• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Será que estou assim em tão má forma?!

Ricardo93

Active Member
Boa noite a todos,

Recentemente, isto é hoje, comecei a andar de bicicleta, de uma forma que pretendo vir a ser regular. Para o efeito usei uma bicicleta antiga de estrada que tinha cá por casa.

O que venho cá fazer é explicar como foi o meu primeiro treino. No geral acho que foi bastante mal: Fiz apenas 10.5 km, tive problemas em rentabilizar a bicicleta através das mudanças (coisa que ainda não sei fazer bem) e andei bastante devagar, cerca de 18 km/h de média e sinceramente não me senti com grande disponibilidade para mais.

Amanhã volto à carga, à mesma os 10 km.

O que gostava que me dissessem é se acham que estou assim tão em baixo de forma e o que me recomendam.

(a bicicleta que usei está no outro tópico que abri na parte da mecânica)
 

Batista

Member
É difícil avaliar sem te conhecer :) Mas vai com calma, sem esforçares muito os limites. A coisa tem que ser gradual .
 

iMiguel

Active Member
A primeira volta que fiz de bicicleta depois de mais de 10 anos parado sem atividade fisica, nem 5km cheguei a fazer, e ainda tive como bonus uma brutal mal disposição :p

Mas vai com calma, se calhar tiveste varios fatores que influenciaram o mau rendimento (não conhecer bem a bicicleta, calor, hidratação, etc).
 

tranquilo

Active Member
Sei lá, no meu caso, na minha primeira volta de estrada fiz pouco mais de 40km com média de 22km/h e cheguei morto a casa. Menos de um ano depois fiz 300km seguidos a uma média superior e a sentir-me bastante bem.
O importante é não desanimar.
 

FDurao

New Member
Costumo dizer que mais valem 10 km com frequência do que 100 km esporadicamente :rolleyes:

Inicia com poucos km com calma e daqui a uns tempos verificarás que já fazes mais km e com ritmos superiores sem grandes esforços, esquece as medias. Eu por exemplo não sei qual é o meu problema que ao fim de 7 anos consecutivos a pedalar não consigo fazer as medias exorbitantes que alguns amigos meus e outros fazem, deve ser um defeito meu ou então dos conta km deles :p

Segundo os entendidos as pernas de um ciclista vão-se fazendo ao longo de 3 anos e não no imediato, quando li isto ela primeira vez fiquei muito desiludido, mas entretanto já passaram por mim esses anos e muitos mais e agora sinto-me satisfeito :D

Outra coisa muito importante também é andares com valores de frequência cardíaca correta para ganhares resistência e trabalhar a caixa de ar, tudo o resto é secundário.

Perde um pouco de tempo a pesquisar pela NET que descobrirás muita coisa importante e interessante que te ajudaram no teu inicio ou reinicio de pedaladas.

Boas pedaladas
 

rfcarvalho

Active Member
Ricardo93 só com os dados que deste é complicado perceber o que possa estar a acontecer. Os 10 kms foram em plano, ou com subidas? Já fazes algum tipo de actividade, ou não fazes desporto há anos?

Assim sem ter conhecimento de nada disso, digo-te já que provavelmente estás a começar mal, ao ires fazer hoje novamente os 10 kms quando ontem te custou tanto.

Devias ficar hoje a descansar, e amanhã sim voltavas à carga.

Digo já que a tua forma não me choca, pois 2 amigos meus - um deles, não praticava nada há anos, e outro até faz alguma corrida - ao experimentar ciclismo pela primeira vez, também em 10 kms ficaram completamente rebentados e inclusivé tiveram de parar algumas vezes durante o percurso. Bastava uma subida qualquer, não há pernas, não sabem utilizar as mudanças muito bem, e começa a ser um martirio.

Numa situação ideal, para ganhar forma física, o plano poderia passaria por ginásio + treino na bicicleta. O ginásio é monosprezado, e o pessoal por norma só quer meter kms nas pernas, mas o reforço muscular é fundamental para te dar uma boa base para progredires. Ao mesmo tempo que fazias algum cardio, fazias um treino especifico de pernas, e ias ver que em menos de nada tinhas outra disponibilidade. Fica aqui a sugestão :)
 

Sofiabike

New Member
Bom dia forum,
Recentemente aderi à estrada, costumo fazer 20 a 30 km's (com algumas paragens), escolho sempre trajectos sem grandes subidas, acham que é bom ou devo exigir mais de mim?
Obrigada
 

barbosap

Member
Aos poucos vai-se lá. Eu também já tenho feito voltas com mais km e outras com menos, mas mais exigentes. E vou notando melhorias, tanto na forma física, como nas médias que faço. São é lentas.
 

grouk

Active Member
Bom dia forum,
Recentemente aderi à estrada, costumo fazer 20 a 30 km's (com algumas paragens), escolho sempre trajectos sem grandes subidas, acham que é bom ou devo exigir mais de mim?
Obrigada

depende daqilo que pretendes e do gosto de cada um, eu adoro subir, admito que as vezes a meio de algumas paredes chamo me de nomes e arrependo me mas nao me vejo andar sem subir.
quanto as distancias isso ja vai da capacidade de cada um mas com treino isso vai aumentando
 
Olá,

já foram dadas muitas dicas pelo pessoal.

