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TRIBAN RC 520

ManelZe

New Member
Boas

alguém já comprou ou experimentou a nova bike Triban RC520 ? (https://www.decathlon.pt/bicicleta-estrada-triban-rc520-id_8502389.html)
Gostava de ouvir algumas impressões sobre este novo modelo. Pelo que li no site da marca as opiniões são francamente positivas. Mas ainda não li nenhuma de Portugal.
Não é levezinha (10,9 kg) mas tem uma geometria mais confortável (endurance) para quem preza mais a comodidade que a velocidade !
Pelo que vi no vídeo também permite umas investidas offroad (gravel bike ????)
O preço é um dos seus atributos mais fortes atendendo a que vem equipada com 105.

Lanço o post, venham as opiniões !


Cumprimentos e boas pedaladas.
 

ManelZe

New Member
Acho que ainda ninguém comprou mas essa bike já foi amplamente discutida neste tópico

http://www.forumciclismo.net/index.php?threads/triban-520-para-2019-novidades.17265/

Dá uma olhada.
Ainda não está disponível em Portugal ? O site da marca já há tempos que a tem como disponível.
Os feeds de quem comprou e testou são sempre importantes. Daí a minha questão.
Mas por mais um pouco a cannondale lançou esta https://bikezone.pt/pt/-endurance/10665-cannondale-topstone-disc-se-sora-2019.html
Uma das diferenças é que esta vem com Sora e a Triban traz 105 !!
Fico a aguardar feeds. Ou outras sugestões !!!!

Boas pedaladas.
 

ManelZe

New Member
Volto a retomar o post ! Será que é desta que ouço (leio) algum feed ???
A RC 500 vem equipada com Sora (9V) e custa menos 200€ que a RC 520 que vem com 105.
Para quem se quer iniciar na estrada, será o sora suficientemente bom para as voltinhas de fim de semana ou mais vale gastar os 200€ a mais e ficar já com uma bike de 105 e 11v ???
 

GuilhermeOliveira

Well-Known Member
Se a ideia é saber se faz a mesma coisa com uma ou outra transmissão, a resposta é, faz a mesma coisa, onde uma vai a outra também vai, até na mesma quantidade de tempo
 

bogas

Well-Known Member
Volto a retomar o post ! Será que é desta que ouço (leio) algum feed ???
A RC 500 vem equipada com Sora (9V) e custa menos 200€ que a RC 520 que vem com 105.
Para quem se quer iniciar na estrada, será o sora suficientemente bom para as voltinhas de fim de semana ou mais vale gastar os 200€ a mais e ficar já com uma bike de 105 e 11v ???
Claramente o melhor é optar pelo 105. já tem 11v
 

jocarreira

Well-Known Member
Volto a retomar o post ! Será que é desta que ouço (leio) algum feed ???
A RC 500 vem equipada com Sora (9V) e custa menos 200€ que a RC 520 que vem com 105.
Para quem se quer iniciar na estrada, será o sora suficientemente bom para as voltinhas de fim de semana ou mais vale gastar os 200€ a mais e ficar já com uma bike de 105 e 11v ???

Se eu estivesse a comprar para mim, ia para 105.
Se fosse para um amigo que estivesse a iniciar, dizia-lhe: "Tens duas hipóteses:
1) se achas que vais gostar de andar de bicicleta e vais andar cada vez mais (quiçá até fazer umas voltas com um grupo porreiro), aí compensa-te o 105 porque é mais futureproof, é mais fácil arranjar material para 11v do que para 9v e ficas com uma transmissão mais atual.
2) queres a bicicleta para dar só uns passeios domingueiros para manter alguma atividade física, coisa pouca em que nem uns pedais de encaixe vão fazer grande diferença, então não vale a pena dares mais 200€ pelo 105."
 

cconst

Well-Known Member
Eu treinei e fiz o IM 70.3 de Cascais com sora na minha Triban. Funcionou. Sempre. Nunca me faltaram velocidades. Já as pernas...

Se os 200 eur te fizerem diferença, vai para a que tem a Sora, caso contrário 105. É um mais precisa (se bem que a sora bem afinada tambem o é) e o fundamental: vais-te ficar a remoer por não ter o 105 e vais querer fazer o upgrade. Mas se custa juntar os 200 eur... A que tem o grupo Sora também é competente.
 

pratoni

Well-Known Member
A unica razão que estou a ver a não ir para a que tem 105 é os 200€ fazerem falta para outra coisa...

Mas claro que Sora é suficiente, caso não se consiga chegar ao 105.
 

Bruso

Well-Known Member
Eu andei 2 anos com uma Cannondale Caad8 com Sora. Nunca me faltou velocidades e andava sempre afinadinho (fazia menos barulho que muitos dura ace que por aqui andam).

