• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Software para planear percursos

Bruso

Well-Known Member
Também uso o gpsies.

E ultimamente tenho usado este: cycleroute.org.

Só não é muito intuitivo no desenho do percurso. mas o resultado final é muito bom!!
 

duchene

Well-Known Member
Tirando o facto de que se recusa a mapear percursos em determinados troços específicos, quando se utiliza o autorouting...
 

jocarreira

Well-Known Member
O Virtual Partner da Garmin funciona bem com os percursos planeados no GPSIES?
Para mim está é das melhores funcionalidades do BRT, aquilo funciona 5*... Esperemos que o site não fique em baixo durante muito tempo.
 

Whistle

Member
Página do BRT voutou a estar ativa

Mas nada de mapa

Com mais trabalho, estou a desenrascar-me da seguinte forma

Faço o mapeamento num outro programa qualquer (ex. mapmyride), importo o ficheiro para o BRT, onde consigo obter os dados que preciso, nomeadamente o tempo estimado do percurso, bem como a altimetria mais aproximada do real que conheço.

Apenas a função de mapeamento do BRT não está a funcionar, as restantes funções estão lá
 

stilo

Member
O Virtual Partner da Garmin funciona bem com os percursos planeados no GPSIES?
Para mim está é das melhores funcionalidades do BRT, aquilo funciona 5*... Esperemos que o site não fique em baixo durante muito tempo.

alguem sabe responder a esta questão, o planeador do strava funciona com o virtual partner?
 

stilo

Member
Fiz hoje um percurso com o ridewithgps e depois exportei para o brt para corrigir a altimetria

Durante o percurso planeado as indicações dadas estavam uma autêntica confusão, julgo que o rwgps me mandava circular pela esquerda(à inglesa)

Como costuma fazer para terem o vp e as indicações todas certinhas

Boas festas
 
boas malta

tenho usado o gpsies com o garmin 500.
é simples de usar, mas para editar rotas é o cabo dos trabalhos, deveria ser mais simples alterar pontos.
quanto ao virtual partner eu acho que funciona bem. digo no planeamento da rota a velocidade a que quero fazer a rota e é a esta velocidade que o vp faz o percurso.
eu acho util especialmente se for em provas com tempo, calculo a velocidade média e é essa que meto no gpsies. os audaces por exemplo são calculados a 15km/h (está nas regras).
uma coisa que nunca está certa é a altimetria normalmente erra por excesso.

e andava por aqui precisamente para ver alternativas ao gpsies sobretudo na parte de edição de pontos porque quando planeio as voltas vou construindo, imaginem faço uma volta que dá 60 km, mas quero esticá-la para os 80km, tenho que retirar os ultimos pontos e continuar, e agora parece que só dá para fazer Undo dos ultimos 10 pontos, torna o planeamento de voltas maiores um bocado chato....

quanto ao bike route toaster, parece que aquilo não está a funcionar muito bem, não consegui fazer nada daquilo...
o http://cycleroute.org/ tem informação interessante, como o perfil da altimetria, mas não é muito simples de criar rotas...
bom para amanha vai ser com o gspsies de novo...
 

petrix

Well-Known Member
Eu tb usava o bike route toaster, mas como deixou de funcionar, passei a usar o gpsies.
Realmente o que não gosto no gpsies é a parte de edição de uma rota já feita, às vezes mais vale iniciar uma nova do que editar uma já existente.
Dá imenso trabalho estar a apagar e mover todos aqueles pontos, tirando isso é muito prático e com várias opções.
 

johny32

Member
Fiz hoje um percurso com o ridewithgps e depois exportei para o brt para corrigir a altimetria

Durante o percurso planeado as indicações dadas estavam uma autêntica confusão, julgo que o rwgps me mandava circular pela esquerda(à inglesa)

Como costuma fazer para terem o vp e as indicações todas certinhas

Boas festas


À inglesa? Já uso o ridewithgps desde que ando de bike para planear os meus percursos e posteriormente comecei a usa-lo para criar os ficheiros que mais tarde exporto para usar no garmin 500 e nunca me aconteceu nada disso.
É mesmo estranho.
 

