Specialized allez, allez sport ou allez elite?

pmou

New Member
#1
Estou a iniciar-me na estrada e a ganhar gosto e por isso a precisar de uma bicicleta que corresponda. Como uma Tarmac ou Roubaix têm preços proibitivos, a opção será pela Allez. Todas tem 50/34T (pedaleiro), 11/32T (cassete) mas a entrada de gama tem Shimano Claris 200 e 8v, a Sport tem Shimano Sora com 9v e a elite tem Shimano 105 com 11v. A elite tem ainda melhores rodas: DT R460. Mas a diferença de preço é significativa: 800 euros, 1.000 euros e 1.300 euros. Acham que vale a pena o investimento? Notarei diferença? Será de comprar a entrada e mais tarde se continuar a evoluir, comprar algo melhor, tarmac ou roubaix em carbono e com melhores componentes ou pelo contrário, investir na allez elite atrasará ou evitará a mudança? Será a da entrada fraca demais para acompanhar os parceiros de treinos?
 

Martins

Well-Known Member
#2
Será a da entrada fraca demais para acompanhar os parceiros de treinos?

Compres o que comprares hoje e durante toda a tua vida no mundo do ciclismo vais sempre descobrir que a única coisa que te põe atrás ou à frente dos parceiros de treino são as PERNAS e isso lamentavelmente não se compra. Treina-se!

Posto isto, o que deves fazer é comprar uma bicicleta que gostes (também é importante gostar de olharmos para ela) e que possas pagar confortavelmente sem por em causa a tua estabilidade financeira.

Abraço
 

Carolina

Well-Known Member
#3
Se te vais iniciar na estrada a allez é capaz de ser um pouco racing demais para ti.

Opta por uma geometria mais confortável. Uma cannondale synapse ou a trek domane. Tens ambas na versão aluminio.

Se quiseres poupar uns trocos: triban 540 e já ficas muito bem servido
 

ruilebs

Well-Known Member
#4
Se te vais iniciar na estrada a allez é capaz de ser um pouco racing demais para ti.
Opta por uma geometria mais confortável. Uma cannondale synapse ou a trek domane. Tens ambas na versão aluminio.
Se quiseres poupar uns trocos: triban 540 e já ficas muito bem servido
A Allez muito racing?
Atenção que a Allez tem a versão Sprint essa sim super racing, mas todas as outras versões (que o @pmou refere) são bastante confortáveis.
 

Carolina

Well-Known Member
#5
Tens razão, estava a pensar que eram todas iguais à sprint.

@pmou:
specialized e cannondale -> loja das bicicletas em benfica. Nunca comprei lá, só pedi preços para 1 bike se btt e faziam preço justo.

Mas o ideal é veres preços em diferentes lojas. Ás vezes para a mesma bicicleta cada loja apresenta um número diferente.
Só para teres noção, recentemente pedi orçamento para a mesma bicicleta em 2 lojas diferentes e a diferença de preços foi de 15%!
 

EL PISTOLERO

Well-Known Member
#6
eu iria mais pela ideia da @Carolina.. apostava na triban 540 que anda a volta dos 700 € e o resto do dinheiro investia em bons equipamentos para mim... sapatos, uns bons calçoes, capacete, etc...
mas cada um gere o seu orçamento como bem entende... como estás numa fase de iniciação como disseste começaria com essa estratégia e depois mais tarde trocavas de bicicleta tendo em conta aquilo que pretendes para o futuro..
há aqui malta no forum que partilhou link's sobre a nova triban para 2019, já com travões de disco, que pelos vistos vieram para ficar...
podes sempre aguardar pelo modelo 2019 ou ficar na expectativa que os modelos actuais baixem de preço...

https://www.decathlon.pt/bicicleta-estrada-triban-540-id_8377756.html
 

ruilebs

Well-Known Member
#7
Qualquer que seja dessas que escolhas vais ter um óptimo quadro, que é o fundamental, e que te permitirá no futuro melhorar em termos de acessórios no sentido do que quiseres ou sentires necessidade.
Dito isto, a escolha para mim tem muito a ver com por um lado investir racionalmente no sentido de que é uma primeira bike de estrada que te vai fazer descobrir quer a estrada quer o que gostas e te sentes confortável (portanto investir pouco), mas também caso tenhas possibilidade escolher algo que te permita ter alguma margem de progressão.
Como é natural, nos modelos que mostras quanto mais caro melhores componentes tens.
A allez parece me demasiado rapada, em termos de componentes, pelo que diria que o ponto óptimo será a elite.
 