Mas acho que já foi tudo dito. Se é só para voltinhas ao domingo eu ia para o Sora e poupava os 200€ ou usava-os para comprar o restante equipamento necessário.
Define o orçamento para a bike e não penses se vale a pena esticar para fazer este ou aquele upgrade. Por mais 200€ é o 105, por mais 100€ são umas rodas melhores, por mais 50€ fico com um selim melhor e quando chega a conta final o teu orçamento já duplicou.
 

pedrodoprior

Active Member
Volto a retomar o post ! Será que é desta que ouço (leio) algum feed ???
A RC 500 vem equipada com Sora (9V) e custa menos 200€ que a RC 520 que vem com 105.
Para quem se quer iniciar na estrada, será o sora suficientemente bom para as voltinhas de fim de semana ou mais vale gastar os 200€ a mais e ficar já com uma bike de 105 e 11v ???
eu só não contemplei mais seriamente a RC520 devido á desonestidade da decathlon em ter aumentado 50€ sobre o preço inicial de 800. de resto pelo preço a coisa é bastante boa. a diferença de 200 é assinalavel, mas Sora é bom. a bina é boa. podes comprar uns sapatos caso não tenhas e pedais pela diferença. tem só atenção ao tamanho que escolhes.
cheers.
 

EL PISTOLERO

Well-Known Member
.
Define o orçamento para a bike e não penses se vale a pena esticar para fazer este ou aquele upgrade. Por mais 200€ é o 105, por mais 100€ são umas rodas melhores, por mais 50€ fico com um selim melhor e quando chega a conta final o teu orçamento já duplicou.

É bem verdade o que disse!!!
Vale para todos os negócios... Por mais isto, mais aquilo... E mais aquilo... Quando damos conta já estamos longe do orçamento...(Inicial)
Este tipo de conselhos devia ser dado nas escolas em educação financeira de forma e que se pudesse evitar ou prevenir endividamento.
 

elchocollat

Well-Known Member
Eu penso que ppr vezes comprar acima das nossas possibilidades pode ser uma vantagem.
Daqui a 2 anos uma bike com 105 11v pode render mais que uma sora 9v. Tanto para venda como para utilização pessoal.
São 200€ que podem fazer a diferença, mesmo a nível pessoal para encontar material, como foi dito.

Para a minha pessoa seria o 105.
Para aconselhar alguém, iria depender do orçamento. Se a pessoa não quiser esticar e for uma cena de iniciação , então com 200€ a menos é excelente para comprar material.
 

EL PISTOLERO

Well-Known Member
Eu penso que ppr vezes comprar acima das nossas possibilidades pode ser uma vantagem.
Daqui a 2 anos uma bike com 105 11v pode render mais que uma sora 9v.

o mercado das bicicletas não é o sector imobiliário, nem é nenhuma actividade especulativa...
nao me acredito que hajam por aí "investidores" a dar mais do que aquilo que podem por uma bicicleta só para terem retorno financeiro mais tarde com a respectiva venda. a nao ser que seja uma bicicleta que possivelmente se torne uma peça rara - de colecção: um clássico, tal como nos carros.
Porque se é uma bicicleta que é para andar, para praticar efectivamente a modalidade com alguma regularidade (maior ou menor mas nao é isso que está em causa) entao nao vale a pena investir em algo que simplesmente nao irá ter retorno "desportivo" digamos assim... ou seja a ideia que expôs, com o devido respeito, para mim nao faz sentido a nao ser no exemplo que dei anteriormente no caso de se poder tornar uma peça de colecção, e possivelmente valorizar em termos monetários! porque valor sentimental so vale mesmo para a pessoa que detêm o bem... o comprador quer é saber de números €€€
mas é apenas a minha opinião.

para que me adianta esticar o orçamento em 200€ ou até 500€ em comprar uma bike possivelmente já em carbono, super leve, media ou até mesmo alta gama a nivel de componentes se só pratico desporto 1x ou 2x por semana e nem chego aos 4 dígitos em km totais no final do ano? é para qdo for vender valer mais qq coisa? se calhar vale mais que outras bikes (gama mais baixa ou igual) mas vou perder dinheiro certamente e não apenas na comparabilidade entre preço de compra e venda + desvalorização do bem. vou perder porque o investimento que fiz não me trouxe nada que outra bicicleta não me trouxesse por mais barata que fosse. ( foi só um exemplo)
 

EL PISTOLERO

Well-Known Member
Ficarias admirado com a quantidade de pessoas que, antes de comprar a bike, já está a pensar por quanto pode vender.

