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Rolos dúvida

Andrea Coelho

New Member
Boas
Comprei uns rolos da Tacx modelo 2650.
Tenho a minha MTB roda 29 com pneus de MTB e uma MTB da minha filha da decathlon tbm de MTB.
Não tenho nenhuns pneus slick para por nem numa nem noutra e a minha pergunta e qual a bike que devo usar nos rolos.
Ou se tenho mesmo de comprar uns pneus slick. Por quanto fica e onde comprar... Não me parece pratico andar a mudar de roda de traz sempre que quero ir para a rua ou fazer rolos (na minha).
Obrigado.
Andrea
 

zorza

Well-Known Member
Boas
Comprei uns rolos da Tacx modelo 2650.
Tenho a minha MTB roda 29 com pneus de MTB e uma MTB da minha filha da decathlon tbm de MTB.
Não tenho nenhuns pneus slick para por nem numa nem noutra e a minha pergunta e qual a bike que devo usar nos rolos.
Ou se tenho mesmo de comprar uns pneus slick. Por quanto fica e onde comprar... Não me parece pratico andar a mudar de roda de traz sempre que quero ir para a rua ou fazer rolos (na minha).
Obrigado.
Andrea

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Zorza
 

gfrmartins

Well-Known Member
O melhor é comprares um pneu especifico de rolo e sim vais ter que andar sempre a trocar, o melhor a fazer é comprares uma roda (e cassete) barata só para isso, assim trocas só de roda sempre que fores usar o rolo.

Estares a usar esses pneus no rolo é uma treta pois não vão agarrar bem e vão a vida num instante além de mais barulhentos e vai andar borracha por todo o lado
 

Duke

Well-Known Member
se a cassete tiver as mesmas velocidades é provável que funcione, no rolo não precisas de travões :)

mas se quiseres usar uma das bikes habituais eu usaria aquela que tem os pneus mais baratos, uma vez que o rolo provoca um desgaste mais acentuado nos pneus.

caso faças rolo mesmo com muita frequência (todas as semanas varias vezes) ai talvez justifique arranjares uma roda extra com um pneu mais barato não precisa de ser slick ou proprio para rolo.
 

jppina

Well-Known Member
O mais fácil é usares essa bike velha que tens na garagem para fazer rolo. Metes essa bike no rolo e não a tiras mais, sempre que quiseres fazer rolo é só montares nela! Assim não precisas estar sempre a trocar de roda.
 

Duke

Well-Known Member
O mais fácil é usares essa bike velha que tens na garagem para fazer rolo. Metes essa bike no rolo e não a tiras mais, sempre que quiseres fazer rolo é só montares nela! Assim não precisas estar sempre a trocar de roda.

essa é uma opção mas ha que ter em mente que a bike mais velha pode não ter a geometria e tamanho igual as outras podendo causar lesões

se vais fazer apenas rolo esporadicamente das duas uma ou trocas a roda para evitar o desgaste do pneu ou usas mesmo como está.

se é so uma vez por outra não deve fazer grande diferença
 

jppina

Well-Known Member
Tens razão parcialmente, embora a bike velha se pressuponha que é adequada ao tamanho, e se é verdade que se não for adequada pode provocar lesões, também é verdade que não é com uma utilização esporádica do rolo e com o tempo reduzido que se passa em cima dela que se causem as tais lesões.
 

pratoni

Well-Known Member
Concordo com o jppina caso a bike velha tenha um tamanho "praticável".

Aliás quando usava rolos optei pela mesma abordagem, uma bike velha exclusiva para os rolos. É muito mais prático caso não tenhas que andar a montar e desmontar os rolos para os usares.
 

Andrea Coelho

New Member
A diferença esta no tamanho do quadro q a velha tem um tamanho bem maior do q a da minha filha. Por isso vou experimentar a velha.
Se não der faço com a da minha filha. Era com esta bike q andava ate comprar a minha. Parece vos bem?
 

cenazia

Well-Known Member
Se o tamanho é parecido com a tua de rua acho que fazes bem em usar a velha, tem é os seguintes cuidados:

Lava-a bem e coloca-lhe óleo na corrente (provavelmente já o fizeste), afina os desviadores e se for preciso tira/abre o travão de trás, não precisas dele para nada e é menos uma coisa a ter de afinar.
Coloca o selim à mesma altura em relação à pedaleira da tua de rua, coloca-o também com o recuo em relação ao eixo da pedaleira e inclinação iguais.
Coloca o guiador a uma altura em que o desnível entre o selim e o guiador seja o mesmo ou o mais aproximado possível da tua de rua, para verificares este desnível medes a altura do selim ao chão e depois do guiador na zona onde colocas as mãos ao chão, deve dar uma diferença entre as duas medidas, por exemplo 2cm, vais à velha e tentas colocar o guiador a uma altura que garanta o mesmo desnível.

O objectivo é ter o fit da bicicleta velha o mais parecido com o da nova. Se tiveres dúvidas apita.
 
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