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Suporte auto para bike de estrada.

Burning Dogma

New Member
Olhem que uma bike que caia do suporte em andamento, a menor preocupação é mesmo a bike. Já imaginaram que podem causar um grave acidente e que daí podem resultar mortos? Por isso não é por a bike não valer 6000€ que não vale a pena comprar um suporte bom. Eu continuo a transportar a bike dentro do carro que é o método mais seguro. Também só o faço uma ou duas vezes por ano portanto nem valia a pena comprar um suporte.
 

spartaan

New Member
Boas,
Eu tenho o suporte para bicicleta, thule outride 561. Sinto-me confiante com ele, até mesmo quando vou para Portugal, é uma viagem longa e tenho cuidado com a velocidade, dificilmente ultrepasso os 140 kmh, mas as velocidades constantes andam entre os 110 e os 130 kmh, tento seguir as normas do fabricante. Em vez de trazer a bicicleta no banco de trás trago uns chouriços, presunto, queijos, uma vinhaça e muito mais coisas boas Made in Portugal...hehehehehe.

Cumprimentos,

A.da Silva
 

meunickmp

Member
Burning Dogma,

Claro que sim, não há nenhuma bicicleta que valha mais que uma vida. Apenas queria dar a entender que não fazia sentido poupar meia dúzia de euros para transportar a bike que tanto gosto e que tanto custou a pagar.

Como já disse anteriormente, também não sou grande fã de suportes, custumo levar sempre a bike na mala. Agora como tenho de fazer uma viagem longa e tenho de levar mais passageiros, essa será a única opção.
 
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RJLA

New Member
tranquilo, 190 kmh com uma bicicleta em cima do tejadilho é confiar muito na sorte...por muito bom que seja o suporte. Sei de casos de bicicletas que ficaram pelo caminho e por milagre não provocaram acidentes, tudo porque a velocidade fe arrancar os suportes do tejadilho, e não só a bicicleta.

Ainda não tenho suporte para tejadilho e nem sei se algum dia comprarei algum. Quando preciso de transportar a bicicleta faço-o num carro comercial. É só tirar a roda da frente e já está. O problema é que entretanto a minha familia cresceu e já tenho sentido necessidade de transportar a familia e a bicicleta e nesses casos fico algo limitado. Tirando as duas rodas cabe-me na bagageira, mas não gosto muito de andar a desmontar a roda traseira. Já ponderei os suportes de tejadilho mas não sei se o nº de vezes que irá ser necessário compensará o investimento. E depois há a questão da segurança. Sinto-me muito mais seguro em transportar a bicicleta na bagageira, não só porque certamente não voará para fora do carro e depois porque fica muito menos à mão de semear para os amigos do alheio.

Já agora, aqueles suportes para aplicar na traseira dos carros e que só se montam quando são necessários, será uma opção viável?
 

Figueiredo

Active Member
Já agora, aqueles suportes para aplicar na traseira dos carros e que só se montam quando são necessários, será uma opção viável?

Eu já usei alguns tapam a matricula e para alem disso mesmo aqueles que têm matricula e luzes não estão homologados em Portugal, portanto multa...
 

James_T

New Member
Eu utilizo um suporte da elite para montar nas barras de tejadilho e nunca tive qualquer problema até agora. Este suporte é daquele tipo em que se retira a roda da frente.
Faço algumas vezes viagens de 300 kms seguidos, a velocidades que chegam por vezes aos 170 km/h e não noto vibração na bicicleta. Afirmo isto porque como a carrinha tem tecto de vidro consegue-se observar muito bem.

Os suportes para montar na parte traseira não se devem utilizar porque a legislação actual não permite que nos automoveis ligeiros de passageiros a carga ultrapasse a largura do veículo. Nunca experimentei montar esse tipo de suportes, retirando a roda da frente, talves dessa forma se consiga manter a bike dentro dos limites da largura do veículo.
De qualquer forma, tal como alerta o Figueiredo, não pode tapar luzes e/ou matrícula.

Podem consultar a legislação no site do IMTT

Portaria 472/2007 de 22 de Junho de 2007

"Artigo 13.º
Veículos isentos de autorização
1 - Estão autorizados a circular na via pública, sem necessidade de qualquer das autorizações previstas no presente Regulamento:
a) Os automóveis de mercadorias de caixa aberta ou estrado que transportem objectos indivisíveis, desde que a carga transportada não ultrapasse, em comprimento, mais de 1 m para a frente e ou para a retaguarda os pontos extremos do veículo, nem a largura total ultrapasse a largura do automóvel, definida pelo respectivo contorno envolvente, em mais de 0,30 m para cada lado;
b) Os automóveis de mercadorias de caixa aberta ou estrado que transportem palha e cortiça, desde que a carga não ultrapasse os contornos envolventes do veículo e a altura total não ultrapasse 4 m;
c) Os automóveis ligeiros de caixa fechada que transportem objectos indivisíveis que, pelas suas dimensões, não se contenham na caixa do veículo, desde que não seja excedida qualquer das seguintes dimensões totais:

i) Comprimento: 0,55 m para a frente e 0,45 m para a retaguarda, além dos pontos extremos do veículo;
ii) Largura: a do automóvel;
iii) Altura: 4 m;
d) Os conjuntos constituídos por automóvel ligeiro e reboque adaptado para o efeito,
que transportem equipamentos desportivos ou de lazer, desde que não seja excedida
qualquer das seguintes dimensões totais:

i) Comprimento: 1m para a retaguarda além do ponto extremo do reboque;
ii) Largura: 0,30m para cada lado, além do contorno envolvente do automóvel
ou do reboque, se este for maior;
iii) Altura: 4m
 

fogueteiro

Active Member
No anterior carro tinha uma bola de reboque, e comprei um que se vendia na Norauto, que apertava na dita bola. Foi o melhor que comprei até hoje, embora não esteja homolgado. O empregado, na altura, disse-me: "Tenha cuidado com este apoio em Portugal. De Vilar Formoso para a frente não terá qualquer problema com as autoridades". É pena...
 

pratoni

Well-Known Member
Exacto, somente porque na legislação portuguesa não se pode ultrapassar, salvo erro, 45 cms da traseira do carro...
 

tranquilo

Active Member
tranquilo, 190 kmh com uma bicicleta em cima do tejadilho é confiar muito na sorte...por muito bom que seja o suporte. Sei de casos de bicicletas que ficaram pelo caminho e por milagre não provocaram acidentes, tudo porque a velocidade fe arrancar os suportes do tejadilho, e não só a bicicleta.

Pois... foi uma vez sem exemplo. Eu até nem costumo andar acima dos 140 mas descuidei-me e quando olhei para o conta km é que reparei. Mas para ser honesto tenho mais fé no suporte do que nas barras...
 
Eu comprei a cerca de 1 mes o suporte da Thule proride 591 e estou satisfeitissimo! Impecavel, não sinto trepidação nenhuma
 

shark

New Member
thule proride 591 é sem duvida seguro tenho milhares de kms no carro com as bikes em cima e nunca tive problema......cumpro a norma de não exceder os 130kms/h previsto pelo fabricante e conheço muitos amigos que tb usam o proride e até hoje não houve problemas com qualquer um
 
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