• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Randonneurs portugal

Status
Not open for further replies.

FRINXAS

Member
Para se fazerem muitos, mas mesmo muitos kms, tendo como meta apenas uma realização pessoal...

VISITEM AMIGOS....

http://www.randonneursportugal.org/

Um "nova" maneira de se ver o ciclismo. Nova no nosso país claro!!!

O "dono" não quer ganhar tostão, não quer patrocinios, não quer nada, mas nada mesmo, apenas que a malta adira a isto. Se todos gostamos... PORQUE NÃO?
 
Last edited:

FRINXAS

Member
1º passo (lol), não é prova amigo. Apenas se tem um tempo para se terminar a distância. Se o fizeres ganhas o teu prémio. São eventos minimamente organizados prque assim o exigem, mas cada um é livre de fazer o que bem entender, desde que termine o mesmo, apenas e só para ir buscar realização pessoal. Enfim... São pontos de vista!

O Pedro e o Albano, este ano (e pelo 2º ano) fizeram já o de 600kms aqui, saíram de Viana num sabado de tarde, e no domingo estavam em Sagres!
E o objectivo deles é para o ano irem fazer o PBP (Paris-Brest-Paris), 1200kms!!!!!!! :)

Esse de 1000kms cá dentro, está "engraçado" mesmo!


Enfim, é uma maneira de se encarar o cilismo, uma maneira NÃO COMPETITIVA. Mas não há essas longas distâncias apenas, começam nos 200km.
 

hmbe

New Member
Sim já me tinha apercebido só temos de fazer no mínimo 15 km/h.

Em dezembro parece que vai haver em Portimao de 100 ou 125km e por acaso já está apalavrado com 2 ou 3 colegas daqui do fórum ir fazer. Veremos. Sabe se temos de ser sócios da FPCUB? é que nao sou..
 

FRINXAS

Member
Pois... As contas parecem fáceis nas distâncias mais pequenas, mas quando se falam em fazer 1200kms em 90h (acho eu), a coisa muda radicalmente de figura. Acho que não existe ninguém capaz de andar 90h seguidas! Acho....!!!!!! ;)
 

Helder Pereira

New Member
[/QUOTE]
Em dezembro parece que vai haver em Portimao de 100 ou 125km e por acaso já está apalavrado com 2 ou 3 colegas daqui do fórum ir fazer. Veremos. Sabe se temos de ser sócios da FPCUB? é que nao sou..[/QUOTE]

Hmbe, é assim

Eu fiz um Audace em Belas de 108kms e efectivamente como têm o apoio da FPCUB, eles aconselham a serem sócios (penso que devido principalmente ao seguro).
Sei que nesse Audace houve uns penetras que fizeram o percurso connosco mas que não estavam inscritos. 1º não controlavam nos postos de passagem e 2º no fim não tiveram tempo.
Sei que este ano a FPCUB está a efectuar um teste piloto a esta vertente, e que está a ter alguma aderência, pois como diz o frinxas, só se lá se mete quem quer, cada um vai à sua velocidade desde que faça dentro do tempo previsto.
Depois cada um encara isto no seu estilo, uns mais racing, outros como eu que querem fazer isto como gosto pessoal.

Helder
 

duchene

Well-Known Member
Como não podia deixar de ser, já estou inscrito no BRM200 do Alto Minho. Para já os restantes BRM ainda são geograficamente distantes mas será, com certeza, um prazer participar num dos primeiros BRM nacionais e que espero, sejam o trampolim para a criação de muitos mais.

Seria uma excelente forma de promover o ciclismo enquanto vertente de superação, onde ser o mais rápido do bairro não interessa para absolutamente nada.

E já agora parabéns ao Pedro e o Albano por serem dos poucos malucos portugueses a levarem a cabo uma participação nos 1200Km do P-B-P e pelos milhares quilómetros que é necessário completar para sequer terem o direito a participar nessa epopeia, distribuídos pelos vários Brevets que já cumpriram.
 
Boas.... Quando falam em completar um BRM de 1000 km´s ... é mesmo sem paragens??

Gostaria de esclarecimentos, não sei se entendi bem.... Obrigado
 
Last edited:

duchene

Well-Known Member
Obviamente que não, isso seria desumano. Tens 1000Km para realizar, 75horas para cumprir esse objectivo. Podes gerir essas 75h como quiseres. Há quem faça pequenas pausas, há quem faça pausas mais longas com direito a sesta...

Cada um gere a sua progressão e o seu descanso. Não será por isso de admirar que vejas bastantes pessoas com mais de 50 e 60 anos a participar nestes eventos e a terminar. Aliás o participante mais velho a terminar o PBP tinha 75 anos e alguns meses!

