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SEMÁFOROS, código da estrada

richardworx

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Se alguem tiver mais duvidas acerca das regras de transito especificas para bicicletas que pergunte à vontade, já que isto é um tema onde me sinto muito à vontade para responder e nao tenham medo de perguntar e epor aqui estas questões porque são muito importantes para a nossa segurança e para os bolsos, porque coisas muito insignificantes podem dar direito a multa.
Por exemplo:
-Ter sempre o B.I. senão dá direito a multa de 30 a 50€;
-Circular lado a lado com outro ciclista dá direito a multa de 30 a 150€;
-É proibido usar a berma para circular de bicicleta, ou circular no passeio em cima da bicicleta, multa de 25 a 125€;
Como estes muitos outros exemplos..

Mas o mais engraçado no nosso código de estrada é o facto como já referi no post mais em cima sobre as prioridades, em que legalmente e estupidamente artigos se anulam sob outros artigos de lei como o facto de o «STOP» ter uma aplicação universal em que dá prioridade ás bicicletas mas depois retira essa mesma prioridade nos tais artigos 31 e 32 em que diz que as bicicletas «APENAS» têm prioridade naquelas situações...meus amigos, bem vindos a PORTUGAL, terra de grande idiotas..
Boas pedaladas e muito cuidado na estrada..
 

super.byke

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Por norma procuro percursos onde não existe muito movimento, mas quando apanho sinalização (semaforos, stops, perda de prioridade, etc) evito ao máximo parar (sempre com cuidados redobrados)... bem sei que não é o que se deve fazer, mas é como o BurningDogma diz... se formos a parar sempre que não temos prioridade acabamos por gastar os pedais em pouco tempo :)
A nossa sorte é que ao domingo de manhã está quase todo opessoal a dormir e assim é menos problemático "infringir" a lei :)
 

swisspipe

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richardworx nem mais, vivemos no pais das contradições mas não é assim por acaso, com isto qualquer "peixe graudo" consegue sempre contornar a lei porque a Alínea X do Artigo XPTO diz precisamente o oposto. Enfim o Zé Povinho é que paga.
 

LuisR.

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Sinto um verdadeiro prazer em participar num Fórum onde há tantos Foristas responsáveis e compridores da Lei... é uma verdadeira inspiração...Semáforos:
- De bike nunca páro ( a menos que o trãnsito a isso me obrigue ).
- De carro nunca páro naqueles que são limitadores de velocidade ( a menos que haja algum cruzamento ou entroncamento imediatamente a juzante )

Sinais de Stop;
- Tanto de bike como de carro abrando mas nunca páro (a menos que o trãnsito a isso me obrigue ).

E antes que algum "100%" venha com as habituais perguntas do politicamente correcto:

Sim, tenho consciência daquilo que faço.
Sim, sei qual a imagem que dou quando faço isso ou quando o confesso.
Sim, estou na disposição de pagar pelos meus actos se for "apanhado pela autoridades"
Não, não tenho vergonha no meu comportamente (nem orgulho)
e...não, nunva tive ou provoquei qualquer acidente (ou incidente)


Pois eu de carro á conta de um desses abrandamentos á saida da IC19 para Ranholas quando olhei para a direita para continuar já o Sr. GNR me estava a mandar encostar e claro passou a respetiva multa.

Abraço.
 
Last edited:

figo1234

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Por norma páro. Mas quando conheço as estradas, sinais, etc, abrando e passo devagar para evitar acidentes, até porque podem aparecer peões. Mas há muitos que passam à "maluca" e depois não se queixem e não estou a falar de multas. De resto tento sempre respeitar o trânsito automóvel reinante. Por ex. sei que posso andar no meio da faixa de rodagem mas não custa nada dar espaço e ir mais na berma. Se há muitos condutores não respeitam os ciclistas também muitos o fazem, e ciclistas não. Muitos ciclistas são igualmente automobilistas. Acho que no nosso caso, estando em inferioridade de número como de leis, penso que devemos ser nós a dar o exemplo para que conquistemos o público e passem a ver-nos como utentes das estradas. É um pouco como a questão dos motociclistas a reivindicarem os seus direitos mas depois muitos são grandes aceleras e tudo mais...
Bom tópico
 

