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Surly Disc Trucker a.k.a Dama de Ferro

Conforme solicitado por algumas pessos apresento-vos aqui a minha Dama de Ferro, num espaço aberto a comentários.

A Dama:
Esta bicicleta foi montada por mim, começou a ganhar forma muito antes de a ter de facto.
A minha bike anterior era uma Cannondale Bad Boy, The Queen of the Cities como lhe chamam, e eu também achei, era linda e uma bike muito manobrável e rápida, comprei-a inicialmente para as minha voltas casa-trabalho. O problema é que vivia a 20 km do trabalho e quando comecei a fazer o percurso todo a Bad Boy revelou-me as suas "fraquezas". Enquanto espectacular para a cidade em estrada não é boa. E começou assim a ideia da Dama de Ferro a surgir.
Tinha alguns requisitos iniciais que me levaram à primeira decisão, o Quadro.
Queria um quadro de ferro, porque os acho elegantes, gosto dos tubos finos. Queria também uma geometria de estrada ou parecido com isso, também queria travões de disco, queria montar porta-bagagens para levar peso atrás e depois de muita pesquisa, fui começando a andar por fóruns de Touring e surgiu o quadro Surly Disc Trucker.
A Surly não é muito popular pelas nossas bandas, mas parece que é uma marca reputada no mundo Touring, pelos quadros que fabrica a preços acessíveis, com uma ressalva, no touring o acessível não é sinónimo de barato...

quadro_1.JPG

lado

quadro_3.JPG

frente

quadro_2.JPG

trás

quadro_4.JPG

4130 CroMoly steel. Main triangle double-butted

quadro_5.JPG

Pormenor para levar 3 raios de reserva​

Travões:
Travões de disco eram um requisito essencial.
Como sabemos travar é a transformação de energia cinética (movimento) em energia calorífica através de fricção. Penso que é dificil ser mais eficiente neste aspecto do que usando discos. Pelo menos no mundo touring o rebentamento de pneus pelo calor gerado nos aros a travar é uma realidade, com a agravante do peso acrescido da carga que aumenta muito a inércia. Há ainda outra razão que é funcionarem quase em qualquer condição (secos, molhados...).
Como queria montar manetes com mudanças Shimano 105, foi quase um problema porque "não há" travões de disco de estrada... afinal há Avid BB7 Road. O problema é que as manetes de estrada têm o curso dos cabos pequeno para a maioria dos travões de disco, mas este foram especificamente feitos para funcionarem com manetes integradas.
As rodelas vermelhas servem para afinar à mão as pastilhas.

travao_frente.JPG

Travão frente

travao_tras.JPG

Travão traseiro

travoes_pormenor.JPG

rodela para afinar as pastilhas (verso)​

Transmissão:
Escolhi o Grupo Shimano 105, tudo com excepção dos travões. Não quis misturas nem adaptações... tudo da mesma marca e modelo
Penso que dispensa grandes explicações, toda a gente conhece este grupo. Para mim é espectacular, é preciso, robusto e lindo (para mim claro)

IMG_6005.JPG

pedaleiro compacto -> 50-34

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desviador traseiro

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Cassette -> 11-28

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pormenor da manete​

Selim:
Brooks (what else... :))
Sabia desde o início que era um Brooks que queria, pelo estilo que encaixa bem neste tipo de bicicletas.
O selim é o Team Pro, e veio por engano, mas foi um engano feliz. Tinha escolhido o B17 Special (especial apenas por causa da cor que tinha escolhido e toma lá mais 10 ou 20 €), mas o Team Pro é mais estreito e penso que se adequa melhor à minha fisionomia. O selim é confortável, ao inicio parecia uma tábua mas agora parece um sofá :)

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De cima

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Penso que dá para notar o selim um pouco abatido nas beiras, é normal e desejável é o famoso "Break In" em que o selim se molda à fisionomia, um pouco à semelhança dos sapatos de cabedal que começam por ser rijos e dolorosos para depois se transformarem nos melhores sapatos. Garanto-vos que o selim era muito mais direito.

