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Rodas de carbono...

imperador

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Boas.
Estou a pensar em adquirir umas rodas em carbono perfil 50mm e queria saber se independentemente da marca que compre ,caso passado algum tempo se tiver que mudar os cubos das rodas e raios por desgaste ou partir algum raio, tem que ser específicos para aquela roda ou todos os cubos ou raios dão para todas as rodas dentro do mesmo perfil?:eek:
 

super.byke

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vamos por partes
se comprares uns aros tens que ver a furação
no meu caso eu escolhi aros de 20 furos para a frente e 24 para traz
Neste caso pode-se montar qualquer cubo de 20 furos para a frente e 24 para traz
tendo os aros e os cubos podes determinar a medida dos raios (por norma tens 3 medidas, uma para a frente e 2 para traz).

Se entretanto partir algum raio terás de comprar (de preferência igual por razões obvias) da mesma medida

Agora se pretendes posteriormente mudar os cubos, provavelmente os raios não vão servir se as medidas dos mesmos forem diferentes dos anteriores

De notar que algumas rodas de marca só admitem os raios que já vem nelas (por exemplo as Mavic)
 

imperador

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Estou inclinado para comprar estas rodas.http://www.youtube.com/watch?v=8bR4i1_pg5g
ZeroRival Clincher Shimano 50mm ,que tambem são de 20 furos para afrente e 24 para traz ,mas estou com receio caso tenha algum problema, visto não existir importador cá em Portugal.
Mas pelo que entendi se por caso se partir um raio tem é que ter o mesmo tamanho por logica,não é especifico para aquele aro ou cubo.
Quanto as calços de travão tambem não são especificos para estas rodas,tem é que ser para carbono?
Posso comprar qualquer um desde que seja para travar em carbono?
 

super.byke

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nesse caso deves perguntar ao fabricante da roda se vende raios em separado para essas rodas ou então a marca/modelos para procurares no mercado.
Os calços têm de ser específicos para carbono e qualquer um serve... bem nos carros é como nos carros existem fiat, renault, mercedes, ferrari, etc.
Eu optei pelos amarelos da swissstop
 

imperador

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No caso da roda empenar, qualquer casa de bicicletas especializada faz essa manutenção ?
A manutenção mas mesma é que me esta a deixar com um pé atraz na aquisição.
 

tdi

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Imperador...
já te respondi noutro topico sobre essas rodas.
Seria boa ideia manteres só um tópico sobre elas senão a pouca informação que existe vai se dispersar...
 

amorais

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Boas,
aproveitandon o tópico gostava da vossa ajuda para construir umas rodas carbono 40mm tubular.
Gostava que as rodas não tivessem peso superior a 1300Kg .
Que peso devem ter os aros ?
Qual o nº de raios atrás/frente ?
Qual o peso dos cubos ?
Obviamente que Não tenho a minima noção dos pesos em separado , quando vejo uns aros á venda com x gramas não sei se são leves ou pesados para atingir o meu obejctivo, não menos importante como seria de esperar é o preço.
Peso 60 Kg
Ab
 

ivan

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penso que com 20x24 raios atinges os teus objectivos, nao é necessario ir a extremos de poucos raios penso que no ebay encontras aros bem ligeiros para a tua montagem, depois falta-te os cubos ai é onde te perdes nas escolhas que tens. pega num papel vais anotando o peso dos componentes e fazes as contas, nao te esquecas dos raios por pouco que pesem sao sempre peso
 

MJRocha

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Eu penso é que o pessoal pensa muito no peso total, mas mais vale pensar mais no peso das jantes que dos cubos, pois mesmo que sejam diferenças de +- 50g (nos cubos), interessa é ter pouco peso na periferia.
E já agora, para quem quer fazer uma montagem artesanal, acho preferivél irem para uns raios redondos do que uns laminados, pois é muito fácil as rodas ficarem desalinhadas logo nas primeiras voltas (isto principalmente se quem as montar não tiver muito experiência em montagens de carbono), primeiro porque os raios laminados têm tendencia para rodar aquando das primeiras voltas devido ás tensões (por isso normalmente rodas de carbono ,principalmente com raios laminados) devem ser montadas com recurso a tensiómetros (também porque os aros de carbono não aguentam tanta tensão como os de aluminio, normalmente os construtores até colocam as tensões maximas para os ditos aros). Aliás, basta montar um tubular para por vezes esses mesmos raios rodarem um pouco aliviando a tensão, é que o próprio tubular vai criar pressão no aro e este normalmente vai diminuir a tensão dos raios.
 
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