• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Quero voltar a andar!

ExpertBoy

New Member
Boas,

Antes de mais um pequeno resumo da minha vida “ciclística”: Pratiquei ciclismo federado durante alguns anos (até aos 18), idade na qual deixei de praticar devido aos estudos. Desde aí tenho dado umas voltinhas ocasionais, mas nos últimos 2 anos praticamente não andei. Sempre ciclismo de estrada

O bichinho voltou e quero voltar a andar regularmente. Sou de Barcelos e vejo alguns grupos a andar regularmente ao fim de semana, mas tenho notado que o pessoal agora aderiu praticamente todo ao btt. Outro fenómeno que tenho reparado é que a maior parte das corridas na região norte são de btt (as famosas maratonas e não só). Querendo eu voltar a praticar e também ir um pouco pelo aspecto competitivo, acham que vale a pena comprar uma bike de estrada ou é preferível aderir já ao btt? Eu sei que é uma opção pessoal, mas queria a vossa opinião, nomeadamente do pessoal mais do Norte, tendo em conta o aspecto que mencionei em relação ao btt, é só impressão minha ou o btt tem ganho cada vez mais terreno em relação ao ciclismo de estrada?

Abraço, Nuno
 

pjmano

New Member
Ola Nuno, na minha opinião e eu tambem sou de barcelos, acho que ao contrario do que dizes em relação ao pessoal estar a aderir mais ao BTT, penso que cada vez mais há pessoas a aderir mais ao ciclismo de estrada, pois se formos a ver bem a coisa, fica bem mais barato, tens apenas que fazer um bom investimento inicial, e depois apenas uma camara de ar de vez em quando.
Mas o importante, é veres para qual das vertentes estás vocacionado, no meu caso, comecei com uma bicicleta de btt "fraquinha" e depois tive a certeza que queria estrada...
Fica bem
 

RJLA

New Member
Caro Nuno,

Acho que deves optar por aquilo que gostas, e não por aquilo que está na moda! É verdade que o BTT actualmente é um fenómeno de massas. Os eventos BTT proliferam por todo o país, não há freguesia e colectividade da esquina que não organize uma maratona, um passeio ou o que quer que seja, que mais não são do que autênticos arraiais e desfiles de vaidades. Sinceramente não suporto todo negócio em que o BTT se tem vindo a tornar. Detesto fenómenos de massas, detesto modas, detesto exibicionismo, detesto exploração, detesto aproveitamentos, detesto quase tudo em que o BTT se tornou, portanto a opção mais correcta foi mesmo virar-me para a estrada. Parece irónico, mas sinto-me muito mais livre e sereno na estrada do que no mato. Apesar de ter tido o impulso de o fazer, optei por não vender a bicicleta de BTT...dá sempre jeito ter uma coisa dessas em casa...nem que seja para ir com o meu filhote para o parque. Mas definitivamente sou adepto da estrada. Pelo menos não sinto que me andam constantemente a meter a mão ao bolso e a discutir que "a minha é maior que a tua". Tudo isto para reforçar a ideia de que deves seguir aquilo que realmente gostas. Até podes procurar a vertente competitiva, e para amadores talvez esteja mais viva no BTT. Mas fará sentido estares a competir numa modalidade e num tipo de terreno que não gostas?
 

fogueteiro

Active Member
RJLA

partilho a tua opinião em 120%. Muito bem comentado!

A opinião deste forum será sempre tendenciosa, como é óbvio, mas penso que a estrada te dará menos dores de... carteira (pelo menos). Amigo rookie opta pelo que te der mais prazer... sim, porque se não for prazer não vale a pena
 

RJLA

New Member
RJLA

partilho a tua opinião em 120%. Muito bem comentado!

A opinião deste forum será sempre tendenciosa, como é óbvio, mas penso que a estrada te dará menos dores de... carteira (pelo menos). Amigo rookie opta pelo que te der mais prazer... sim, porque se não for prazer não vale a pena



De carteira sem dúvida, mas de cabeça também! Com a estradista é chegar a casa, passar por água ou apenas um pano húmido, lubrificar e está pronta para outra. Com a BTT passava duas horas a tirar lama, pó e a reparar estragos e outras duas horas a limpar a casa depois de ter limpo a bicicleta...;) Ou seja, estava mais tempo em limpezas e manutenção do que em cima da bicicleta...perdi a paciência!
 

rotiv1959

New Member
Amigo RJLA,
Subscrevo inteiramente o que dizes e acrescento: Cada vez se vê mais gente na estrada com bicicletas de montanha com rodas mais finas que as das nossas!!! Isto porque é fino dizer que faz btt!!! temos aqui alguns ( não muitos) que compram estradistas para complemento do treino do btt!! e o que vemos ? andam mais na estrada que no monte !!! esta é a realidade.
 

