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troca de cassete e corrente

pjmano

New Member
Boa noite a todos os membros deste forum
A minha dúvida prende-se com o facto de saber ou não saber quando se deve mudar peças como a corrente e a cassete.
No meu caso, o que estava a acontecer, era a determinada altura e principalmente a pedalar de pé em esforço a velocidade saltava, nem sei se para uma mudança inferior ou superior, sei que apanhei alguns sustos...
Fui ao mecânico, o o mesmo disse-me que devia mudar a cassete e a corrente, tudo bem meti cassete igual, ou seja campagnolo veloce de 10 velocidades e a corrente da mesma marca. O que é certo, é que hoje e passados quase 200 km ainda não consegui afinar a bicicleta sem que as velocidades saltem, entrem retardadas e burulhos infernais na corrente, na altura fui ao mecanico e disse que as velocidades não estavam sincronizadas, ele limitou-se a mexer naquele esticador que tem no carrinho... Acho estranho, pois depois de gastar 126 euros talvez fosse de esperar um melhor comportamento dos componentes. Quando sai da oficina o mecanico disse-me tambem que mais cedo ou mais tarde teria que trocar o pedaleiro, pois a corrente poderia começar a saltar. Como não percebo muito disto espero a vossa opinião em relação a isto, pois eu estava habituado a andamentos suaves sem barulhos e mudanças a saltar, assim não tenho confiança alguma para impor andamentos mais pesados sujeito a acontecer algo.
Obrigado
 

klaser

Well-Known Member
Pois,talvez deixou a corrente se desgastar até ao ponto de saltar,tendo igualmente desgastado a cassete e os pratos do pedaleiro...Em estrada compensa muito verificar o desgaste da corrente e substituí-la na altura correta,isso faz com que cassete e pratos durem muito mais....Eu já vou em 20.000 kms com a mesma cassete,e já vou na 4ª corrente.... Como disse que mudou corrente e cassete,deve ser mesmo os pratos que estão desgastados demais e não "casam" com a corrente nova...
 

pjmano

New Member
Obrigado klaser, talvez seja melhor então substituir os pratos e ficar com tudo novo para rolar melhor, terei é que gastar mais uns euros...
 

Schwarz

New Member
Antes de gastar mais dinheiro, não será o desviador traseiro que está mal ajustado...?

Dá uma vista de olhos aqui:
[video=youtube;uEy9-wIq4lg]https://www.youtube.com/watch?v=uEy9-wIq4lg[/video]

Tenho Campagnolo Mirage (9v, inferior ao Mirage) e uma das coisas boas é a facilidade com que as mudanças entram. E a minha bicicleta é velha...
Pratos desgastados deviam dar "saltos em falso" na corrente, mas dificuldade em meter mudanças, pelo que percebi atrás, parece ser outra coisa não? Se as mudanças estão a saltar quando usas a manete direita não será mais provável ser desviador traseiro mal ajustado?
 

pjmano

New Member
Obrigado schwarz, ja combinei com um colega que percebe de afinações bem melhor do que eu, aliás, a ultima vez que a minha bicicleta foi afinada foi por ele, depois de ter mudado a corrente numa outra oficina. Parece-me que tenho um problema com as oficinas, pois já experimentei várias, e os seus proprietarios não se interessam minimamente por solucionar problemas, mesmo tendo sido eles a provocarem-nos. O que sei é que é terrivel a gente treinar e a pensar que a bike não está a 100%, perde-se até a vontade.
Obrigado
 

Lyp

Active Member
Plenamente de acordo com o Schwars, o problema estará atrás e não no pedaleiro (não digo que não esteja desgastado, mas penso que se estivesse não te brindava com esses sintomas que referes). Se mudaste cassete e corrente, mesmo dando o desconto que o material precisa de alguma acomodação, não faz sentido que as velocidades saltem (nem no próprio carreto, nem para cima ou para baixo). Poderá o desviador traseiro estar de facto mal afinado, mas também acho estranho o mecânico não meter isso em condições...
 

pjmano

New Member
O mistério acho que será resolvido amanha, hoje levei a bike á loja e disse que a mesma estava toda desafinada, o dono da loja olhou e constactou que o cepo estava com folga, ou melhor, mal apertado... e por quem? por muito afinada que a bike estivesse, a cassete andaria sempre aos "sss" Não percebo tambem como fiz cerca de 120 km quase todos numa tirada e não aconteceu nada... Vamos ver como fica amanha a coisa
 

pjmano

New Member
Bem, a novela continua... ao bocado passei na loja para levantar a bicicleta, disseram-me para ir lá dentro e estava ainda desmontada, mostraram-me 3 rolamentos minusculos e disseram que estavam desgastados os ditos rolamentos da roda traseira, não percebo muito, mas não seria o facto do cepo ou a cassete estar com folga (mal apertada) que tivesse provocado esse desgaste dos rolamentos, e seria possivel acontecer isso em apenas 120 km em piso bom e andamento normal?... o que é certo é que vou gastar mais 39 euros por três rolamentos, e já agora, a roda traseira leva três rolamentos?
 

pratoni

Well-Known Member
Mas não está na garantia? Quanto tempo tem? Se tiver menos de seis meses, mesmo podendo ser considerado material de desgaste, faz barulho para activarem a garantia...
 

Morg

Well-Known Member
O número de rolamentos depende da roda, as minhas têm 4.
Talvez tenhas o do lado oposto à cassete ainda bom. Há quem diga que quando se troca se deve fazer a todos.

Já andei com folga no cepo e na cassete muito mais do que esses kms e não afectou os rolamentos, acho que para estragar os rolamentos era preciso haver uma folga mesmo muito grande que de certeza ias notar nos travões.
 

pjmano

New Member
Obrigado a todos pela vossa opinião e conhecimento da matéria, fui hoje buscar a bike mas experimentar só posso no sábado espero que agora esteja afinada.
 

jpacheco

Well-Known Member
Então, ficou afinada? :D Desenterro o tópico para descrever o que se está a passar na minha.

Fui trocar a cassete e corrente porque já era altura e a folga bem grande. Confesso que a andar não sentia nada nem saltos nem ressaltos mas por motivos até de segurança decidi avançar já para a troca.

Meti uma cassete ultegra 11v e uma corrente KMC, salvo erro mas tenho que confirmar mais tarde.

Mudanças entram perfeitas... mas tudo ressalta quando estou a pedalar em pé e em força. A ideia que me deu é que seria quando estou no pedaleiro maior sendo que no mais pequeno não senti esses ressaltos.

E pelo que percebi havia uma certa regularidade no ressalto com o pé esquerdo na parte baixa do crank e o direito na posição superior. Vou passar na oficina a ver o que me dizem..qq das formas alargo a discussão e a solução quando a tiver :)
 

GuilhermeOliveira

Well-Known Member
O prato pequeno fica mais afiado e mais profundo, o prato grande vai gastado e alargando os espaços entre os dentes, a corrente vai alargando até começar a fazer chupões no prato pequeno
 

GuilhermeOliveira

Well-Known Member
Eu aproveitava e metias os dois pratos, até porque o prato pequeno custa 5 a 10 euros
Pode acontecer os chupões no prato pequeno velho com corrente nova, os dentes estão mais altos "e ás vezes não querem deixar sair a corrente com medo de não serem precisos mais vez nenhuma"
O entre aspas já foi na cowboyada
 
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