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Rigidez?

tunes

New Member
Caros amigos.
Tenho lido bastante, qd estamos a analisar os avioes do forum, em rigidez. Quer do quadro, quer das rodas.
Ora, achei interessante, que os entendidos da materia pudessem trocar por miudos(atenção!!!nao conotar com a Casa Pia:D) a questão da rigidez, ao pessoal mais leigo (que e o meu caso).

Ou seja como e que voces notam essa rigidez. Seja vertical e lateral.

Abraço
 

Burning Dogma

New Member
Nas rodas é, por exemplo, subires fora do selim e a roda da frente não ir a raspar nos travões conforme balanças a bicicleta. A rigidez do quadro é a zona da pedaleira ser firme a cada pedalada em vez de se sentir como uma mola abaixo e acima. A frente do quadro rígida ajuda a atacar as curvas com mais velocidade e segurança. Quanto mais pesado for o ciclista, mais importante é a rigidez dos componentes.

No fundo, é um bocado como o peso, as marcas servem-se disso para vender e os clientes compram o produto mais rígido do mundo, mesmo que na prática não tenham vantagem nenhuma (e por vezes até tem desvantagens) nisso.
 

gurumor

Member
Gostava de acrescentar apenas mais uma opinião ao que o Burning já disse.

Os quadros muito rigidos lateralmente (que não "torcem" com a força da pedalada) não são nem para iniciados, nem para quem goste de quadros nervosos. É claro que ninguém quer ter um quadro flexível... Mas há quadros (obviamente mais virados para a competição) que são extremamente rígidos lateralmente.
Onde reside a questão? É que se o quadro ceder "um nadinha" com a força da pedalada a energia não vai, é claro, para a roda de trás... mas a bicicleta anda para a frente porque se consegue empurrar o pedal para baixo! Nos quadros muito rígidos, o ciclista tem de estar "em forma" (força e/ou cadência elevadas) para que o conjunto funcione.
Quando se tenta alterar o ritmo, principalmente a subir a velocidade e cadência baixas, é que se consegue notar se um quadro é demasiado rígido ou não.
Aliás, quando se diz que um quadro é nervoso estamos a referir essa capacidade de "torcer" e de aceitar mudanças de velocidade rapidamente, no caso de ser um quadro de competição. Depois há o outro "torcer" para permitir a progressão no caso de ser um quadro de lazer. Lá está, as tolerâncias impostas nas construção é que vão definir o que cada quadro deve fazer... E como diz o Burning, lá vai tudo comprar o mais rígido que há e depois... não andam para a frente.
 
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