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Qual a pressão adequada para os pneus da "fininha"?

pratoni

Well-Known Member
Não estás sozinho. Também não me sigo por bares. :)
A maioria das bombas que fui tendo têm os manómetros com a escala mais facil de ler em psi logo fui-me habituando a pensar em psi.

Em bar só mesmo nas bombas de gasolina para encher os pneus do carro...
 
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Kronnuz

Active Member
Então acho que vou começar com 7 à frente e 7.5 atrás e ver como me sinto. Com 79kg (mais o peso do equipamento) parece-me ser um bom ponto de partida, não?
 

_galves

New Member
Boas. Só vejo gajos levezinhos :) Para um animal como eu, com 98kgs + 7,5kg de bike, com pneu 25mm e roda de carbono com perfil 40, o que recomendam? Obrigado!
 

joseruivo

Well-Known Member
Boas,

é credível o mesmo modelo de pneu em 700x25 e 700x28 precisar da mesma pressão mínima? É o que indicam os fabricantes (talvez) todos. E se a pressão é a mesma, o 700x28 fica mais macio do que o 700x25??

Obrigado,
jr
 

Nuno

Well-Known Member
credível o mesmo modelo de pneu em 700x25 e 700x28 precisar da mesma pressão mínima? É o que indicam os fabricantes (talvez) todos. E se a pressão é a mesma, o 700x28 fica mais macio do que o 700x25??

O que significa a pressao minima ou a maxima, sao os limites abaixo ou acima dos quais comecas a danificar o pneu e que sao iguais para o 25 ou o 28, pois o material (a mistura de borracha) é o mesmo, bem como a estrutura do pneu, seja uma ou outra medida.
O que varia é a pressao ideal para as mesmas circunstancias, no 25 e no 28. Quanto mais estreito o pneu maior deve ser a pressao para obteres comportamentos identicos.
Com pressao igual, suponhamos 7 bar fica tao rijo o 25 quanto o 28. O que acontece é que como a superficie de contacto com o solo é inferior no 25, para conseguires condicoes identicas de rolamento e aderencia, tens de colocar um pouco mais de pressao do que no 28. Dai ser usual usar um pouco mais de pressao no 25 do que no 28, no meu caso coloco aproximadamente mais 0,5 bar.
Nao sei se me fiz entender
 

joseruivo

Well-Known Member
O que acontece é que como a superficie de contacto com o solo é inferior no 25, para conseguires condicoes identicas de rolamento e aderencia, tens de colocar um pouco mais de pressao do que no 28.

Não percebi esta parte. Quando aumentas a pressão num 25, não perdes aderência? Pior ainda quando comparado com um 28? Quando ponho mais pressão sinto que parece rolar mais facilmente, mas quando chego às curvas tenho de ter mais calma, claramente esta última parte.
 

Nuno

Well-Known Member
Não percebi esta parte. Quando aumentas a pressão num 25, não perdes aderência? Pior ainda quando comparado com um 28? Quando ponho mais pressão sinto que parece rolar mais facilmente, mas quando chego às curvas tenho de ter mais calma, claramente esta última parte
Uma coisa é certa, quando aumentas a pressão diminui o atrito de rolamento e por isso rolas mais facilmente. Também é verdade que quanto mais pressão, mais rijo fica o pneu e diminui o conforto Mas não é direto que a diminuição da pressão te aumente a aderência em curva, todos os pneus têm uma pressão ótima para conseguires a melhor aderência, agora essa pressão ótima depende do teu peso e da bike e também do tipo e das condições do piso.
Se puseres muita pressão, por exemplo 9 bar e o piso não for completamente liso o pneu que está mais rijo ressalta nas pequenas irregularidades do piso e não adere convenientemente, mas também se puseres muito pouca pressão, por exemplo 4 bar, quando estveres a curvar com as forças a que está sujeito o pneu deforma e primeiro flete na lateral e logo aí começa a fugir lateralmente, depois como está muito mole a superfície de contacto do pneu com o piso, tabém se altera e não adere convenientemente.
No fundo é uma questão de equilíbrio entre conforto, aderência e atrito que depende dos vários fatores: peso, tipo de borracha, largura do pneu, condições do piso e por fim gosto pessoal de cada um.
 
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