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Rodas Chinocas

GuilhermeOliveira

Well-Known Member
"Temos que adequar a velocidade ao estado do tempo, condições da estrada e veículo..." :cool:
Eheheeh, e um gajo vai passar vergonha a subir e depois a descer!!!???, Naaaaaaaaaa, posso passar vergonha a subir mas depois a descer têm de ter "os" mais negros que eu, e nem é preciso prato 53, é só deixar a rapariga fazer o que sabe, descer e sem esforço, ehehehe

Se gostas avança e caga na conversa
 

petrix

Well-Known Member
Tenho umas com 35mm e já sinto influência dos ventos laterais... com 50mm e por aí acima imagino que ainda seja bem pior...
Mas é aquela história que se aprende nas aulas de condução.
"Temos que adequar a velocidade ao estado do tempo, condições da estrada e veículo..." :cool:
Eu também já tive umas de 50mm... visualmente ficam mais bonitas e em plano rolam melhor, mas já tive uns sustos especialmente a descer com vento e também quando passavam os camiões... Agora tenho umas de 35mm... bem melhor... ganhei novamente confiança a descer...:)
 

Negoci8er

Well-Known Member
Eheheeh, e um gajo vai passar vergonha a subir e depois a descer!!!???, Naaaaaaaaaa, posso passar vergonha a subir mas depois a descer têm de ter "os" mais negros que eu, e nem é preciso prato 53, é só deixar a rapariga fazer o que sabe, descer e sem esforço, ehehehe

Se gostas avança e caga na conversa
Ehehheh
@GuilhermeOliveira, andas com o aço e não gostas de vergar! :p
Acho muito bem, todos nós temos o nosso orgulho e mesmo sem andar em competição ninguém gosta de "ficar mal na fotografia".

Como referi não será para já... tenho umas Fulcrum racing 4 DB, que até não são muito pesadas 1690g e até ao momento têm sido 5*****.
Já levaram muitas pancadas e nada de empenos, raios partidos...
O aumento do perfil é como disse mais estético até, acho que dá um ar mais racing, mas não será para já...
Gostava era de encontrar algo com o melhor dos 3 mundos estético (50mm), preço, peso. :p
 

Negoci8er

Well-Known Member
Eu também já tive umas de 50mm... visualmente ficam mais bonitas e em plano rolam melhor, mas já tive uns sustos especialmente a descer com vento e também quando passavam os camiões... Agora tenho umas de 35mm... bem melhor... ganhei novamente confiança a descer...:)
:rolleyes:
35mm é o que tenho agora e sinto alguma influência com ventos e camiões, será que 50mm me vou arrepender...? :oops:
Foi com as de 50mm que fizeste aquela prova com o kostaviks, acima dos 40km/h? ;)
 

curioso

Active Member
Eu sou leve vivo em zona de ventos suaves e num mês já ia tombando duas vezes com as de 5cm.
Recomendo 3 a frente e 5 atrás por exemplo se forem as únicas rodas que tenham. Ou 3 3,
O grande efeito dos ventos é na direção
 

petrix

Well-Known Member
:rolleyes:
35mm é o que tenho agora e sinto alguma influência com ventos e camiões, será que 50mm me vou arrepender...? :oops:
Foi com as de 50mm que fizeste aquela prova com o kostaviks, acima dos 40km/h? ;)
Sim, foi ainda com a minha bike antiga... :)... Mas não estou nada arrependido de ter baixado o perfil, como disse, ganhei novamente confiança a descer e mais segurança.
 

jcca

Well-Known Member
Vou ter de discordar de vocês (quase) todos.
Eu tenho umas 58 e não passa nada, o que vos digo comprem os aros certos (daquelas marcas que de facto estudam a coisa, tem diferença na largura do aro e na forma do mesmo) e vão ver que existe diferença, com vento contra, com vento a favor e então com vento lateral também, para bom entendedor dois números bastam (58).
Pedalem e não gastem mt travão.
 

Negoci8er

Well-Known Member
Vou ter de discordar de vocês (quase) todos.
Eu tenho umas 58 e não passa nada, o que vos digo comprem os aros certos (daquelas marcas que de facto estudam a coisa, tem diferença na largura do aro e na forma do mesmo) e vão ver que existe diferença, com vento contra, com vento a favor e então com vento lateral também, para bom entendedor dois números bastam (58).
Pedalem e não gastem mt travão.
@jcca, quais são as rodas que usas?
 

