• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Serra da Freita

paradawt

Moderador
Boas pessoal.

Após leitura atenta de alguns tópicos colocados por cá acerca de S. Macário e da Freita pensei para mim mesmo que eu tenho que ir conhecer esses lugares.

Aproveitando que tenho férias de 9 a 15 de Julho, peço-vos que, quem puder ajudar, me deixe algumas indicações sobre o melhor percurso.

Como sou de Matosinhos, o ideal é levar o carro até algum local mais próximo.

Claro que quem quiser juntar-se para a companhia é sempre bom...

Obrigado desde já!
 
paradawt: Depende muito do que queres fazer.... a meu ver tens 2 opções:
a) SOFT: Partes já da Freita, (Parque Campismo do Merujal, por ex .....) e fazes um percurso por lá e depois desces para Vale Cambra ou Arouca e sobes no final

Ou ....

b) HARD: Partes de ARouca ou Vale de Cambra, sobes a freita efectuas o percurso lá e desces pelo outro lado ....

Se quiseres umas dicas manada-me MP que eu terei gosto em orientar-te .... no que puder claro!
 

paradawt

Moderador
@Danielkezia,

Já estive a ler esses posts antes de abrir este tópico.

A ideia aqui não é dizerem-me onde deixar o carro (claro que isso ajuda), mas é mais que percurso realizar para aproveitar os cantinhos todos!

E deixar assim um registo com um apanhado para outros e para mim, uma vez que o meu conhecimento deste local é zero e é bem provável que acabarei por ir sozinho!

@pedrolobo7,

Mais perto da data vou chatear-te então para me dares indicações...

Continuo a dizer que se alguém quiser acompanhar... Gosto sempre mais de pedalar acompanhado!
 
Eu estava a brincar contigo...

Toda a informação que for tornada publica aqui será util pelo menos para mim, pois sou um desconhecedor da zona!

Mais para a data que referes vemos se poderei ir contigo.
 

otreblig

Member
Boas,

Estou a tratar um joelho, mas como ainda falta um mês pode ser que dê...
Aviso já que se eu for, por força das circunstâncias, vou de "mangarinho".

Abraço,
 

paradawt

Moderador
Muito bem :)

Sendo assim vou pedir ao pedrolobo7 que me dê várias indicações e depois estruturo tudo aqui.

Cumprimentos.
 
Olá Caro Amigo!

Eu sou de São Pedro do Sul, mais precisamente de Santa Cruz da trapa! Posso acompanhar-te para que conheças a zona! Até porque também estarei de férias nesse periodo!

Tanto o São macário como a freita não é pêra doce! (já fiz a s duas subidas: Sul- São MAcário; 9km, mas de bradar aos céus; e Santa Cruz da trapa - - manhouce - Geoparque Arouca... terrível também!

Se quiseres combinamos, e fazemos Do parque de campismo de Arouca ao são macário, descemos à aldeia de Sul,e voltamos por São pedro do Sul - Santa Cruz da trapa. Se tiveres pernas subimos novamente ao geoparque, ou dou-te uma boleia até lá... tudo uma questão a combinar!

Abraço, boas pedaladas!
Ps: Só tenho bike de estrada!
:)
 
Viva,

Deixo-te aqui uma volta que fiz em Outubro passado, a saída foi de São Pedro do Sul e subimos por Manhouce em direcção à Frecha da Mizarela, passamos no campismo do Merujal, andamos pelas eólicas, descemos a Arouca para o lanche e subimos por Ponte de Telhe até ao Portal do Infeno, São Macário, e São Pedro do Sul de novo.
Se o teu objectivo é passar pela "experiência" de subir o São Macário sugiro-te que faças este percurso pelo sentido inverso (início onde melhor te aprouver). Se for apenas conhecer a zona sugiro-te que evites descer para o lado de SPS-Sta. Cruz da Trapa, lá em cima é mais bonito, por exemplo: http://bikeroutetoaster.com/Course.aspx?course=420283
Mais para a altura avisa o dia concreto que cá venhas, se passares para o lado de cá poderei acompanhar-te num pedaço da volta (dependendo do dia e horas).
Abraço
 

paradawt

Moderador
Fico muito grato por toda a informação que me têm passado aqui pelo fórum...

Quando estivermos perto da data já poderei saber o que vou realizar.

Cumprimentos.
 

dekeriel

Member
Paradawt para quem vem de matosinhos existem 4 vertentes mais conhecidas que ficam mais á mão, todas elas se interligam pelo topo, pelo que dá perfeitamente para fazer "8's" com qualquer subidas, ou até mesmo fazer todas no mesmo dia sem ter que passar no mesmo sitio 2 vezes, tudo depende dos quilómetros que consegues fazer.

Subida de Arouca > portal do inferno > eucaliptos perto são macario > coelheira Mizarella: Esta para mim é a vertente mais dura, mais longa e a que mais gosto me dá fazer, simplesmente fenomenal.
Deixas o carro em arouca, vais então pelos caminhos que disse até á mizarella e depois viras no parque do merujal até arouca novamente.

Subida por Chão de ave, Subida curta e dura, tem mais ou menos 3km com uma zona de descanso ao fim de 1km, é a subida que mais me custa subir, o último quilómetro é terrível, mas o sofrimento acaba depressa 20 min e está arrumada.

Subida por Arouca > parque do merujal: Subida longa e dificil, com várias pequenas alternativas á rota principal, 2ª no meu top de preferências, principalmente porque vou alternando o ponto onde começo a subir, a paisagem também é agradável e a zona de "sprint" a chegar ao parque do merujal é excelente.