Martins

Well-Known Member
#9
A allez parece me demasiado rapada, em termos de componentes, pelo que diria que o ponto óptimo será a elite.
Olhe que não! Olhe que não!

Demasiado rapadas só as PERNAS! Às vezes.

E o meu amigo sabe bem que não até porque descobriu recentemente que uma Cannondale Synapse não anda mais que uma BTwin RAPADA Triban 520

Abraço
 

ruilebs

Well-Known Member
#11
Olhe que não! Olhe que não!

Demasiado rapadas só as PERNAS! Às vezes.

E o meu amigo sabe bem que não até porque descobriu recentemente que uma Cannondale Synapse não anda mais que uma BTwin RAPADA Triban 520

Abraço
Aqui o amigo tanto acha que a triban520 é uma bela opção como disse que a óptima escolha é a que também vem equipada com o polivalente e fiável Shimano Sora ;)
#Justrideabikeandbehappy
 

Martins

Well-Known Member
#12
A allez parece me demasiado rapada, em termos de componentes, pelo que diria que o ponto óptimo será a elite.

2T (cassete) a Sport tem Shimano Sora com 9v e a elite tem Shimano 105 com 11v. A elite tem ainda melhores rodas: DT R460.
como disse que a óptima escolha é a que também vem equipada com o polivalente e fiável Shimano Sora ;)
Seria então a Sport?

Abraço
 

ruilebs

Well-Known Member
#13
Correcto!
enganei-me no comentário original.
A "escolha optima" (na minha opiniao claro) seria a Sport.
Quanto às rodas, já traz aliás as que vêm na Elite.
 

Martins

Well-Known Member
#14
Amigo @pmou

Qual é a que gosta mais?

Acha que as rodas são importantes? Eu acho que não... A menos claro... Que faça conta de ter de empurrar a bicicleta subida acima com ela à mão e cleats a bater no alcatrão. Há que subir a pé com estilo :p


Mas não pense muito no assunto. Cada minuto que perde a pensar de volta do pc é menos um minuto que pedala. Por isso vá ás lojas negoceie preços e compre.

Abraço
 

pmou

New Member
#15
eu confesso-vos que tenho uma sirrus alloy disc e a bicicleta é impecável, conforto, medida, beleza, polivalência, ficou dentro do meu orçamento, perfeita. cassete 11/32T com 8v e pelaleira (48/38/28T).
https://www.specialized.com/pt/pt/sirrus-disc-alloy/p/134215?color=239701-134215
tudo perfeito
mas quando sai para andar com pessoal na estrada, percebi que não é ter só pernas, é preciso ter mais pernas que o resto dos parceiros. tenho que pedalar mais para os acompanhar. fui a loja e disseram-me: oh pá, para os acompanhar, para além das pernas precisas de uma tarmac ou de uma roubaix.
e eu adorei a roubaix. era mesmo aquilo. paixão imediata.
mas quando vi o preço...2.000 euros.
enfim...para quem anda entusiasmado a andar de bicicleta e a querer alongar kms ao fim de semana e aumentar ritmos e andar mais na estrada mas não sabe bem o que funciona para ele. pareceu-me excessivo.
e daí a allez ser uma opção.
e da vossa ajuda, que agradeço, percebo que nesta fase é uma entrada de gama serve, sem investir em demasia em pormenores.
mais tarde percebo o que faço mais, o que funciona melhor para mim e posso aproveitar uma promoção ou uma oportunidade para ter uma roubaix ou uma tarmac e esta será sempre uma bicicleta de transição.
só não é a triban porque a compra de uma bicicleta tem de ser com paixão também.
serão excelentes maquinas mas não são a tal.
fico é na dúvida se a minha sirrus com mais pernas e treino de bicicleta, porque eu faço ultramaratonas e ultra trails, ainda que sejam desportos e grupos musculares diferentes, não me vai servindo e dando espaço e tempo para poupar dinheiro, esperar uma oportunidade e perceber exactamente o que preciso ou a ida para uma allez, um bicicleta de estrada é mesmo obrigatória e uma fase necessária.
obrigado mais uma vez
 

bogas

Well-Known Member
#16
Até só fiz log in para dizer umas coisas.
Passo a citar: oh pá, para os acompanhar, para além das pernas precisas de uma tarmac ou de uma roubaix.
Meu amigo isto aqui é APENAS e só APENAS conversa de lojista, quer vender.
Até percebo que queiras trocar de bike, mas nao te sigas por a conversa desse senhor.
 

