• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Rodas de Carbono...muita análise...alguma indecisão -> Lanço o desafio!!

Pires

Well-Known Member
Bom dia,
A minha observação foi apenas com o sentido de tentar ter opiniões fundamentadas, por experiências próprias ou por amigos...evitar "eu ouvi dizer que um fulano tal tem umas e são boas/más".
Espero ter-me feito entender...
Obrigado
Sim fizeste, o problema é que o comum mortal que vem ao fórum não tem umas rodas de 1500€ :p por vezes nem a bicicleta completa atinge esse valor
 

KAMIKAZE

Well-Known Member
Acho que ainda ninguem questionou e como tal... que bicicleta tens? Que rodas tens na actualidade? Que ripo de percursos fazes? Quantos km fazes por volta????
 

antunesfilipee

Well-Known Member
O facto de ter um orçamento de 1500€ não invalida as perguntas acima.

O próprio @gfnc disse, há cerca de 6 meses atrás:
"Não passo de um domingueiro, que gosta de fazer km.
A média semanal são 150/200km, não há tempo para mais neste momento"

Isto pode ter mudado, como é óbvio. Mas caso não tenha mudado nem venha a mudar, valerá mesmo a pena gastar 1500€ numas rodas? Vai mudar alguma coisa nas voltas que ele dá?
Só estou a perguntar. Por mim, cada um que gaste o que quiser (e tiver!) :)
 

joseruivo

Well-Known Member
Isto pode ter mudado, como é óbvio. Mas caso não tenha mudado nem venha a mudar, valerá mesmo a pena gastar 1500€ numas rodas? Vai mudar alguma coisa nas voltas que ele dá?
Só estou a perguntar. Por mim, cada um que gaste o que quiser (e tiver!) :)

A partir de certos valores a relação custo/beneficio é sempre a descer. Posto isto, precisar, salvo quem faça competição, ninguém precisa destas coisas! Gostar, já é outra coisa - ninguém "precisa" de um Ferrari ou uma Ducati. Mas ele também não pediu oipinião sobre se valia a pena... E depois há sempre o fator estético :cool:
 

Bruso

Well-Known Member
O facto de ter um orçamento de 1500€ não invalida as perguntas acima.

O próprio @gfnc disse, há cerca de 6 meses atrás:
"Não passo de um domingueiro, que gosta de fazer km.
A média semanal são 150/200km, não há tempo para mais neste momento"

Isto pode ter mudado, como é óbvio. Mas caso não tenha mudado nem venha a mudar, valerá mesmo a pena gastar 1500€ numas rodas? Vai mudar alguma coisa nas voltas que ele dá?
Só estou a perguntar. Por mim, cada um que gaste o que quiser (e tiver!) :)
Não invalida mas para mim são perguntas que não fazem sentido. O user veio cá pedir conselhos sobre que rodas topo de gama escolher. Não veio perguntar se achávamos que devia comprar umas rodas topo de gama. Ele até foi claro no perfil de roda que quer portanto nem é preciso perguntar em que tipo de terreno pedala.
 

KAMIKAZE

Well-Known Member
Não invalida mas para mim são perguntas que não fazem sentido. O user veio cá pedir conselhos sobre que rodas topo de gama escolher. Não veio perguntar se achávamos que devia comprar umas rodas topo de gama. Ele até foi claro no perfil de roda que quer portanto nem é preciso perguntar em que tipo de terreno pedala.

Então mas isto não é um forum??? Mas não posso opinar pk? Se ele não quer opiniões, conselhos, preferencias ou que é que seja, compra o que mais gostar e não vem para aqui dizer o que achamos ou deixamos de achar... não é por nada que ninguem deu muito cavaco no inicio... uma vez que veio fazer a pergunta, gostava de saber primeiro o que o leva a querer umas rodas com perfil mais alto em Carbono, ou não posso??? E porque não umas excelentes rodas em alumínio??? Se calhar se soubermos o verdadeiro propósito poderemos aconcelhar melhor não? Não e para isso que o forum tb serve? Se no fim quiser mesmo carbono, entao força compra o que achar melhor e o que gostar mais. Outra coisa, rodas de 1500€ não são umas top de carbono... no maximo uma boas rodas... agora em alumino, nas casa dos 1000€, ja compras umas excelentes rodas.
 

jpacheco

Well-Known Member
Outra coisa, rodas de 1500€ não são umas top de carbono... no maximo uma boas rodas... agora em alumino, nas casa dos 1000€, ja compras umas excelentes rodas.

Também não é preciso exagerar. 1500 é um bom orçamento para umas rodas de carbono... e bem boas. E com 400 paus compras rodas de alumínio de qualidade. Só gastas mais se quiseres ou tiveres outros interesses.
 

Bruso

Well-Known Member
Ninguém te proibiu de opinar. Opina sempre e quando quiseres, ´é isso que se quer aqui no fórum.
Já deu para perceber que o rapaz tem 1500€ que quer gastar numas rodas. Quem vem com um orçamento desses para aqui não está à procura de ser demovido.
Se fosse alguém com um orçamento de 800€ e que quisesse umas rodas de carbono, eu já estava contigo nesse tipo de perguntas. Dizia-lhe logo para esquecer carbono e comprar alumínio.

