• Olá Guest , consideras uma subscrição anual de 16€ para manter o fórum online? Se alinhas deixa a tua mensagem neste tópico.

Provas/Granfondos Amadoras Estrada 2026

elchocollat

Well-Known Member
SOIGNEUR
Para mim é simples:
Competição é oficial, e oficial só na federação. O resto, é uma forma de "Competição".
Eu sou da opinião que deveriam retirar o cariz competitivo dos "grandfundos" e teriam mais gente.
Acredito que podemos testar os nossos limites sozinhos, sem a necessidade de pagar para isso.

Por vezes ter-se-á que pagar sim, mas em condições muiiiito específicas: por exemplo, subir a avenida da liberdade. Não é todos os dias que se faz "à vontade" e aí só se houvesse um evento a pagar.
Agora... andar por montemuro a pagar!?!? Andar pelo douro... a pagar!? Andar pela serra da estrela, a pagar!? Não me faz sentido
Até porque maioria de nós não anda na frente com a estrada fechada, e logo, apanhamos carros quer estejamos num granfondo ou não.

Direi sempre o mesmo:
Há os granfondos verdadeiros, os UCI, e os outros.
Competir num granfondo "dos outros" não me faz sentido. Nem que seja comigo mesmo.
 

Bruso

Well-Known Member
SOIGNEUR
Para mim é simples:
Competição é oficial, e oficial só na federação. O resto, é uma forma de "Competição".
Eu sou da opinião que deveriam retirar o cariz competitivo dos "grandfundos" e teriam mais gente.
Acredito que podemos testar os nossos limites sozinhos, sem a necessidade de pagar para isso.

Por vezes ter-se-á que pagar sim, mas em condições muiiiito específicas: por exemplo, subir a avenida da liberdade. Não é todos os dias que se faz "à vontade" e aí só se houvesse um evento a pagar.
Agora... andar por montemuro a pagar!?!? Andar pelo douro... a pagar!? Andar pela serra da estrela, a pagar!? Não me faz sentido
Até porque maioria de nós não anda na frente com a estrada fechada, e logo, apanhamos carros quer estejamos num granfondo ou não.

Direi sempre o mesmo:
Há os granfondos verdadeiros, os UCI, e os outros.
Competir num granfondo "dos outros" não me faz sentido. Nem que seja comigo mesmo.
Não estragues com o negócio de ninguém.
Há espaço para eventos organizados como os granfondos. Uma das razões é que há muitas pessoas que não tem capacidade de organizar um volta destas sozinhas. Estes eventos servem para sair da zona de conforto.
 

Trizade

Well-Known Member
SOIGNEUR
Mas tu tens esse objetivo porque sempre houve classificações.
Se queres competição tens as provas da federação.
Mas ignorando isso, os tempos serão sempre cronometrados portanto haverá sempre as classificações.
Há GF e Sportive por esse mundo fora com rolling start e no fim só vês o tempo que fizeste.

Pois percebo. Sim eu quando comecei a participar havia classificações.
Mas eu sou bastante competitivo. Qualquer desporto que faça, tenho esta "obrigação", este querer de competir contra alguém. Sempre fui assim.
E no ciclismo tenho este objetivo de querer competir dentro do meu escalão e querer atingir o melhor resultado possível. É a maneira como eu abordo esta modalidade.
Agora compreendo que isso não seja compatível com a maneira de estar/abordar esta modalidade por parte de outras pessoas.

E sim, posso participar nas provas da Federação, mas isso não é mais para gajos "semi profissionais" da coisa? Malta que pedala desde que nasceu, e que foi profissional, ou quase que foi profissional?
Eu não tenho andamento para essa gente, nem tenho "kit de unhas" para andar com essa gente.
Relembro que só comecei nestas andanças de levar o ciclismo "a sério" em 2020. Sendo que a 1ª vez que andei em pelotão foi em 2022.
 

s0me0ne

Well-Known Member
SOIGNEUR
Para mim é simples:
Competição é oficial, e oficial só na federação. O resto, é uma forma de "Competição".
Para muitos de nós verdadeiramente amadores/domingueiros não temos o mínimo de andamento para participar numa prova da federação.
julgo estares a referir às provas de master.

Muito provavelmente ao participarem nessas provas seriam "convidados" a encostar pouco depois do inicio.

Para mim um GF é uma forma de pedalar numa zona que não conheço e sentir um bocado da adrenalina da competição.
Também não concordo com os pódios em todas as categorias e muito menos com os artistas que partem da ultima box é querem chegar à frente da corrida a todo o custo.
 

