• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Quebranta huesos 2009

Override

Member
Pessoal, não sei se têm conhecimento desta prova mitica em Espanha. Penso que é a prova raínha do cicloturismo.
Trata-se de uma prova disputada nos pirineus, com uma extensao de 205km, com a seguinte altimetria
Subida -- Extensão-28,2Km -- Desnivel-822m -- %med-2.91% -- H=1640m
Descida -- Extensao-22km -- Desnivel-1102m -- %med-4.96% -- H=1632m
Subida -- Extensão-10Km -- Desnivel-715m - %med-7.15% -- H=1035m
Descida -- Extensao-11,4km -- Desnivel-585m -- %med-5.13% -- H=1035m
Subida -- Extensão-28.7Km -- Desnivel-1279m - %med-4.46% -- H=1794m
Descida -- Extensao-27.2km -- Desnivel-929m -- %med-3.42% -- H=1794m
Subida -- Extensão-2.3Km -- Desnivel-183m - %med-7.96% -- H=1272m
Descida -- Extensao-2.5Km -- Desnivel-180m -- %med-7.19% -- H=1272m

A prova este ano é aberta a 8500 participantes e será realizada dia 20 de julho

Eu vou :D

Para mais informaçoes http://www.quebrantahuesos.com/
 

FRINXAS

Member
Camarada, já estive para ir a essa, mas sai um pouco mais cara. ano passado fui aos Lagos de Covadonga, este ano por lá andarei. Adorei tudo. Prova. Organização... A zona então... Quanto a essa que falas, está-me na garganta!!!!!
 

FVA

New Member
Ora aí está um evento em que gostava de participar ... ... quem sabe um destes anos!

Do que tenho visto e lido na imprensa Espanhola, o Quebranta Huesos deve ser uma verdadeira festa do ciclismo.

A nível de btt temos já eventos emblemáticos, como por exemplo o PTG (Portalegre), que já chegou a ter cerca de 5000 participantes, no cicloturismo nacional não sei se existem eventos e desafios desta dimensão, provavelmente até existem, mas desconheço ... ...
 

PêPê

New Member
Pois é meu essa prova não é má de todo, mas não tem comparação com a Etapa Du Tour de france, (Montélimar Mont Ventoux ) Que se realizará dia 20 de julho próximo, sei do que falo porque já fiz 8 etapas desde 2001 a 2008 Ái sim são montanhas a sério,sendo a etapa igual á dos profissionais.Fica bem PêPê.:):)
 

Paulo V.

New Member
Já há algum tempo que ouvi falar nesta prova, pode ser que para o ano venha a participar.
Este ano vou participar pela primeira vez na prova dos Lagos de Covadonga... vamos lá ver o que espera:D
 

pedrosilva

New Member
Pois é, dia 23 de maio também irei estar presente na prova dos Lagos de Covadonga, pelo que vi e ouvi dizer aquilo vai ser um "osso duro de roer" :D
 

felizardo

New Member
Pois é, dia 23 de maio também irei estar presente na prova dos Lagos de Covadonga, pelo que vi e ouvi dizer aquilo vai ser um "osso duro de roer" :D

Sortudo :)

Eu desde que vi o Andrei Zintchenko ganhar nos lagos em cima de uma MASIL na Vuelta de 2000 que sonho com essa prova.

Tenho amigos que se estão a preparar para o quebra e pelo menos um vai ficar para subir covadonga, mas sem ser no âmbito do evento. Para o ano, se a minha progressão se mantiver, vou também :D

Dá cabo dos espanhóis!
 

Figueiredo

Active Member
"...No passado dia 20 de Junho, a equipa do Lamego Bike participou na XIX Quebrantahuesos, organizada Sabinanigo-Huesca-Aragon, pela Pena Ciclista Edelweiss.
10.000 participantes, entre os quais algumas equipas profissionais convidadas, disputaram uma duríssima etapa de 205 Km de quilometragem total, através dos Pirinéus de França e Espanha, com partida de Sabinanigo, passagem pelas estâncias de esqui de Candachú, Formigal e Panticosa e pelos prémios de montanha de categoria especial do Somport (16 Km) , Col de Marie Blanque (10 Km), Portalet (29 Km) e Hoz de Jaca (2,3 Km) e chegada a Sabinanigo.
A equipa Lamecense foi representada por Miguel Friães, Jorge Reis, João Guerra e Joaquim Rodrigues, tendo todos concluído a difícil tirada, com resultados de excelente nível nos seus escalões etários.
A edição de 2009, homenageou Joan Llaneras (ciclismo de pista), o maior atleta olímpico de Espanha, com vários títulos olímpicos e campeonatos mundiais alcançados.
Fonte: Lamego Bike
 

Hemi

New Member
Pessoal já tenho algumas "internacionais" no meu "currículo" tanto em Espanha como em França e posso garantir ke tanto ao nivel de dureza como de organização estamos a anos luz dos mesmos .O chamado cicloturismo em espanha e frança nada tem a ver com o nosso quase parece pura competição para kem kiser optar por essa vertente e a capacidade organizativa deixa passar vergonha a algumas provas profissionais em Portugal.
De referir ke o uso da bicicleta nestes dois paises é visto de uma maneira completamente diferente do nosso mas para melhor é claro.
 

patrick pires

Well-Known Member
Pessoal já tenho algumas "internacionais" no meu "currículo" tanto em Espanha como em França e posso garantir ke tanto ao nivel de dureza como de organização estamos a anos luz dos mesmos .O chamado cicloturismo em espanha e frança nada tem a ver com o nosso quase parece pura competição para kem kiser optar por essa vertente e a capacidade organizativa deixa passar vergonha a algumas provas profissionais em Portugal.
De referir ke o uso da bicicleta nestes dois paises é visto de uma maneira completamente diferente do nosso mas para melhor é claro.

