Scott Addict 30 Barulhos

#21
tal como alguém disse... num quadro de carbono pode ser complicado apanhar o barulho.

Aqui há umas semanas dei conta de um barulho quando pedalava em cadencia elevada e elevado esforço, no selim. E parecia que era apenas do lado esquerdo.

Só passou quando desmontei o selim do espigão e limpei quer os carris quer o espigão (onde aperta com o selim).

Ainda foi uma série de tentativas (aperto das rodas, espigão de selim, aperto dos cranks... desmontei, limpei e apertei tudo isto para trás), mas descobri o gato.
Que era?
 

pemartins

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#23
Também já tive barulhos parasitas, pensei que vinham das rodas, algum raio mal apertado mas afinal era os apertos rápidos, no caso da roda da frente, foi abrir, lubrificar com wd40, voltar a montar e ficou bom. Noutra situação era os parafusos da pedaleira a desapertar, tentei apertar e danifiquei um dos parafusos, depois tive que ir a uma loja para o trocar.
 

Mendas

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#24
A focus que tinha, tb fazia barulho, mais ai disseram-me que era dos cabos a roçarem no interior do quadro.

A ver se vai à oficina outra vez, para ver se descobrem.

Obrigado a tds pelo feddback, quando e se descobrir coloco aqui. Thanks
 
#25
Normalmente é o espigão de selim ou o selim. Bem mais frequente do que o pedaleiro, mas o barulho parece vir sempre do último.

Quando faz o barulho experimenta levantar o rabo do selim, a ver se o barulho não pára.

Desmonta o espigão do selim, limpa, volta a montá-lo, com massa, se for em carbono. Aplica o torque certo. Aperta o selim com o torque certo, também.
 

Mendas

Well-Known Member
#28
Normalmente é o espigão de selim ou o selim. Bem mais frequente do que o pedaleiro, mas o barulho parece vir sempre do último.

Quando faz o barulho experimenta levantar o rabo do selim, a ver se o barulho não pára.

Desmonta o espigão do selim, limpa, volta a montá-lo, com massa, se for em carbono. Aplica o torque certo. Aperta o selim com o torque certo, também.
Isso ainda não experimentei, em vez de massa posso aplicar produto para limpar a transmissão?
 

Nuno

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#31
Se o espigao for em carbono deves usar massa propria para carbono, se for em aluminio nao precisas por nada, só limpar bem e apertar. E atencao ao binario de aperto sobretudo se for carbono.
 

Mendas

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#33
Update - Espigão de selim e selm revisionados, e o problema subsiste.

Hoje a pedalar nos rolos (rolo wheel on), não faz qualquer tipo de barulho :rolleyes::rolleyes::rolleyes:
 

Mendas

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#34
Update - Espigão de selim e selm revisionados, e o problema subsiste.

Hoje a pedalar nos rolos (rolos wheel on), não faz qualquer tipo de barulho.....

Será cabos?
 

cou7inho

Well-Known Member
#36
Eu já tive um episódio em que o cabo dentro do quadro fazia barulho quando eu virava para um dos lados. Pode ser um caso a considerar na tua situação. Tenta perceber se o barulho é constante quando viras para um dos lados, por exemplo.
Os cabos da minha fazem bastante barulho em chão irregular (tipo calçada).
Mas percebe-se que são os cabos dentro do quadro!
Isso não é muito normal. Seja numa auto estrada ou num caminho de cabras os cabos não devem andar a bater dentro do quadro. Não é que eu seja mecânico, mas não me parece muito normal isso.
 
#37
Eu já tive um episódio em que o cabo dentro do quadro fazia barulho quando eu virava para um dos lados. Pode ser um caso a considerar na tua situação. Tenta perceber se o barulho é constante quando viras para um dos lados, por exemplo.

Isso não é muito normal. Seja numa auto estrada ou num caminho de cabras os cabos não devem andar a bater dentro do quadro. Não é que eu seja mecânico, mas não me parece muito normal isso.
Epa pois... Não sei. Não sei como é que aquilo é por dentro por isso não posso achar que seja ou não normal.
Mas os cabos dentro do quadro não pousam nele? Ou ficam esticados ao ponto de estarem no ar dentro do quadro?
O cabo das mudanças é capaz de estar esticado e não fazer barulho. Já o do óleo (é óleo não é? lol óleo mineral ou lá o que é...) é capaz de ir pousado porque não deve estar esticado...
 

cou7inho

Well-Known Member
#38
Epa pois... Não sei. Não sei como é que aquilo é por dentro por isso não posso achar que seja ou não normal.
Mas os cabos dentro do quadro não pousam nele? Ou ficam esticados ao ponto de estarem no ar dentro do quadro?
O cabo das mudanças é capaz de estar esticado e não fazer barulho. Já o do óleo (é óleo não é? lol óleo mineral ou lá o que é...) é capaz de ir pousado porque não deve estar esticado...
Quando levei a minha bina ao mecânico com esse problema ele disse-me que era normal... Depois de ouvir "das boas" ai não que não resolveu. Barulhos parasitas nunca são normais.
A minha bicicleta é de travões de pinça por isso os cabos devem estar relativamente esticados, calculo.
Mas não há umas proteções de esponja que se mete à volta dos cabos que passam no interior do quadro? Ou isso é nas bikes de btt? Ou se calhar sou eu que já estou a sonhar :D
 

gfrmartins

Well-Known Member
#39
Se o espigao for em carbono deves usar massa propria para carbono, se for em aluminio nao precisas por nada, só limpar bem e apertar. E atencao ao binario de aperto sobretudo se for carbono.
Desculpa mas não é bem assim, espigão em aluminio com quadro em carbono se não tiveres cuidados "solda" exactamente por serem dois materiais diferentes que tendem a soldar se não tiveres cuidado ainda por cima se existir suor misturado.

Manutençao constante, retirar, limpar, é uma prioridade.