• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

quadros da china

pratoni

Well-Known Member
Sim, se o quadro não vier com uma pintura a imitar uma marca, não corres o risco de ser considerado contrafacção...
 

Jeronimo

New Member
Boas.

Eu sou vendedor da marca, vendo esses quadros a menos de 475 euros e se for um conjunto com rodas ainda fica mais barato.
 

Jocas22

Member
bom aproveito aqui pra contar a minha aventura com um quadro

Mitos que desmenti:

-vir de Hong Kong ou China ao contrário do que se lê por ai, para a Alfandega é a mesma coisa.

-O anti dumping existe para todos os quadros vindos da China, e já incluem paises vizinhos pro Chines nao ir mandar das FIlipinas. Agora não é verdade que o tenhamos de pagar, aliás não temos em circunstância alguma, a não ser que importem mais de 300 quadros por mês . E depois aparece o mito de que só se pode pedir esta isenção quem tem contabilidade organizada, ou seja, asneira mais uma vez.

-não é preciso despachante pra nada, podemos fazer tudo nós. Tenha dumping ou não. Só os usamos se quisermos, venha o produto como vier e entregue por expresso ou correio normal, é indiferente. Menos um custo.

Depois uma nota pessoal, os despachantes são uns idiotas (sim, podem citar-me) incluindo o Rui Pato que trabalha pros CTT que não sabem que podemos pedir a isenção, como a pedir e pelo contrário dizem logo que não podemos pedir. Três despachantes, nenhum sabia como se fazia, o que se tinha de fazer e se podia ou não pedir a isenção. Depois perguntavam aos empregados de balcão da alfandega que diziam que não podia pedir. Enfim...

Se alguém precisar de dicas mande PM, só resolvi isto a falar com directores, e tenho mails e contactos das pessoas certas pra se resolver logo isto.
 

undernardo

Active Member
Agora a pergunta para um milhão de euros: em quanto te ficou o dito cujo, com portes (a haver) e taxas (se foram cobradas)? ;)

Edit: Se tiveres tempo acho que poderias criar um tópico simplesmente a falar disso e pedir à moderação que o tornasse inamovivel para que ficasse à vista de todos e poupasse trabalho a todos. Fica a sugestão.
 

Knox

Active Member
Este é um assunto que tenho andado a seguir com bastante atenção e obviamente quando mais informação tivermos melhor.
 

Jocas22

Member
undernardo, eu á moderação não peço mas se quiserem estão á vontade.

Quanto a valores as taxas são conhecidas e já estão ai noutro topico. Tens de pagar cá o direito aduaneiro, o IVA e a apresentação aos CTT (confesso que não sei se terei de pagar esta por ter tratado eu). 6,7% de direitos aduaneiros - 23% de IVA. Eu ainda não paguei nem me fizeram a conta, nem tenho o quadro. Apenas fiquei após muita luta com a certeza que o anti dumping não pagava.
 

g1zm0

Member
Tambem gostava de entender essa situação Jocas22...
Ando em estudos para mandar vir umas rodas e um quadro/BTT.

Obrigado.
 

Jocas22

Member
do que precisarem digam, que o que sofri mais ninguem sofra.

posso fazer um topico completo do inicio ao fim ponto por ponto se quiserem e interessar, mas pra isso convem esperarem que tambem eu chegue ao fim do processo pra ficar logo de A a Z
 

RTC

Moderador
Staff member
Sim, se forem replicas de marcas, não autorizadas, na alfandega vai logo tudo para o lixo (é a ideia que tenho).

Não vai logo mas o representante da marca cá em PT notifica o destinatário/comprador que se no prazo de 10 dias (acho que é este o prazo) não juntar prova que o objecto que comprou não é contrafacção, será esse o destino a dar, ameaçando com os custos dessa destruição e respectiva queixa-crime.
Normalmente vem com uma declaração anexa onde o comprador deve assinar a autorizar a destruição do artigo.

Agora pergunto, como é que a Alfandega sabe ou determina ou que é legal do que é réplica? No universo de produtos de marcas, modelos e patentes, como é que eles podem averiguar o que é contrafacção ou não?
 