Bruso

Well-Known Member
SOIGNEUR
Pois percebo. Sim eu quando comecei a participar havia classificações.
Mas eu sou bastante competitivo. Qualquer desporto que faça, tenho esta "obrigação", este querer de competir contra alguém. Sempre fui assim.
E no ciclismo tenho este objetivo de querer competir dentro do meu escalão e querer atingir o melhor resultado possível. É a maneira como eu abordo esta modalidade.
Agora compreendo que isso não seja compatível com a maneira de estar/abordar esta modalidade por parte de outras pessoas.

E sim, posso participar nas provas da Federação, mas isso não é mais para gajos "semi profissionais" da coisa? Malta que pedala desde que nasceu, e que foi profissional, ou quase que foi profissional?
Eu não tenho andamento para essa gente, nem tenho "kit de unhas" para andar com essa gente.
Relembro que só comecei nestas andanças de levar o ciclismo "a sério" em 2020. Sendo que a 1ª vez que andei em pelotão foi em 2022.
É para quem quiser. A maior parte faz os GFs também.
Tens na mesma os escalões todos.
 

Bruso

Well-Known Member
SOIGNEUR
Para muitos de nós verdadeiramente amadores/domingueiros não temos o mínimo de andamento para participar numa prova da federação.
julgo estares a referir às provas de master.

Muito provavelmente ao participarem nessas provas seriam "convidados" a encostar pouco depois do inicio.

Para mim um GF é uma forma de pedalar numa zona que não conheço e sentir um bocado da adrenalina da competição.
Também não concordo com os pódios em todas as categorias e muito menos com os artistas que partem da ultima box é querem chegar à frente da corrida a todo o custo.
Olha que enganaste. Anda lá muito gente com ftps abaixo dos 4w/kg. Há espaço para todos na mesma. É mais burocracia para se inscrever... Precisas de exame médico embora possas te inscrever como CPT.

Quem faz um GF a pensar em classificação tem todas as condições para Masters.
 

Bruso

Well-Known Member
SOIGNEUR
Tinha ideia que essas provas de Masters eram para as "máquinas" e para equipas que até têm carro de apoio,etc...
arranja uma equipa. De certo haverá alguma na tua zona. Mas podes fazer sozinho se quiseres.

vê a classificação da 1ª Taça de Portugal de Master.

Dentro do escalão M35 a diferença entre 1º e ultimo (24º) são 35min.

Uma Volta a Almodovar é excelente ' 2 dias, 3 etapas. Nâo vais lá ganhar nada mas no ciclismo muito poucos ganham.
 

RTC

Moderador
Staff member
Para alguma malta que participa nos GF a nível competitivo no dia que participar numa prova de Masters (basta ser regional, nem precisa ser nacional) nunca mais quer outra coisa.
O choque de adrenalina é tanto que fica logo a pensar em participar na próxima mesmo que tenha tido uma má classificação :p
 

Trizade

Well-Known Member
SOIGNEUR
arranja uma equipa. De certo haverá alguma na tua zona. Mas podes fazer sozinho se quiseres.

vê a classificação da 1ª Taça de Portugal de Master.

Dentro do escalão M35 a diferença entre 1º e ultimo (24º) são 35min.

Uma Volta a Almodovar é excelente ' 2 dias, 3 etapas. Nâo vais lá ganhar nada mas no ciclismo muito poucos ganham.

Tá giro. Mas do que estou a ver, basicamente estas provas são estilo circuito não é? Andam às voltas num percurso relativamente pequeno?
Será que são boas para um peso pluma como eu? (1.65m e 51.5kg)
Já para nem falar da falta de experiência em andar em pelotão...
 

Bruso

Well-Known Member
SOIGNEUR
Tá giro. Mas do que estou a ver, basicamente estas provas são estilo circuito não é? Andam às voltas num percurso relativamente pequeno?
Será que são boas para um peso pluma como eu? (1.65m e 51.5kg)
Já para nem falar da falta de experiência em andar em pelotão...

Depende mas nunca é igual a um GF. São sempre percursos mais rolantes e muitas vezes circuitos. Varia muito dependendo da zona.

Esquece o peso e o tamanho. Como te disse não vais para ganhar por isso está destinado a poucos. Vais para meter watts e sobreviver no pelotão o máximo de tempo possível.
 

Trizade

Well-Known Member
SOIGNEUR
Depende mas nunca é igual a um GF. São sempre percursos mais rolantes e muitas vezes circuitos. Varia muito dependendo da zona.

Esquece o peso e o tamanho. Como te disse não vais para ganhar por isso está destinado a poucos. Vais para meter watts e sobreviver no pelotão o máximo de tempo possível.
Bem visto.
Já me deste algo em que pensar sem dúvida. Obrigado
 

s0me0ne

Well-Known Member
SOIGNEUR
Fui só eu que achei a organização do Douro este ano mais fraca que o habitual?

