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Soldar quadro alumínio com físura

lovise

New Member
Olá a todos,

Estou muito triste. :confused:
Acabei de reparar que a minha bicicleta, grande companheira de passeios, recentemente começou a mostrar 2 físuras no quadro de alumínio na caixa da direção.
  • Alguém sabe se é possível soldar para resolver?
  • Se sim, podem-me ajudar partilhando indicações dos melhores sítios de soldadura que conheçam onde o possa fazer?
Obrigado
 

jcca

Well-Known Member
Mete Fotos,
É mesmo fissura? não é tinta estalada, os quadros em alumínio às vezes abrem um pouco na pintura fica um risquito preto (da gordura e sujidade que não sai), mas não passa disso.
Tive um Amigo que comprou uma bicicleta em segunda, mão muito longe e a um preço doido para o mecânico a que ia e o mecânico só parou de o chatear com as fissuras do quadro quando ele teve um acidente, o carro foi culpado e o mecânico lá vendeu um quadro ao rapaz.
Isto ainda durou uns anos pois o rapaz trabalha numa área que tem acesso a R-X até radiografou o quadro pois a implicância era tanta do mecânico com a bicicleta, para ter certeza que não passava de um risco.
Sendo fissura na caixa de direcção é complicado e só quem te soldar isso em Alumínio (não é todo o soldador) é que te pode dar ou não certezas.
Eu não te consigo ajudar mais que isto.
 

lovise

New Member
Obrigado pela resposta JCCA.
Aqui ficam as fotos, espero que ajude.
A quem tenho mostrado todos me dizem que é fissura, e na 1a foto até conseguimos ver que a mesma se estende da face exterior para o interior.
Se passar o dedo por elas dá para sentir uma micro depressão, por isso estou convencido que será mesmo. :(

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lovise

New Member
Pesquisando na net por soluções encontrei este post já antigo aqui no fórum e resolvi pedir aqui a vossa ajuda.

Se alguém me conseguir ajudar fico mesmo verdadeiramente agradecido.

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jcca

Well-Known Member
Obrigado pela resposta JCCA.
Aqui ficam as fotos, espero que ajude.
A quem tenho mostrado todos me dizem que é fissura, e na 1a foto até conseguimos ver que a mesma se estende da face exterior para o interior.
Se passar o dedo por elas dá para sentir uma micro depressão, por isso estou convencido que será mesmo. :(

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Não te sei ajudar, não percebo de resistência de materiais, mas um quadro de alumínio de estrada sem forqueta não é nada por aí além e se calhar é a melhor solução de aproveitares todo o material,

por mim era reciclagem com ele (alumínio ainda vale uns cêntimos no ferro velho).
É perceberes pq é que aconteceu e evitar a situação no futuro.
 

JBG

Well-Known Member
Olá a todos,

Estou muito triste. :confused:
Acabei de reparar que a minha bicicleta, grande companheira de passeios, recentemente começou a mostrar 2 físuras no quadro de alumínio na caixa da direção.
  • Alguém sabe se é possível soldar para resolver?
  • Se sim, podem-me ajudar partilhando indicações dos melhores sítios de soldadura que conheçam onde o possa fazer?
Obrigado

Boas! Lamento, mas esse quadro já era. Esquece soldar, esse morreu.
Se tiver garantia, eles trocam. Se não tiver garantia, troca o quadro por um novo.

https://www.wiggle.co.uk/brand-x-rd-01-road-bike-frameset


PS: essa caixa de direcção é a original ou já foi trocada?
 

lovise

New Member
Grato pelo feedback I l l u m i n a t u.
Sim, o quadro é todo original nada nunca foi mexido/trocado nem a caixa de direção.
Parece que estou mesmo num “beco sem saída
para este quadro então. :(
 

JBG

Well-Known Member
Grato pelo feedback I l l u m i n a t u.
Sim, o quadro é todo original nada nunca foi mexido/trocado nem a caixa de direção.
Parece que estou mesmo num “beco sem saída
para este quadro então. :(

Se a cx de direcção nunca foi mudada, podes sempre tentar a tua sorte com a garantia, mesmo que já tenha passado o prazo da mesma.
 