IMG_6010.JPG

Nesta foto é visivel que o centro já abateu, ainda bem... ao início andava sempre com a zona do períneo a dormir ehehe, agora já não acontece. fico ali mesmo encaixado e confortável​


Direcção:
Esta foi a última coisa a ser escolhida e montada. Digamos que não controlei bem o processo e deixei a pessoa que me montou escolher, claro que me mostrou antes, mas depois de 3/4 meses com a bike a ser montada eu só queria era trazê-la e andar...
Hoje acho que devia ter sido mais criterioso e paciente. Não morro de amores pelo guiador, mas já me habituei a ele e até gosto das posições que proporciona, gosto muito que quando estou com as mãos nos drops os pulsos não batem na parte superior. é mesmo assim para sprintar. A posição mais utilizada é em cima e atrás das manetes, como não uso luvas em voltas longas magoa-me um bocado o ressalto que a borracha das manetes faz com o guiador, no último fim de semana fez-me uma mini-bolha na palma da mão, também ando a ficar com calos... se calhar tenho que comprar umas luvas :)

IMG_6011.JPG

Guiador Salsa Cowbell 3 (44cm)

IMG_6035.JPG

Avanço OnOff de 90mm​

podem ver o pormenor da curvatura dos drops na secção de Transmissão acima.

Rodas:
As rodas não foram fáceis de arranjar. Eu queria roda 700, no máximo de 28mm, 36 raios. Por outro lado os cubos tinham que ser de montanha para levarem com os discos e ter 36 furos.... e também não podia gastar uma fortuna nas rodas... tive que as mandar fazer.

Aros: Mavic A317
Cubos: Shimano Deore XT
Raios DT Swiss
Pneus: Continental Touring Plus

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Roda da frente

IMG_6024.JPG

Aros (esta foto está esquisita... quem descobrir porque leva uma imperial e uma bifana)

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Cubo traseiro​

IMG_6023.JPG

Pneu​

Conclusão:
Eu adoro esta bicicleta. E quanto mais ando mais gosto. Sinto que a bicicleta é robusta, fiável e muito versátil.
Penso que está equilibrada, os componentes estão todos mais ou menos ao mesmo nível.
No entanto não é uma touring clássica, para isso teria que ter uma transmissão diferente (de montanha) e roda 26".

O que eu estou a pensar mudar em breve:
O guiador. pretendo montar um Grand Cru Chris's Randonneur
Estou com algumas reservas por ser cromado e depois não encaixar bem na estética da bicicleta. Se ficar mesmo bem mudo também o avanço para um cromado.
E será a única coisa, o restante eu gosto como está.
No entanto estou aberto a sugestões/criticas vossas, haverão sempre aspectos que eu não conheço e que poderão ser melhorados eventualmente.

abraços
Zé Mota
 

ivan

New Member
parabens pela montagem, eu penso que isso é mais uma bike para tiradas longas, o casa trabalho nao exprime o potencial dessa montagem, uma transpirenaica ja sim era capaz de revelar o potencial da bike,
força nas pernas e muitos kms
 

pratoni

Well-Known Member
Tal como tinha comentado no tópico das fininhas está muito fixe e essa bike é muito versátil, até trilhos (softs) pode fazer. :)

Quanto a esse guiador, já ouvi falar bem do formato, mas o facto de haver apenas em prateado, pôs-me logo de parte.

Se mudares o guiador e avanço para prateado, muda também o espigão... ;)

Quanto tempo/kms levou a que o break in do brooks tivesse efeitos visíveis?

O meu b17 narrow ainda está duro como tudo, mas já noto algumas melhorias...
 
parabens pela montagem, eu penso que isso é mais uma bike para tiradas longas, o casa trabalho nao exprime o potencial dessa montagem, uma transpirenaica ja sim era capaz de revelar o potencial da bike,
força nas pernas e muitos kms

Tens toda a razão.
Até já pensei montar outra bike mais apropriada para o dia a dia, mas o guito e o espaço em casa são curtos....
Eu tenho planos para ela :), vamos ver se consigo concretizá-los.
 

fonsecarlos

New Member
Uma maquina diferente do habitual por estas paragens.

Boa partilha. Também ando curioso com as Touring.

Qual o peso da Dama?
 
