Devem ser bons...se há tanta gente a dizer bem dos Brooks, apesar de terem este aspeto clássico (pessoalmente, acho-os muito bonitos, diferentes dos selins da moda, mas isso sou eu a pensar...outros podem ter gostos diferentes). Os calções almofadados nem sempre existiram, por isso, devia haver uma forma dos primeiros ciclistas aguentarem muitos quilómetros com algum conforto.
Fui pesquisar noutros foruns e li que: há quem espalhe neles a mesma cera que se coloca nas selas dos cavalos para a sua manutenção, não podem apanhar chuva, nem se deve virar a bicicleta ao contrario durante a reparação de um furo para não deformar o selim.
Só de pensar em ter um selim para toda a vida...estou quase convertida. Eu concordo com o @pratoni, o B17 N, parece ser uma boa escolha.
Obrigada pelas informações
Em resposta à Angel@ (e a todos os que daqui possam aproveitar alguma coisa), tenho alguma experiência com selins Brooks. Não acho que sejam uma boa opção para quem tenha uma bicicleta de estrada com uma posição mais agressiva de pedalada. De facto, os selins mais "desportivos", (Swift, B17 Narrow, etc), têm tendência para abater de lado sob o peso do ciclista, com o passar do tempo, tornando-se desconfortáveis.
Os selins mais confortáveis (B17 e as versões com molas) são muito largos para a posição (podem roçar no interior das pernas de alguns ciclistas) ou demasiado pesados. Nalguns casos, estamos a falar de selins com cerca de 50gr de peso.
Para bicicletas de estrada com guiador curvo, para quem não tenha outra bicicleta, acho o Brooks um investimento arriscado, porque nem todos os rabos se dão com Brooks, apesar da conhecida adaptabilidade.
A melhor forma de moldar é mesmo pedalar com ele. A Brooks aconselha molhar o selim e dar uma volta pequena para acesalar o processo. A mim aconteceu-me fortuitamente (uma chuvada), e resultou. Mas como se tratava de um Brooks Swift, acabou por abater de lado. Não resultou o aperto sugerido pelo apoio ao cliente da Brooks. Acabei por vendê-lo.
O Brooks B17 tenho-o numa bicicleta de ciclismo com guiador recto, que uso com bagageira para o trabalho. É um selim confortável e elástico que é eficaz com as irregularidades urbanas. Contudo, pode ser contraproducente ter um selim de 500gr numa bicicleta de 10kg. É 5% do peso da bicicleta. Outro contra é a sua relação com a chuva. É perigoso pedalá-lo muito tempo molhado, porque pode arruinar a pele para sempre.
Como todos os outros selins e ao contrário do que é anunciado, é um selim de compromisso. Acho que os selins mais polivalentes e os de conforto são os melhores. Para mim, os selins mais desportivos são excessivamente caros para o que oferecem (todos acima de 120 euros), nomeadamente tendo em conta o risco de não serem melhores do que um selim de 30 euros.
Um abraço.