A minha história é simples comecei a ir para o trabalho que era a 20 km de casa. fazia isto partilhado com comboio e andava perto de 10km/dia.
Ao início via-me à rasca para fazer duas subidas, uma ao pé do trabalho que fiz muitas vezes na "avozinha" e envergonhado, e outra que é a Almirante Reis no regresso...

Passado pouco tempo, já subia a rampa ao pé do trabalho em mudanças mais pesadas e a Almirante Reis deixou de ser uma subida e passou a ser uma estrada com uma ligeira inclinação.
Agora consigo dar voltas de 80km/100km ao final de semana sem ficar de rastos... ainda há pouco tempo tive que desmontar numa subida, no momento fiquei muita lixado, mas logo a seguir pensei... ***** acabei de andar 95km e estou assim porquê, estava a desvalorizar um esforço de 95km por causa de uma subida muito pequena mas muito inclinada, não faz sentido e manda-nos abaixo... borrifei-me e depois continuei e fiquei contente pelo 95km que fiz nesse dia...

Eu acho que é preciso paciência e dar tempo ao corpo para se ir habituando ao esforço, os resultados vão aparecendo.
Acima de tudo, indepentemente da distância, disfrutar das voltas é o melhor, se passa a ser uma "tortura" ou uma situação stressante não vale a pena andar

boas pedaladas
 

plx

New Member
Sim é normal, uns quando começam são ainda mais lentos outros mais rápidos mas todos começam la em baixo :p
O importante é aceitares a tua condição física actual. Não faças como eu que via os outros a fazerem voltas enormes com series violentas. Tentei fazer igual durante muito tempo. Nesse período praticamente não evolui, apenas perdi algum peso.
Depois de tanto tempo sem resultados comecei com voltas mais pequenas e fui aumentando de acordo com as reacções do corpo, algo que ignorava completamente quando comecei. Melhorei mais em 2 meses que no primeiro ano :cool:

O importante é desfrutar das voltas e saber escutar o corpo.
 

antón

New Member
Ola.

Eu pratico ciclismo. Bem não pratico ciclismo com bicicletas de estrada faço por dia 20km por dia com subidas e descidas, mas para alem disso em casa tenho uma bicicleta das que há no ginásio para ficar bem fisicamente.
treino que eu faço por dia é suficiente para qualquer dia conseguir aguentar 120km sempre a pedalar sem parar??
 

edununo

Well-Known Member
Para fazeres esses 120kms terás de começar a fazer voltas maiores que os tais 20kms. Vais aumentando progressivamente as distancias. Além disso tens de ganhar calo no rabo. Fazer 20kms seguidos em cima de um selim é muito diferente de passar várias horas seguidas em cima do mesmo.
Com calma chegarás lá.
 

Murplatina

Active Member
Boas,

Tens seguir os conselhos q o pessoal aqui te dá, ir com calma e meter kms nas pernas sem grande stress e dps os resultados vão aparecer, não te esqueças q o repouso tb é importante.
Qd comecei andar de bike lembro-me perfeitamente de ter feito +-10km, apanhei um subida e nos primeiros 100m tive de sair da bike q ia-me dando uma coisinha má, tal era a minha forma fisica lol.
 

Ricardo93

Active Member
Bem pessoal muito obrigado pelas respostas, ontem só cá vim à noite mas como já era tarde não respondi. É o seguinte, ontem fui fazer a mesma volta mas antes de ir assegurei-me de que percebia primeiro como é que as mudanças funcionam. Naturalmente que correu muito muito melhor, usei as mudanças mais pesadas nas rectas e mais leves nas subidas.

Hoje fui de novo, mas por um caminho ligeiramente diferente, com mais rectas e com apenas com ligeiras subidas, mas por outro lado fiz mais 4 km, ou seja 14 km. Como fui acompanhado pelo meu cunhado que já fez ciclismo de competição acho que rendeu muito mais ele disse-me que como estou a começar o melhor é fazer treino de rotação (já não me lembro se era mesmo este o nome) isto é andar com mudanças mais leves só mesmo para as pernas se habituarem ao movimento, e só depois fazer treino de força (que era o que eu inconscientemente estava a fazer). Pronto quando cheguei a casa vinha muito melhor e pronto para outra.
 

barbosap

Member
Diria que sim. Eu também andava um bocado à bruta, na base da força, mas segui os conselhos, e treinar cadência tem ajudado bastante. Vai-te habituando a pedalar um pouco mais, e a fazer menos força.
 
Top