Praticamente não vi viaturas da organização em todo o percurso. A sinalização também estava mais fraca, nem as habituais placas de "A culpa é do Zeferino" vi.

Das 5 participações, esta foi a que achei a organização mais fraca.
 

cafigueira

Well-Known Member
SOIGNEUR
Fui só eu que achei a organização do Douro este ano mais fraca que o habitual?

Praticamente não vi viaturas da organização em todo o percurso. A sinalização também estava mais fraca, nem as habituais placas de "A culpa é do Zeferino" vi.

Das 5 participações, esta foi a que achei a organização mais fraca.
também sou dessa opinião, depois da separação para o grande nunca mais vi nada, se bem que também ia lá para trás, mas..
 

MikeTichondrius

Active Member
Achei que depois de tanta alteração de percurso ainda assim escolheram uma descida bastante perigosa para o final. E a que se fazia no Minifondo após Vila Chã da Beira tinha uma vergonha de piso. Vi imensa gente furada logo depois dessa.

Da organização em si não notei nada de especial vs. os últimos anos.

Registo só que logo depois do Douro o Cabreira enviou um email aos inscritos no Médio Tejo a dizer que o Minifondo passava a ter classificação. :D
 

NULL

Moderador
Staff member
SOIGNEUR
Não é fácil desenhar um granfondo. É fácil dar opiniões, eu também dou, mas a realidade é muito mais complexa do que aquilo que parece.

Fazer um resumo não se resume a escolher estradas. Há muitas condicionantes, seja autárquicas, interesses instalados, pressões, etc.

Acham que um hotel que vive da entrada e da saída de hóspedes quer a estrada de acesso condicionada ou cortada entre as 11:00 e as 15:00?

Acham que as câmaras não querem que se passe no centro... no paralelo... nas ruas estreitas?

E depois as autarquias não querem que se corte esta ou aquela estrada porque têm lá algum hotel ou outra coisa qualquer que vive do turismo ao Domingo...

Nem sempre é fácil agradar a toda a gente e há muitas condicionantes que os atletas nem imaginam.
 

pamoreira

Well-Known Member
O ser fácil ou não é irrelevante, e não pode ser usado como argumento ou desculpa. Como participante (e comprador de um serviço/produto), eu pago para não ter que pensar ou me preocupar com isso.

É (ou deveria) ser a função e objetivo da organização preparar um bom evento que os participantes gostem e sintam que a sua participação no mesmo foi uma boa compra.

Pessoalmente, a minha perceção (baseada nos eventos em que participei) é que nos últimos anos a qualidade dos eventos da BikeService tem vindo a decrescer. Se é por dificuldade acrescida, menor esforço, ou qualquer combinação destes e outros fatores, não quero saber... como consumidor, importa-me a qualidade do serviço e se vale o dinheiro que pago.
 

NULL

Moderador
Staff member
SOIGNEUR
O ser fácil ou não é irrelevante, e não pode ser usado como argumento ou desculpa. Como participante (e comprador de um serviço/produto), eu pago para não ter que pensar ou me preocupar com isso.

É (ou deveria) ser a função e objetivo da organização preparar um bom evento que os participantes gostem e sintam que a sua participação no mesmo foi uma boa compra.

Pessoalmente, a minha perceção (baseada nos eventos em que participei) é que nos últimos anos a qualidade dos eventos da BikeService tem vindo a decrescer. Se é por dificuldade acrescida, menor esforço, ou qualquer combinação destes e outros fatores, não quero saber... como consumidor, importa-me a qualidade do serviço e se vale o dinheiro que pago.

Claro que sim. E tu compraste o serviço que te venderam. Em que medida o serviço que te venderam não incluiu o que pagaste por ele?
 

Bruso

Well-Known Member
SOIGNEUR
O ser fácil ou não é irrelevante, e não pode ser usado como argumento ou desculpa. Como participante (e comprador de um serviço/produto), eu pago para não ter que pensar ou me preocupar com isso.

É (ou deveria) ser a função e objetivo da organização preparar um bom evento que os participantes gostem e sintam que a sua participação no mesmo foi uma boa compra.

Pessoalmente, a minha perceção (baseada nos eventos em que participei) é que nos últimos anos a qualidade dos eventos da BikeService tem vindo a decrescer. Se é por dificuldade acrescida, menor esforço, ou qualquer combinação destes e outros fatores, não quero saber... como consumidor, importa-me a qualidade do serviço e se vale o dinheiro que pago.
Muito bem metido. GF's são produtos que os ciclistas compram portanto é normal haver exigência. Uns são exigentes em relação ao percurso, outros em relação aos abastecimentos e há quem o seja para tudo. Se a organização quer manter tem de ouvir e melhorar.

Lidar com clientes é do mais dificil que existe e quanto maior o sucesso maior a exigência.
 
Top Bottom