• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Travões

portellini

New Member
Caros amigos,

Na sequência da troca de rodas, notei que os travões estavam agora com um comportamento estranho.
O travão parece ter perdido aquele efeito de "mola" e por isso após largar a manete, as pinças do travão não voltam a alargar (ou seja, os calços continuam encostados ao aro e só desencostam "à mão").

Desapertei os travões do quadro e na mão o efeito "mola" parece continuar a existir. Tentei eliminar folgas no cabo mas sem sucesso.

Alguma sugestão?

Obrigado,

PGP.
 

jnap

New Member
O efeito mola tem a ver directamente com a força do cabo e da mola dos mesmos, não está directametne relacionado com as rodas...
Lubrifica o cabo e a espiral, limpa e lubrifica a ferradura, e verifica se o sistema de aperto da mesma ao quadro de algum modo não está a "emperrar" o efeito mola.
 

Fevereiro

Member
São de pivot duplo os travoes? Caso sejam de um pivot apenas tens que os regular.
Ficam a travar os dois ou apenas um calço?
 

Joelmeida

Member
Hoje tive o mesmo problema no travão detrás da Campanolo Centaur.
Não dá para substituir só a peça da mola?
 

fjota

Member
Eu não tenho muitos conhecimentos tecnicos, mas já ''mexi'' em varios, é certo que não da campy, mas creio que o problema não será da mola, a não ser que parta, de resto não estou a ver aquilo a ''perder força'' vou mais para alguma coisa que esteja a bloquear o funcionamento normal, talvez o cabo.
 

pasteleiro

New Member
eu sou da opinião do FEVEREIRO, deves ter que regular os travões, eles têm um parafuso por cima, nas pinças, que ao ser regulado vai originar o desviar das pinças, para um lado ou outro.

aconteceu-me isso com uns shimano rsx em que estavam encostados á roda e tinha esse efeito, parecia que a mola não fazia efeito, depois de afinar o parafuso ficou fixe.
 

Joelmeida

Member
Já resolvi o problema, esta tarde desmontei todo o travão detrás da Campagnolo Centaur, depois limpei todas as peças com DW-40, até limpei a mola que tinha alguma ferrugem. Voltei a montar tudo de novo e descobri que o parafuso lateral (não o central) não pode estar muito apertado porque senão o travão não abre. O travão voltou a funcionar na perfeição.
 
Top