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Specialized Tarmac Comp Quickstep

RJLA

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Por vezes as oportunidades surgem de onde menos esperamos. Nem sequer andava cegamente a pensar trocar de bicicleta, mas numa recente visita a uma loja para comprar algum material deitei o olho sobre o que por lá havia e foi-me apresentada esta Specialized Tarmac. Conversa puxa conversa e começou a desenhar-se um negócio que me pôs a ponderar seriamente trocar de bicicleta. Da ponderação à decisão foi um passo e eis que lá deixei a minha velhinha Trek 1000 em alumínio equipada com Sora de 8v e lá trouxe para casa este novo brinquedo.

A primeira grande mudança refere-se obviamente ao quadro. Passei do alumínio para o carbono e as diferenças são, de facto, notórias e indubitavelmente para melhor. Para o tipo de utilização que pretendo – tiradas de três a quatro horas sem objectivos competitivos – a escolha revelou-se acertada, dado o conforto que este quadro me proporciona. Muito mais suave a absorver irregularidades e muito mais moldável ao ciclista. Passada uma hora na Trek já tudo me doía…passadas três horas nesta Tarmac só quero mais e mais. As sensações que o quadro transmite são realmente incríveis, quer pela sua flexibilidade, pela sua suavidade, pela sua leveza e por uma geometria e ergonomia fora de série.

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Quanto a uma análise mais detalhada, vamos por partes:

Quadro:
Specialized carbono FACT 6r, construção em triplo monocoque, desenho compacto, inserções Zertz. Como já disse, um quadro que alia ligeireza à flexibilidade, polivalência e conforto. Excelente. E esteticamente considero-o um assombro!

Rodas:
Provavelmente o elo mais fraco desta bicicleta. São umas Shimano RS10. Esteticamente discretas – o que me agrada – são algo pesadas. Para já chegam e sobram, mas a mudar algo nesta bicicleta a prioridade poderá passar por aqui, pois o quadro merece algo melhor.

Forqueta:
Specialized carbono FACT com pernas e coluna de direcção totalmente em carbono. Excelente na absorção de impactos e com uma geometria que permite uma posição de condução muito confortável.

Avanço e Guiador:
Specialized Pro-Set ultra-ligeiro em alumínio forjado e Specialized Expert em alumínio 6061. O avanço é longo e adaptado à minha estatura. O guiador de desenho ergonómico é muito confortável mesmo com as mãos nos drops, coisa que nunca consegui dizer no que tinha na Trek.

Travões:
Shimano 105. Não há muito a dizer. Precisos, progressivos, poderosos e esteticamente lindos.

Desviador dianteiro e traseiro:
Shimano 105. Precisos, suaves e bonitos. Nada a apontar.

Manetes e manípulos:
Shimano 105, 10 velocidades STI, compatível com flight deck. Foi uma novidade para mim este tipo de manetes e adaptei-me lindamente. Permite uma mudança de velocidades sem ter de mexer muito a mão no guiador, ao contrário do que acontecia nas manetes Sora. As 10 velocidades são igualmente um novo mundo para mim. Passar de 8 para 10 velocidades abriu-me toda uma nova combinação de cadências e uma mudança mais progressiva de ritmos.

Cassete e Corrente:
Shimano 105 de 10 velocidades. Nada a apontar. Uma vez mais, as maravilhas das 10 velocidades deixaram-me rendido!

Pedaleira:
Shimano 105, Hollowtech II 2 peças, com relação 52x39. Uma pedaleira de eixo integrado (novidade para mim), extremamente fiável e bonita.

Pedais:
Shimano. A única coisa que trouxe da Trek e a primeira a ser mudada em breve, possivelmente por uns Look em vermelho. São estupidamente pesados e já começam a dar-me problemas.

Selim:
Specialized Toupé Team de espuma ultra-ligeira, base reforçada a carbono e cobertura em microfibra. O único elemento que está a dificultar a minha adaptação a esta bicicleta. Comparativamente ao selim que tinha na Trek, revelou-se bastante duro e minimalista. Em tiradas mais longas fico algo dorido, mas irei andar com ele mais uns tempos pois acredito que necessite de alguma adaptação. Já me aconteceu com outros selins inicialmente estranhar e mais tarde acabar por encaixar perfeitamente.

Espigão de selim:
Specialized Pavé FACT em carbono com inserção Zertz, 27.2mm. Leve e com uma excelente absorção proporcionada pelas inserções Zertz. A manter, sem dúvida.