Exactamente, mas eu diria mais.. neste momento estas grandes provas cicloturistas em Espanha estao se a virar a autenticas corridas de um dia...
Isto pelo nivel competitivo que tem, se voçês tiverem oportunidade de ver as classificações gerais das consideradas "grandes", tipo (QH, Lagos, Pedro Delgado, A Indurain etc...) os 15 primeiros classificados são ou ex-Pro, Masters ou até profissionais no activo...
Neste momento de cicloturistas so se for de nome, porque cariz ciclodesportivo ja ninguem duvida...

- Um aparte: o 1º a chegar a meta em 2007 foi um Master (Mikel Azparren) que simplesmente trouxe com ele a equipa dele (A de Master) e carro de apoio, bem como moto!!!! claro esta completamente fora das normas... mas bom..

Agora a nivel de organização... estas cicloturistas estão muito a frente.. so de ver a kilometragem que tem e a gente que traz..
Algo que não entendo é como aqui continuamos a ter Passieos Cicloturistas com 50km????
Como ja referi noutro post, em Maio organizei uma (KDD- um encontro de ciclismo) da qual um dos dias o trajecto comportava 120km e so de Espanha vieram uns 15 ciclistas e no total eramos uns 21 ciclistas (isto falando que era um encontro do pessoal de outro foro)..
Nalguns passeios na minha zona é o numero de cicistas que tem no dia da saida...
enfim creio que isto merecia uma profunda reflexão...
 

Figueiredo

Active Member
Caro Patrik

Na minha modesta opinião, julgo que o que está mal não são os passeios de cicloturismo de 50Km como diz, pois julgo que são extremamente importantes para atrair pessoas que nunca praticaram ciclismo e pretendem iniciar-se no mundo das bicicletas, e para as pessoas de mais idade algumas que já deram muito ao ciclismo nacional na sua altura, pois as medias são em geral acessiveís a toda a gente, vou dar-lhe um exemplo este ano em Março realizou-se um passeio no Pinhal Novo que teve perto de 800 participantes, ainda acha que não se justifica este tipo de passeios ?

Por outro lado também o compreendo e julgo que faz falta algum tipo de prova que esteja entre o ciclismo profissional e os passeios de cicloturismo, pois temos aqui uma lacuna ou é 8 ou 80, o pessoal + bem preparado que não compete não têm provas para participar, julgo no entanto que deveria ser a Federação Portuguesa de Ciclismo a criar tais provas.

Abraço
 

patrick pires

Well-Known Member
Certo Figueiredo, não estou a dizer que os passeios de 50km são maus.. digo que não compreendo o porquê de continuarmos com a mentalidade de fazer apenas passeio com essa kilometragem...
So um exemplo, em Julho fomos a Ponteareas (Pontevedra - Espanha), o passeio tinha perto de 120km, Portugueses deveriamos ser mais de metade do pelotão, isto estamos a falar de um pelotão de aproximadamente 600pessoas!!! porquê, bem porque infelizmente em Portugal não temos um poderio organizativo que os nuestros hermanos tem...
Agora a verdade é que grande parte de nós temos que procurar para além fronteiras outro tipo de metas que aqui muito dificilmente encontramos...

- vou abrir um post para falar deste assunto...:D - http://www.forumciclismo.net/showthread.php?t=607

um abraço
 
Last edited:

swisspipe

New Member
Boas pessoal,
É o meu primeiro post no fórum, este é um tema realmente interessante que me despertou a atenção.
Realmente o nosso cicloturismo esta a anos luz de "nuestros hermanos", a FPC ou a FPCUB deviam por os olhos naquilo que se faz la fora. Já era tempo de se criar um escalão intermédio para aqueles que nem se encaixam nas provas profissionais, ou que 50Km a uma media de 15-17 km/h é um grande tédio!
Já tive a oportunidade e o prazer de ir a um cicloturismo em Espanha quando tinha 16 anitos, na altura era uma clássica mas de há uns bons anos para cá julgo já não se tem realizado, a "Ruta Sierra de Gredos" em Navamoral de La Mata e aquilo sim foi puxar pelo "cabedal". Foram ~135Km a uma média de 30Km/h, estradas totalmente cortadas, cada uma andava ao ritmo que lhe apetecia, motas de abastecimentos sempre de um lado para o outro a distribuir agua. Fazia um calor infernal, quando terminamos estavam uns bons 46ºC bebi 2xCamelBak de 1,5L e 4 garrafas de agua de 0,5L e nunca tive vontade de mijar :D
Já tenho saudades de passeio desse género.
 