hamp

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Utilizo a bicicleta como meio de transporte na cidade do Porto e sempre que posso evito pegar no carro.
Na minha opinião, se queremos que os automobilistas nos respeitem temos que nos dar ao respeito. Há uns meses, enquanto ia de bicla numa ciclovia de Matosinhos fui atropelado por um automobilista que não respeitou um stop e não me viu porque a rua tem um sentido e a ciclovia dois, ele estava a olhar para o sentido de onde os carros vinham e nunca pensou que na CICLOVIA podiam estar ciclistas a passar :rolleyes:
Por "sorte", fora um arranhão na perna os danos foram "só" materiais. Segundo o código as ciclovias são obrigatórias para os ciclistas mas por vezes são até mais perigosas que a estrada.
Tb já apanhei tipos a subir a rua de bicicleta em sentido contrário, numa curva, à noite e sem luzes - isto enquanto ia de carro, e eu é que apanhei o susto, ainda esta sexta-feira vi um ciclista que decidiu entrar e fazer a rotunda em sentido contrário :eek:
Este testamento para dizer que tudo pode acontecer a qualquer um quando menos se espera, ah já me esquecia... eu paro nos semáforos.
 
Last edited:
Pensava que ainda éramos obrigados a parar nas rotundas para deixar passar os carros.

Só és obrigado a parar na rotunda se não houver nenhuma placa de indicação de que seja uma rotunda, uma vez que o carro se aproxima pela direita...

As regras são para cumprir, e temos de respeitar e ser respeitados!!

Abraço a todos
 

Ninja

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Regras das Rotundas: basicamente deixa de existir a regra "quem circula na rotunda tem prioridade", e a regra passa a ser a regra geral de prioridade: na ausência de sinalização, tem prioridade quem se apresentar pela direita.

Ou seja, numa rotunda quem tem prioridade (na ausência de sinalização) é quem vai entrar na rotunda, e quem está a circular a rotunda deve dar a prioridade a quem vai entrar.
Mas tipicamente em 95% das entradas em rotundas (se não mais) existe o sinal Aproximação de Estrada com prioridade (triangulo invertido).
 

Lyp

Active Member
Eu confesso que raras vezes paro nos sinais vermelhos... Claro que medindo bem se posso avançar ou não...

Há dias, à vinda de Espinho, isto ía-me valendo uma multinha... O Xôr PSP é que foi simpático, senão já estava carimbado:rolleyes:
 

donely

New Member
de automóvel sempre ,de moto quase sempre de bike muito raramente só se tiver mesmo de ser sei que é ilegal pois já fui chamado á atenção 2 vezes uma perto de Almeirim e outra na zona de v.f.xira mas como é lógico passo com o maior dos cuidados, o que já reparei é que á agentes que te chamam á atenção se fores sozinho agora se fores num pelotão com 30 ou 40 homens não me parece que eles ....vão lá chamar todos á atenção mas que é ilegal é .
 

Martins228

New Member
Caros amigos,
A bicicleta é um veículo (Artigo 112) e deve circular na estrada, com os outros veículos.
Por isso temos que parar nos semafaros.
Se eu paro? Só em último caso. Perder forças para nada, nem pensar.
Claro que o faço com a mx segurança e por norma em semafaros de limitadores de velocidade.
Site a não perder, respontas a perguntas frequentes http://cenasapedal.com/site/media/content/docs/FAQ_CE_ciclistas_v01beta.pdfUm abraço:eek:
 

Luis.M

New Member
Nas minhas voltas apanho mais rotundas que semáforos, mas quando aparecem e cai o rouge vou abrandando até abrirem e depois meto a "rapidissima":)
 
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