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Rodas

Bruno_Mtj

New Member
Boas Blackjack C38 alguém conhece ou tem experiência de algumas?
Estou comprador de umas e com algum conhecimento de causa sempre era uma ajuda :p
Obrigado.
 

ruialexis

New Member
Vi hoje montadas em 2 bicicletas diferentes as C38 p/ pneu e as C55 p/ tubular, ambas com um aspecto muito interessante, acabamentos muito bons, peso baixo e aparentemente "fiáveis".
Amanha vão estrear as maquinas, vou tentar saber o feedback.

No entanto realço que o preço está ao nível de marcas com provas dadas (Mavic, Shimano, FFWD etc.), portanto espero que sejam pelo menos do mesmo nível!

RA
 

rafaelafonso

New Member
Olá Jacc

Não conheço o comportamento das mavic aksium race que tens. No entanto, em novembro troquei as rodas que tinha (conjunto de aro Mavic CXP22 com cubos Shimano) para umas Progress Phantom e estou muito contente.

Muito leves (+/- 1500g o conjunto), rolam que é uma beleza. O que mais me maravilhou nestas rodas foi a resposta que tenho nas mudanças de velocidade e a trepar, pois respondem muito bem.

Boas pedaladas.

Como se portam as Phantom?
 

simon

New Member
Boa tarde,
Aproveitando este tópico que em tudo se assemelha às minhas dúvidas, dado que também pretendo fazer um upgrade das Mavic Aksium para umas rodas mais leves/mais rolantes/perfil até 32 mm e gastar o menos possível.
Depois de todas as opiniões que já por aqui foram postadas deixo a pergunta?
Será que justifica por exemplo comprar as progress phantom por 431,20€ e peso anunciado de 1377 grs ou optar antes pelas vision trimax T30 por 327,60€ (peso anunciado de 1540 grs) ou ainda pelas campagnolo zonda por 314,23€ (peso anunciado de 1550 grs).
É que a diferença de preço das mais baratas para as mais caras são de cerca de 117€. Será que o desempenho para quem não faz competição será assim tão diferente e compensa investir a diferença?
Dou acima de tudo importância à fiabilidade, rigidez, leveza e rolar suave. Esteticamente gosto mais das progress e vision.
Obrigado.
 

pratoni

Well-Known Member
Penso que, para mudar de umas rodas de +-1700grs (ou +-1900grs nos modelos mais antigos) para umas de 1300grs ou 1500grs, a gastar dinheiro, preferia gastar para ir logo para o nível superior, falando apenas em termos de pesos, ou seja para as mais leves...

Se os 117€ a mais valem a pena? Francamente, isso só tu e a tua carteira o poderão dizer... ;)

Claro que as rodas não são apenas o peso e a rigidez e fiabilidade também interessam...
 

Pintas

Member
Olá carissimos ciclistas e frequentadores do forum, sou novo por cá e iniciei-me nestas lides à relativamente pouco tempo, tenho uma máquina muito modesta (BH Zhaphire), neste pouco tempo que tenho andado o maior upgrade foram certamente as pernas. No entanto tenho notado ultimamente que se calhar é tempo de começar a melhorar a máquina.
Posto isto achei que uma vez que a máquina será para ir melhorando aos poucos, o investimento que faria mais sentido seriam as rodas uma vez que as minhas são mesmo fraquinhas e pesam (2053g - Rodi stylus qq coisa). depois de muito pesquisar e ler varias reviews, e porque os olhos também comem lá me decidi pelas Campagnolo Zonda - 330€ (1550g).

No entanto ao ler os foruns dos nossos compatriotas do UK e USA reparei que lá as rodas custom made são quase consideradas obrigatórias, como aqui no forum também há quem tenha umas lá pensei "Será que consigo montar alguma coisa de jeito com 330€?". depois de uma procura\leitura intensiva consegui decidir-me por

Aro - H Plus Son Archetype - 50€ x 2 - 100€
Raios - Sapin Laser 20\24 ou 24\28 - 50€

nos cubos estou muito indeciso entre:

DT 350 - (200€) - Preço final das rodas - 350€ (1575g)
Novatec - (165€) - 305€ (1487g)
Hope Pro Mono RS (240€)- 390€ (1538g)
Planet x (115€)- 265€ (1485g)

Posto isto e espero não estar a alongar-me em demasia as duas questões fundamentais que queria deixar ao forum são:

1ª - Fico melhor servido com as Zonda ou umas à la carte? será que vale a pena todo o trabalho de montagem?
2ª - Caso a resposta seja à la carte, será que a diferença de preços emtre os cubos mais caros e mais baratos (125€) se justifica.
 

grouk

Active Member
caro amigo, eu tenho umas rodas custom made em carbono 50mm, estou super contente com elas, alias estou tão contente que já ando a magicar outra montagem, estou contente com elas em termos do preço e da qualidade da montagem.