Fica a análise possível. Vou deixando novidades e agradeço toda e qualquer opinião positiva, negativa, mas acima de tudo construtiva, que me permita melhorar esta máquina na qual espero rolar muitos e muitos kilómetros.
 
Last edited:
No ano passado em Setembro comprei uma Tramac exactamente igual à tua e estou bastante contente, é realmente uma grande maquina, o conforto é 5 estrelas, o unico senão, para mim, são as fitas e o selim em branco, na minha estão branco "sujo".
Como estou a pensar em trocar as manetes para as novas Shimano 105 ou Ultegra, sem o estendal à frente, vou aproveitar para por fitas pretas e mudar para um selim em preto.
Já pensei em mudar as rodas mas como estéticamente são bonitas e rolam bem lá vou adiando o investimento para melhores dias €€€€.....

Aproveita os bons momentos que a Tarmac te vai porpocionar

Boas pedaladas
Pedro Fonseca
 
também «migrei» de uma bh volan (uma autêntico cavalo de pau) com uns 12 kilos (talvez 11) para um quadro tarmac em carbono. ainda só andei 2 vezes mas das 2 vezes passei numa estrada com piso manhoso que tenho perto de casa, só para sentir a capacidade de absorção de impactos...excelente
ainda mantenho é o grupo sora de 8v...em fase de «ajuntamento» de peças do grupo ultegra.

mas o meu quadro é o de 2009...o teu tem uma estética brutal. parabéns
 

RJLA

New Member
PedroFonseca, bela máquina...praticamente igual à minha. Apenas vejo ai de diferente os pedais e as grades de bidon, tudo o resto parece-me que está de origem, tal como a minha, certo? Estás satisfeito com as rodas? Como não tenho grande termo de comparação (passei de umas Alexrims ainda mais pesadas) não posso opinar muito. Já alguma vez as pesaste?
É verdade, o selim e as fitas brancas são muito bonitas quando são novas. O selim, caso me adapte, será para manter porque até gosto dele esteticamente e acho que não se suja assim tanto. Agora fitas brancas é que não dão com nada! Estive para as trocar logo no momento da compra, uma vez que a bicicleta já era usada (embora praticamente nova) e as fitas já vinhas sujas. Mas fui aconselhado a experimentá-las e depois decidir porque tipo de fitas quero trocas. Em termos de conforto são excelentes, agora a cor é que realmente não me agrada. A mudar estou indeciso entre preto ou vermelho. Acho que umas fitas pretas e um selim preto irá tornar a bicicleta muito monótona. Gosto de alguns apontamentos de cor. Daí já estar com a ideia de colocar uns pedais Look vermelhos e as fitas em vermelho...veremos.
Quanto à transmissão, alguma vez te deu problemas ou tem sido sempre a rolar?

pre_historico, fizeste bem em adquirir um quadro tarmac. Para quem procura conforto, fiabilidade e estética é realmente uma escolha acertada. Merecia realmente era algo melhor que a transmissão sora de 8v. Se o teu quadro é de 2009 terá de ser igual ao meu e ao do Pedro Fonseca. O meu também é de 2009. Qual é a edição Tarmac?
 
Oi RJLA
O que tenho de diferente é exactamente isso que referiste, em relação às rodas faltam €€€€€ para trocar por outras mais leves (ando a pensar nas chinocas), mas como estou satisfeito com as actuais, tenho praticamente 7000 Km com elas e desde subir e claro descer a Serra da Estrela, Montejunto ou rolar nas planícies ribatejanas ou o sobe e desce do Alentejo, tem sempre desempenhado um bom desempenho, pelo que já li em revistas especializadas, indicam isso mesmo, a boa relação preço/qualidade, elas estão ao nivel das Mavic Aksium, para mim a unico senão é o peso. Quanto às fitas como devo trocar de guiador e manetes vou aproveitar para por umas pretas.
A transmissão que tenho é 53/39 e a relação 27/12, nunca me deram problemas até estou bastante contente com a Shimano 105 é que eu tinha Dura Ace 8 e como disse até ao momento não tive problemas, e bem que me ajudou o carreto 27 para subir da Covilhã até à Torre, e daí a minha duvida de agora 105 ou Ultegra, a diferença são 100 euros e umas gramas.

