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Trocar calços de travão

jorgemonteiro

Active Member
@jorgemonteiro agora fechas as pinças, não é? :p

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JBG

Well-Known Member
@jorgemonteiro agora fechas as pinças, não é? :p
Pensei que durasse mais. Uns 20000km, por aí.

Também eu : ( Mas tenho que contextualizar, foi no UK, e lá é inverno quase o ano inteiro, pelo menos é rara a semana que não chova.
Como as estradas são bastante rugosas, acumulam muita sujidade que vai directamente para as pistas de travagem o que aumenta o desgaste das mesmas.

Estas rodas são de aluminio!

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joseruivo

Well-Known Member
Encontrei um vídeo que explica quais manetes de travão funcionam com quais travões: http://blog.artscyclery.com/ask-a-m...-brake-lever-and-caliper-cross-compatibility/

Basicamente, as manetes com os cabos arrumados debaixo da fita funcionam melhor com os travões da geração cuja parte vertical vai dar ao centro do travão - minuto 2:03, sistema SLR-EV.

Perdão:
1) minuto 0:36. deste: http://blog.artscyclery.com/ask-a-m...-brake-lever-and-caliper-cross-compatibility/
2) a diferença dos SLR-EV está na posição do pivot da esquerda (visto de frente), que está ao lado (simetricamente do da direita, em vez de estar ao centro. Demonstrado aqui http://blog.artscyclery.com/ask-a-m...-brake-lever-and-caliper-cross-compatibility/ minuto 0:50

Boas compras!
 

JBG

Well-Known Member
Aproveito para perguntar: as rodas são fiáveis?

As rodas da foto ainda rolam, foi para demonstrar como ficavam apos 1 volta no UK, não tinha foto das alexrims originais.
As Zonda são provavelmente as melhores rodas que podes comprar por aquele preço, não tenhas dúvidas! ; )
As alexrims, ate aguentaram muito bem para as condições que tiveram que suportar, claro que precisaram de ser desempenadas umas vezes...
 

Presbítero

Active Member
Eu troquei os meus calços originais de travões tektro, que eram aparentemente iguais aos da foto, pelos da decathlon e a diferença foi enorme. Apenas tive de "apertar" a "ferradura" por serem mais finos que os originais. Mais tarde troquei apenas as borrachas.
 

CarlosBerg

New Member
Aproveitando aqui o tópico para lançar a minha duvida, já que foi a primeira vez que andei á chuva com calços de travões. É normal os calços dos travões se notarem a gastar numa volta pequena de 50km, e as rodas ficarem cheias de borracha ou óleo da estrada! Nem sei bem o que era aquilo, mas fiquei sem travões a descer!?
 

Jorge Simões

Active Member
Aproveitando aqui o tópico para lançar a minha duvida, já que foi a primeira vez que andei á chuva com calços de travões. É normal os calços dos travões se notarem a gastar numa volta pequena de 50km, e as rodas ficarem cheias de borracha ou óleo da estrada! Nem sei bem o que era aquilo, mas fiquei sem travões a descer!?
Isso é perigoso...e que travões são (pinças e calços)?

Os meus 105 em chuva travaram sempre a única coisa que notei foi alguma "chiadeira" mas ligeira..
 

joseruivo

Well-Known Member
É normal os calços dos travões se notarem a gastar numa volta pequena de 50km, e as rodas ficarem cheias de borracha ou óleo da estrada! Nem sei bem o que era aquilo, mas fiquei sem travões a descer!?

Não é normal. Antes travava bem, ou já travava mal? Limpa os aros das rodas, e se os calços são tão fraquinhos que notas o desgaste após uma volta pequena à chuva, troca por uns decentes, como aqui já se deram exemplos, que se encontram facilmente. Na net há vídeos a explicar como se montam.
 

CarlosBerg

New Member
Não é normal. Antes travava bem, ou já travava mal? Limpa os aros das rodas, e se os calços são tão fraquinhos que notas o desgaste após uma volta pequena à chuva, troca por uns decentes, como aqui já se deram exemplos, que se encontram facilmente. Na net há vídeos a explicar como se montam.

Nunca tive problemas com a travagem, a seco travam bem, limpei as rodas (CAMPAGNOLO KHAMSIN), estavam cheias de borracha, os travões (CAMPAGNOLO CENTAUR BLACK&RED), já tenho a bike algum tempo, mas nunca andei á chuva, levava sempre a de btt, nesta ultima volta achei estranho o desgaste na roda, se era normal!!! a bike tem 2000km apenas, tudo de origem.
 

joseruivo

Well-Known Member
Se os travões são Campgnolo deves precisar de calções específicos para Campgnolo, os compatíveis com Shimano (e tudo o resto) não servem
 

Diogo Santos

Active Member
Boas,

Vou desenterrar este tópico, para perguntar uma coisa.
Tenho uma triban 540 e os travões não são grande coisa. Ao trocar os calços e as borrachas por uns Shimano 105 ou ultegra a travagem melhora? Ou tenho de trocar tudo?

Abraço e obrigado desde já
 

joseruivo

Well-Known Member
Ao trocar os calços e as borrachas por uns Shimano 105 ou ultegra a travagem melhora? Ou tenho de trocar tudo?

Os calços fazem uma grande diferença na travagem! Podes trocar só os calços se assim quiseres. Acho que os modelos que referiste usam todos o mesmo de calços Shimano: R55C4.
Se compares uns travões Shimano das gamas que referes, eles já trazem esses calços... Por isso faz as contas a ver se para ti valerá a pena trocar logo os travões, com "oferta" dos calços.
 

JBG

Well-Known Member

antunesfilipee

Well-Known Member
Sabem se é possível instalar calços desses em travões antigos? Daqueles mesmo antigos, tipo sem serem dual e tudo... Esses R55C4 por exemplo.
Se tiverem espaço entre e raio e os travões em si, será que dá?
 
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