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Qual o melhor lubrificante em cera ?

joseruivo

Well-Known Member
A primeira Cera que usei até hoje foi a da Decathlon.....funciona muito bem, daí ainda nao ter experimentado outra.
Conta, mais pormenores, s.f.f.
Por exemplo, numa corrente que já tenha outro lubrificante, é preciso aplicar x vezes até a cera começar a fazer alguma diferença? Esta está a ser a minha experiência com a Squirt na corrente de estrada... 5 estrelas na de BTT, que nunca levou outro lubrificante
 

SaintRider

Well-Known Member
Nao sei se percebi....mas nunca coloco cera sem antes tirar qualquer outro lubrificante que lá esteja. Por exemplo no verao uso mais cera, com chuva uso oleo (quando troco de um para o outro lavo/limpo/desengorduro a corrente sempre). Quando esta limpa leva uma ronda de cera a toda a volta dos dois lados.....fica toda branca....no dia seguinte esta transparente, começo a andar e o excesso salta todo...fica boa logo, sem barulhos nada...depois enquanto estiver ainda boa, vou adicionando quando necessario...
 

SaintRider

Well-Known Member
Esse SQuirt o procedimento recomendado também é limpar SEMPRE mesmo quando a corrente é nova (coisa que tb faço).

Application:
1 Thoroughly degrease drivetrain - even new chains!
2 Dry the chain. When using Squirt for the first time, apply twice. Let the first layer dry well before applying the next.
3 After-treatment if necessary. Roadbike chain: Clean up excess wax. MTB chain: let dry - not wipe off.
 

elpatron

Active Member
Um dos segredos de usar cera e prolongar o seu efeito é nunca lubrificar antes de ir andar mas sempre de véspera ,pois ao aplicar no momento de ir andar vai amolecer a cera já seca
 

pratoni

Well-Known Member
Nao sei se percebi....mas nunca coloco cera sem antes tirar qualquer outro lubrificante que lá esteja. Por exemplo no verao uso mais cera, com chuva uso oleo (quando troco de um para o outro lavo/limpo/desengorduro a corrente sempre). Quando esta limpa leva uma ronda de cera a toda a volta dos dois lados.....fica toda branca....no dia seguinte esta transparente, começo a andar e o excesso salta todo...fica boa logo, sem barulhos nada...depois enquanto estiver ainda boa, vou adicionando quando necessario...
Pelo que percebi, basicamente estão adizer que a lubrificação de fabrica é pior que qualquer lubrificante de jeito e vai provocar desgaste prematuro se andares como vem, e mesmo que acrescentes o lubrificante/cera sem remover antes essa lubrificação...
 

jppina

Well-Known Member
Deparei-me com isto:

https://www.velonews.com/gear/tech-...ld-you-leave-the-factory-lube-on-a-new-chain/

Claramente vai contra o que sempre ouvi que o lubrificante que vinha de fabrica na corrente era a melhor opção para as primeiras voltas...

Mas nesse artigo dizem para remover de imediato antes de usar a corrente e depois usar um bom lubrificante.

O que acham/fazem?

Não fui ler, mas já tinha visto algo semelhante salvo erro no Cyclingtips. No entanto estamos (estavam) a falar de ganhos marginais, daqueles que interessam a muito poucos. No site https://zerofrictioncycling.com.au/ acho que tem informação de testes a vários lubrificantes, as diferenças de ganhos que proporcionam, alguns têm preços astronómicos...

Pessoalmente deixo sempre o lubrificante que vem de fábrica, dura bastante, e quando vejo que já precisa de nova lubrificação, então desengordura totalmente a corrente e só depois aplico óleo ou cera.
 

jppina

Well-Known Member
Conta, mais pormenores, s.f.f.
Por exemplo, numa corrente que já tenha outro lubrificante, é preciso aplicar x vezes até a cera começar a fazer alguma diferença? Esta está a ser a minha experiência com a Squirt na corrente de estrada... 5 estrelas na de BTT, que nunca levou outro lubrificante

Nunca, mas nunca, se aplica cera numa corrente que não estejam totalmente desengordurada e seca!!
 

pratoni

Well-Known Member
Não fui ler, mas já tinha visto algo semelhante salvo erro no Cyclingtips. No entanto estamos (estavam) a falar de ganhos marginais, daqueles que interessam a muito poucos. No site https://zerofrictioncycling.com.au/ acho que tem informação de testes a vários lubrificantes, as diferenças de ganhos que proporcionam, alguns têm preços astronómicos...

