• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Rosca do pedaleiro danificada

rcasimoes

Active Member
O azar bateu á porta, depois de muita manutenção feita desta fez o azar apareceu.

O meu pedaleiro depois de mais de 1000 km's começou a fazer uns barulhos ora pensei pronto mais uma vez está na hora de fazer a limpeza e manutenção.

Como já tinha feito e sem problema algum assim fiz, lavei a bike, limpei, retirei os crank's e removi o pedaleiro o meu é de cartucho, até aqui e como sempre tudo bem.
limpei e sai muita porcaria, massa nas roscas e vai de meter o pedaleiro novamente o mais estranho é que depois de dar mais de 3 volta de repente fica rijo, parei logo uiiii algo não está bem porque tinha obrigatoriamente
de entrar sempre com facilidade como das outras vezes retirei, olhei para dentro do quadro e nada estava tudo bem voltei a limpar tudo novamente e melhor e pensei
alguma areia que ainda estivesse dentro das roscas, e volta a colocar e pimba exactamente o mesmo. volto a tirar limpo a massa e depois de muito bem inspecionar vejo pimba entrei torto lixando 3 fios do passo de rosca.

Agora não dá para montar o pedaleiro e não sei se fico a bike inutilizada. Não está a rosca toda estragada a maior parte está boa, mas devido a este problema o pedaleiro já não entra direito.

Será que isto dá para resolver? não sei se já aconteceu com algum de vocês o que foi feito?

segunda feira vou levar a bike á loja do costume a ver o que eles dizem.

Se me dizem que não dá, fico com a bicicleta inutilizada.
 

rcasimoes

Active Member
Pois o estrago não é muito grande e passando um macho igual á rosca na posição correcta em principio resolvia o problema mas isto é o que eu penso, se será assim ou não não faço ideia.
 

rcasimoes

Active Member
fogo com acontece estas porcarias parece que o mundo desaba sobre um gajo,
Agora o desespero de saber se tem arranjo ou não só de pensar que posso ter enviado um quadro para o lixo, fogo até me dá arrepios
 

duchene

Well-Known Member
O quadro nunca irá para o lixo.

No limite o quadro vai ao Valdemiro que parece ser dos poucos que tem o torno de abrir roscas para movimentos pedaleiros tipo italiano, cujos copos são ligeiramente maiores do que o comum BSA. Ou seja, às expensas de 1mm retirado do quadro, ficas desenrascado.

Poderás ter mais dificuldade em encontrar este tipo de copos ao longo da vida do quadro, mas o problema fica resolvido na perfeição. Um amigo meu rebentou as roscas de um quadro canyon à conta de um copo calcinado e há mais de um ano que anda com esta modificação, sem qualquer problema ou inconveniente.

Numa próxima já sabes. O copo tem de se conseguir apertar à mão quase até ao final com massa anti-gripante. Nas últimas 4 ou 5 roscas leva um pouco de cola de parafusos e depois de encostar é que entra a chave ao barulho.

O que tem remédio, remediado vai ficar. Ânimo!
 

rcasimoes

Active Member
Obrigado pessoal, amanhã vou passar nesta loja para refazerem os 3 passos de rosca, como o meu é BSA rosca inglesa, 1.37X24 aproveito e vou mudar o movimento do pedaleiro por um da campagnolo mais leve e com melhores rolamentos.

Como disse em principio será um problema rápido e facilmente resolvido, visto que o estrago não foi muito grande e tenho muita rosca sem problemas.

Obrigado mais uma vez pela ajuda.
 

rcasimoes

Active Member
Ora venho aqui dar um ponto de situação desde já mais uma vez agradeço a todos a ajuda, e uma palavra para o Fdurao, a casa que mencionais-te 5****** um serviço impecavel e em 10 minutos problema resolvido.
Hoje de manhã levei lá a bike e mostrei o estrago que tinha feito, o rapaz rapidamente colocou a bike no suporte e depois de dar uma olhadela, pergunta "quer que eu resolva agora o problema" claro disse eu tenho todo o tempo do mundo.

Pimba vai lá buscar as ferramentas e coloca no sitio do pedaleiro, fiquei um pouco intrigado como é que ele iria conseguir fazer a rosca novamente direita, mas depois de ver o mecanismo vi que quando coloca cada peça do seu respetivo lado dentro do quadro essas mesma peças tem uma espécie de espigão de um lado macho do outro fêmea que ao se juntar inevitavelmente fica sempre direito depois é começar a enroscar e a rosca vai sendo feita novamente, e pronto ao fim desses 10 minutos estava com roscas novas e o movimento do pedaleiro devidamente enroscado no seu lugar e direitinho pronto para a estrada.

A situação está resolvida, e o serviço foi muito bem feito. Por isso para quem passar pelo mesmo ou tiver problemas semelhantes aconselho esta casa roda Gira que resolvem o problema em 3 tempos.
 
Top