antes o XCO, e que foi resolvido com o formato atual em circuito. Colocar câmaras num circuito é fácil, numa prova em linha é uma logística e investimento muito complicado. A única prova em que me lembro de ter visto algo do género e com um nível aceitável, foi na cobertura do CapeEpic dos anos recentes - mas essa prova é o mais próximo de um Grand Tour que existe no MTB.
 

elchocollat

Well-Known Member
Podiam fazer com uma equipa de drones :p
Mas era muito dispendioso, talvez.
Mesmo no ciclismo, as filmagens podiam apostar nos drones. Ia uma mota e um gajo a controlar.
:p

Não sei o quão fácil poderia ser
 

Bernalve

Well-Known Member
Aqui terá o problema que tinha antes o XCO, e que foi resolvido com o formato atual em circuito. Colocar câmaras num circuito é fácil, numa prova em linha é uma logística e investimento muito complicado. A única prova em que me lembro de ter visto algo do género e com um nível aceitável, foi na cobertura do CapeEpic dos anos recentes - mas essa prova é o mais próximo de um Grand Tour que existe no MTB.

É malta de bicicleta elétrica a filmar a prova. Como se fez nos campeonatos do mundo. Agora não é qualquer um que faz isso.
 

SantosDaCasa

Well-Known Member
Nos circuitos de XCO existe malta distribuida em várias secções do circuito com câmaras a filmar os atletas. Nas maratonas, podiam fazer algo parecido (obviamente usando mais pessoas e mais câmaras porque o numero de secções é maior).
Meterem umas câmaras on-board com os atletas (estilo Velon mas com streaming ao vivo) também ajudava na realização.
 

s0me0ne

Well-Known Member
Nos circuitos de XCO existe malta distribuida em várias secções do circuito com câmaras a filmar os atletas. Nas maratonas, podiam fazer algo parecido (obviamente usando mais pessoas e mais câmaras porque o numero de secções é maior).
Meterem umas câmaras on-board com os atletas (estilo Velon mas com streaming ao vivo) também ajudava na realização.
Não é assim tão fácil...
Teria de haver sinal constante de 4G, camaras preparadas, pessoal especializado...
Não é a mesma coisa cobrir 3/4km no caso do XCO e cobrir entre 60 e 100km no XCM.
 

nunokas

Well-Known Member
Há muitos atletas que oferecem muito mais exposição que o MVDP no MTB. O Nino Schurter já atingiu o estatuto de quase lenda, o Avancini tem uma marca fortíssima no mercado brasileiro/sul-americano, só para indicar dois.

Se o MVDP não estiver no MTB ninguém nota a falta dele, e o facto de ele participar é mais porque gosta e porque ele sabe que tem sérias possibilidades de ganhar uma medalha de ouro olímpica (mesma razão pela qual o Sagan decidiu dar uma perninha no XCO nos jogos de Rio 2016).

O MTB - nas vertentes XCO e DH - subiu imenso de popularidade nos últimos 10 anos, com o atual formato de XCO olímpico em circuito e sobretudo a partir do momento em que a Red Bull pegou na transmissão televisiva e com um nível de produção muito bom. É uma audiência e um mercado diferente. Atrai outras marcas, outras audiências, outros mercados.
Neste momento, apesar de em estrada se movimentar muito mais dinheiro, há marcas associadas ao MTB que são muito maiores/melhores do que o que se vê na estrada. A Red Bull investe forte, e o title sponsor da World Cup MTB é a Mercedes-Benz...

Para completar, que praticamente as grandes marcas generalistas estão presentes no MTB e por muito que doa aos "estradistas hardcore", é no MTB que se desenvolvem os avanços tecnológicos que vão sendo, aos poucos, replicados na estrada.
O MVDP foi dos primeiros da nova geração a deixar "pregado" o Nino em algumas provas. É muito leviano dizer que ele não tem expressão quase nenhuma no XCO...
 

Bruso

Well-Known Member
A Canyon sem o MVDP não tinha a projeção que tem no MTB. Diria que Alpecin ganha mais com o MVDP na estrada. Mas a Canyon necessita dele nas 3 vertentes para vender mais bicicletas. O mesmo da Scott com o Nino no MTB. A vertente feminina também já vende muito bem e a Scott e a Canyon estão bem representadas.
Exatamente o que eu digo. E mais importante é que a Canyon consegue expor os puros estadistas ao MTB e vice versa por causa do MVDP. No meu feed do instagram só aparece MTB quando o MVDP participa numa prova. Pode parecer pouca coisa mas a exposição nas redes sociais aumenta exponencialmente quando tens um ciclista a fazer várias vertentes.
 
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