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Strava

JBG

Well-Known Member
Preferia uma abordagem à lá spotify, ou seja, quem paga não tem publicidade e tem uns features extra.

Vou ter de arranjar alternativas para traçar rotas, coisa que também só uso quando vou de férias para fora de Lisboa e não arranjo nenhum guia :p
De resto, é chato não poder comparar os meus tempos da volta com os tempos que fiz no passado.

Logo vejo, vou experimentar a versão gratuita primeiro, mas o mais provável é não aderir ao premium.

Quando vens a Portogal tens acesso aos melhores guias e bifanas da peninsula!
 

SantosDaCasa

Well-Known Member
Acredito que já façam isso mas não é sustentável.

Mais alguém segue o Cyclingtips? Para mim é o melhor site com conteúdos de ciclismo. Eles tinham um modelo de negócio que se baseava em publicidade mas decidiram mudar para um modelo baseado em subscrições. Não precisas de subscrever para ler os conteúdos mas tens beneficios extra sendo subscritor. O modelo de subscrição deles tem sido um sucesso e baseia-se em que o valor que tu pagas permite-lhes ter liberdade para escrever artigos que mais ninguém escreve. É mais no sentido de ajudar a plataforma a conseguir sobreviver ao invés de um acordo comercial para ter acesso a algo.
Este é o futuro das plataformas online. O modelo de publicidade está obsoleto. Não tens hipóteses de concorrer com Facebook, Instagram e google. Todas as revistas e sites de notícias em Portugal estão a adoptar esta estratégia.

Tem de haver um meio-termo. O modelo de subscrição, se for altamente fraccionado, pode requerer um investimento que as pessoas não estão disponiveis para fazer (algo que não acontece no modelo de publicidade). Ou seja, pode levar a uma contracção do mercado e perda da rentabilidade prevista.
Na minha modesta opinião, os modelos de subscrição podiam ser completamentados com uma agregação de conteúdos de forma a poder ser oferecido um pacote mais atractivo de ponto de vista económico (por exemplo, com X% de desconto em relação à subscrição individual) e cujos conteúdos se adequem aos gostos do subscritor. O problema aqui é que tipicamente os conteúdos são gerados por entidades que não têm qualquer relação económica. Basicamente, seria necessária a criação do operador virtual de conteúdos multimédia.
Um exemplo de pacote a ser oferecido por um operador deste tipo: assinatura da Netflix, assinatura do Financial Times, assinatura do CyclingTips.
 

SantosDaCasa

Well-Known Member
Mas de vez em quando também vou ao estrangeiro :p

Netflix, spotify e companhia só sobrevivem por causa das subscrições familiares. Se o strava permitir contas de equipa/familia devem ter mais adesão.

E algumas delas com uma definição questionável de "família". :p
 

Bruso

Well-Known Member
A questão aqui são os diferentes valores de mercado. Sinceramente acho que os 60€ não se ajusta ao mercado Português. Isso será o preço para França, Alemanha e países onde os rendimentos médios são muito superiores a Portugal.
A anuidade aqui em Inglaterra são 48£.
 

card0so

Well-Known Member
O que eu penso é que se colocassem o Premium a 30€/ano se calhar iam ter muito mais subscritores do que a 60€/ano, se calhar até iam ter mais do dobro do que vão ter agora o que lhes dava uma receita maior. Mas isto é uma suposição, eles lá terão feito os estudos e análises de mercado para perceber qual é o valor de mensalidade vs número de subscritores que lhes dará a maior receita.

Concordo plenamente.
Não é que 60€ seja uma fortuna para mim, mas sendo eu um mero amador que faz cerca de duas voltas por semana (e até pode acontecer que me "farte" e deixe de andar tanto), se a subscrição fosse 30€ já teria subscrito sem pensar duas vezes.
Sendo a 60€, provavelmente até vou subscrever mas apenas daqui por uns meses e se continuar a levar isto mais a "sério".
 

jocarreira

Well-Known Member
Falando por mim, costumo usar o Spotify mas acho a mensalidade do Premium um bocado cara para o uso que lhe dou porque uso maioritariamente no PC, na App mobile o Free é muito mais limitado mas não costumo usar muito.
O Premium custa 6.99€/mês, mas eles de 6 em 6 meses religiosamente enviam um email com um preço promocional de 6.99€ por 3 meses. O que faço é aproveitar essa promoção e ando com 3 meses Premium e depois 3 meses Free até me enviarem email com a promoção novamente e assim sucessivamente.
 

