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Rodas

Reis

Well-Known Member
Tens a questão das rajadas de vento, sendo o perfil da frente mais baixo vais sofrer menos para estabilizar a bicicleta. Atrás como a roda não vira e tem mais peso em cima podes levar o perfil maior para teres mais ganhos aerodinâmicos.
Só sei deste factor, se há mais ou não, não sei..

Sim, esse era o que pensava.
 

cou7inho

Well-Known Member
Aproveitando o tópico, partilho aqui a minha recente aquisição.
Depois sempre ter andado com umas Mavic Aksium (zero queixas, levaram porrada até dizer chega e nunca deram um único problema), decidi ganhar coragem e comprar umas rodas novas.
As escolhidas foram umas DT Swiss PR 1400 Oxic 32mm.
IMG-4927.jpg
 

el-solitario

Well-Known Member
Aproveitando o tópico, partilho aqui a minha recente aquisição.
Depois sempre ter andado com umas Mavic Aksium (zero queixas, levaram porrada até dizer chega e nunca deram um único problema), decidi ganhar coragem e comprar umas rodas novas.
As escolhidas foram umas DT Swiss PR 1400 Oxic 32mm.
IMG-4927.jpg
primeiras impressões? :cool:
 

cou7inho

Well-Known Member
primeiras impressões? :cool:
Só fiz hoje a primeira volta e foram apenas 20 km. Estava um vento desgraçado e não ajudou muito.
Ainda assim consegui notar que a bicicleta responde melhor do que com as outras rodas.
Notei numa aceleração que fiz que a força que “meti nos pedais” fez a bicicleta “desenvolver” mais rapidamente. E num sprint que fiz também notei mais rigidez cada vez que “torcia” a bicicleta para um lado e para o outro.
Ainda assim a volta foi demasiado curta, mas fiquei com muito boa impressão.
E para quem vinha de umas AKsium estás têm um barulinnho muito agradável. Não são daquelas rodas onde o cubo ouve se a 500m, mas ainda assim “marca presença” Ahaha
A travagem também me pareceu muito boa. Não sei se é dos calços, mas parece que a travagem é mais “fofa” do que nas outras rodas. Se calhar é de ser tudo novo.
Agora é ir metendo quilómetros em cima.
Quando já tiver uma opinião mas consolidada partilho a aqui
 

el-solitario

Well-Known Member
Só fiz hoje a primeira volta e foram apenas 20 km. Estava um vento desgraçado e não ajudou muito.
Ainda assim consegui notar que a bicicleta responde melhor do que com as outras rodas.
Notei numa aceleração que fiz que a força que “meti nos pedais” fez a bicicleta “desenvolver” mais rapidamente. E num sprint que fiz também notei mais rigidez cada vez que “torcia” a bicicleta para um lado e para o outro.
Ainda assim a volta foi demasiado curta, mas fiquei com muito boa impressão.
E para quem vinha de umas AKsium estás têm um barulinnho muito agradável. Não são daquelas rodas onde o cubo ouve se a 500m, mas ainda assim “marca presença” Ahaha
A travagem também me pareceu muito boa. Não sei se é dos calços, mas parece que a travagem é mais “fofa” do que nas outras rodas. Se calhar é de ser tudo novo.
Agora é ir metendo quilómetros em cima.
Quando já tiver uma opinião mas consolidada partilho a aqui
tenho umas cosmic e já pensei inúmeras vezes em meter umas novas. Em situação de montanha principalmente, levantar do selim para puxar e sentir a roda a torcer toda e a tocar nas pastilhas é uma treta. Tenho de deixar algum espaço nas pastilhas e com isso, ao puxar o travão já tenho de dar mais alavanca.

Se a minha bike tivesse valor talvez compra-se umas rodas novas, mas não justifica.
 

cou7inho

Well-Known Member
tenho umas cosmic e já pensei inúmeras vezes em meter umas novas. Em situação de montanha principalmente, levantar do selim para puxar e sentir a roda a torcer toda e a tocar nas pastilhas é uma treta. Tenho de deixar algum espaço nas pastilhas e com isso, ao puxar o travão já tenho de dar mais alavanca.

Se a minha bike tivesse valor talvez compra-se umas rodas novas, mas não justifica.
Com as Mavic AKsium nunca tive esse problema de torcerem ao ponto de baterem nas pastilhas. Mas sentia que não me estavam a permitir aproveitar tudo aquilo que o quadro da bicicleta tinha para oferecer.

Infelizmente umas rodas são um investimento grande (depende das rodas, claro).
A minha bicicleta certamente já não terá um valor de mercado incrível (embora seja uma ótima bicicleta, nao tem discos, dificilmente consegue levar um par de rodas mais largas ou pneus mais largos….)
Provavelmente o que gastei com esta troca de rodas ( 800 e tal euros incluindo rodas, cassetes e pneus ) é praticamente o valor de mercado da bicicleta ( digo eu, nao tenho andado atento ao mercado de usados).
Mas eu adoro a bicicleta, nao tenciono comprar uma tao cedo e mesmo quando comprar outra nao vou vender está por isso sinto que embora tenha gasto um bom dinheiro acabou por valer a pena.
Mas la está. Isto é o meu caso. Agora o caso de alguém que está a pensar despachar a bicicleta assim que possa … aí também nao gastaria dinheiro numas rodas
 

el-solitario

Well-Known Member
Com as Mavic AKsium nunca tive esse problema de torcerem ao ponto de baterem nas pastilhas. Mas sentia que não me estavam a permitir aproveitar tudo aquilo que o quadro da bicicleta tinha para oferecer.