RJLA

New Member
Amigo RJLA,
Subscrevo inteiramente o que dizes e acrescento: Cada vez se vê mais gente na estrada com bicicletas de montanha com rodas mais finas que as das nossas!!! Isto porque é fino dizer que faz btt!!! temos aqui alguns ( não muitos) que compram estradistas para complemento do treino do btt!! e o que vemos ? andam mais na estrada que no monte !!! esta é a realidade.


Confesso que essa expressão do "complemento do BTT" muito usada nos dias de hoje me irrita solenemente. Parece agora que toda a gente é pro! Eu tenho as duas bikes, uso as duas (muito mais a de estrada) e uso-as porque gosto, porque me apetece e porque sim...qual complemento disto ou daquilo...sou um mero amador que usa a bicicleta para fazer algum desporto e ter alguns momentos de descontracção...e como eu acredito que seja a maioria. Foi só um desabafo, peço desculpa!
 

gokamen

New Member
Eu era uns dos ferverosos BTTistas, mas que se cansou um pouco da exploração vivida em volta do BTT e as dispendiosas manutenções (parece que em cada revisão que fazia, o valor ia duplicando!!)... As permanentes avarias, os inconstantes imprevistos... enfim... uma serie de "se não"...
Com a de estrada, se tenho 2 horas para rodar, já sei qual é o trajecto. Se tenho tempo, rolo, juntamente com os meus pensamentos e vou pondo as minhas ideias em ordem... É completamente terapeutico!! E posso sempre ir sozinho, algo praticamente impossivel no BTT.

Mas claro, o BTT tambem faz parte da minha vida... Adoro quando saio com os meus amigos, fazer uns passeios loucos, com singles tracks alucinantes, que fazem explodir a adrenalina nas veias... O BTT é sempre acompanho, em puro lazer e divertimento.

Na estrada, tenho os meus momentos de reflexão... De organização, de compleição de ideias... Claro que tambem gosto de andar acompanhado e sempre por alguem que "puxe" por mim, para me levar a ultrapassar limites que sozinho não me disponho a fazer...

Concluindo, e como já todos disseram para trás, o importante é fazer aquilo que nos dá GOZO... Nos dá PRAZER... Porque chatices já chegam as que temos no dia a dia... Este deve ser o momento em que nos isolamos do mundo e temos momentos agradaveis... Esta é a minha opinião...
 

ExpertBoy

New Member
Antes de mais agradeço as respostas de todos.

pjmano a verdade é que o BTT é mesmo uma modalidade em crescendo. De ano para ano o número de corridas e de praticantes tem aumentado bastante.

Claro que eu não me vou dedicar a uma coisa que não gosto só porque está na moda, mas sempre gostei muito de BTT, apesar de só o praticar no defeso da estrada. Há vários grupos em Barcelos que vão andar regularmente, enquanto na estrada passo horas sozinho em cima da bicicleta. Até gosto, mas queria experimentar outro tipo de sensações.

Depois há a parte mais importante, e era aqui que queria mais a vossa opinião. Gostava de futuramente participar em algumas corridas mais a sério, de uma forma mais competitiva. Corrijam-me se estiver enganado, mas na estrada estas corridas praticamente não existem e as que há são para um grupo muito restricto, enquanto no BTT existem bastantes maratonas e bastantes corridas, praticamente durante todo o ano. Gostava de ouvir a vossa opinião acerca deste aspecto.

Obrigado
 

Luís Tomás

New Member
Ultimamente parecem existir mais praticantes de ciclismo, mas penso que deve optar pela modalidade que mais gosta e nao por aquilo que os outros praticam..
Um abraço
 