Josant

New Member
Viva swisspipe, bem-vindo ao FórumCiclismo.net

Descobre aqui tudo acerca de bicicletas de estrada, dos componentes aos passeios e provas, descobre o calendário de actividades, as novidades, os acontecimentos, descobre esta forma de estar na vida que é o ciclismo.

Sugerimos que assim que possível consultes alguns dos tópicos que foram criados para acolher os novos utilizadores.

Consulta as Regras - http://www.forumciclismo.net/showthread.php?t=1

Faz a tua apresentação - http://www.forumciclismo.net/showthread.php?t=6

Mostra a tua "Fininha" - http://www.forumciclismo.net/showthread.php?t=7

Como Colocar/Modificar um Avatar - http://forumciclismo.net/showthread.php?t=16



Boas pedaladas!!
 

RoKKy

New Member
swisspipe, isso sim é que são grandes passeios de cicloturismo! Por cá vai-se fazendo alguma coisa de qualidade.

Pedalar debaixo de 46º ?! :eek:
Acho que nem conseguia!
 

swisspipe

New Member
Sim Rokky, por cá já se começa a fazer algumas coisas com qualidade.
Por exemplo aqui na minha terriola, a mais que conhecida "Maratona de Portalegre". O primeiro ano que se fez essa maratona foram cerca de 70 pessoas, praticamente o pessoal cá da terra e arredores que tinham bicicletas de BTT na altura, agora em apenas 48h de inscrições abertas preenchem-se as 5000 inscrições possíveis.
Este é um bom exemplo que nos também temos capacidade de organizar grandes eventos, é preciso é vontade, coragem e €€ claro :).
Há pessoal que diz que se fizessem eventos deste género para ciclismo que a grande maioria do pessoal dos cicloturismo tradicionais não ia, a mim custa-me a creditar que tal aconteceria. Vejam o exemplo que dei anteriormente, há pessoal a fazer os 100km em cerca de 4-5h, bem como há pessoal a fazer em 8-9h! é uma passeio aberto cada um vai ao ritmo que lhe apetece... assim acontece em espanha nesse passeio que fui quando se terminou a subida de sierra de gregos havia pessoal a 30-45 minutos atrasados cada um ia ao ritmo que queria.

Sim 46ºC! parece impossivel mas é verdade... nos fomos para la no dia anterior para dormirmos descansados porque que o passeio começavas as 7h da manhã, saímos um pouco a noite há 24h estavam 36ºC!!! Aquela zona é incrivelmente quente
 
Last edited:

Figueiredo

Active Member
O problema é que em Portugal não cortam as estradas nem para as provas de ciclismo oficiais, e vão cortar para a realização de um passeio de cicloturismo ??? Só se o filho do Sócrates participasse tambem...
 

patrick pires

Well-Known Member
Sim Rokky, por cá já se começa a fazer algumas coisas com qualidade.
Por exemplo aqui na minha terriola, a mais que conhecida "Maratona de Portalegre". O primeiro ano que se fez essa maratona foram cerca de 70 pessoas, praticamente o pessoal cá da terra e arredores que tinham bicicletas de BTT na altura, agora em apenas 48h de inscrições abertas preenchem-se as 5000 inscrições possíveis.
Este é um bom exemplo que nos também temos capacidade de organizar grandes eventos, é preciso é vontade, coragem e €€ claro :).
Há pessoal que diz que se fizessem eventos deste género para ciclismo que a grande maioria do pessoal dos cicloturismo tradicionais não ia, a mim custa-me a creditar que tal aconteceria. Vejam o exemplo que dei anteriormente, há pessoal a fazer os 100km em cerca de 4-5h, bem como há pessoal a fazer em 8-9h! é uma passeio aberto cada um vai ao ritmo que lhe apetece... assim acontece em espanha nesse passeio que fui quando se terminou a subida de sierra de gregos havia pessoal a 30-45 minutos atrasados cada um ia ao ritmo que queria.

Sim 46ºC! parece impossivel mas é verdade... nos fomos para la no dia anterior para dormirmos descansados porque que o passeio começavas as 7h da manhã, saímos um pouco a noite há 24h estavam 36ºC!!! Aquela zona é incrivelmente quente

è precisamente isso que acho que falta, "coragem" para apostar num grande evento de ciclismo..
Abri um post a falar precisamamente disto - http://www.forumciclismo.net/showthread.php?t=607
 

swisspipe

New Member
Tem toda a razão figueiredo esse é um dos grandes males do nosso país. Mas uma estrada não precisa de ser cortada o dia inteiro para um evento deste género, apenas enquanto houver ciclistas a circular. O que contribui para esta situação é a falta de vontade, se o aluguer da BT for caro façam o preço dos passeios um pouco mais caros ou arranjem patrocínios. Se não fosse os patrocínios acham que a maratona de Portalegre se fazia todos os anos? A logística, GNR, alimentação,etc... quem organiza isto é um clube cá da terra que se tiver 25 pessoas é muito! as "quotas" anuais nem para garrafas de agua dava.
 
Top