Boas pedaladas
 

RJLA

New Member
Passado mais de um ano, muitas aventuras e muitos kms (não tantos quanto desejaria, infelizmente) aos comandos da Tarmac, achei que seria altura de pôr em prática algumas alterações sobre as quais há muito andava a matutar:

Pedais: assim que comprei a bicicleta, os pedais adquiriram desde logo o estatuto de "temporários". O temporário durou um ano, mas uma oportunidade fez-me finalmente trocá-los. Sairam uns Shimano do mais básico, bastante pesados e velhinhos e entraram uns Look Keo Classic. Para além de bem mais leves e esteticamente mais apelativos, notei uma diferença significativa no processo de encaixe e desencaixe do cleat e no próprio conforto do pedal. Excelente!

Selim: juro que tentei adaptar-me ao Toupe, ainda foram alguns milhares de kms em cima dele, mas o desconforto foi tornando-se cada vez mais evidente e doloroso. Acho que selins minimalistas não são para o meu rabo e vai daí iniciei a demanda por um novo selim. Depois de muito ponderar, decidi arriscar no Fizik Arione, um selim com opiniões bastante favoráveis ao nível do conforto, embora mais pesado do que o Toupe. Ainda não fiz muitos kms com ele, mas para já as sensações são positivas. Mais conforto, mais possibilidade de trocar de posição em cima do selim. Até ver está aprovado! E esteticamente começou a ir ao encontro da eliminação dos brancos na bicicleta, ficando bastante mais apelativo.

Pedaleira: esta foi a mudança mais importante em termos de peso na carteira, na bicicleta e nas pernas :) Inicialmente equipada com uma pedaleira 105 com relação 53-39, sempre a achei demasiado pesada para a minha estatura (1,88m e 85 kg) e para a minha condição física (um roto!). Nas subidas mais complicadas sentia a falta de um andamento mais leve para deixar de sofrer que nem um cão por ali acima e recorrentemente lá ia com a mão à manete à procura desse andamento...mas nada, estava esgotado! Ainda assim subi a Serra da Estrela com esta relação, mas sofri, sofri e sofri... A ideia de mudar para uma compacta, relação 50-34 começou a ser uma prioridade que recentemente foi concretizada. De uma 105 de 2009 passei para esta belíssima Ultegra de 2012. Ainda não fui para subidas a sério com ela, mas as primeiras impressões são, acima de tudo, de alívio e de um incremento de confiança para enfrentar dificuldades maiores com uma maior cadência.

Fita: como disse, o branco começou a fazer-me comichão na bicicleta e estava cansado de andar constantemente a limpar as fitas brancas que há muito deixaram de ser brancas. Vai daí, e aproveitando a maré de mudanças, optei por uma Specialized S-Wrap, dando o ar sóbrio que pretendia à bicicleta. Ainda não foram testadas em estrada.

Futuro: pois, ideias não faltam, falta t€mpo. Quando a troika resolver ir para outras paragens a troca de rodas e de manetes são os primeiros passos. As actuais Shimano RS10 são rodas de guerra, resistentes ao meu peso e à porrada que levam nas estradas secundárias onde as meto, rolam bem, mas pecam pelo peso. A seu tempo espero ir para algo na ordem das 1500gr. Quanto às manetes, aquele estendal à frente da bicicleta já não dá com nada, mas as manetes funcionam perfeitamente. Quer isto dizer que neste momento seria uma alteração meramente estética, pelo que irei aguardar até que realmente se justifique a mudança de manetes por falência das actuais 105 e colocar então umas com os cabos a passar por dentro.

Chega de conversa, ficam as fotos:

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h_rd2

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Grande máquina...força na canetas que é o que elas pedem! Já tem um BOM grupo...é linda...está tudo dito...se fosse minha apenas investia numas rodas e caso houvesse verba também numas manetes "das novas"!

Só um aparte, esse quadro não tem inserções! isso apenas acontece no roubaix e nas secteur! Apenas tens inserções no espigão!

