Concordo plenamente, e tenho pena que assim possa ser.
Agora sejamos honestos :
O Sr. Ze da lojas BinasParaBaterKOMs tem roupa da Spiuk e e até consegue fazer ali uns descontos de 20%, 30%no máximo. E é ou porque me conhece ou porque pode mesmo fazer....... No mesmo produto que eu encontro na Ciclas.KOM para já com um preço de menos 10€ e com um desconto de 40%.
Vão escolher onde?
Se assim for o pessoal tem que ser sempre coeerente e comprar nas lojas físicas.
É pena sim, mas há situações que na minha opinião justifica. Se eu tivesse uma loja física, iria ficar satisfeito? Nem por sombras, mas cada um anda ao seu interesse, desde que não prejudique ninguém...
Há algumas diferenças notáveis de custos entre as lojas online e a do Zé das Biclas:
1) a loja online pode ter apenas um armazém no cu de Judas com um aluguer baixo, já o Zé tem de ter uma loja, que é sempre mais cara que um armazém, numa zona urbana, que é sempre mais cara do que no cu de Judas;
2) pelas quantidades que a loja online encomenda tem logo acesso a descontos com que o Zé das Biclas nem sonha! A título de exemplo, aquando do lançamento da última versão Dura Ace (salvo erro) ainda as lojas físicas não tinham para venda, já as lojas online estava a vender com desconto de 20% sobre o preço sugerido pela Shimano!
3) a diferença de gestão de stocks é brutal! A loja online pode arriscar fazer stocks em diversidade e quantidade que alguém há-de sempre comprar, seja uma maluquinho que quer algo em que mais ninguém tem interesse, ou seja material em que acaba por ir saldo para escoar stock sem perder dinheiro. O Zé das Biclas tá tramado se manda vir uma coisa que quase ninguém quer, ou se depois de ele fazer stock sai uma nova versão e agora já niguém que a antiga que ele já pagou.
A título de exemplo, pensem na dor de cabeça que deve ser fazer stock de sapatos - tantos modelos, cores e tamanhos! E por aí fora - marcas e modelos de pneus, medidas, etc.
4) a loja online tem muito pouco pessoal a fazer atendimento, têm principalmente apenas quem arrume o material no armazém e depois o embale consoante as encomendas. Já o Zé das Biclas tem de atender pessoalmente cada cliente, responder às suas dúvidas, aconselhar a melhor solução, mostrar o produto, deixar experimentar, etc.
É a evolução natural e inevitável do mercado? É. Eu compro online? Compro. Mas não vou fazer o Zé das Biclas perder tempo a explicar-me o que eu quero saber. Da última vez que o fiz comprei-lhe o artigo em questão, mesmo sendo 20 e tal euros mais caro do que online.
Depois há coisas que é preciso ver se vale a pena comprar online: se comprares uma cassete online, é melhor que também compres as duas ferramentas necessárias para trocar de cassete. Assim ainda compensa? Só talvez a partir da 2ª ou 3ª cassete nova. E isso vai demorar quanto tempo a acontecer (com uma cassete de estrada)? Ou então já sabes que vais ter de pagar alguma coisa ao mecânico da loja para a montar
Boas pedaladas!
PS - Presentemente estou a pensar comprar uma cassete que já sei que o Zé das Biclas onde vou não tem, e provavelmente não terá interesse e mandar vir uma para um cromo que quer uma ligeiramente diferente daquela que ele lá tem. Provavelmente mando vir online e pago-lhe a mão de obra da troca da cassete - que não há de ser nada de extraordinário, é um trabalho rápido e fácil.