Tal como tinha comentado no tópico das fininhas está muito fixe e essa bike é muito versátil, até trilhos (softs) pode fazer. :)

Quanto a esse guiador, já ouvi falar bem do formato, mas o facto de haver apenas em prateado, pôs-me logo de parte.

Se mudares o guiador e avanço para prateado, muda também o espigão... ;)

Quanto tempo/kms levou a que o break in do brooks tivesse efeitos visíveis?

O meu b17 narrow ainda está duro como tudo, mas já noto algumas melhorias...

eu ando com ela desde janeiro, diariamente.
mas só recentemente comecei a reparar nisso porque "escorregava" para uma certa posição no selim quando me sentava, também deixei de sentir a tal dormência e penso que tem a ver com o facto do centro do selim ter abatido um bocado, já não pressiona tanto o períneo.
Mas o cabedal ainda está duro, mudou foi a forma.
Sebo ajuda, há quem ponha por baixo e por cima, até agora não meti nada, talvez mais para o outono/inverno ponha para proteger da humidade.
 
Uma maquina diferente do habitual por estas paragens.

Boa partilha. Também ando curioso com as Touring.

Qual o peso da Dama?

Boas, não é fácil montar um bike de touring leve
sinceramente não sei.
eu estimo 12kg.

claro que para a malta de estrada é um pesadelo :)

já andei a pensar em ter outro par de rodas mais leves para outro tipo de voltas, bem como outro selim e espigão.
acho que só nestes 3 componentes tirava-lhe 1,5Kg.
Mas depois descaracterizava a bicicleta, esteticamente poderia não ficar apelativa ou coerente.
Mas também não tenho dinheiro para esse tipo de investimento.

Mas a conclusão é que não faz muito sentido ter grande preocupação com o peso, quando se monta um porta bagagens e se anda com 5/6 kg de bagagem que é o que carrego frequentemente (portátil, farnel, ferramentas etc....).
Há sempre um aspecto positivo.... treino a força nas pernas. Quando chego ao fim de semana e descarrego tudo e ando sem nada atrás parece que voa:)
 

fonsecarlos

New Member
É verdade é tudo uma questão de habito.


Já agora qual a razão que escolheste esta havendo outra opções?

Compraste em Portugal, loja física ou veio de fora?

Qual o tamanho do quadro?

Com rodas 26 talvez fique mais leve também visualmente.


Desculpa tantas perguntas, como escrevei também ando com "ideias".
 

grouk

Active Member
vao me desculpar mas nao é a minha cena mas como em tudo os gostos tem que se respeitar por isso parabens pelo veiculo
 
É verdade é tudo uma questão de habito.


Já agora qual a razão que escolheste esta havendo outra opções?

Compraste em Portugal, loja física ou veio de fora?

Qual o tamanho do quadro?

Com rodas 26 talvez fique mais leve também visualmente.


Desculpa tantas perguntas, como escrevei também ando com "ideias".

olá

o tamanho do quadro é 56cm e veio de fora, felizmente através de um amigo que tem uma loja de bicicletas que tem um fornecedor que comercializa esta marca.
eu gostei deste porque tem furação para os travões de disco, as reviews eram positivas e o preço dentro do orçamento que tinha. Se deres uma volta pela net vais ver que este tipo de quadros não são baratos.
Há outra marca muito popular Raleigh mas os quadros são mais caros.

o tamanho da roda é discutível, o argumento principal para a malta de touring escolher roda 26" é a disponibilidade mundial deste tipo de rodas e o centro de gravidade ser mais baixo.
 
vao me desculpar mas nao é a minha cena mas como em tudo os gostos tem que se respeitar por isso parabens pelo veiculo

Boas,

não precisas de te desculpar.
Um amigo meu que me influenciou muito neste mundo das bikes riu-se na minha cara quando lhe contei o que tinha comprado. :)
A principal questão é: quero a bike para quê? para que tipo de andamento?
Foi este género de perguntas que fiz antes de montar a bike....

É como dizes, são gostos e opções que se fazem.
O meu propósito é fazer viagens com ela, por enqto é um sonho, há-de chegar a oportunidade.