Figueiredo

Active Member
Eu tenho um quadro "chinoca" neste momento com perto de 15.000km e estou satisfeito, não é material de topo como é obvio mas a relação qualidade/preço na altura pareceu-me um bom negócio, há 2 anos atrás paguei apenas as taxas aduaneiras de 4,7% e o Iva 23%.

Se não existir nenhum azar entretanto quando fizer 5 anos estou a pensar mandar vir outro mais moderno, mas atendendo ao que tenho lido por aí vou fazer as coisas de maneira diferente, escolho o quadro que quero no ebay, imprimo a ficha com os dados do mesmo, fotografias, etc... e vou pessoalmente á Alfandega antes de formalizar a compra perguntar quanto terei de pagar pela importação do quadro "x", dá trabalho mas prefiro do que ter surpresas.
 

jpacheco

Well-Known Member
Não vai logo mas o representante da marca cá em PT notifica o destinatário/comprador que se no prazo de 10 dias (acho que é este o prazo) não juntar prova que o objecto que comprou não é contrafacção, será esse o destino a dar, ameaçando com os custos dessa destruição.
Normalmente vem com uma declaração anexa onde o comprador deve assinar a autorizar a destruição do artigo.

Agora pergunto, como é que a Alfandega sabe ou determina ou que é legal do que é réplica? No universo de produtos de marcas, modelos e patentes, como é que eles podem averiguar o que é contrafacção ou não?

Na minha opinião basta aparecer com o Logo da marca para que na alfândega deitem logo o material ao lixo. De resto sim, deve ser tramado de identificar. E muitos passam porque dizem cannnondale or canonale... coisas assim.
 

g1zm0

Member
Jocas22 essa ideia de um Tutorial é boa ;)

Um quadro com uma marca, é contrafacção... Eu não arriscaria uma compra assim...
A ser é um quadro NAKED, e logo se pinta ou leva uns autocolantes personalizados.
 

Jocas22

Member
bom existe ai mais um pormenor, a minha encomenda não foi aberta (confirmadissimo), ninguem sabe se diz lá Cannondale ou Specialized (não diz, era só um suponhamos), viram que era um quadro pelo talao do envio dos correios da China onde é preciso declarar o tipo de mercadoria. E vêm no scanner lá do aeroporto. Eles não abrem todas as encomendas foi o que foi dito, é por amostragem. Mas quando lá estive estava lá uma moça com um processo de contrafacção de um produto qualquer, teve o azar deles abrirem. Qualquer coisa da NIKE, nao percebi bem qual o produto. Pediram-lhe pra provar se era genuino ou nao atraves do Chines que vende, nao vai nada logo pro lixo.

No meu caso mais tarde percebi que se estivesse calado e nao tivesse dito nada se calhar nem sabiam se era de ferro, titanio ou aluminio, porque o Chines apenas diz quadro de bicicleta, nao diz o material. Não sei se o scanner consegue ver o que é carbono ou outro material qualquer, mas de qualquer maneira se voltasse atras nao dizia que tipo de quadro é sem me perguntarem. Se duvidarem do valor depois pedem o site e o modelo mas isso já são outros 500's.
 
Eu , na minha opinião e depois de verificar fóruns internacionais , percebo que na China e Japão , utilizam nas fábricas números de código para os modelos quer de rodas ou quadros .

Parece-me quase a 98 % de certeza que maior parte dos modelos Europeus e Americanos são FABRICADOS a pedido das marcas por lá .

Eles é que tem as melhores fórmulas dos carbonos e praticam evolução , agora se o modelo deles , por exemplo r2-001 equivale a uma Venge ... etc. ... é um caso de mistérios .

Quer-me parecer que as marcas de topo andam a meter a colher à muito tempo com grandes publicidades a engenharias e o raio que os parta , pois paga-se na Europa toda essa propaganda de publicidade .

Por exemplo esta fabrica rodas de carbona para marcas que depois as vendem a 1000 e tal euros , claro que os cubos podem não ser os mesmos ... mas o carbono é carbono .

http://www.light-bicycle.com/
 
Top