• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Rodas actuais em bicicleta antiga

nuno-vf

Member
Boa noite,
Tenho uma bicicleta da marca Sangal e gostaria de saber a possibilidade de conseguir montar umas rodas de bicicletas actuais. A da frente já testei e não há qualquer problema. A minha dúvida é em relação à roda traseira. Tenho relação 2x5 e gostaria de saber se existe alguma maneira (talvez com adaptador) de conseguir adaptar uma cassete de 5v ou 6v (que não sei se existe com tão poucas).
Cheguei a testar uma roda com cassete de 10v apenas para ver se rodava correctamente mas não, o carreto da ultima velocidade já roçava no quadro.
Qual a melhor possibilidade para conseguir colocar rodas mais recentes??


Já agora, a bicicleta em questão é esta, levou restauro há 10 anos e foi criado tópico na época
http://www.forumciclismo.net/index.php?threads/restauro-sangal.1092/
 

pratoni

Well-Known Member
O único problema é se a largura do quadro não for de 130mm na roda traseira. Pode ser 120 ou 126mm que são medidas também usadas antogamente. Penso que atualmente as bicicletas de pista serão as únicas a usar essa medida.

Sendo o quadro de aço por vezes com jeito dá para alargar a escora e colocar um cubo mais largo do que suposto, mas pode não dar...

Já consegui colocar uma roda de 135mm numa bicicleta antiga com 130mm porque como é de ferro deu para alargar.

Consegues perceber qual a medida do quadro no eixo da roda traseira?
 

nuno-vf

Member
Tenho que confirmar que por acaso nunca medi. Mas como tenho uma actual e esta antiga posso comparar as medidas. A roda consegui montá-la (com mais algum esforço é verdade) só que como disse acima, os dentes do carreto pequeno roçavam no quadro. A minha questão também é se existe cassete de 5 ou 6 vel para adaptar numa roda actual (até porque uma de 9 ou 10 nunca dariam devido à largura da corrente).
 

GuilhermeOliveira

Well-Known Member
Deve de dar para usar até 8 velocidades, ainda existe muita cassete de 5vel, sendo quadro de ferro 5mm não é nada e forçar o alargamento das escoras
 

pratoni

Well-Known Member
5 velocidades duvido que hajam cassetes mas sim rodas livres.

Cassetes acho que o minimo costuma ser de 7 velocidades...
 
Top