so me deparei com um problema,esse problema são os nossos profissionais, quando precisei de enrraiar as rodas foi me muito difícil encontrar quem fizesse o serviço, tive que envia-las por correio para Lisboa, desta forma encareceu o valor em 16€ devido aos portes. não é pelos 16€ mas sim porque se arranjares alguém perto é melhor porque acompanhas a montagem.
quanto aos cubos eu usei uns cubos circus monkey que comprei no ebay por 100€ a pesarem 270g o conjunto, andei com eles 6 meses e depois troquei os rolamentos todos por SKF e ai sim ficaram de tal forma bons que parecem uns 240.por isso se o
para finalizar eu aconselho te mesmo uma montagem a la carte, certifica te primeiro que tens alguém que perceba do assunto e que te garanta que é capaz de fazer o serviço, quanto aos cubos em minha opinião, ia para os mais baratos tendo em conta o peso
 

Pintas

Member
Ok Grouk muito obrigado pela opinião, a minha dúvida era mesmo essa, será que o preço dos cubos mais caros justifica a diferença na qualidade\durabilidade? Assim acho que vou usar o que poupo nos cubos e optar por uns raios melhores tipo cx-Ray ou superspokes que achas?
 

duchene

Well-Known Member
Pintas
Bom desafio! E por isso, aqui vai a minha modesta contribuição...

Faltou aí alguma informação, como o teu peso e o perfil do teu "quintal", pelo que vou abordar o tema tendo em conta um ciclista a fugir para o pesado e que adora montanha... ou seja, pela minha experiência.

Dos três componentes da roda, aquele que olho sempre em primeiro lugar é para o cubo. Pessoalmente tenho uma visão de continuidade, em que os cubos são para manter muitos anos, recebendo, de tempos a tempos uma roupagem nova, leia-se aros e raios. O cubo em si, se for de qualidade e bem tratado, poderá ficar connosco até ao longo de várias bicicletas. Por isso é que é importante escolher uns bons cubos, sobretudo quando temos a oportunidade de construir umas rodas especiais, à nossa medida.

Neste componente, o peso deverá ser absolutamente secundário. Aliás, muito se mistifica em torno de cubos extremamente leves, não raras vezes recheados de rolamentos minúsculos, em busca de um ganho que muitas vezes passa apenas pelo número na balança. Pela sua posição na roda, a contribuição do cubo para a dinâmica rolante, nomeadamente na tão desejada facilidade em acelerar, é residual. O aro e os raios, e por esta ordem, são os elementos que mais contribuem para definir o comportamento das rodas, seja em termos de rapidez, seja em termos de rigidez e conforto. Para o cubo fica a missão de garantir que tudo funciona de forma perfeita e harmoniosa, por muitos e bons quilómetros. Mas, por outro lado, o cubo (e nomeadamente o traseiro) é o elemento mais complexo de uma roda: realiza dezenas de milhar de operações de engate de desengate por volta e, portanto, na minha opinião, convém que tenhamos ali um bom aliado.

Da tua lista, saltam imediatamente à vista os DT350. Este modelo herdou muita da tecnologia dos 240s, nomeadamente a mais importante que é o sistema de engate exclusivo. Não sendo absolutamente infalível anda lá perto. E a sua simplicidade, eficácia e facilidade de manutenção é lendária e isso vem já do tempo dos Hügi, nos anos 90. Por isso não será de admirar uma marca como a Lightweight tenha escolhido os 240s e 190s como base para construir as suas exclusivas rodas.

Neste momento, esta seria sem dúvida a minha escolha no que toca a cubos com um mínimo de qualidade, logo seguidos pelos Hope. Aliás, traduzindo esta escolha na prática, dois dos três conjuntos de cubos cá de casa são precisamente uns 240s+240s Lefty e uns Hope Pro 3. E o terceiro conjunto, os chamados reis da capoeira, são uns Chris King R45. Como vês, cubos interessantes e comprados com perspectiva de futuro.

Há poucos meses passei pelo mesmo processo de escolha em que te encontras agora, sendo que precisava de umas rodas para uma segunda bicicleta, dentro de um orçamento semelhante. Os 350 estavam com grande vantagem na lista de compras, tendo apenas sido ultrapassados por um negócio irrecusável de uma loja online que oferecia os Hope Hoops Pro 3 com Ztr Alpha 400 praticamente ao preço dos cubos soltos. Caso contrário teria acabado por comprar os DT350.

Raios e aros são outro dilema interessante...

Nos aros estás bem encaminhado com os H+Son, que é um aro de nova geração, largo e que fará um pneu confortável, mesmo em medida 23. Além disso têm um perfil muito bonito e que acho particularmente bem conseguido. Estão a ter boa aceitação e o preço que referes é bastante interessante, cerca de metade de um ZTR 340/400. No entanto são aros relativamente pesados o que, como disse acima, se reflecte no comportamento dinâmico da roda.