JBG

Well-Known Member
A maneira para que o arranjo ficasse uma coisa bem feita era algo deste género, remover e substituir o tubo da direcção e soldar tudo em condições.
Claro que é um serviço que teria que ser feito por quem sabe o que tem que fazer. Como o mais provável é o quadro não justificar tal despesa, @lovise dá graças por teres dado conta a tempo porque os danos de uma falha em andamento poderiam ser catastróficos.

PS: no exemplo da imagem a reparação foi feita porque é um quadro em titanio. Interessante ver por onde partiu. A solda dá tanta rigidez que partiu logo ao lado.

service-repair-ti-head-tube-before-after.jpg
 

Duke

Well-Known Member
A questão é que a rachadela é mesmo na testa da bike é numa zona que exerce mesmo muita força.
Imagina passares num buraco ou uma lomba e abrir de vez... é dentes no chão direto.

Eu penso que os motores dos carros normalmente quando estalam é em condições muito extremas ou a alta temperatura, ou no inverno quando faz frio suficiente para a água de refrigeração congelar e expandir fazendo o motor estalar.
Não são sujeitos a este tipo de forças por isso é que essas colas aguentam mais ou menos ou desenrascam.
Eu próprio quando era um ciclista a sério e tinha um carro que valia menos que as minhas bicicletas tive um motor soldado com um produto desses e resultou até mandar o carro para abate.

Mas numa bike naquele local não arriscava, nem no rolo ás vezes uma queda pequena é a que faz mais estragos.
 
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Moderador
Staff member
Interessante ver por onde partiu. A solda dá tanta rigidez que partiu logo ao lado.

As fissuras nos metais por norma surgem ao lado do cordão da soldadura. E acontece aí porque essa zona é muito afectada termicamente pelo aquecimento da soldadura e, como não tem matéria acrescentada (solda), acaba por ficar uma zona mais fágil. No fundo significa que as características técnicas e de ruptura do material fica comprometido nessa zona.
 

Afonso_Albufeira

Well-Known Member
A questão é que a rachadela é mesmo na testa da bike é numa zona que exerce mesmo muita força.
Imagina passares num buraco ou uma lomba e abrir de vez... é dentes no chão direto.

Eu penso que os motores dos carros normalmente quando estalam é em condições muito extremas ou a alta temperatura, ou no inverno quando faz frio suficiente para a água de refrigeração congelar e expandir fazendo o motor estalar.
Não são sujeitos a este tipo de forças por isso é que essas colas aguentam mais ou menos ou desenrascam.
Eu próprio quando era um ciclista a sério e tinha um carro que valia menos que as minhas bicicletas tive um motor soldado com um produto desses e resultou até mandar o carro para abate.

Mas numa bike naquele local não arriscava, nem no rolo ás vezes uma queda pequena é a que faz mais estragos.
O motor de automóvel está sujeito a forças MUITO superiores a qualquer quadro de Bicicleta. Um quadro de alumínio pesa pouco mais de 1Kg, só o bloco de motor pesa uns 20Kg porque é feito de ferro fundido (nem sempre), porque será?
E eu não falei em andar nos rolos, falei sim em turbo-trainer. Até pode aproveitar para fazer uma engenhoca para afiar facas.
 

lovise

New Member
Um arranjo como esse seria coisa para quantos euros? É que esta bicicleta é já companheira de longa data e se não fosse nada exorbitante arranjava.

A maneira para que o arranjo ficasse uma coisa bem feita era algo deste género, remover e substituir o tubo da direcção e soldar tudo em condições.
Claro que é um serviço que teria que ser feito por quem sabe o que tem que fazer. Como o mais provável é o quadro não justificar tal despesa, @lovise dá graças por teres dado conta a tempo porque os danos de uma falha em andamento poderiam ser catastróficos.

PS: no exemplo da imagem a reparação foi feita porque é um quadro em titanio. Interessante ver por onde partiu. A solda dá tanta rigidez que partiu logo ao lado.

service-repair-ti-head-tube-before-after.jpg
 
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