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Reformar companheira do asfalto (orçamento ~2000€)

JBG

Well-Known Member
Pois claro que sobe e desce e que posso comprar um maior.. estava a regular-me pelos tamanhos das tabelas.


Por acaso já perguntei a uns quantos amigos meus e ninguém tem um de 100mm que possa emprestar.

E já agora porque é que o carbono não presta para bicicleta para deslocações diárias? Não é suposto ser mais confortável?
Ou é para não estragar a bicicleta?

O carbono não é necessariamente mais confortável, depende da geometria e de outros factores.
Eu quando falo em deslocações diárias é utilização frequente, practicamente todos os dias. Se for de vez em quando a conversa é diferente

Eu venho para o trabalho todos os dias. Faça chuva ou faça sol. E na perspectiva de uma utilização diária, não me imagino andar a romper Ultegra/105 e expor um quadro de carbono às lides das commutes.

Estás a pensar vender a Ghost ou é para manter?


PS: Bom e barato http://www.chainreactioncycles.com/pt/pt/brand-x-road-stem/rp-prod129528
 

alves6

Member
O M tem 556mm de top tube. Para 1,79m acho exagerado. Até mesmo o S com 543mm não sei não...

Não há nada abaixo do S?
Sai há pouco de uma loja de bicicletas onde me disseram que para mim 1,83 e 83 entre pernas 55 de top tube era pequeníssimo. A bike era uma giant tcr. Algum sentido neste informação?
 

Matz

Active Member
Tanto como estarmos aqui a tentar adivinhar... ;)

Até porque não me pareces nada proporcional, tenho quase menos 15cm de altura e quase o mesmo "entre pernas".

Com tanto testemunho sobre más experiências em lojas, com tanta empresa de Bikefit no país (não são todos iguais, é certo), não se entende este tipo de discussão...
 

JBG

Well-Known Member
Sai há pouco de uma loja de bicicletas onde me disseram que para mim 1,83 e 83 entre pernas 55 de top tube era pequeníssimo. A bike era uma giant tcr. Algum sentido neste informação?

Eu tenho 1.80, boa flexibilidade, core trabalhado todos os dias a pedalar, 84 cm de entre-pernas e tenho uma TCR tamanho M (550 mm ETT). Se calhar foi comprada na mesma loja, mas na filial da Maia.

Abraço!
 

rfcarvalho

Active Member
Pelo que percebi ao ler o tópico todo, o conforto é uma das prioridades máximas.

Em vez de estar a pensar no facto do carbono de uma bike de 2000 euros tornar a bike mais confortável, o que pensam que resultaria deste plano?

- B'Twin Triban 540 (tem uma geometria confortável, e as ultimas tecnologias)
- Sobra euros para trocar avanços e espigões as vezes que forem precisas
- Sobra euros para investir num selim e calções do melhor que possa haver (contribui para o conforto e não é pouco)
- Troca-se os pneus por uns 28, com a vantagem de poder meter uns pneus de topo (também influencia mais o conforto que o carbono digo eu)
- Ainda dá para pagar um fit Retul de 120 euros, isto então seria fundamental para uma posição perfeita

Isto faz sentido para mais alguém, ao invés do investimento na bike de 2000 euros?
 

Matz

Active Member
Tudo dependerá do uso e dos teus objectivos...

Andei muito tempo com uma bicicleta de alumínio, usada, e não deixei de fazer nada com os meus amigos.

De qualquer das formas, há bicicletas bem razoáveis por preços em conta, as Giant têm uma óptima relação preço/qualidade, por exemplo.
 

rfcarvalho

Active Member
Ah, em relação à travagem, a 540 não tem discos. Mas com as pistas de travagem das Akisum, metendo uns calipers 105, e uns calços Swisstop, a diferença ia ser tanta para o que tens atualmente que se calhar esquecias os discos... a não ser que andes mesmo a atacar aí descidas de uma maneira que nem consigo imaginar, e aí vem aquela máxima - segurança em 1º lugar
 

Carolina

Well-Known Member
Pelo que percebi ao ler o tópico todo, o conforto é uma das prioridades máximas.

Em vez de estar a pensar no facto do carbono de uma bike de 2000 euros tornar a bike mais confortável, o que pensam que resultaria deste plano?

- B'Twin Triban 540 (tem uma geometria confortável, e as ultimas tecnologias)
- Sobra euros para trocar avanços e espigões as vezes que forem precisas
- Sobra euros para investir num selim e calções do melhor que possa haver (contribui para o conforto e não é pouco)
- Troca-se os pneus por uns 28, com a vantagem de poder meter uns pneus de topo (também influencia mais o conforto que o carbono digo eu)
- Ainda dá para pagar um fit Retul de 120 euros, isto então seria fundamental para uma posição perfeita

Isto faz sentido para mais alguém, ao invés do investimento na bike de 2000 euros?

Vê onde queres fazer o bikefit e fala com o fitter. Ele saberá analisar o teu fisico e consegue dar-te uma referência do que deves procurar em termos de geometria/marcas/modelos.

A partir daí só tens de ver o que encaixa no orçamento. A loja que te vender a bike até te acaba por trocar algum componente sem grandes problemas e não tens de pagar mais. É tudo uma questão de falar com o lojista antes da compra.

A roupa é importante para o conforto, mas também não precisas de gastar fortunas. Nos 60-80 euros tens muitas opções.

Selins só se trocam depois da bike estar toda afinada.
 

Matz

Active Member
Não posso concordar com a última afirmação...

O primeiro passo na minha opinião, seria mesmo o selim, já que é daquelas peças que muda completamente toda a posição.
 

Carolina

Well-Known Member
Não me refiro à posição do selim, refiro-me ao selim em si.

Só sabes se o selim serve depois de estares na posição correta.

Muitas vezes queixam-se do selim, mas o problema é simplesmente não estar bem ajustado. Por isso é que disse que a troca de selim é a ultima coisa que se faz num bikefit.
 

Bruso

Well-Known Member
??? A primeira coisa a ajustar é a pos do selim...
Bike fit é uma processo interativo. Se alguém não tem um selim de excelência não vale a pena estar a trocar o selim sem tentar ajustar a sua posição em cima da bike. Se estiver tudo afinado pelo melhor e continuar com dores no selim, aí sim troca o selim e ajusta a bike novamente.
 

vhugocosta

Well-Known Member
Não me refiro à posição do selim, refiro-me ao selim em si.

Só sabes se o selim serve depois de estares na posição correta.

Muitas vezes queixam-se do selim, mas o problema é simplesmente não estar bem ajustado. Por isso é que disse que a troca de selim é a ultima coisa que se faz num bikefit.

Precisamente, arrisco-me a dizer que na maioria dos casos é isso que acontece. Eu acho que se estiveres bem posicionado e partindo do principio que o selim tem as dimensões adequadas, a escolha do modelo x ou y tem uma influencia residual. No entanto também é verdade que existem selins complexos que obrigam a ajustes no resto dos periféricos para que todo o conjunto funcione como deve ser. Cada caso é um caso..
 

pratoni

Well-Known Member
Lá está, é o tal processo iterativo que o @Bruso estava a falar.

Qualquer mexida em qualquer periférico pode provocar o reposicionamento dos outros periféricos todos...

O selim é um exemplo de um periférico que pode passar de um objecto de tortura para um sofá maravilhoso por uma questão de mms ou de meramente 1 ou 2 graus de inclinação.
 
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