Carolina

Well-Known Member
E algumas delas com uma definição questionável de "família". :p

Claro, mas também têm noção que sem isso não tinham tanta adesão. O spotify fica muito barato tendo a conta familiar, por exemplo. Eles nunca verificam a morada real da pessoa.

Concordo com o Bruso em relação ao strava, o valor não é minimamente ajustado ao mercado português.
 

Bruso

Well-Known Member
Acabei agora de ler isto no cyclingtips: https://cyclingtips.com/2020/05/why-you-should-support-strava-and-pay-for-the-things-you-love/

For the last few years, Strava made a go at all sorts of ad products and partnerships, alternative revenue streams, and it made the platform worse. Because they didn’t work for us, the Strava user. They worked for ad product buyers and partners and for the dream of an athlete’s social media app.
...
Strava appears to have made the decision sometime recently to think of its users not as units to be sold but as customers. It’s the same decision we made here at CyclingTips a few years ago, when we started VeloClub. Now Strava works for its subscribers and its product will almost certainly be better for it.
 

ricasmetx

Well-Known Member
Mas de vez em quando também vou ao estrangeiro :p

Netflix, spotify e companhia só sobrevivem por causa das subscrições familiares. Se o strava permitir contas de equipa/familia devem ter mais adesão.

Ora ai está uma excelente ideia, as subscrições de equipas ou grupetos de amigos.
As familiares netflix e spotify eles sabem perfeitamente que não são "familiares de sangue" já o comentaram publicamente e deixam a coisa permanecer.

eu estou numa de ver no que vai dar sem assinatura, ver como a garmin e endomondos ou etc gerem a oportunidade.
 

MiGuEl_82

Well-Known Member
Claro, mas também têm noção que sem isso não tinham tanta adesão. O spotify fica muito barato tendo a conta familiar, por exemplo. Eles nunca verificam a morada real da pessoa.

Concordo com o Bruso em relação ao strava, o valor não é minimamente ajustado ao mercado português.
Bem, podem existir várias famílias... no meu caso "constitui família" com mais 5 colegas de trabalho para subscrevermos o Spotify Premium. Bem vistas as coisas muitos de nós passavam por vezes mais tempo no escritório (antes da pandemia) que em casa :D:p
 

Negoci8er

Well-Known Member
Poderia ser um misto de várias soluções.
60€ / ano não é muito, mas adicionamos o seguro anual da bike, pneus, pastilhas, etc... seguro da casa, do carro, combustíveis, manutenções, alimentação, etc...
E dá uma enorrrrrrrrrrrme conta! o_O
Penso que 30€ no máximo seria mais aceitável e poderiam incluir algumas "parcerias" com marcas para rentabilizar receitas.
Depois também poderiam criar pacotes familiares, como já referiram...
A minha esposa também tem conta no Strava, seriam 120€ por ano nestas condições... :oops:
 

zorza

Well-Known Member
Temos de pensar é na capacidade que eles vão ter em melhorar a plataforma, neste momento eles só tem 180 colaboradores que para garantir o bom funcionamento do Strava deve ser muito justo.
Imaginem se eles conseguirem ganhar o suficiente para ter o dobro dos engenheiros para desenvolver novos conteúdos e features?
Podem num futuro próximo inovar ainda mais do que já tem vindo a inovar até aqui.

Uiii imaginem se um dia conseguem por a porcaria de um search nas atividades!! era a loucura!!! (que é das coisas mais ridículas uma app deste tipo não ter)!!!

Zorza
 

antunesfilipee

Well-Known Member
Uiii imaginem se um dia conseguem por a porcaria de um search nas atividades!! era a loucura!!! (que é das coisas mais ridículas uma app deste tipo não ter)!!!

Zorza
E nas rotas!
Quando um engenheiro se lembrar que é possível implementar pesquisas em vários sítios e que isso ajuda os utilizadores.... Meu Deus! xD
 

jpacheco

Well-Known Member
@zorza e @antunesfilipee o que vocês possivelmente não sabem é os recursos que consome em termos de servidor todo o processo de fazer uma pesquisa. Não tem a ver com a capacidade de eles fazerem ou conhecimento tem a ver por vezes com opções para optimizarem a aplicação e para que a mesma esteja funcional para os muitos utilizadores que a usam diariamente.

Mas queres pesquisar as tuas actividades? Podes: vais menu treino > as minhas actividades > e pesquisas.

Já nas rotas é verdade, não há maneira de gerir aquilo. Já me apetecia era apagar tudo de uma vez e começar de novo.
 
