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Rodas Zipp

fxog

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Além das Zipp gosto também das Hed por serem conhecidas pela sua durablidade e não são muito caras e também das bontrager mas estas são bem caras, mas claro que não sei se se comparam as zipp
 
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ALNM

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Nunca me lembro de referir as HED. De facto, também a HED constrói rodas de carbono há mais de vinte anos e, tanto quanto me lembro, tem seguido um percurso semelhante à Zipp. Ambas surgiram no mundo do triatlo, embora a Zipptenha vindo a ser conhecida mais cedo no ciclismo de estrada. Mas também as HED já andam aí. E os preços são muito semelhantes.
Além disto, a HED tem propostas muito interessantes (pelo menos em termos de peso) no que respeita a rodas de treino de baixo perfil. Por exemplo as Ardennes …

É curioso que, este ano, as duas marcas evoluíram na mesma direcção e alargaram a secção dos aros com ganhos na velocidade, aerodinâmica e conforto e ainda resistência aos furos, no caso das versões para pneu.

No que respeita ao aspecto dos cubos, pessoalmente eu gosto mais dos Zipp. Uma das razões é porque o cubo HED da frente não tem flanges e o detrás só tem do lado da cassete, o que lhes dá um aspecto estranho. A versão mais leve dos HED (os flamme rouge) pesam 76 g e 215 g, à frente e atrás, respectivamente, enquanto os Zipp pesam 88 e 188 gramas Uma diferença de apenas 15 gramas.

hub3.jpg
hub4o.jpg


Mais uma curiosidade relativamente às rodas Zipp: Para além das alterações nos aros, a Zipp redesenhou os cubos, o corpo é feito de uma liga mais resistente e o eixo aumentou de diâmetro. Agora têm um anel de aperto que, ao mesmo tempo que protege o interior, permite ajustar com precisão a carga de aperto nos rolamentos. Nas antigas este anel era de carbono e estava fixo por um O-ring. De acordo com a Zipp este novo anel, mais resistente e estanque, praticamente elimina a necessidade de manutenção.

zippwheels60.jpg
zippwheels90.jpg
 
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fxog

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Sim, realmente às Zipp não podemos apontar o dedo a nada, só mesmo ao preço, mas a qualidade paga-se.
Ainda, as Hed parecem-me mais baratas segundo o que vi como as Jet V60 Wheelset (carbono e aro aluminio) por 1100€ ou as Stinger Carbonlite 60 (full carbon - 1326g) por 1200€, modelos que pelo menos para triatlos parecem ser adequadas. Mas será que serão melhores do que umas zipp como as 404? Penso que não, mas assemelham-se.
 

MJRocha

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Tens também as Aerozenith (valores a rondar os 1300€, para as mais acessiveis) que em França já têm bastante fama e também as Reynolds (que agora que comprou a Lew já tem também umas das rodas mais leves :D ).

Para quem quiser experimentar umas relativamente baratas, mas que pelo que li numa revista até são aceitaveis desde que se reaperte os raios após algumas saidas, são as Matrix (são as mesmas que estão á venda na Fizzbikes, mas contruidas por esta marca).

http://www.matrix-nord.com/
 
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eu estou indeciso entre comprar as zipp 404 tubular ou de pneu normal.

tulubar

+ peso menor
+ performance

- ter de colar os pubulares
- andar com tubulares as costas nos treinos
- durabilidade das rodas

pneu(clincher)

+maior durablidade
+mesmo sistema de outras rodas

- perda performance
- preço muito equivalente as tobulares

mas estou a pensar para as tubulares em carbono pois tenho umas boas rodas de substituição, shamal ultra da campagnolo.
mas tenho alguma duvida os calços dos travões das rodas de carbono são compatíveis com as de alumínio? ou sempre que mudar de rodas na bike tenho de mudar também os calços dos travões?
 

nogueira.nuno

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Convem trocares de Calcos sim, cada vez que passas de Aluminio para Carbono porque senao podes como que riscar e danificar a superficie de carbono com os pequenos pedacos de aluminio que possam existir nos calcos.

De qualquer maneira e sempre melhor teres um calcos mais macios para usar com o Carbono e outros para os Aros de Aluminio porque usando uns macios em aluminio travam melhor mas tambem se vao embora mais depressa, em chuva entao ainda pior!!
 

