Nunca me lembro de referir as HED. De facto, também a HED constrói rodas de carbono há mais de vinte anos e, tanto quanto me lembro, tem seguido um percurso semelhante à Zipp. Ambas surgiram no mundo do triatlo, embora a Zipptenha vindo a ser conhecida mais cedo no ciclismo de estrada. Mas também as HED já andam aí. E os preços são muito semelhantes.
Além disto, a HED tem propostas muito interessantes (pelo menos em termos de peso) no que respeita a rodas de treino de baixo perfil. Por exemplo as Ardennes …
É curioso que, este ano, as duas marcas evoluíram na mesma direcção e alargaram a secção dos aros com ganhos na velocidade, aerodinâmica e conforto e ainda resistência aos furos, no caso das versões para pneu.
No que respeita ao aspecto dos cubos, pessoalmente eu gosto mais dos Zipp. Uma das razões é porque o cubo HED da frente não tem flanges e o detrás só tem do lado da cassete, o que lhes dá um aspecto estranho. A versão mais leve dos HED (os flamme rouge) pesam 76 g e 215 g, à frente e atrás, respectivamente, enquanto os Zipp pesam 88 e 188 gramas Uma diferença de apenas 15 gramas.
Mais uma curiosidade relativamente às rodas Zipp: Para além das alterações nos aros, a Zipp redesenhou os cubos, o corpo é feito de uma liga mais resistente e o eixo aumentou de diâmetro. Agora têm um anel de aperto que, ao mesmo tempo que protege o interior, permite ajustar com precisão a carga de aperto nos rolamentos. Nas antigas este anel era de carbono e estava fixo por um
O-ring. De acordo com a Zipp este novo anel, mais resistente e estanque, praticamente elimina a necessidade de manutenção.