Poderás subir um pouco mais o orçamento e conseguir os Alpha 400, mais robustos ou até mesmo os Alpha 340, dos quais não tenho razões de queixa. Outras opções como os BOR ou os KinLin deixo ao teu critério por serem aros frágeis e com limites de peso apertados.

Quanto aos raios, sou um devoto da Sapim. São os raios que tenho espalhados ali pela oficina, nas várias bicicletas.

Os superspokes são raios fantásticos, sobretudo para uma roda frontal de estrada. A sua elasticidade traduz-se num maior conforto, comparados com raios de secção maior. E foi precisamente no conforto que notei maior diferença imediata, quando passei das anteriores RS80 para estas rodas.

Na altura que montei as Chris King, arrisquei nestes raios, uma vez que estavam a ser lançados e não existia ainda muita informação concreta. Quem me montou as rodas garantiu-me que seria a escolha acertada para o meu perfil de utilização e agora, quase 4 anos depois, posso afiançar que assim foi. Suportaram as maiores atrocidades em estrada e até fora dela, sem qualquer queixume. Só não os usei do lado da cassete atrás, por causa da torção. Optei pelos Laser e a parelha tem resultado bem, com alguma necessidade de afinação de longe a longe muito por culpa dos meus +85Kg e das estradas pouco recomendáveis e inclinadas por onde ando.

Estiveram em cima da mesa os Cx-Ray, mas não quis raios espalmados por uma questão meramente estética. No entanto as rodas de BTT, as tais com os 240s, estão montadas em CX Ray. Em 5 anos e pouco, além do afinar normal, apenas tive de trocar 3 raios porque foram atropelados pela corrente e pelo desviador, quando o dropout se partiu.

Continuo, porém, a achar os Laser como sendo o ponto de equilíbrio ideal, já que são raios leves mas acessíveis que não comprometerão e ajudam a manter o orçamento controlado. Afinal de contas sempre é 1.5€ por raio face aos cx-ray... e o peso é praticamente igual.

A montagem, como já foi dito, deverá ser feita por alguém que perceba o que está a fazer e sobretudo, que perceba para que queres a roda, fazendo as perguntas certas. Por exemplo, a mesma roda montada com diferentes tensões comporta-se de forma completamente diferente. Poderá agradar a um sprinter e ser detestada por um trepador...

E pronto, assim de repente é isto. Depois desta seca toda, apetece mesmo comprar as Zonda não é? :D E se tiveres um grupo Campy, porque não? São umas rodas bem interessantes e que despacham de forma rápida e indolor a questão de umas rodas novas. Ainda assim, não há nada como algo construído ao nosso gosto.

Respondendo concretamente ao que perguntas:
. Ficas igualmente bem servido com as Zonda ou com umas rodas à la carte, pelo menos no imediato. Mas precisares de um raio com urgência porque partiste um, talvez não consigas ir andar logo no dia a seguir...
. Para mim, justifica-se o investimento extra nuns cubos de qualidade. A longo prazo acabam por se revelar um bom investimento.

Por isso vai lendo o que se faz por aí, junta o o que recolheres aqui e, certamente, no final conseguiras fazer uma escolha informada e, sobretudo, de qualidade para pedalares muitos e bons quilómetros.

Boas escolhas!
 

quartilho

New Member
Boas, eu tenho umas Phantom e digo-te que são espectaculares a rolar consigo velocidades entre 40-45 km sem grande esforço e a subir são óptimas. Os cubos são excelentes rolam muito, eu tenho umas rodas sscar de 38 mm todas em carbono com rolamentos cerâmicos que não conseguem rolar tanto como estas progress phantom.
Não ficas nada mal servido com estas rodas.
 

Pintas

Member
Epá vocês são mesmo mauzinhos, agora que eu pensei, bem acho que vou para ali, eis que me baralham as contas outra vez e ainda bem que assim é.
Antes de mais queria deixar desde já um agradecimento especial ao Duchene por se ter dedicado a escrever tão extensa ajuda a um novato como eu, se eu já te admirava agora então ficas no topo da lista, espero poder agradecer pessoalmente um dia não só este post mas toda a tua contribuição em geral para o enriquecimento deste forum.
Assim sendo e tendo em conta que não corro nem faço competição e que maior parte das vezes ando à la Duchene (sozinho entenda-se) a minha visão é precisamente como a tua, a de ter umas rodas para muitos e bons anos, de preferência onde se possa fazer um upgrade, não sendo necessário que sejam as próprias rodas o upgrade em si.
Quanto a ficar com vontade de ir buscar as Zonda?? não agora fiquei foi mesmo decidido a montar umas a meu gosto.