Subida por Vale de cambra: subida muito longa sobe praticamente desde vale de cambra mas relativamente pouco inclinada e com zonas de descanso, inclina um pouco mais a chegar ao topo mas ainda assim é o lado mais fácil para que souber gerir o ritmo.
Para quem fizer a descer acho este o pior lado, piso degradado + pequenas lombas + buracos e curvas apertadas ao fim de zonas de alta velocidade e sem protecções em alguns sitios fazem desta descida a pior e mais perigosa nos quilómetros iniciais, já tive algumas quase quedas nesta descida.

EDIT: Faço bastantes vezes estas súbidas, pelo que se quiseres companhia vai mandando PM, não consigo combinar com antecedência por causa da profissão mas pelo menos aos domingos costuma dar, durante a semana nunca sei com mais de 2 dias de antecedência.
 
O amigo é bicharoco! Boa distancia, boa cadencia, a velocidade não foi nada de especial mas o terreno é do pior que há em Portugal!!! Gostei acima de tudo do seu registo cardíaco! Se pensares fazer isto um outro dia diz, gostava de acompanhar!

Cumprimentos!
 

paradawt

Moderador
Boas pessoal!

Desenterro este tópico porque como prometido na 5ª feira vou dar uma volta por estas bandas na parte da manhã com um tio.

Quem está disponível para aparecer?

Cumprimentos.
 

iVader

New Member
Bom dia paradawt

Vi o teu post e fiquei bastante interessado devo dizer, até porque nãi conheço nada dessa zona.
No teu post dizes que vais na quinta-feira (12/07/12) certo? Se for essa a data, gostava de te acompanhar, mas 5ªfeira realmente não puderei.
Mas desejo-te uma óptima viagem!

Cumprimentos
 

TelmoDias

New Member
Boa Noite,

Tenho alguma disponibilidade para o fazer, mas estou limitado de tempo.

A que horas começam e a que horas fazem previsão acabar?!

Abraço
 

paradawt

Moderador
Boas! Pretendemos arrancar por volta das 8:15. E a chegada tera que acontecer por volta do meio dia. Nada mais que isso!
 

paradawt

Moderador
Boas pessoal,

Eu e o meu tio queremos deixar um enorme agradecimento a todos os que deixaram as suas dicas.

Lá fizemos a Freita e o S. Macário. O tempo já não nos deixou visitar o Portal do Inferno mas fica a promessa de lá voltar com mais tempo para conhecer aquilo ainda melhor.

Mais tarde deixarei aqui algumas fotos e os dados.

Não tivemos a perícia de reproduzir o percurso como pretendiamos porque não consegui carregar correctamente a info no GPS mas lá fomos e voltamos pelo mesmo caminho.

Fiquei extremamente agradado com o facto de em 70kms passarem menos de 10 carros por nós :)
 

paradawt

Moderador
Bem companheiros,

Deixo aqui um pequeno relato das sensações.

Não estão reflectidas como desejaria porque só visto.

Quem não conhece, aconselho.

Eu pretendo lá voltar para conhecer um pouco mais uma vez que não tive tempo para dar a volta que queria.

"Projecto a ser cozinhado fazia algum tempo.


Vários relatos dos companheiros no fórum ciclismo abriram o apetite para um ataque a estes dois locais juntamente com o portal do inferno. Este último não foi possível conciliar porque o tempo não nos permitiu.


Arrancamos de casa em direcção ao parque de campismo do Merujal já em plena Freita. À chegada deparamo-nos com um silência absoluto onde predominava apenas o canto dos passáros e a beleza envolvente.


Parque de Campismo fechado, não nos restou opção senão arrancar de imediato. Só para aquecer uma subida de cerca de 2kms com 9, 10 e 12% de inclinação. Feita obviamente muito calmamente para não rebentar logo com o coração e claro, com as pernas.


Seguiu-se de imediato o planalto da Freita. Espaço sublime, de uma beleza única e original. Uma vista deslumbrante. Não tenho adjectivos para o que vi. O alcatrão em muito boa condição. Eramos nós, as eólicas e a paisagem. Uma conjugação de natureza admirável e incomparável.


Seguiu-se então uma grande descida de vários kms com percentagens alucinantes que nos levaram a agarrar os travões sem sossêgo.


Seguiu-se uma dura ascensão de 14% para cima até a mais um topo. Fiquei fascinado pela passagem no centro de aldeias esquecidas no mapa e conservadas pelo tempo.


Silêncio, silência e mais silêncio, apenas quebrado por uns insectos (penso eu) que reproduziam um som idêntico a uma central eléctrica. Eu e o meu tio estavamos atentos ao momento em provavelmente seríamos atacados.


Após um sobe e desce constante lá chegamos à subida em direcção ao S. Macário após a passagem por uma zona com maior existência de árvores, o que nos deu uma agradável e estimulante sombra.


A subida ao S. Macário é simples dado que é curta. Apenas o paralelo nos obriga a um esforço um pouco maior, uma vez que a bicicleta insistia em fazer "cavalinhos" :)


A beleza deste local também é fantástica. Só não percebo porque raio fazem as capelas em locais como aqueles!... Deve ser para o pessoal das antenas.


Garanto-vos que custou bastante mais descer aquele troço dada a inclinação. Devo ter gasto à vontade meio calço nesta volta.


A volta foi feita pelo mesmo percurso porque não tinhamos tempo suficiente para ir ao portal do inferno, mas fica a promessa de lá voltar e conhecer também as aldeias preservadas.


Obrigado a todos aqueles que contribuiram com indicações e opiniões para eu estruturar esta volta."

Não tenho a arte e o engenho de alguns de vocês para as fotos, mas deixo aqui uma selecção do registo que fiz.

in pedaladasdowilson.blogspot.com

55698143275064324941214.jpg


41366443275067925033809.jpg


20536343275072725151863.jpg


36634331861461367181129.jpg


55723243275075525222053.jpg
 
Top