A taxa de desistências normal no PBP é de 15% o que prova a preparação necessária para esta aventura, além de ser necessário realizar e ser aprovado em brevets de várias distâncias para afiançar que os participantes estão minimamente preparados para tal endurance.

O interesse aqui é conhecer os nossos limites, gerir as nossas capacidades e devorar, passo-a-passo, os quilómetros que faltam para o final.

É claro que o P-B-P é um menino ao lado da RAAM mas isso são outros 500... aliás... 4800Km!
 
Obrigado Duchene pela rápida resposta, pelos meus cálculos para os 1200 km´s seria necessário "pidalar" numa velocidade média de 21km/h durante 14h 20m por dia, prefazendo um total de 4 dias... É obra.....
 

duchene

Well-Known Member
Obra é fazer isso... numa Fixie! Relembro que nas fixies não podes andar em roda livre, ou seja, mesmo nas descidas há que manter as pernas em movimento! Além do mais há o pequeno pormenor de ... não ter mudanças.

http://sheldonbrown.com/pbp-emily-obrien.html

É por isso que o PBP vai muito além de um quadro em carbono HXM-XHCT-NANO-R8, 33 mudanças XPTO e 6.4Kg de bicicleta....
 

CarlosEscorcio

New Member
2011 já tem bastantes eventos, parece que este tipo de vertente desportiva vem mesmo para ficar.

Aquele percurso de 1000KM é completamente doentio.
 

Figueiredo

Active Member
1.000Km:p:p o "Fogueteiro" ainda não viu isto de certeza...:D

Agora os Audax da FPCUB de 100/125Km sou capaz de começar a pensar numa brincadeira dessas para o ano desde que tenha companhia..., vamos ver se o pessoal se consegue organizar para ir a Portimão dia 05 Dez. só estou á espera de saber o percurso, pois se para uns 125Km é como ir beber um cafézinho ali á esquina para mim já significa "empeno" de certeza...
 

FVA

New Member
Boas,

Li RAAM e não consegui evitar este off-topic (pelo qual peço desculpa), tinha de recordar Jure Robic, que ganhou por 5 vezes a RAAM a solo. A Race Across America totaliza mais de 4000km “nonstop”!

Em 2004 Jure Robic dormiu apenas 8 horas em oito dias! (FRINCHAS, este, se não fez as 90h seguidas, deve ter sido dos que andou mais perto :))

A 24 de Setembro deste ano Jure Robic faleceu. Faleceu na estrada, mas não vítima de cansaço (como ironizava um site de ciclismo ao dar notícia), e sim vítima de acidente rodoviário/atropelamento enquanto treinava.

http://www.youtube.com/watch?v=JLmquFd_Tg4

http://en.wikipedia.org/wiki/Jure_Robič


Em relação ao tópico em si, chamou-me à atenção o “Portugal na Vertical”, mas ainda estou a digerir…
 

clyde

New Member
Alguem sabe como funciona ao certo isso do "audace"?? no site diz k é orientação.... mas é mesmo??? com mapa?? quanto tempo para fazer os 125?
 

fogueteiro

Active Member
1.000Km:p:p o "Fogueteiro" ainda não viu isto de certeza...:D

;););) Aí vi, vi. Não me escapou... o pior é o resto. Mas que não me importava de fazer disso tenho toda a certeza. Tenha eu oportunidade de TENTAR que não me escapa.

Já ando a tentar convencer pessoal, pelo menos mais um, que me acompanhe para que em Junho de 2011 eu realize um sonho: Caminha - Sagres em autonomia e com o minimo de paragens. Será que conta para esses "AUDACES" e companhia?;););)
 

duchene

Well-Known Member
Fogueteiro, se conseguires antecipar uns dias, ainda consegues apanhar boleia do Portugal na Vertical a 28 de Maio...

Eles saem às 15h de Viana sendo que o posto de controlo 0 fica aberto por 1h, se vieres de Caminha podes coordenar para chegar lá por essa hora e arrancar em simultâneo com o pessoal. Terias companhia até ao Alentejo. Depois era mais um saltinho até Sagres...
 

fogueteiro

Active Member
Ò Duchene

(não querendo fugir ao assunto do tópico) eu agora fiquei desiludido contigo;););). Sempre pensei que irais responder algo parecido com isto: "Fogueteiro, eu alinho contigo...";););) Digo-vos se conseguir fazer esta aventura arrumo as botas (isso é que era bom:mad:!!)

Figueiredo,

fico a aguardar a tua disponibilidade e companhia, e falo a sério.;) Vai pensando.
 
Status
Not open for further replies.
Top