Eu se pudesse tinha pelo menos mais 3 bikes, Btt, estrada pura e uma fixie/single speed :)
 

valerajo

Member
É muito a minha onda !
Eu acho que tens uma bike preparada para percorrer Portugal de lés a lés, estradas secundárias, estradões, fugindo a confusão!
Tentei comprar uma bicicleta de estrada que pudesse levar pneus maiores que 28mm e pouca oferta achei.

Se quizeres baixar peso, foca-te nas rodas que é onde notas claramente uma melhoria expecialmente a subir. Eu tenho umas ZTR Crest 29'' para disco e são muito leves .

Ao contrário de ti eu ando a tentar arranjar coragem para das 2 bicicletas que tenho fazer uma só... tipo isto :

13_F1X_fixed.jpg
 

gonpalco

Member
Parabens pela bike. Também gosto dos tubos finos (aço & Titânio)

Só investeria numa fita Brooks, e polia o espigão, avanço e as anilhas.
E talvez uns guarda-lamas, luzes e um protector de corrente, e ficaria uma bicicleta 100% prática e verdadeiro meio de transporte. :)

fita_mandarim_brooks.jpg


Brooks:
Tenho um B17 normal em castanho, e "quebrei-o" ao fim de 300/400kms colocando muita "pomada" (não diria sebo porque é um pouco menos consistente) tanto por cima, como por baixo. Infelizmente tive que o trocar, porque os rebites traseiros, estavam a rebentar com as calças todas (estava montado na bike do dia-a-dia).
Tenho que trocar os rebites para uns iguais aos teus, mas tenho algum receio de não os conseguir martelar bem...

PS - limpa a corrente e cassete. Nessa condição, agarra muito pó e aumenta o desgaste (estilho moagem)
 

moshinho

Well-Known Member
Aros (esta foto está esquisita... quem descobrir porque leva uma imperial e uma bifana)

abraços
Zé Mota

Colocaste a foto com 180º? Está ao contrário. O branco da parede é em cima e nessa foto está em baixo. Será isso?

De resto, boa máquina e boa descrição.
Agora fiquei para aqui a babar essa máquina e a desejar uma assim :)
 
Colocaste a foto com 180º? Está ao contrário. O branco da parede é em cima e nessa foto está em baixo. Será isso?

De resto, boa máquina e boa descrição.
Agora fiquei para aqui a babar essa máquina e a desejar uma assim :)

parabéns!
estou a dever-te uma bifana e uma imperial!!!!!
 

varinho

Member
Viva,

Gosto bastante do conceito.
Tal como referiste, também lhe trocaria umas coisas, mas para iniciar está bem bom.

Tenho um conhecido que tem para venda um guiador de Randonneur.

Se quiseres, envia PM, e assim passo-te o contacto dele.
 

pratoni

Well-Known Member
eu ando com ela desde janeiro, diariamente.
mas só recentemente comecei a reparar nisso porque "escorregava" para uma certa posição no selim quando me sentava, também deixei de sentir a tal dormência e penso que tem a ver com o facto do centro do selim ter abatido um bocado, já não pressiona tanto o períneo.
Mas o cabedal ainda está duro, mudou foi a forma.
Sebo ajuda, há quem ponha por baixo e por cima, até agora não meti nada, talvez mais para o outono/inverno ponha para proteger da humidade.

Pois, andando diariamente ajuda e muito a acelerar o processo de "break in"... ;)

No meu B17 narrow, também andei várias vezes com o períneo a ficar dormente, mas tinha a ver com a inclinação do selim.

Bastou inclinar a parte da frente ligeiramente mais para cima, para obrigar ao peso ir mais para trás, e já não tenho sentido queixas no períneo...
 
Parabens pela bike. Também gosto dos tubos finos (aço & Titânio)

PS - limpa a corrente e cassete. Nessa condição, agarra muito pó e aumenta o desgaste (estilho moagem)

como é que limpo a corrente?

por acaso quando comecei a ver as fotos que tirei tão perto vi que a tinha de limpar toda.... mas não faço ideia como limpar a corrente.
vi umas caixas na decatlhon para isso mas não percebi bem como funcionava e lembro-me que tinha achado caro.
 
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