Pessoalmente deixo sempre o lubrificante que vem de fábrica, dura bastante, e quando vejo que já precisa de nova lubrificação, então desengordura totalmente a corrente e só depois aplico óleo ou cera.
Ali não falam só em ganhos marginais, mas também em desgaste prematuro da corrente.
 

Bastet

Member
Após cada volta limpam a corrente com desengordurante (Morgan Blue por exemplo) e voltam a colocar cera? Ou colocam cera no dia anterior a cada volta? Já ouvi varias versões e gostava de saber qual é a mais recomendada.
 

francisco

Well-Known Member
Após cada volta limpam a corrente com desengordurante (Morgan Blue por exemplo) e voltam a colocar cera? Ou colocam cera no dia anterior a cada volta? Já ouvi varias versões e gostava de saber qual é a mais recomendada.
Só ao fim de 200-400km conforme seja em estradas mais sujas ou limpas.
 

elpatron

Active Member
A minha corrente com cera começou a ficar com ferrugem dos lados de fora...Now what??
Quando usamos cera convém colocar umas gotas na ponta dos dedos e passar a corrente entre os dedos ficando assim a parte lateral lubrificada evitando a formação de ferrugem
 

jppina

Well-Known Member
Nunca tal me aconteceu, se a corrente fica ferrugenta do lado de fora só pode haver uma explicação, não estava bem seca quando foi aplicada a cera...

Quando se usa cera o primeiro cuidado antes da aplicação é certificar-se que a corrente está totalmente desengordurada. O segundo é certificar-se que a corrente está totalmente seca.
 

joseruivo

Well-Known Member
Nunca tal me aconteceu, se a corrente fica ferrugenta do lado de fora só pode haver uma explicação, não estava bem seca quando foi aplicada a cera...

Quando se usa cera o primeiro cuidado antes da aplicação é certificar-se que a corrente está totalmente desengordurada. O segundo é certificar-se que a corrente está totalmente seca.
A primeira aplicação da cera nesta corrente foi na oficina, ainda antes de andar com a bici. Depois apliquei mais, após o primeiro passeio, só porque sim, não foi porque fizesse barulho. Não vou jurar, mas acho que a corrente estava seca. Apliquei só no meio da corrente, não nos lados, e deixei secar (durante dias).
Agora começou a fazer barulho, vou aplicar mais.
 

jppina

Well-Known Member
A primeira aplicação da cera nesta corrente foi na oficina, ainda antes de andar com a bici. Depois apliquei mais, após o primeiro passeio, só porque sim, não foi porque fizesse barulho. Não vou jurar, mas acho que a corrente estava seca. Apliquei só no meio da corrente, não nos lados, e deixei secar (durante dias).
Agora começou a fazer barulho, vou aplicar mais.
Pelo que percebo a cera foi aplicada em loja numa corrente nova, é isso? Mesmo as corrente novas têm de ser desengordurada...

Ainda assim é estranho estar a enferrujar, a não ser que tenhas andado à chuva.
 

joseruivo

Well-Known Member
Pelo que percebo a cera foi aplicada em loja numa corrente nova, é isso? Mesmo as corrente novas têm de ser desengordurada...

Ainda assim é estranho estar a enferrujar, a não ser que tenhas andado à chuva.
Não andei à chuva, embora tenha passado por uma ou outra poça - é na bici de btt. Desengordurar tudo, acho que vai ser a seguir, mais para tirar a ferrugem, senão acrescentaria simplesmente mais cera. Ou então limpo a ferrugem e aplico cera por cima...

Eu sei que é suposto limpar regularmente a corrente, mas para mim o Santo Graal dos lubrificantes de corrente seria simplesment limpar com um pano ou "sacudir" com uma escova - que é aquilo que faz a malta do cicloturismo longo a sério - e aplicar nova camada (de lubrifucante seco).
Há "agora" um lubrificante da Wolf Tooth, WT-1, que promete exatamente isso: aplica, limpa a sujidade que sai a seguir à aplicação, e usa sem mais preocupações até quando a corrente voltar a fazer barulho.
 
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