JBG

Well-Known Member
Vou ter de discordar de vocês (quase) todos.
Eu tenho umas 58 e não passa nada, o que vos digo comprem os aros certos (daquelas marcas que de facto estudam a coisa, tem diferença na largura do aro e na forma do mesmo) e vão ver que existe diferença, com vento contra, com vento a favor e então com vento lateral também, para bom entendedor dois números bastam (58).
Pedalem e não gastem mt travão.

Sim, sim, eu também pensava isso até descer a torre num dia de vento forte.

Abraço!
 

NULL

Moderador
Staff member
@NULL, e a tua opinião sobre as rodas com perfil mais alto qual é? :cool:

Para ser sincero tenho alguma dificuldade em responder a essa pergunta.

Até hoje andei com as seguintes rodas:
Reynolds Assault (42mm);
Prototype Pro Tour SL3 (38mm);
Roval CLX 64 (64mm);

Ora, como podes ver, nunca pedalei com rodas de baixo perfil, não tendo por isso termo de comparação.

Relativamente às diferenças entre as rodas acima mencionadas não notei grandes diferenças nos ventos laterais apesar das diferenças de perfil. Estava com algum receio das Roval devido ao perfil de 64mm ao vento lateral mas não senti diferença na mudança. As Roval são muito rígidas e respondem muito bem... a rolar são muito rápidas...

Na agilidade, principalmente a descer, não consigo comparar com rodas de baixo perfil mas acredito que as de baixo perfil sejam mais ágeis e rápidas em curva, mas como nunca tive não consigo confirmar.

O problema das rodas de alto perfil nem é tanto o vento lateral, é mais o peso... é difícil encontrar rodas de perfil médio/alto de boa qualidade, baixo peso e a um preço relativamente acessível.

Quanto à parte estática do perfil eu acho que depende sobretudo da bicicleta. Na minha Venge um perfil de 64mm combina muito bem mas na minha Orca OMR anterior já ficava um exagero... 64mm é demasiado alto para aquela geometria. Ali ficava bem uma 38mm como as Prototype...
 

Negoci8er

Well-Known Member
é difícil encontrar rodas de perfil médio/alto de boa qualidade, baixo peso e a um preço relativamente acessível.

Pois é verdade... é a dificuldade que vou verificando...
Obrigado pela tua opinião! ;)
Esteticamente as tuas Roval CLX 64 ficam impecáveis na tua Venge, foram feitas para ela! :p
Mas para o dia a dia e para a montanha que costumas fazer, acho que chegam a ser um pouco exageradas quanto ao nível perfil (64 mm)...?
Do ponto de viste estético as rodas de alto perfil não ficam tão bem em todas as bikes como referes, mas nas aero de forma generalista costumam fazer bem aos olhos. ;):cool:o_O
 

NULL

Moderador
Staff member
Pois é verdade... é a dificuldade que vou verificando...
Obrigado pela tua opinião! ;)
Esteticamente as tuas Roval CLX 64 ficam impecáveis na tua Venge, foram feitas para ela! :p
Mas para o dia a dia e para a montanha que costumas fazer, acho que chegam a ser um pouco exageradas quanto ao nível perfil (64 mm)...?
Do ponto de viste estético as rodas de alto perfil não ficam tão bem em todas as bikes como referes, mas nas aero de forma generalista costumam fazer bem aos olhos. ;):cool:o_O

A única limitação que me pode trazer é o peso... e mesmo isso é muito relativo porque mesmo em rodas de baixo perfil é difícil encontrar rodas a pesar menos de 1580g.

Portanto, com a bike que tenho neste momento dificilmente mudaria mudaria de rodas... mesmo fazendo bastantes voltas com subidas.
 

Negoci8er

Well-Known Member
Para um perfil com 64mm 1580g é bem bom!
Tens boas rodas para rolar que não comprometem pelo peso nas subidas...

O que penso comprar um dia será próximo dos 50 mm de perfil com menos de 1500g, a cerca de 1000€...
Mas para já continuo com o que tenho... e vou aguardando as novidades! :cool:
 
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