rotiv1959

New Member
Amigo Nuno,
o btt é uma coisa e a estrada é outra coisa!!. Só são semelhantes na diversão com os amigos e no disfrute da paisagem. Sabes o que diz o meu mecânico: tomara que haja maratonas de btt todos os fins de semana!!! o pessoal á 2ª feira aparece com tudo partido !!! aí é que ele esfrega as mãos!! Eu também faço btt de vez em quando mas essa história das maratonas é uma moda e a maioria dos participantes não estão preparados para elas. Enganei-me a moda não são as maratonas , são as mochilas da agua, que se carregam ás costas nem que seja para andar 100 metros!!! O btt como já foi dito aqui tornou-se numa feira de vaidades!!!
Quanto a queres participar em corridas de estrada, tens razão há poucas e as que há são maioritariamente para profissionais ou quase. Eu creio que a explicação de haver poucas provas está no facto de exigir uma logistica muito grande que implica cortar estradas nacionais e municipais para fazer os circuitos. No btt é facil basta sinalizar uns trilhos com fita e aí está o zé da esquina a organizar mais uma maratona (chuta pra cá mais uns inscrição e tal) !!! estou a brincar !!!!ahahah.
Ainda que esteja de acordo contigo que o btt está em crescendo, não deixa o ciclismo de estrada, depois do futebol, de ser o desporto que mais gente arrasta. Vamos ter a oportunidade de ver agora no Volta a Portugal.
Pelo que vi já praticaste estrada como federado por isso sabes bem o sacrificio que é preciso fazer.
No entanto, independentemente das opiniões que aqui te possam deixar, escolhe a que te der maior prazer!!!!
 

CUPRA

New Member
Eu tb me fartei um pouco de Btt já são 6 anos, tb não gosto de single treks e descidas alucinantes, tb fiz maratonas, mas agora só vou a 2 Portalegre pelo o ambiente é uma loucura, e Cegonhas pelos os amigos que lá fiz, de resto é travessias. Gosto de fazer kms e a fininha é o ideal.
 

RJLA

New Member
Caro Nuno,

Se realmente a tua principal dúvida é se no BTT existem mais possibilidades de competir, sim, é verdade! Como já te deves ter apercebido todas as semanas há inumeros eventos de BTT por todo o país. Desde maratonas bem organizadas e competitivias a passeios da colectividade de vão de escada e das festas da Nª Srª dos Tremoços, ou mesmo alguns que não são mais do que um pretexto para comer umas bifanas e beber umas minis a meio do percurso e encher o bandulho no final (e depois disso tudo ainda vir para os fóruns criticar a oferta gastronómica e a qualidade das lembranças)...haja dinheiro e vontade e eventos não te faltarão. Depois é preciso saber escolher. Como já disseram por aqui, o BTT tornou-se um fenómeno de massas, e como tal arrasta muita gente que não está minimamente preparada para uma prática desportiva exigente como o BTT ou o ciclismo. Se quiseres realmente competir aconselho-te a escolheres maratonas com algum nome, de preferência inseridas na taça XCM. Podes começar por competir nos escalões de promoção e se deres nas vistas acabas por competir como federado. Mas mais uma vez relembro, faz aquilo que mais gostas e não aquilo que os outros fazem!
 

FDias

New Member
Amigo Nuno,
não deixa o ciclismo de estrada, depois do futebol, de ser o desporto que mais gente arrasta. Vamos ter a oportunidade de ver agora no Volta a Portugal.

Epá! O desporto com mais prática regular é o atletismo! Não digo que seja o que mais gente se desloque para ver mas para fazer sim. Apesar das provas e passeios de BTT que existem todos os f-d-s por aí continuam a existir muitas provas de atletismo e normalmente com grandes massas. Só para comparar a maratona BTT de Portalegre mete uns 4 mil e tal participantes e é um estrondo. A meia maratona de Lisboa (atletismo) mete 20 ou 30 mil e ainda temos muitas mais corridas no país com grandes massas desde o Porto ao Algarve. Além do mais as estatísticas também confirmam o que digo.

Quanto a escolhas BTT ou estrada: eu comecei por comprar uma BTT há mais de 10 anos para dar umas voltinhas na zona, embora gostasse muito mais de ver ciclismo a sério na estrada e tivesse a vontade de experimentar; o tempo foi passando até que há 2 anos comprei a 1ª fininha para ver como era e logo a paixão cresceu e comecei a andar muito mais em estrada do que no mato; recentemente comprei uma companheira de estrada de gama alta e estou nas sete quintas. Continuo a pegar na BTT de vez em quando para ir ver uns coelhos e passear no meio do mato e também participar em alguns passeios e provas para matar o bichinho competitivo. Os passeios cicloturistas são pouco atrativos no geral e provas amadoras não existem. Este é um aspecto que poderia trazer muitos mais praticantes para a estrada, passeios de andamento livre e algumas provas amadoras pelo país.
 

rotiv1959

New Member
Ainda que esteja de acordo contigo que o btt está em crescendo, não deixa o ciclismo de estrada, depois do futebol, de ser o desporto que mais gente arrasta. Vamos ter a oportunidade de ver agora no Volta a Portugal.
Amigo Fdias,
Referia-me ao acompanhamento/visionamento. Estou de acordo que o atletismo e agora os passeios ( muitos em passo acelarado) que se fazem ao fim do dia arrastam mais gente praticante. Possivelmente nos dias de hoje, os passeios a pé, têm mais praticantes que o futebol.
Estou de acordo contigo que a organização de provas amadoras serviam para uma maior divulgação da modalidade.
 

