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Relação para single speed (estrada)

daniel_mb1

Active Member
Boas ilustres companheiros do pedal!
Estou "fazer" uma bicicleta single speed, aproveitando um quadro de ciclismo antigo! Ela tem um pedaleiro duplo com 52/42. Estava a pensar aproveitar o prato de 42, mas no fim de tudo montado, reparei que o crank esquerdo está empenado, e o alinhamento com a roda livre também não está fácil.. portanto segue-se a compra do uma pedaleira nova..
A minha questão é, qual uma boa relação? É que só vejo pedaleiras com 46 dentes e cranks de 165...não será muito? A diferença dos cranks para a minha de estrada (172.5) mão será demasiado?!
 

JBG

Well-Known Member
O rácio de uma single speed é uma escolha pessoal que depende do tipo de terreno onde cada um pedala.

Eu uso 46/16 com 165mm de cranks e 50/16 com 170 mm de crank.
A medida do crank convém ser inferior à medida que utilizarias caso tivesses mudanças, isto para facilitar a cadência para velocidades mais elevadas.

Se procurares bem, encontras pedaleiros 44 46 49 ... tens que escolher o mais indicado para ti.
http://www.planetx.co.uk/i/q/CSSTTR2K/stronglight-track-2000-crankset

Aconselho que uses cogs especificos para single speed e não adaptações de cassetes usadas!
 

daniel_mb1

Active Member
Atrás tenho uma roda livre de 18 dentes!
Cogs específicos?! Referes-te ao pinhão? Sim, é especifico, é uma roda livre daquelas normalíssimas!
 

Janas

New Member
eu tambem estava com essas ideias mas acho que vou manter as 5 velocidades.... estas a usar as mesmas rodas?

Ou compras-te rodas especificas so para simgle speed...é que falaram-me que nao resulta muito bem....
 

daniel_mb1

Active Member
Eu mandei fazer umas rodas novas! Aros pretos Airline 4 da rodi, com cubos sunrace. Ficou barato até! 72.50€ o par!
 

jppina

Well-Known Member
Eu tenho 42 X 16 que é bastante polivalente e dá para andar sem "problemas" na zona da Beira Alta, Viseu e arredores.

Se for para andar numa zona mais plana uma relação um pouco mais pesada é melhor.
 

JBG

Well-Known Member
Estás a usar um quadro com dropouts horizontais? 120 mm de largura?
Atenção que a largura da roda tem que bater certo com a largura do quadro, suponho que já saibas isso.
 

daniel_mb1

Active Member
Estás a usar um quadro com dropouts horizontais? 120 mm de largura?
Atenção que a largura da roda tem que bater certo com a largura do quadro, suponho que já saibas isso.

Isso ja está tratado! A bike ja está montada e já comprei uma pedaleira nova de 46 dentes cranks 165mm.
Como tinha comprado o movimento pedaleiro, para a pedaleira dupla, agora tenho que o trocar por um mais curto! Entretanto, deixei a bike no mecânico para ele trocar isso, e depois verificar se é preciso mexer na roda de trás. Ela está centrada, mas pode ser preciso "descentrar" para que a corrente fique certinha!

@pratoni Estrada ou pista? Não é a mesma coisa?? :)
Fica um foto,

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pratoni

Well-Known Member
Pista tem umas particularidades específicas que não se aplicam necessariamente em estrada.

Por exemplo em pista, o cubo é sempre fixed-gear enquanto em estrada tanto podes usar um cubo fixed gear ou de roda livre/cepo.

A largura das escoras traseiras de pista, salvo erro, é de 120 mm como referido atrás, mas os quadros de estrada normalmente têm 130 mm (agora também há algumas com 135 mm, principalmente as bicicletas com discos...)
 

daniel_mb1

Active Member
Ah sim, mas não é nada disso!
Isto é um bike para pequenos passeios, e deslocações do dia a dia. Mas sempre em grande estilo!
As escoras devem ser 120mm! É mais estreita que a da minha bike de estrada moderna!
 

JBG

Well-Known Member
Penso que nas bicletas antigas de 5 velocidades a coisa mede 120mm. Para a coisa ficar mesmo a maneira era porreiro que o quadro tivesse dropouts horizontais, assim nem precisas de usar tensor : )
 
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