• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Treino no trainer em apartamento - Ajuda a minimizar incómodo a vizinhos

cconst

Well-Known Member
Viva,

Não sei se será o local, mas... Se decidirem ser noutro local, estejam à vontade para mudar.

Tenho andado feliz da vida a "sofrer" no trainer de madrugada ou à noite sem que ninguém à minha volta se apoquentasse. Inclusivé a minha filha no quarto adjacente.

Até aqui tudo bem... mesmo morando num 3º andar (com placa). Mas acontece que tem estado vazio até há pouco tempo. Ora, ontem tive o que me pareceu alguém irritado a bater em paredes enquanto eu treinava às 22h00. E era um treino de recuperação...

Tenho o trainer [magnético da decathlon] em cima de um tapete de ioga. Mas parece ser pouco.

Quem aqui mora em apartamentos, que soluções arranjou!? Eu estou a ponderar criar uma base de 3 camadas:
  1. tapete ioga fraquito
  2. isolante de cortiça expandida (2 a 4cm de espessura)
  3. tapete ioga
O primeiro será para fazer contacto entre a cortiça e a cortiça para que não danifique o chão de madeira. O ultimo será por causa da transpiração e facilidade de limpeza. A cortiça por causa das vibrações e som.

Ou será que estou a complicar e uma base de chão (como as da Decathlon p.e.) serve para o efeito?
Até pensei também nas bases antivibratórias para as máquinas de lavar roupa, mas a 20 eur cada (precisaria de 2 pelo menos) fica bem mais caro que a solução da decathlon ou mesmo a minha complicação com a cortiça.

O meu objectivo é conseguir reduzir o ruído que provem das vibrações do trainer e minimizar o incómodo aos vizinhos.

Help!
 

elchocollat

Well-Known Member
Olá,

Bem, parece-me que estás meio tramado... :D
O 1o passo seria na minha opinião ires falar com os teus vizinhos e dizeres que costumas fazer esses treinos.
Depois passas logo para: sei que é complicado, mas tem notado muito barulho? Acha que podemos arranjar uma maneira de estarmos os 2 confortáveis onde eu treino e você não é muito incomodado com o barulho?
Tentar chegar a um consenso. Podes dizer que sabes que incomda, mas podes dizer que não sabes o quão incomodativo pode ser.

Agora:
não tens arrecadação, certo?
a casa é de que ano? Referiste "placa"... isso quer dizer que é antiga, é isso?
Eu tenho o meu na arrecadação e só lá estive 2x... É uma barulheira enorme, mas eu estou entre as 19h e as 21h... E não há ninguém em baixo, penso não incomodar.
Não creio que consigas resolver o problema ao ponto de deixar de ser incomodativo. Vai também depender da vontade do vizinho.

Se fosse comigo, seria muito difícil permitir isso, embora compreenda.
E fazes isso de madrugada e/ou à noite? Ou seja, ou acordas ou no limite não deixar dormir :D

Não desanimes e pergunta ao vizinho como foi e se podem arranjar um consenso.

Boa sorte e vai dando notícias, pois eu já falei aqui em tempos deste tema também.
 

cconst

Well-Known Member
não tens arrecadação, certo?
Confere.

a casa é de que ano?
1969.
A insonorização não é a melhor. Na sala a ver TV com som baixinho consegue-se ouvir os vizinhos de baixo a rir/falar quando estão mais "entusiasmados" mas nada que incomode por demais.

E fazes isso de madrugada e/ou à noite? Ou seja, ou acordas ou no limite não deixar dormir :D
Malta com filhos e com horários de trabalho normal... só consigo treinar entre as 6h e as 7h30 e depois ao final do dia (quando não tenho que levar a miuda ao Ballet ou à natação ou ajudar nos TPCs...). É raro ser depois do jantar, mas ontem 'teve' que ser.
Curiosamente, no periodo das 6~7h30 ainda não tive reclamações. E era por causa disso mesmo que estava a pensar em reduzir ao máximo vibrações e ruído para não acordar ninguém que aparentemente até nem tem o sono leve.
 

Duke

Well-Known Member
penso que há pneus próprios de rolo que dizem reduzir o barulho, também deve haver rolos mais silenciosos que outros

mas eu diria para começares por meter mais um tapete por baixo do rolo ou tentares fazer treinos com mais resistência e menos velocidade
 

Pires

Well-Known Member
penso que há pneus próprios de rolo que dizem reduzir o barulho, também deve haver rolos mais silenciosos que outros

mas eu diria para começares por meter mais um tapete por baixo do rolo ou tentares fazer treinos com mais resistência e menos velocidade
Os pneus próprios para solo só têm efeito placebo... há pneus desses que até fazem mais baraulho que certos pneus ditos "normais"
Experimenta em falar primeiro com o vizinho a ver se realmente se sente incomodado com a situação
 

Duke

Well-Known Member
provavelmente treinas na sala, e eles só te ouvem a noite porque também devem estar na sala deles a ver TV

de manhã não se apercebem porque estão no quarto que não deve ficar tão perto da sala
 

NULL

Moderador
Staff member
A melhor solução é a mais cara: arranja um trainer que seja direct mount.

