• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Rodas de Carbono...muita análise...alguma indecisão -> Lanço o desafio!!

cutkiller

Well-Known Member
Gastares 1300€ por exemplo numas rodas é um desinvestimento porque as bicicletas de travão normal estão a desvalorizar muito e até os fabricantes já estão a deixar as rodas normais de lado...
Dentro em pouco tempo já não vamos usar e ouvir a expressão "aquela bicicleta de discos"... Iremos dizer apenas "aquela bicicleta"... E as bicicletas com travão normal serão faladas como "as bicicletas de travão dos antigos"...

No meio de tanto paleio que para aqui houve..
Este acho que foi o melhor... Eu neste momento nunca na vida gastaria tanto dinheiro numas rodas, porque a desvalorização delas vai aumentar com a entrada dos discos!

De resto é como já disseram... Com esses valores são todas excelentes.. A única questão é só mesmo... Qual delas gostas mais?!?
 
  • Like
Reactions: RTC

Bruso

Well-Known Member
Essa história dos discos para mim não cola.

Umas boas rodas serão sempre umas boas rodas e Ainda faltam muitos anos até o mercado ser dominado pelos discos. Mesmo que queiras trocar de bike futuramente de certo que terás imensas opções com travões de caliper.
Os grupos eletrónicos também iam acabar com os mecânicos mas no entanto a Shimano lançou o ano passado novo modelo Dura Ace mecânico. Há espaço para tudo.

Mas também tenho que concordar que umas rodas de carbono para disco seriam uma opção mais segura mas por questões de durabilidade. Mas isso nem é hipótese para aqui.
 

sidorio

Well-Known Member
É como diz mais ou menos a música:
"Travões de disco killed the travões tradicionais" :D

É a teoria da evolução... mas continuam a existir radios, discos de vinil, macacos :D
Killed? Quanto muito “is killing”...

Primeiro nunca vai matar totalmente os travões tradicionais.

Segundo, é certo que vai assumir o seu lugar mas é um processo que demora o seu tempo.

A este propósito pergunto qual a % de bikes com disco é que vês na tua volta de domingo? 10%? Menos ainda? Estas coisas não mudam de um dia para o outro por isso é que digo que considerar que já o disco já matou o travão tradicional é MUITO precoce :)

Disclaimer: dono de bicicleta de travão tradicional :p

Quanto ao argumento da desvalorização pode nem ser um tema. Eu se comprasse umas rodas desse preço muito provavelmente não estava a pensar na sua venda futura. Com a bicicleta a mesma coisa, nem considero uma possível venda, mas isso é com cada um
 

pticeman

Active Member
Eu também andava com ideias de comprar umas rodas e pedi aqui opiniões, logo o que me aconselharam foi a ficar com as mesmas pois n ia ter ganhos etc, mas aceito isso como boas intenções de ajudar mesmo com algumas brincadeiras pelo meio:), mas enfim como sou teimoso acabei por comprar na mesma umas em carbono em segunda mão e até a data estou contente com elas, não obtive ganhos como me disseram e ando sempre com receio de partirem ou enpenarem, mas o que para mim mais conta está lá é olhar pra ela e dá-me uma vontade enorme de ir pedalar!
 
  • Like
Reactions: ams

Bianchi

Active Member
(Se conseguires comprar em nome de uma empresa ainda ficas isento do IVA...

Explica lá isso?

Que eu saiba a proposta de IVA sobre a aquisição de bicicletas de 23% ser reduzida para uma taxa intermédia (13%) de IVA foi rejeitada, pelo voto contra do PS.
Ou há alguma alteração ao estatuto de benefícios fiscais para entidades com contabilidade organizada que não esteja a ver. Também a recuperação de IVA só seria possível se afectasses a bicicleta à tua actividade... o que, excepto se tiveres uma empresa com um CAE de paasseio turístico ou ao mundo do ciclismo/desporto, será muito difícil.

Mas explica lá isso melhor.
 

Bianchi

Active Member
@gfnc Pelo menos para a grande maioria que se contentaria com umas de 400 ou 500 paus (e mesmo assim teria que ter cuidado como dar a noticia à "ministra das finanças" lá do burgo :rolleyes::p).

E era isto. Eu não sei que te aconselhar... eu sou daqueles que para comprar uma bike de 1350 biscas, tive que meter um pedido especial ao ministério das finanças bem justificado e com um plano de pagamento de acordo:eek:!!!!

O GFNC é solteiro.

P.S.: brincadeira, não faço a mínima ideia. Mas se é solteiro é feliz:p
 

Joao_P

Active Member
O disco é uma evolução e uma tendência dos tempos que correm, basta ir as lojas e ver a quantidade de bicicletas deste ano que se venderam sem disco, compreendo que para os mais puristas ainda fiquem renitentes à mudança e que o fator peso seja um pouco preocupante para quem se preocupa mais em ter menos umas gramas na bike do que ter um sistema de travagem mais eficiente principalmente em condições climatéricas mais adversas, ja tive as duas e prefiro disco sem dúvida nenhuma!
Também se dizia que a Porsche ia perder clientes quando começou a fazer Berlinas e SUVs e ainda por cima a gasóleo e agora é ver aí os tais puristas de Panamera e de Cayenne e as vendas a bater recordes :) :)
 

Bianchi

Active Member
O disco é uma evolução e uma tendência dos tempos que correm, basta ir as lojas e ver a quantidade de bicicletas deste ano que se venderam sem disco,

O que interessava era perceber quantas de disco estavam à venda versus travão tradicional... por exemplo, esteve numa das maiores lojas da zona Oeste e quase foi preciso ir ao armazém para ver uma de travão normal. Mas lá por as marcas/lojas quererem vender travões de disco não quer dizer que sejam melhores (bicicletas de estrada, claro).

Acho que este video diz tudo. Agora cada qual compre aquilo que acha melhor para si e para a sua utilização. Se por acaso houver marcas que deixam de ter os travões tradicionais obviamente que também perderão clientes (os que não querem travões de disco). Ja acontece o mesmo no mercado automóvel e com os motores diesel (ex. Lexus/Toyota).

Travões de disco? Valem a pena a troca?
 

Carolina

Well-Known Member
9 mudanças numa bike de estrada eram mesmo necessárias?
10 mudanças numa bike de estrada eram mesmo necessárias?
11 mudanças numa bike de estrada eram mesmo necessárias?
12 mudanças! É mesmo necessário?

Aquilo que eu vejo, é que todas as pessoas que passaram para os discos não estão arrependidas e agradecem a travagem extra.

As marcas vão sempre oferecer o travão tradicional, mas provavelmente fazem como a trek e só consegues os modelos de topo com disco.
 

Bruso

Well-Known Member
E és tu que fazes a manutenção da bicicleta ou vais deixá-la à loja?
Ainda não tive necessidade de fazer manutenção. Quando chegar à altura logo verei. Mas isso foi ponderado quando comprei a bike e era mesmo o único contra dos discos.
 

Carolina

Well-Known Member
Em termos de afinação e lavagem perde-se mais alguns minutos.
Pensava que a afinação ia ser complicada, mas depois de perceber "o esquema" é algo que se faz com facilidade.

Diria que o único problema a sério é a troca do líquido, mas como já vai à oficina umas 2-3 vezes por ano, basta incluir essa troca numa das idas.
 
Top