• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Tamanho do quadro

canyon

New Member
tamanho bicicleta HELP

VIVA
desculpem a nabice,mas alguem me pode explicar como se sabe o tamanho do quadro.
tenho 80 kgs, e 1.72
qual o tamanho do quadro?
obrigada
 

Burning Dogma

New Member
Re: tamanho bicicleta HELP

Sabes qual é tua medida entre-pernas? Tens que medir com os calções da bike vestidos e as pernas afastadas uns 20 cms. É uma medida importante, portanto convém algum rigor. A partir daí, vê-se +/- o tamanho do quadro ideal.
 

RJLA

New Member
Viva!

Tenho em vista uma estradista tamanho 55 a um bom preço. Meço 1,88m. Acham que o tamanho é adequado?
 

RJLA

New Member
Obrigado pela dica!
Fiz o que indicava no site e dá-me um resultado de 56,43. A minha altura entre pernas é de 85,5. O quadro em questão é 55. Por 1 cm poderá ser muito desajustado para mim? Poderá ser prejudicial em termos de posição de condução e rendimento?
 

Fevereiro

Member
Eu tenho 84 de entre pernas ando com um 54 que na teoria é ligeiramente pequeneo, e sinto-me 5 estrelas.
Há mesmo utilizadores que preferem quadros ligeiramente mais pequenos por uma questão de agilidade.
 

RJLA

New Member
Pois, sei que pior será se o quadro for alguns tamanhos acima. Se for ligeiramente mais pequeno consegue-se corrigir com o espigão e o avanço.
No entanto, o que estou a achar estranho é que segundo a medida entre pernas aponta-me para o quadro 56. Se olhar à altura total, 1,88m, e tendo em conta outros sites que consultei, apontam como tamanho indicado o 57 ou 58! Afinal deverei ter mais em conta a altura entre pernas ou a altura total?
 

ribas

New Member
Eu meço 1,85, tenho 0,85 de perna e comprei uma Orbea Onix tam.54, em que este é a medida do tubo vertical e o tubo horizontal tem 55 cm.

Segundo as minhas contas apontava para o quadro 56.

Mas como a Orbea no tamanho a seguir so tem o 57, optei pelo 54 e não estou arrependido. sinto-me bem.
Tenho avanço 110 cm e ainda posso jogar com o selim.
O espigao ficou com 19cm de altura. Julgo que este deve jogar entr o 10 e 25 cm.
 

nunocoutinho

New Member
Bem fiquei convencido que tenho perna grande. Tenho cerca de 1.83m e entre pernas 89cm....

Neste momento uso o 56 da Scott, apenas o avanço ideal para mim será um 100mm ao invés do que vem de origem, um 110mm.

O tamanho dos quadros varia um pouco de marca para marca e é importante estudar bem as medidas da geometria. Eu também podia optar por usar um 54 no entanto ficaria com o espigão ainda mais levantado, acho preferivel mudar o avanço para acertar tudo.
 

RJLA

New Member
Tamanho do Quadro - Que medidas a ter em conta?

Correndo o risco de estar a repetir questões que já por aqui foram colocadas, gostaria que me ajudassem a esclarecer uma dúvida. Afinal que medidas devo ter em conta para determinar a altura de um quadro e se este é ideal para o ciclista?
- A distância entre o eixo pedaleiro e o tubo de encaixe do espigão de selim diz-nos exactamente o tamanho do quadro? Por exemplo, essa medida na minha bike é de 56cm. Estarei perante um quadro 56? Houve quem já me dissesse que seria um quadro 55.
- Que história é essa que já li de conseguir ou não ver o cubo da roda dianteira? Se vir o cubo é sinal que a bike é pequena para mim?
- Na pedalada a perna deve ficar totalmente esticada ou ligeiramente flectida? No BTT uso a técnica do ligeiramente flectida com crank totalmente em baixo. Na estrada aplica-se o mesmo principio?
- Parado, sentado no selim, devo ser capaz de tocar com os dois pés no chão? Na de BTT isso não acontece.
- Para um ciclista com 1,87m e 85 de medida entre pernas qual o tamanho de quadro mais adequado e qual a distância que deve ser medida do selim até ao eixo pedaleiro?

Peço desculpa pelo rol de questões, mas estou a agora a voltar a esta paixão da estrada e as duvidas são mais que muitas.
 

motard

New Member
Re: Tamanho do Quadro - Que medidas a ter em conta?

Boas RJLA.:D
Para teres a medida certa do quadro, tens que em primeiro lugar saber a tua medida de entre-pernas x 0.65 (esta é a base).
O tubo que tem a medida do quadro, por norma é o que liga o avanço do guiador ao espigão do celim.:rolleyes:
Prara tirares todas as duvidas basta pesquisares no Google (AJUSTAR A BIKE AO CICLISTA).
Boas pedaladas.;)
 

ivan

New Member
Re: Tamanho do Quadro - Que medidas a ter em conta?

o Quadro 55 pode ser a medida mas tens de elevar mais o espigão e talvez colocar um avanço mais longo. eu tenho um quadro 55 e medida de perna parecida a tua o meu espigão esta elevado ao maximo e o avanço troquei por um com mais 2 cm. tb tenho uma bike medida 56 mas prefiro a 55 pois é mais nervosa a 56 só ganha em conforto e estabilidade a descer.
 

moina

New Member
Re: Tamanho do Quadro - Que medidas a ter em conta?

Olá queres saber uma opinião de quem já teve o mesmo problema?
Não vale a pena estar a inventar com as medidas, o melhor é ires a uma loja conceituada de bikes lá te irão tirar as tuas medidas e com uma formula que tem será 100% eficaz te garanto. Existe algumas formulas por ai na net mas!!!!! Uma vez doí as pernas outra as costas não se sentimos bem e ficamos sempre na duvida se tiramos bem as medidas. Isto é o concelho meu desde que fiz isso tenho me sentido 100% em cima da fininha.;);)
 
Top