Cumprimentos e felicidades com a máquina
 

RJLA

New Member
Não consegui colocar as fotos logo e agora não consigo editar...Agradecia que alguem da administração me ajudasse. Já enviei mp.
 

guzz

Member
Temos que combinar umas voltas RJLA !!! Para o proximo fim de semana !!! Sabado as 15h em principio vamos andar !!! Volta nas calmas (passeio)!!!
Abraço
 

RJLA

New Member
h_rd2, obrigado pelos comentários. Mas se a minha é grande máquina, a tua será o quê? :) As rodas e as manetes estão no topo das prioridades, assim haja disponibilidade. Para já chega e sobra para as minhas pernas, essas sim precisam de um upgrade...
Não, este quadro não tem inserções, tem apenas no espigão.

guzz, sim, temos mesmo de combinar essa volta eternamente adiada. Estou em falta contigo, com o amigo Fabrizio e o o ESP, um user que afinal vive aqui mesmo ao lado. O problema é que tenho andado como uma série de compromissos e de azares nos ultimos tempos que me têem impedido de andar de bicicleta, mas assim que haja oportunidade lá estarei. Costumas sair de onde e para onde? Quantos kms em média?
 

guzz

Member
Costumo sair do Eleclerq, as voltas sao para todo o lado(este sabado fui do Eleqlerq direito ao Paiao,Matas,Louriçal,Borda do Campo,Alqueidao,Gala e Figueira)deu 60 kms !!! Voltas entre 35kms a 80kms !!! Mas tenho aqui um grupo de amigos que se esticam para os 100,110,120kms !!!
Abraço
 

ESP.

New Member
Bora lá dar mais uns km´s a isso e força nessas canetas hj foi a volta dos 4 concelhos :)

rjla quando quiseres apita

guzz quando for pra esse lado tens de tirar o nhofre do selim experimenta a subir as eolicas mas depois de 90 km´s na pele e conta-m como foi....:p
 

RJLA

New Member
ESP., por acaso hoje não andavas pela EN109 por volta das 15h no sentido Leiria? Passei por um tipo com um equipamento vermelho numa Scott preta...
Apesar de ainda estar a recuperar de uma faringite o vicio foi mais forte e aproveitando ter saido mais cedo do emprego ainda agarrei na BTT e fui para mata do Urso. 32km bem passados.
 

RJLA

New Member
Há já algum tempo que não escrevia nada por aqui, hoje resolvi quebrar o enguiço.
Fruto da austeridade que impõe contenção e da fiabilidade que a bicicleta me tem transmitido, a Tarmac ainda continua a ser a minha fiel companheira e, se tudo correr bem, será para durar. Desde a última actualização que a aqui deixei, a grande novidade são mesmo as rodas que, desde o início, eram o elo mais fraco da bicicleta. Saíram as pesadas, embora fiáveis, Shimano RS10 e entraram umas soberbas e polivalentes Mavic Ksyrium Elite. A bicicleta ganhou em estética (pessoalmente acho estas rodas lindas na sua simplicidade), em performance e perdeu em peso, emagrecendo umas valentes gramas. Neste momento ronda os 7,7 kg, isto ainda com manetes, travões e desviador traseiro 105, que serão os próximos componentes a mudar logo que se justifique e que se possa. As manetes são, porventura, a maior prioridade, sendo que já não suporto aquele estendal à frente do guiador. Mas enquanto forem durando não serão trocadas, e posso dizer que as sacanas das manetes nunca me deram problemas e parece que nunca mais têem fim!
Um avanço mais curto também está na lista de prioridades, isto mais a pensar no conforto, bem como um selim. Não desgosto do Arione, aprecio o facto de permitir ir mudando de posição ao longo da volta, mas nunca chegou a ser consensual a nível de conforto. Estou a ponderar experimentar o tão falado SMP Hybrid, mesmo tendo em conta que esteticamente não é de encher o olho e que ganharei mais umas 100 grs de peso. Mas o que é isso se este selim significar, como anunciado, um conforto superior?
Já agora estou aberto a sugestões para avanço e selim...;)

Ficam umas fotos:
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Hetfield

Member
Boas RJLA,

Entraram umas Ksyrium SL queres tu dizer... :) As Elite são o modelo abaixo dessas e não deixam de ser também umas excelentes rodas.

Neste momento tens duas coisas das quais só posso falar bem: o quadro e as rodas. Tive um quadro igual ao teu durante 3 anos, onde andaram sempre umas rodas dessas e durante esse tempo apenas substituí um raio que partiu. E olha que foram cerca de 30.000km feitos, por isso acho que a nível de fiabilidade está tudo dito.

Já agora deixo-te uma sugestão de selim. Se puderes experimenta o Romin da Specialized. Além de ficar aí bem, acho-o muito confortável.

Boas pedaladas.
 

torui

Well-Known Member
Pode ser impressão minha, mas esse selim não se encontra nivelado, está ligeiramente inclinado para frente...se assim for, é natural não ser "consensual a nível de conforto"...
 
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