Por isso é que depois vais ao OLX e 90% são preços altamente inflacionados.

provavelmente ficaria admirado acredito que sim... cada um pode adquirir o que entender e dar-lhe o destino que entender isso é certo.
mas nao me acredito que ganhem dinheiro com esses "negocios" o que nao quer dizer que nao ganhem efectivamente. é apenas a minha forma de pensar.
quanto ao olx, concordo na totalidade!!!! é preços inflaccionados, é falta de informação sobre o produto é falta de disponibilidade para prestar as mesmas informações sobre o produto... etc etc...e depois ficam la tempos infinitos à venda e ninguém lhes pega.
Eu de vez em quando dou uma olhadela no OLX e apesar de perceber pouco da "poda" como se costuma dizer.. vejo lá muita sucata... e aí sim penso: "por mais 200 ou 300 € o que for compro novo, em melhor estado e com garantia.."
os outros 10% são para negocios que são feitos pelo "justo valor" ( que não existe porque para haver negocio um tem de ser mais conhecedor do que o outro), e esses negócios desaparecem rápido do site...
volto apenas a referir, com excepção do exemplo que dei no texto (foi o que me lembrei) anterior e é apenas opinião pessoal, acho absolutamente ridículo pagar mais por uma bicicleta para ela valer mais posteriormente em 2ª mão... mas são formas de pensar..
 

pratoni

Well-Known Member
Tal como a @Carolina referiu, nem imaginas a quantidade de comentários/conselhos que já passaram aqui pelo fórum a dizer o seguinte:

"vou/vai para a Trek/Specialized/Bianchi(...) em vez da BTwin/Canyon(...) porque mais tarde consigo/consegues vender mais caro quando for/fores trocar por outra ou caso perceba/percebas que afinal não gosto/gostes de ciclismo..."
 

Bruso

Well-Known Member
provavelmente ficaria admirado acredito que sim... cada um pode adquirir o que entender e dar-lhe o destino que entender isso é certo.
mas nao me acredito que ganhem dinheiro com esses "negocios" o que nao quer dizer que nao ganhem efectivamente. é apenas a minha forma de pensar.
quanto ao olx, concordo na totalidade!!!! é preços inflaccionados, é falta de informação sobre o produto é falta de disponibilidade para prestar as mesmas informações sobre o produto... etc etc...e depois ficam la tempos infinitos à venda e ninguém lhes pega.
Eu de vez em quando dou uma olhadela no OLX e apesar de perceber pouco da "poda" como se costuma dizer.. vejo lá muita sucata... e aí sim penso: "por mais 200 ou 300 € o que for compro novo, em melhor estado e com garantia.."
os outros 10% são para negocios que são feitos pelo "justo valor" ( que não existe porque para haver negocio um tem de ser mais conhecedor do que o outro), e esses negócios desaparecem rápido do site...
volto apenas a referir, com excepção do exemplo que dei no texto (foi o que me lembrei) anterior e é apenas opinião pessoal, acho absolutamente ridículo pagar mais por uma bicicleta para ela valer mais posteriormente em 2ª mão... mas são formas de pensar..
Percebeste mal a ideia. A bike nunca vai valer mais do que nova. O que foi dito é que será mais fácil vender uma bike com 105 do que uma que Sora (o que até duvido).
 

EL PISTOLERO

Well-Known Member
Percebeste mal a ideia. A bike nunca vai valer mais do que nova. O que foi dito é que será mais fácil vender uma bike com 105 do que uma que Sora (o que até duvido).

por acaso percebi bem...
claro que a bike usada nao vai valer mais do que se fosse nova a nao ser na tal situação de a bicicleta tornar-se uma bike de colecção - um clássico!
se se vende melhor um 105 usado do que um SORA .. talvez...n sei.. mas fazer um esforço financeiro inicial para comprar uma bike com 105 so porque depois se vende melhor parece-me ridiculo...
 

EL PISTOLERO

Well-Known Member
Tal como a @Carolina referiu, nem imaginas a quantidade de comentários/conselhos que já passaram aqui pelo fórum a dizer o seguinte:

"vou/vai para a Trek/Specialized/Bianchi(...) em vez da BTwin/Canyon(...) porque mais tarde consigo/consegues vender mais caro quando for/fores trocar por outra ou caso perceba/percebas que afinal não gosto/gostes de ciclismo..."

mais uma vez, com todo o respeito, acho ridículo este tipo de pensamento mas é apenas a minha opinião.
quando se compra uma bike é como um carro... é para andar nao é para ter em exposição! e temos de gostar do produto! não é comprar só porque se pode vender melhor no futuro... daqui a pouco andava com uma bike que nao gosto de uma marca que nao gosto mas ... posso vender melhor no futuro... sendo assim mais vale nao comprar de todo.
é a minha maneira de ver...
 
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