Burning Dogma

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Na maioria das vezes é verdade:D Os calços é "obrigatório" mudar pelas razões que o Nuno referiu, o que na minha opinião não é muito prático.
 

fxog

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Full carbon é consideravelmente mais leve, mas tem a desvantagem de ser necessário trocar de sistema de travões, se não, vais ficar com as rodas "comidas".

Acho que ouvi falar também que full carbon quando molhadas, não travam grande coisa (mas não afirmo com certeza, talvez alguem irá corrigir-me :p ). Tens de ver para que pretendes, por exemplo para estradas cheias de buracos, como aqui na Madeira, tubular só mesmo em provas e mesmo assim...bem :rolleyes:

As clincher são muito muito mais resistentes devido ao aro de aluminio, por isso aconselham desse tipo na minha zona, agora tens de ver onde pretendes usar, no continente é mais rolar, aqui é subida e subida da dura (mais leves ajudavam) mas esburacadas (por isso optamos pelas clincher)
 

nogueira.nuno

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Nao e trocar o sistema de travoes mas sim trocar/instalar umas pastilhas novas de travao ou podes sempre testar umas de cortica a ver sao melhores que as de borracha num Aro de Carbono.
De resto entendo e concordo perfeitamente contigo!!
 

fxog

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Sim, quando eu disse sistema de travoes, era mais em relação aos calços, normalmente os de cortiça são melhores nas rodas de aro de carbono (full carbon) e duram mais tempo, que não acontece nas clincher (aro aluminio) para estas é melhor as normais, borracha.

Nas Full carbon de borracha (normais) no carbono agarram um pouco mais, mas são bem barulhentas, são menos previsíveis, são um pouco mais perigosas, duram menos; em descidas longas e travagens repentinas, é melhor ter uns calços novos à mão e na chuva, bem, "não há travões" :p

Nestas mais vale meter uns de cortiça, que são mais própios, e não dão dores de cabeça nas descidas com curvas :D

Mas não fugindo muito a pergunta anterior, e como já respondi, escolhe consoantes todas as condiçoes pensaveis (ou as mais importantes), não vás dar 1600€ por umas aro carbono por umas zipp e no 1ºs "poços sem fundo" ficar com uma racha :rolleyes:
 
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ProfeTa7

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Desculpem a intromissão mas calços de cortiça são a melhor opção.

Os de borracha tendem a derreter na superfície de carbono pois o calor gerado pela travagem em vez de ser absorvido pelo alumínio na superficie de travagem como numa roda "normal" este passa todo para o calço. O calço de borracha ao "derreter" dá a sensação de prender a roda, como se esta tivesse empenada podendo até ser perigoso.

Eu ando com uns de cortiça e nota-se que é preciso uma mão mais firme para estes actuarem como os de borracha mas nunca me falharam e em chuva travam bem. Às vezes o suficiente para para perder tracção :p

Ao fim de um tempo começam a ficar carbonizados (queimados) mas a troca nunca é muito cara. Existem também uns calços mesmo em borracha próprios para carbono mas penso serem mais caros :confused: Marca Kool-Stop se não me engano.
 

Burning Dogma

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Um aro de carbono não se gasta mais rápido que um alumínio? Sinceramente faz-me uma confusão do caraças um aro de carbono na chuva com todas as areias e impurezas que se acumulam nas rodas e na pista de travagem....
 

fxog

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Já estão a fugir um pouco ao tema principal...
Já agora, alguém conhece algum site com rodas zipp (as 303 ou 404) a preço de mercado negro? :D
 

Sintace

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Oh Nuno, abocado acabei de ter exactamente a mesma ideia...

Mas quando vim cá para Postar...Já cá tavas Tu a dizer o que eu ia dizer!
Sempre na Frente tu...:cool:

É uma Boa Ideia...Mercado Negro, What Else?!

Abraço
 

fxog

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Suponho que tenham razão. :p Preço baratucho, qualidade da treta. Mais vale dar os famosos 1600-2000€. Apesar de quando me referir a "preço de mercado negro", era um lá pos +-1200-1400, :rolleyes: o que é "oferecido" para as zipp de boa qualidade :D
 
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