Martins

Well-Known Member
#17
fui a loja e disseram-me: oh pá, para os acompanhar, para além das pernas precisas de uma tarmac ou de uma roubaix.
Conselho muito sério: NÃO COMPRES NADA NESSA LOJA

Isso é a típica loja que devia estar fechada. Onde passam a vida a vender ao cliente a ideia que uma boa bike é que anda, que umas boas rodas é que fazem andar etc etc...

posso aproveitar uma promoção ou uma oportunidade para ter uma roubaix ou uma tarmac e esta será sempre uma bicicleta de transição.
Segundo conselho muito sério: HÁ MAIS VIDA PARA ALÉM DA SPECIALIZED

Com calma descobres...

fico é na dúvida se a minha sirrus com mais pernas e treino de bicicleta, porque eu faço ultramaratonas e ultra trails, ainda que sejam desportos e grupos musculares diferentes, não me vai servindo e dando espaço e tempo para poupar dinheiro, esperar uma oportunidade e perceber exactamente o que preciso ou a ida para uma allez, um bicicleta de estrada é mesmo obrigatória e uma fase necessária.
obrigado mais uma vez

Tens aí uma excelente bicicleta multi-tarefas mas...

A posição nunca poderá ser tão aerodinâmica como numa de estrada
Em subida vai-se notar que pesa um bocadito mais

Já experimentas-te substituir os pneus 32 por uns 25?

Abraço
 
#18
Posso dar o meu ponto de vista, por mim só passam os que andam mais, os outros ficam todos para trás, eles bem tentam mas não dá mesmo e eu nem permito que seja de outra maneira, eheh
Também sou da opinião de mudar de loja
 

pmou

New Member
#19
obrigado pelos comentários.
e se estou interessado em trocar de bicicleta, acreditem que não.
a sirrus é muito recente e eu adoro a bike.
como commuter então, é perfeita e tão liiiinddaaaa.
até me custa vende-la ou trocá-la e a allez, não sei. não me entusiasma assim tanto.
mas fiquei convencido que sem uma bike de estrada, não vou lá. ou vou? essa é a minha séria dúvida neste momento.
já na conversa da roubaix ou tarmac, enfim... até podiam ter lá algo que fizesse de mim um Froome que não me convencem a gastar mais do que posso ou acho que valha a pena.
obrigado pelos comentários experientes e desinteressados e que realmente informam as pessoas.
abraço
 

EL PISTOLERO

Well-Known Member
#20
mas quando sai para andar com pessoal na estrada, percebi que não é ter só pernas, é preciso ter mais pernas que o resto dos parceiros. tenho que pedalar mais para os acompanhar. fui a loja e disseram-me: oh pá, para os acompanhar, para além das pernas precisas de uma tarmac ou de uma roubaix.
como disse o @bogas pernas é o essencial.. o resto são meros acessórios..
eu por exemplo noutros tempos andava frequentemente com um amigo meu que tinha uma specialized xpto (nao me lembro o modelo), ele treinava mais que eu (não muito mais) e não passava por mim a abrir, bem pelo contraio...
a minha bicicleta era mais pesada (muito mais) tudo muito pior.. nao há ninguem na zona que tivesse bike pior que a minha a todos os niveis e olha que nao tinha medo a ninguem... ( a minha bike nem marca tem vê la tu...)
cada um anda o que anda, com vontade tudo se consegue e tu vais conseguir melhor condição fisica independentemente da bike que compres se e apenas se.. treinares
muda de loja imediatamente...


Futuramente podes investir numa bike que vá ao encontro das tuas ambições mas se estás numa fase inicial nao entres em loucuras e ilusões como o dono dessa loja te quer implementar...
como eu costumo dizer... "não é a bicicleta que anda, quem anda és tu" soa um bocado old fashion mas não é totalmente descabido:D

Boas pedaladas!!