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Recuperar bicicleta antiga

antunesfilipee

Well-Known Member
Boas noites,

Estava no sótão a olhar para uma bicicleta antiga e decidi que vou tentar dar-lhe uma nova vida. Era a minha bicicleta "btt" que eu tinha quando era adolescente.
Há uns anos cheguei a meter numa oficina para fazer uma revisão mas voltou com os cranks iguais - a abanar.

Queria desmontar aquela parte toda (crank, bottom bracket...) mas estou com algumas dúdivas.

Olhando para a bicicleta, e pelo o que pesquisei, aquilo tem um bottom bracket tipo "cup and cone".
É possível meter algo mais recente tipo "cartridge bearing"?

Seguem algumas fotos:
20200416-223807.jpg


20200416-223815.jpg


20200416-224028.jpg



Já agora, safo-me com esta ferramenta e umas chaves inglesas, certo? Ou é preciso mais alguma coisa específico?
HCW-5_002.jpg



Desulpem se estou a dizer alguma asneira mas nunca me aventurei nestas partes :/ Nem conhecia estes nomes para os tipos de bottom brackets...
 

cconst

Well-Known Member
Eu, na minha adolescência, ainda desmontei um ou outro com um martelo e um "escoparo"... Mas não me recordo de o ter montado de volta... :rolleyes:

Mas olha aqui:
 

antunesfilipee

Well-Known Member
Eu, na minha adolescência, ainda desmontei um ou outro com um martelo e um "escoparo"... Mas não me recordo de o ter montado de volta... :rolleyes:

Mas olha aqui:
Já estive a ver isso :)
Em relação ao teu método, se eu a seguir meter um tipo "cartridge bearing" (se for possível), não teria problema nenhum em fazer isso...

Pelas marcas que o atual tem, não me admirava nada que já o tirassem assim antes -.-
 

Maddog

Well-Known Member
Já estive a ver isso :)
Em relação ao teu método, se eu a seguir meter um tipo "cartridge bearing" (se for possível), não teria problema nenhum em fazer isso...

Pelas marcas que o atual tem, não me admirava nada que já o tirassem assim antes -.-

Sim é possível depois montares outro tipo de movimento (cartridge), mas claro tem de ser square para o teus cranks.

Esses que ai tens muitas vezes "soldavam" e era muito complicado de os remover, principalmente nos quadros de aço.

As ferramentas são essas mesmo as indicadas, caso já não consigas utilizar a ferramenta, tenta com uma chave de fita/cinta daquelas que se utilizam para os filtros de oleo/combustivel.
 

antunesfilipee

Well-Known Member
Sim é possível depois montares outro tipo de movimento (cartridge), mas claro tem de ser square para o teus cranks.

Esses que ai tens muitas vezes "soldavam" e era muito complicado de os remover, principalmente nos quadros de aço.

As ferramentas são essas mesmo as indicadas, caso já não consigas utilizar a ferramenta, tenta com uma chave de fita/cinta daquelas que se utilizam para os filtros de oleo/combustivel.
Este é em alumínio. Mas acredito que não seja fácil. Na altura não havia cá manutenções. Só quando partia. As peças tinham bastante tempo para "agarrar"...
 

indy

Active Member
Podes trocar para um eixo de cartridge mas tens de ter alguns cuidados, além da ferramenta que já foi indicada:

1º Ter em atenção que a rosca do lado esquerdo é invertida, não vás estar a tentar desapertar quando na realidade estás a apertar ;)

2º Ao adquirir o novo eixo tens de o comprar com as dimensões certas. Tem de ser para o tamanho do tubo do teu quadro (68mm, 73mm...) e o eixo tem de ter o comprimento para que os pratos fiquem com o alinhamento correcto (113mm, 118mm...)
Shimano-BB-UN26-Square-Taper-Bottom-Bracket-universal-BSA-68x122-5-35970-102948-1481257132.jpeg


3º Embora possas tentar remover os crenques do eixo à martelada, duvido que consigas, além de que não dá grande saúde ao material. Vais necessitar duma ferramenta deste tipo:
prk-133.00520.jpg

4º Para apertar (ou desapertar mais tarde) o novo eixo do tipo cartridge vais ainda precisar duma ferramenta destas:
3min19sec-Octalink-24-mm-Square-Taper-Bottom-Bracket-Tool-silver-universal-65182-224186-1534426373.jpeg
 

antunesfilipee

Well-Known Member
Podes trocar para um eixo de cartridge mas tens de ter alguns cuidados, além da ferramenta que já foi indicada:

1º Ter em atenção que a rosca do lado esquerdo é invertida, não vás estar a tentar desapertar quando na realidade estás a apertar ;)

2º Ao adquirir o novo eixo tens de o comprar com as dimensões certas. Tem de ser para o tamanho do tubo do teu quadro (68mm, 73mm...) e o eixo tem de ter o comprimento para que os pratos fiquem com o alinhamento correcto (113mm, 118mm...)
Shimano-BB-UN26-Square-Taper-Bottom-Bracket-universal-BSA-68x122-5-35970-102948-1481257132.jpeg


3º Embora possas tentar remover os crenques do eixo à martelada, duvido que consigas, além de que não dá grande saúde ao material. Vais necessitar duma ferramenta deste tipo:
prk-133.00520.jpg

4º Para apertar (ou desapertar mais tarde) o novo eixo do tipo cartridge vais ainda precisar duma ferramenta destas:
3min19sec-Octalink-24-mm-Square-Taper-Bottom-Bracket-Tool-silver-universal-65182-224186-1534426373.jpeg
Grande tutorial! Obrigado :)
Amanhã vou tentar tirar a ver se sai bem ou não. Um deles abana (há ali uma folga qualquer e acho que moeu... ) por isso sai bem. O outro logo vejo.
Vejo o que mexe bem, o que não mexe... e depois faço a lista de chaves que preciso.
 
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