1000€ para comprar rodas de alumínio? Isso já é exagerar mas que as há, há.
 

gfnc

Member
Boa noite,

Vou tentar responder a todas as questões, ou pelo menos as que considero necessário comentar.
Obrigado desde já a todos os comentários.

  1. Tubeless ou câmara de ar?
    1. Como mencionei logo no meu primeiro comentário, tenho preferência por tubeless, dado que já uso neste momento. Portanto assumo que este tem larga vantagem comparativamente à câmara de ar.
  2. A nível de orçamento, o limite será 1500 euros
    1. Este teto máximo não invalida que gaste menos, se houver alguma possibilidade com boa relação custo/qualidade.
    2. Este valor foi com base a um dos comentários que li entre muitos, que rodas de carbono boas/fiáveis os preços rondam os 1500.
  3. A bicicleta que tenho é uma Giant TCR Advanced 1 (ano 2018), grupo ultegra e rodas vision trimax 30
  4. Percursos são variados
    1. podem ter 800 de acumulado como 2000
    2. A nível de km, cada volta anda entre os 100 e os 140 km
    3. penso em fazer alguns desafios este ano (Grandfondo)
  5. A razão para umas rodas de carbono?
    1. estética, não escondo!
    2. segundo consegui perceber ganharei algum conforto e rigidez
    3. perfil para ajudar a rolar melhor? Segundo dizem ajuda.
    4. eventualmente reduzir algum peso ao conjunto
    5. Não procuro de todo baixar 5 segundos num percurso, ou ganhar/perder watts de potencia
Creio que respondi/comentei as publicações que questionavam algo. Acho que não me esqueci de nenhuma.

Agradeço o vosso contributo.

Cumprimentos
 

gfnc

Member
Solicito a algum administrador que apague o primeiro tópico, ficou incompleto e não consegui editar.

Obrigado
 

RTC

Moderador
Staff member
@gfnc...bom...mas olha que as rodas que tu tens actualmente até não são más de todo!
Têm um peso interessante (1580gr declaradas), já são tubeless, têm 30mm de perfil.
Sei que rolam bem, boa rigidez.
Não estás assim tão mal servido para teres que fazer um investimento desses.
Não há mais nada na bicicleta que queiras melhorar? Ou neste momento é mesmo só as rodas?
 

gfnc

Member
@gfnc...bom...mas olha que as rodas que tu tens actualmente até não são más de todo!
Têm um peso interessante (1580gr declaradas), já são tubeless, têm 30mm de perfil.
Sei que rolam bem, boa rigidez.
Não estás assim tão mal servido para teres que fazer um investimento desses.
Não há mais nada na bicicleta que queiras melhorar? Ou neste momento é mesmo só as rodas?

Não me ocorre assim mais nada que possa melhorar...
Grupo Ultegra, periféricos Ritchey WCS, Selim Specialized....

A questão da troca de rodas, assumo sem problemas, que talvez o fator que me faz pensar mais na troca é o estético....ganhando também, creio eu, outras vantagens inerentes às rodas de carbono.

Obrigado
 

JBG

Well-Known Member
Não me ocorre assim mais nada que possa melhorar...
Grupo Ultegra, periféricos Ritchey WCS, Selim Specialized....

A questão da troca de rodas, assumo sem problemas, que talvez o fator que me faz pensar mais na troca é o estético....ganhando também, creio eu, outras vantagens inerentes às rodas de carbono.

Obrigado

Com que facilidade lanças a bike nos 40 km/h a rolar de peito ao vento?
Isto para perceber o ganho que poderás ter ou não ter numa roda com maior perfil.

Abraço!
 

NULL

Moderador
Staff member
Não me ocorre assim mais nada que possa melhorar...
Grupo Ultegra, periféricos Ritchey WCS, Selim Specialized....

A questão da troca de rodas, assumo sem problemas, que talvez o fator que me faz pensar mais na troca é o estético....ganhando também, creio eu, outras vantagens inerentes às rodas de carbono.

Obrigado

Boas!!

Eu tenho acompanhado este tópico com atenção e curiosidade. É de facto um tema onde há opiniões para todos os gostos e feitios.

Eu já andei com Reynolds Assault, Prototype Pro Tour SL3, DtSwiss PRC1400 (65) e Roval CLX 64. A sensação que dá é que quanto maior o perfil maior a capacidade de rolar, mas estou a falar de sensações, não estou a falar de certezas, até porque como foram utilizadas em bikes diferentes podem logo contaminar a análise.

A única reserva que eu tenho quanto às rodas de carbono para pneu/tubeless é facilidade com que podem dar problemas na pista por sobreaquecimento. Investir 1500€ numas rodas e depois vê-las aos "papos" a descer uma serra muito exigente é um desconsolo. Para quem faz muita serra e exige muito dos travões faz sentido pensar numa solução a disco.
 

gfnc

Member
Com que facilidade lanças a bike nos 40 km/h a rolar de peito ao vento?
Isto para perceber o ganho que poderás ter ou não ter numa roda com maior perfil.

Abraço!

Hmmm...não é coisa que tenha muita atenção.
Mas gosto de rolar depressa, e puxar pelo esqueleto
Não digo que seja com grande facilidade, mas faço umas "tiradas" (não durante muito tempo ;) )

Devo também referir que não sou obcecado em aumentar velocidade de ponta, nos watts, e afins... gosto de me desafiar a mim próprio porque me sinto bem, nada mais.

Obrigado
 
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