• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Transporte de Bicicletas nas Linhas do Douro e Minho

renato777

New Member
Boas pessoal,

Acabei de ver esta notícia: http://www.bttlobo.com/cp-e-o-transporte-de-bicicletas/

Pelos vistos, já é finalmente possível transportar bicicletas nas linhas do Douro e Minho sem irem embaladas!
Entretanto, como não tinha visto a notícia em mais lado nenhum e estava a achar bom de mais para ser verdade, contactei a linha de apoio da CP e confirmaram a notícia :)

Alguém já experimentou transportar alguma bike nestas linhas nos últimos tempos? Tiveram stresses? E já agora, que condições é que têm estas carruagens, têm aqueles ganchos do género dos IC ou têm aquelas plataformas no chão do género dos urbanos?
 
Em Outubro recebi este e-mail da CP, em resposta a uma reclamação minha:

Exmo. Senhor Rui Sousa,

Agradecendo a exposição que nos foi enviada, esclarecemos que, no âmbito das boas práticas de serviço ao cliente, entendeu a CP considerar o transporte gratuito de bicicletas nos seus comboios, não sem antes acautelar eventuais constrangimentos que pudessem surgir, uma vez que o transporte de velocípedes está limitado ao espaço disponível.

Dada a diversidade de material circulante, foi necessário elaborar regulamentação específica para cada Serviço, nomeadamente para o Serviço Regional/ Inter-regional, salvaguardando os interesses dos clientes regulares, nos trajetos em que o material circulante apresenta algumas limitações em termos de disponibilidade de espaço.

Informamos que a CP está a implementar modificações nas carruagens dos comboios Intercidades, e em alguns Inter-Regionais e Regionais para possibilitar o transporte de bicicletas em todos estes serviços.

De referir que estas intervenções ocorrem em material circulante cuja concepção não previa o transporte de bicicletas, o que implica que as soluções encontradas não sejam de fácil implementação e que impliquem decisões de investimento num contexto pouco favorável.

Devido às características do material circulante que efetua o serviço Regional/ Inter-regional nas linhas do Minho e Douro, informamos que desde o dia 30 de setembro podem ser transportadas 2 bicicletas por cada comboio.

Nos comboios existem restrições temporárias ao transporte de bicicletas, pode consultar estas restrições na hiperligação, bem o que esta regulamentado a nível do transporte de bicicleta:

http://www.cp.pt/passageiros/pt/informacao-cliente/informacao-util/transporte-bicicletas

Contudo, e porque a CP acredita que o comboio e a bicicleta se complementam, é nosso objetivo estratégico que o seu transporte venha a ser uma realidade em todos os comboios no mais curto espaço de tempo possível, sem pôr em causa o transporte de passageiros nas devidas condições de conforto e segurança.

A CP desenvolve a sua atividade no sentido de procurar dar resposta às necessidades dos seus Clientes, e está sempre recetiva para analisar todas as sugestões e propostas que conduzam à melhoria do serviço que presta e, consequentemente, à satisfação dos seus Clientes.

Com os melhores cumprimentos.
 

cou7inho

Well-Known Member
Ola a todos,
Alguém tem feito o transporte de bicicletas nos Inter-Regionais na linha do Douro ? Há algum conselho para garantir a “integridade “ da bicicleta durante o transporte?
 
Os comboios da Linha do Douro normalmente são as automotoras 592 ou 592.2, que têm junto à cabine do maquinista um compartimento para transportar as bicicletas.
Penso que não há nenhum suporte para pendular as bicicletas.
 

cou7inho

Well-Known Member
Os comboios da Linha do Douro normalmente são as automotoras 592 ou 592.2, que têm junto à cabine do maquinista um compartimento para transportar as bicicletas.
Penso que não há nenhum suporte para pendular as bicicletas.
Em relação a esse compartimento eu sei que o tem Bem mas se não tem suporte lá terei de a prender de outra forma
Obrigado
 
Top