• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

UCI World Tour and Pro Tour 2019

{the_crow}

Well-Known Member
Lutsenko a limpar a 5ªetapa tb... ta impressionante! mais uma boa prestaçao do rui... pena que nao tenha conseguido ir com o pozzovivo..e nao conseguir fazer top3 .. duvido que amanha haja mexidas na classificaçao geral
 

Bruso

Well-Known Member
Zabel’s all-in for disc brakes

In an interview with Radsport-News.com, Erik Zabel has spoken about how he believes disc brakes can offer a race-winning advantage. Zabel, who was one of the most successful sprinters of his generation, now works for Katusha-Alpecin as performance director, and was one of the forces pushing the team to make a complete transition to disc brakes for the 2019 season.


“It wasn’t easy to convince everyone to go this way. But I believe that it is an advantage to master the techniques before everyone uses it,” Zabel said. “You don’t have to be a prophet to see that in three to five years only disc brakes will be used.”

“If you can brake later, you can have an advantage of a few hundredths of a second. In the end, that makes the difference.”

Much has been made of the introduction of disc brakes into the professional peloton, and their adoption hasn’t been without a few hiccups along the way. Katusha-Alpecin is all-in, however, and Zabel explained the steps that the team has taken to accommodate the new technology and support riders with mechanical issues in the event of flat tyres.

“In the finale, when things have to go quickly, a complete bike change makes more sense. We have adopted that, in fact we have ordered new roof racks which offer space for eight complete bikes.”

Para quem não pesca nada de inglês:
O Erik Zabel assumiu o cargo de director de performance na Katusha e uma das medidas que tomou foi usar apenas bicicletas com travões de disco. Objectivo é dominar a técnica de travagem com discos primeiro que toda a gente, visto que segundo ele, em 3 ou 4 anos o pelotão será composto apenas por bikes com travão de disco.
 

pratoni

Well-Known Member
Zabel’s all-in for disc brakes

In an interview with Radsport-News.com, Erik Zabel has spoken about how he believes disc brakes can offer a race-winning advantage. Zabel, who was one of the most successful sprinters of his generation, now works for Katusha-Alpecin as performance director, and was one of the forces pushing the team to make a complete transition to disc brakes for the 2019 season.


“It wasn’t easy to convince everyone to go this way. But I believe that it is an advantage to master the techniques before everyone uses it,” Zabel said. “You don’t have to be a prophet to see that in three to five years only disc brakes will be used.”

“If you can brake later, you can have an advantage of a few hundredths of a second. In the end, that makes the difference.”

Much has been made of the introduction of disc brakes into the professional peloton, and their adoption hasn’t been without a few hiccups along the way. Katusha-Alpecin is all-in, however, and Zabel explained the steps that the team has taken to accommodate the new technology and support riders with mechanical issues in the event of flat tyres.

“In the finale, when things have to go quickly, a complete bike change makes more sense. We have adopted that, in fact we have ordered new roof racks which offer space for eight complete bikes.”

Para quem não pesca nada de inglês:
O Erik Zabel assumiu o cargo de director de performance na Katusha e uma das medidas que tomou foi usar apenas bicicletas com travões de disco. Objectivo é dominar a técnica de travagem com discos primeiro que toda a gente, visto que segundo ele, em 3 ou 4 anos o pelotão será composto apenas por bikes com travão de disco.


E chegaram ao ponto de comprar novos suportes para as bicicletas de forma a levarem 8 bicicletas completas em cima do carro...

Assim sendo a única desvantagem passa a ser quando precisarem do apoio neutro e for impossível o carro da equipa dar assistência.
 

Bruso

Well-Known Member
E chegaram ao ponto de comprar novos suportes para as bicicletas de forma a levarem 8 bicicletas completas em cima do carro...

Assim sendo a única desvantagem passa a ser quando precisarem do apoio neutro e for impossível o carro da equipa dar assistência.
O apoio neutro está uma confusão de qualquer maneira, ora vejamos:
Shimano, SRAM (grupos de 11 e de 12), Campagnolo
11 e 12 velocidades
Discos e travão normal com diferente tamanho de discos
Thru Axle, QR skewers com vários tamanhos associados

Equipas já esqueceram o apoio neutro. Podem é vir a perder as vantagens ao nível de performance com avarias no local e à hora errada.

O podcast do cyclingtips da semana passada abordou este assunto.

Será mais fácil para o apoio neutro fazer apenas substituição da bike e depois a equipa que se desenrasque.
 

pratoni

Well-Known Member
... Podem é vir a perder as vantagens ao nível de performance com avarias no local e à hora errada.

Era isto mesmo que estava a dizer como desvantagem do apoio neutro.

Imagina naqueles dias em que até as motos do apoio neutro têm dificuldades em chegar aos ciclistas quanto mais os carros das equipas.

Podes perder um GT por causa destas "brincadeiras"...
 

Bruso

Well-Known Member
Depois vêm outras dificuldades: tamanho da bicicleta (não só de quadro mas também de componentes) e os pedais.

A Katusha consegue meter 8 bikes num carro. portanto daria para ter 2bikes 50, 2bikes 54 2 bikes 56. Ao nível de pedais tinhas 1 com SPD-SL e 1 com look.
E depois tinhas 1x50 e 1x56 com pedais speedplay.

Isto seriam bikes apenas para os ciclistas usarem até o carro de apoio conseguir chegar a eles. Talvez até fosse possível ter apenas tamanho 50 e 56.
 

Carolina

Well-Known Member
Para o suporte neutro há regras. Acho que 1 tem de ter o fit do lider da prova, por exemplo. Os pedais são iguais em todas, salvo erro.
 

Ganfas

Well-Known Member
Carolina, acho que em relação aos pedais não. Pelo menos na altura em que o Froome foi a correr montanha a cima, tenho a ideia que lhe deram uma bicicleta do apoio neutro e que depois os cleats dele não encaixavam nos pedais.
 
Top