Last edited:

Ludos

Member
Premium
Já lá vão uns anos, mas eu acho que chegou a ser possível pesquisar actividades numa determinada zona ou mesmo por nome, não estou seguro se era no strava, no garmin connect garantidamente era possível. Depois começaram a levantar mais e mais questões sobre a privacidade de dados e essas funcionalidades foram desaparecendo.

Sou utilizador regular do strava desde 2013, já fui premium durante um ano, porque me parecia justo suportar a plataforma, mas achei que não evoluía e que não justificava pagar.

O problema é que estamos habituados a ter uma carrada de serviços de borla, sendo que tudo custa dinheiro: Servidores, processamento, armazenamento, tráfego, recursos humanos para desenvolvimento e manutenção, uns mais, outros menos, mas tudo custa dinheiro.
Alguns destes serviços recorrem à publicidade e conseguem com a publicidade cobrir esses custos (google, facebook, instagram, p.ex.) e outros não (twitter p.ex.), muitos deles perduram, porque são empresas tecnológicas ao estilo silicon valley, onde se arranja investidores uma e outra vez, que pagam as coisas, na expectativa de que aquilo um dia venha a recompensá-los pelo seu investimento.
Não é sustentável/rentável? Deixa de fazer sentido existir.

Se o strava podia ter optado por outro modelo, para garantir a sua sustentabilidade? Talvez. Quando segmentaram a subscrição em vários patamares de summit, provavelmente estavam a tentar perceber quantos utilizadores pagariam cada tipo de subscrição.

Nestas coisas ninguém dá nada a ninguém, sem ser na esperança de algum dia ser recompensado de alguma forma por isso.

Inicialmente chocou-me que nos tirem algum que foi nuclear no strava desde sempre, como são os segmentos, e se houvesse uma subscrição mais económica ( 15 - 20€ ) só para ter acesso aos segmentos, nem pensava duas vezes, assim vou ver como é que é a minha vida sem segmentos :p

No final de contas, todos nós acumulamos uma série de serviços com subscrições pagas que sendo pouco cada um, tudo somado, 5€ do strava, 15€ do zwift, 10€ do spotify, 8€ do netflix, e a coisa começa a fazer mossa na economia de cada um.

O futuro dirá se foi um erro ou não, esta decisão do strava.
 

petrix

Well-Known Member
Os segmentos vão continuar a existir, só vamos é conseguir ver a tabela de classificação dos primeiros 10.
 

gfrmartins

Well-Known Member
Os segmentos vão continuar a existir, só vamos é conseguir ver a tabela de classificação dos primeiros 10.

Sim mas se não vais conseguir comparar com os teus amigos, com quem segues, com os teus melhores tempos, com os da tua equipa, etc deixas de dar importância ou deixas mesmo de usar ou preocupar.

Por isso mesmo quem paga não está a comparar com todos os utilizadores do strava mas sim com apenas os utilizadores pagos (esta é apenas a minha visão)
 

elchocollat

Well-Known Member
Malta desculpem lá mas vocês não percebem nada do que estão a dizer...
O pessoal do strava só nos está a fazer isto para nos incentivar a lutarmos ainda mais pelos KOMS! Quando encontrarmos um KOM temos que deixar tudo o que temos na estrada... O sangue, o suor, as lágrimas que já vertemos pelas tentativas falhadas, as noites mal dormidas, as cervejas que deixamos de lado para emagrecer... Tudo! E será uma motivação para aparecermos no top10 do KOM, só visível para os que realmente lutam! É um incentivo para ser tudo oneshot, sem comparações pois só o nosso "eu" importa!
Vamos lá malta! Ver as oportunidades nestes momentos e dar o tudo por tudo!!!
 

jpacheco

Well-Known Member
Malta desculpem lá mas vocês não percebem nada do que estão a dizer...
O pessoal do strava só nos está a fazer isto para nos incentivar a lutarmos ainda mais pelos KOMS! Quando encontrarmos um KOM temos que deixar tudo o que temos na estrada... O sangue, o suor, as lágrimas que já vertemos pelas tentativas falhadas, as noites mal dormidas, as cervejas que deixamos de lado para emagrecer... Tudo! E será uma motivação para aparecermos no top10 do KOM, só visível para os que realmente lutam! É um incentivo para ser tudo oneshot, sem comparações pois só o nosso "eu" importa!
Vamos lá malta! Ver as oportunidades nestes momentos e dar o tudo por tudo!!!

Também é uma verdade. Vamos dar mais valor ao top10 :cool::D
 
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