Com isto... :cool:

74654689_3218026834938471_5478383334696419328_n.jpg
 

cconst

Well-Known Member
provavelmente treinas na sala, e eles só te ouvem a noite porque também devem estar na sala deles a ver TV

de manhã não se apercebem porque estão no quarto que não deve ficar tão perto da sala
Por acaso não. Tenho tudo montado no escritório que corresponde a um quarto.... Dilemas.
 

cenazia

Well-Known Member
Se não queres gastar dinheiro no direct drive (em que mesmo assim não eliminas todos os ruídos/vibrações), acho que o melhor e ires falar com o teu vizinho, explicar os horários a que podes treinar e qual o horário em que não incomoda. Eu durmo com uma ventoinha barulhenta enfiada no focinho mas há pessoas que ao minimo barulho acordam ou não conseguem adormecer, acho que devemos tentar respeitar o descanso dos outros.
 

Bipbip

Well-Known Member
Meu caro vou dar a minha opiniao e o que ja fiz e resultou qd morava num 2 andar, por uma questao de respeito e cordialidade acho que deves falar com o vizinho, perceberes qual é realmente a questao se é o barulho, o horário, se foi uma situacao isolada ( mais sensivel ), etc...isso abre uma janela de oportunidade de dialogo e talvez se entendam sem grandes despesas.....no meu caso coloquei um tapete dos miudos em borracha que se juntam quadrados de 45x45cm e por cima o tapete da Decatlhon, contudo quando apertava um pouco o ritmo aquilo era barulhento ( tacx vortex ), antecipei a coisa e perguntei aos vizinhos se os estava a incomodar, a resposta foi negativa excepto num caso que ouvia no quarto de um dos filhos e pediu- me que nao o fizesse depois das 21.30/22.00, pois o miudo tinha dificldade em adormecer, depois até por causa dos meus miudos acabei por ir para a garagem, e resolveu-se.....no entanto sem feedback dos vizinhos continuas sem referencias investes algum capital e qd puseres aquilo a fazer series (seja rolo ou direct drive).....parece que o metropolitano parou no teu andar....e mais tarde ou mais cedo sem dialogo dá chatices.....abraco e boa sorte.
 

elchocollat

Well-Known Member
O guardalamas é qd aquilo comeca a babar oleo por causa do power nao sujar a camisola.....brincadeira mas reparei no pormenor..
E o pormenor dos esquadros para o rolo não sair do lugar? Além de que aquela base parece ter sido feita com amor
Haja engenheiros :D
 

JorgeCanelas

Active Member
Boas,
Não sei se ajuda ou se existe diferenças , tinha um rolo mecânico da Minora e apanhei uma Promo e adquiri um Cycleops a fluido tenho sorte pois não tenho esse problema de vizinhos mas a pedalar as 4 da Matina na cave o pessoal cá de casa não reclama ou seja acho que o ruído provocado pelo de fluido e menor , pelo menos notei essa diferença ( e não só ).
Cumprimentos,
Jorge
 

cconst

Well-Known Member
Vou tomar em consideração a opinião de todos, em especial aquelas que aconselham a falar com os vizinhos. Assim que tiver a oportunidade (será complicado esta semana por causa do horário de trabalho), irei falar com eles.

Achei estranho esta situação de ontem já que eles já se mudaram para cá há cerca de 2 meses e sempre com treinos madrugadores nunca tive problemas. Apenas foi estranho ontem. (é malta nova, até podem ter batido de quarto para quarto... sei lá!)

Aliás, esta coisa até pode estar apenas na minha cabeça, mas que diabo!, se puder minimizar o desconforto dos vizinhos, tanto melhor.

Hoje já coloquei dois tapetes grossos por baixo do tapete da decathlon. Já fiz um [super-mega-mini] pequeno teste e aparentemente faz um pouco menos ressonância, já que relativamente a barulho propriamente dito, nunca acordei ninguém cá em casa (e o quarto onde treino fica mesmo entre o quarto onde durmo com a "maria" e o quarto da minha filha.

Vou ver se actualizo aqui com notícias.
 
Top