Infelizmente umas rodas são um investimento grande (depende das rodas, claro).
A minha bicicleta certamente já não terá um valor de mercado incrível (embora seja uma ótima bicicleta, nao tem discos, dificilmente consegue levar um par de rodas mais largas ou pneus mais largos….)
Provavelmente o que gastei com esta troca de rodas ( 800 e tal euros incluindo rodas, cassetes e pneus ) é praticamente o valor de mercado da bicicleta ( digo eu, nao tenho andado atento ao mercado de usados).
Mas eu adoro a bicicleta, nao tenciono comprar uma tao cedo e mesmo quando comprar outra nao vou vender está por isso sinto que embora tenha gasto um bom dinheiro acabou por valer a pena.
Mas la está. Isto é o meu caso. Agora o caso de alguém que está a pensar despachar a bicicleta assim que possa … aí também nao gastaria dinheiro numas rodas
só noto a torção em situações mais extremas, inclinações superiores a 10% a usar a avozinha ou a bisavozinha :p. Fora isso num caso mais pontual de um sprint ou alguma torção que dê a bicicleta. Estamos a falar de uma decathlon ultra AF, onde a geometria é mais racing que as racing de marca conhecidas. O valor dela deve ser residual, pois não fosse full ultegra, nem 400€ devia valer. Se a bicicleta fosse boa, justificava, mas esta bike até pode ser boa, mas não é para mim a medio prazo. Voltas de 4 horas/ 120km faço bem. Mais que isso já levo um empeno daqueles... e não é nas pernas o_O. Já estou a caminho dos 40 e noto que o corpo já não é o mesmo dos 30, tenho de comprar um sofa.
 

elpatron

Active Member
Boas
Estou há procura de umas rodas de alumínio perfil 30/35 para travão de disco para substituir as minhas Syncros com perfil 23 , orçamento 500€ que modelos me sugerem ?
Vi as Fulcrum Racing 4 DB gostei bastante mas pelo que li são umas rodas com uma manutenção mais cara
DT Swiss alguém sugere ou tem feedback de algum modelo específico ?
Vi as Prototype mas o perfil sendo só 30 ,as minhas atuais tem 23 estou na dúvida se irá alterar em muito a estética atual ou fico igual pk o motivo da troca é apenas dar outra estética a bicicleta ,uma Scott Addict 10 de 2021
Desde já obrigado pela vossa ajuda
 

elpatron

Active Member
Boas
De entre várias hipóteses que vi surgiram umas DT Swiss com diferentes cubos 350 e 370 , feedback de ambos alguém pode me dar uma ajuda ?
 

elpatron

Active Member
Boas
Algum membro me pode ajudar nas vantagens de aros com 18,19 ou 20 mm de medida interna ?
Para mim um simples domingueiro irei notar assim tanta diferença ?
 

cou7inho

Well-Known Member
Boas
Algum membro me pode ajudar nas vantagens de aros com 18,19 ou 20 mm de medida interna ?
Para mim um simples domingueiro irei notar assim tanta diferença ?
Desde logo é relevante realçar que a tendência tem vindo a ser aumentar a largura interna dos aros, logo podes perceber que deverão haver de facto vantagens em usar aros mais largos.
Essencialmente o pneu fica "menos alto" porque como o aro é mais largo o pneu fica mais "distribuído" ao logo da largura do aro. Poderás usar pressões mais baixas, o que dará mais conforto e mais aderência ao piso.
Se vais notar a diferença entre 18, 19 ou 20? Provavelmente não, a menos que andes a fazer comparações meticulosas. Mas se houver possibilidade escolhe as rodas com maior largura interna (se este for o único fator a pesar na escolha, claro). Garante apenas que a bicicleta tem espaço suficiente para a largura do aro.
 

elpatron

Active Member
Boas
Após ver vários modelos de rodas de alumínio e depois de uma conversa com alguns amigos e também com o mecânico estou a ponderar optar por rodas em carbono em detrimento das de alumínio sendo assim venho vos novamente pedir opinião sobre rodas em carbono para travão de disco perfil 30 a 35 dentro dos 800/900€€
 

jppina

Well-Known Member
Queres novas ou pode ser usadas?

Se poder ser usadas tenho 2 pares para venda, ambos usados mas em excelente estado.

Um par de Giant SLR1 com perfil de 30mm (cubos DTSwiss, aro em carbono da Giant, raios Sapim Sprint) que encaixam no teu orçamento mais baixo e inclui pneus tubeless de 28mm.

Um par de Zipp 202 Firecrest com perfil de 32mm (ultrapassam um pouco o teu orçamento mas já inclui discos, cassete 11-29 11v e 3 pneus novos Veloflex Master 28mm com câmaras de latex Vittoria)

Se te interessar ou quiseres mais pormenores manda me MP.
 
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