Whistle

Member
Boas pessoal

Aqui está a razão pela qual o BRT não está a funcionar

"Bike Route Toaster Offline - 7th January 2014

Unfortunately BikeRouteToaster.com is currently offline. This is due to version 2 of the Google Maps API no longer being available.
Upgrading to version 3 is not a simple process and will require an almost complete rewrite of the application. For this reason the site will remain offline for the next few weeks.

We are working hard to get he site up and running again as soon as possible, and we are sorry for the inconvenience this has casued.

Thank you for supporting Bike Route Toaster."

Em principio vai voltar a funcionar, no entanto têm que reescrever quase na totalidade o aplicativo


è aguardar...
 

jocarreira

Well-Known Member
O BikeRouteToaster já está online outra vez! :)
Mudaram a interface, mas à primeira vista parece-me mais confuso... Também ainda não experimentei carregar para o Edge para ver se funciona bem como anteriormente.
 

duchene

Well-Known Member
A nova interface já se encontra disponível para teste há alguns dias e agora está também disponível para o público. A princípio parece confusa mas rapidamente se percebe que as funções anteriores transitam para esta nova versão, embora num arranjo diferente. Há mais controlo sobre a interface mas as colunas esquerda e direita são fixas o que torna um monitor grande numa mais valia significativa.

A altimetria engasga-se um pouco no redesenho e é necessário colocar a suavização em níveis altos, para eliminar o efeito "strava no telemóvel" que tende a exagerar de forma ridícula a elevação real das voltas. No entanto é com enorme prazer que assisto ao regresso do algoritmo mais fiável que existe no que diz respeito ao cálculo da elevação real de um percurso planeado no computador.

Existem mais coisas boas, como o facto de agora ser efectivamente possível corrigir o traçado das voltas numa determinada secção, sem ser necessário começar tudo de novo, uma vez que anteriormente uma alteração dupla significava imediatamente uma linha recta no mapa e a inutilização do percurso criado.

A forma de editar os pontos de cue sheet está também muito interessante, sobretudo porque nos mostra em detalhe o contexto rodoviário que rodeia esse ponto em particular, ajudando a incluir informação pertinente no aviso a apresentar.

Mas, por outro lado, os novos mapas de rotas cicláveis não estão bem adaptados à realidade da bicicleta de estrada e tentam formar o percurso com recurso a qualquer "quelho" que esteja marcado como transitável. Isto acontece porque os mapas disponíveis são demasiado detalhados o que, nem sempre é uma coisa boa. Como esta opção de usar qualquer estrada é perigosa para os mais distraídos e frustrante para quem quer mapear em blocos de vários quilómetros entre pontos a melhor opção é mudar a forma de roteamento para o modo automóvel, que se fixa melhor em estradas mais importantes na zona que queremos mapear.

Infelizmente desapareceu também a vista de satélite, consequência do abandono dos mapas Google. É uma baixa de peso, mas como já estou habituado a planear em paralelo com a vista fotográfica do Bing, acaba por não passar de um pequeno incómodo alternar entre janelas.

Ponto negativo também é o facto de o BRT agora não funcionar em Safari, sendo necessário recorrer por exemplo ao Chrome, em sistemas Macintosh.

Em suma e no global, foi uma evolução positiva. Não é o mapeador mais exuberante que existe mas, para mim, a sua relativa simplicidade, eficácia e, sobretudo, precisão que fazem dele o melhor.

Vamos agora ver se, em breve, poderá existir uma versão do BRT na língua de camões...
 

Paulo V.

New Member
Depois de estar a experimentar o novo BRT desde sabado, as coisas mais chatas que encontrei foi a nova interface que requer uma nova habituação, algumas coisas que faltavam na versão anterior estão colocadas aqui como refere o André, mas a coisa que sinto mesmo falta é a visualização por satelite, o que obriga a estar com duas janelas abertas ao mesmo tempo, aqui neste aspecto o GPSies é muito mais interessante porque permite isso.
Era bom que o BRT arranjasse uma forma de incorporar a visualização por satelite, porque no resto e após estes meses a experimentar outros sites do genero, o BRT para mim continua a ser o melhor.
 

paradawt

Moderador
Já agora tirem-me uma dúvida.

É possível ao desenhar o percurso acrescentar avisos no Garmin de cortes em cruzamente, inicios de subida, etc. Esta operação realiza-se quando desenhamos no bikeroute toaster ou tem que ser no garmin connect?

Cumprimentos.
 
Top