Então como estamos:
Cubos:
Os Dt 350 sempre me encheram as medidas, gosto do aspeto, não são pesados (embora tb não sejam dos mais leves) e não comprometem, a unica coisa que não me agrada muito é a disponibilidade de furação (só tem 28\32) o que já me tinha posto outra duvida, a de optar pelos straight pull ou não mas não consegui compilar informação suficiente para os escolher em detrimento dos normais. com a contribuição do Grouk que tb já agradeci fiquei pensei ok PX é que vai ser e aproveito o € que poupo para melhorar os raios\aro, agora ao ler o Duchene fiquei outra vez mais inclinado para os DT.

Raios:
Tinha falado nos superspoke precisamente por ter lido na crónica do Duchene que eram muito bons mas a diferença de preço é realmente muito grande, se pusermos a hipótese de as rodas terem 20\24 ou 24\28 + alguns suplentes estamos a falar de 60 raios ou seja Laser 60x1€-60€ cx-ray 60x2€-120€ Superspoke 60x3.25 -195€ Já tinha decidido que seriam os laser mas vai depender do preço dos cubos e aros para tentar não fugir muito ao orçamento.

Aros:
Bem eu sei que os H+Son são algo pesadotes e a escolha final esteve entre os que referes (Duchene) alpha 340\400 e estes, no entanto a internet é uma imensidão de informação, e eu tenho a mania de não fazer nunhuma compra sem me informar muito bem ora posto isto a escolha recaiu sobre as H+Son essencialmente por 3 razões
1ª - como já disse anteriormente os olhos também comem, embora por vezes nos leve a escolher um componente um pouco pior mas o ser humano é mesmo assim e eu gosto mesmo do visual delas.
2ª - Como não faço competição e embora goste muito de subir, acho que retirar 500g às rodas atuais já é significativo e a diferença de preços ainda é considerável, se um dia mais tarde achar que o peso é realmente relevante sempre posso tirar 100\200g nas rodas só nos aros (vantagem da montagem à la carte).
3ª - por ultimo e como disse a internet tem informação por vezes em demasia e eu tento ver tudo o que está disponivel, dai que li varios artigos em que consideravam que os aros de 23mm tinha algumas vantagens em relação aos tradicionais de 19\21mm pelo que entre as H+son e as Alpha a escolha era obvia.(se bem que as reviews valem o que valem e se alguem tiver experiência de utilização destes aros que diga de sua justiça.
Muito obrigado a todos pelos contributos e eu vou dando informações acerca do processo de escolha e resultado final das mesmas.
 

fjota

Member
Quanto aos aros acho que deves saber (nos escuros) após umas travagens vai ser ''hey yo Silver!!!, por isso aconselho os de cor aluminio.
 

duchene

Well-Known Member
Pintas
Estamos cá para ajudar, a complicar! E desta vez, mais telegraficamente.

A furação só é um obstáculo se te incomodar a parte estética. Aparte disso, mais 4 raios por roda não incomodam e aliviam um pouco da pressão sobre o aro.

Quanto aos cubos straight pull, exigem raios específicos. E isso tem sobretudo inconvenientes, no que toca a encontrar substitutos em caso de quebra. No entanto, o sistema da DT até nem é dos piores para alojar a cabeça do raio e poderão ser uma opção se quiseres mesmo ir para os 24 raios. Para não ser parcial, há que dizer que os straight pull não são afectados por quebras na zona de dobra como os raios tradicionais embora, nos casos que conheço, 99% dos raios partiu noutro lado que não na curvatura.

Os aros mais largos permitem sobretudo que o pneu faça um efeito de balão maior, o que aumenta a absorção do chamado "road buzz", contribuindo para um maior conforto. A tendência actual parece ser "go bigger" e depois dos aros largos, lentamente os pneus 25mm também se começam a instalar no mercado...
 
Boas pessoal,

ando a "montar" umas rodas novas para a minha bici (finalmente). Alguns já sabem que é um pouco diferente do habitual por aqui, daí que as especificações das rodas tenham também um objectivo diferente...

inicialmente optei por:
Aros: Mavic open Pro
Cubo frente: SON Disc (dinamo - 32H)
Cubo trás: Deore XT (36h)
Raios: DT champion (2mm?)
Pneus: a decidir
Discos: a decidir

No entanto hoje fui à loja e houve um "problema" (não vale a pena os pormenores) com os aros e o tipo da loja falou-me nos aros H+Son.
Desconhecia a marca, mas fiquei imediatamente "vidrado" nos H+son Archetype e também gostei muito dos TB-14.

Já que falaram aqui nestes aros, alguma opinião após a sua compra?
Já agora o que pensam das opções que escolhi?

Relembro apenas que a minha bike é mais direcionada para touring, por vezes carrego 5/6 kg atrás nos alforges por isso as rodas têm mesmo que ser fortes....


abraços
 
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