RJLA

New Member
O atletismo é o desporto que mais gente arrasta em termos de praticantes, nunca em termos de publico. E arrasta em termos de praticantes simplesmente porque é o desporto mais democrático e acessível a qualquer um. Basta umas sapatilhas, uns calções e uma tshirt e vamos fazer atletismo. Em termos de publico e entusiasmo obviamente que o futebol domina, embora o ciclismo sempre tenha tido algum peso no nosso país. Mas isto pouco importa ao assunto do tópico.
 

ExpertBoy

New Member
Caro Nuno,

Se realmente a tua principal dúvida é se no BTT existem mais possibilidades de competir, sim, é verdade! Como já te deves ter apercebido todas as semanas há inumeros eventos de BTT por todo o país. Desde maratonas bem organizadas e competitivias a passeios da colectividade de vão de escada e das festas da Nª Srª dos Tremoços, ou mesmo alguns que não são mais do que um pretexto para comer umas bifanas e beber umas minis a meio do percurso e encher o bandulho no final (e depois disso tudo ainda vir para os fóruns criticar a oferta gastronómica e a qualidade das lembranças)...haja dinheiro e vontade e eventos não te faltarão. Depois é preciso saber escolher. Como já disseram por aqui, o BTT tornou-se um fenómeno de massas, e como tal arrasta muita gente que não está minimamente preparada para uma prática desportiva exigente como o BTT ou o ciclismo. Se quiseres realmente competir aconselho-te a escolheres maratonas com algum nome, de preferência inseridas na taça XCM. Podes começar por competir nos escalões de promoção e se deres nas vistas acabas por competir como federado. Mas mais uma vez relembro, faz aquilo que mais gostas e não aquilo que os outros fazem!

Boas,

Obrigado pela resposta bem fundamentada. A questão é mesmo essa. Adoro ciclismo de estrada mas sempre gostei daqueles 2-3 meses por ano em que praticava BTT. E agora queria competir em alguma coisa (para manter vivo o "bichinho" da competição e incentivar mais os treinos) e o que vejo são maratonas pra frente e pra trás e o ciclismo de estrada continua com o mesmo problema, falta de organização. A verdade é que para um jovem na casa dos 21-22 até aos 27-28, há um completo vazio no ciclismo em portugal. Ja no BTT é possível participar numas corridas e divertir-se e era nessa onda que pretendia aderir. E também conheço algum pessoal que passou da estrada para o BTT, o que facilita bastante. Quanto à categoria de promoção podes explicar um pouco melhor o que é isso?
 

rjcm78

Member
A meia maratona de Lisboa (atletismo) mete 20 ou 30 mil e ainda temos muitas mais corridas no país com grandes massas desde o Porto ao Algarve. Além do mais as estatísticas também confirmam o que digo.

Olhe que não!

Passo a explicar, a meia-maratona como qualquer outra mete oficialmente 1000-1500 participantes. O resto do pessoal vai participar na mini maratona. Não confundir as coisas.
Não quero com isto dizer que não tem razão no que diz em relação ao atletismo mas quero que se saiba que não há 20000 pessoas a terminar a meia-maratona. Aliás já corri meias maratonas com 200-300 participantes....
Tirem a mini maratona da meia e reparem quantas pessoas ficam...
 

luisbiclas

New Member
As respostas neste forum são tendenciosas.
Eu era dos que dizia que comprou uma fininha para complemento ao BTT. Gosto bastante de andar em estrada mas acho-o monótono demais, pedalar durante 3 horas só com os meus pensamentos é chato.
O BTT é um desporto mais radical (falo de BTT a serio, não passeios em estradão), requer mais concentração e equilíbrio, alem de outros conhecimentos mais técnicos a cerca do terreno, coisa que em estrada não acontece.

Um opinião (minha) algo estupida, se tiveres possibilidades compra uma de cada, foi a melhor coisa que eu fiz, podem bem viver uma com a outra.
Confesso que deixei de pensar um pouco na fininha como complemento e passei a pensar nela como uma alternativa, ainda que eu não troque a BTT por uma fininha, mas também neste momento não era capaz de deixar a fininha.
 
Top