• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Projeto Low Cost - da Garagem para o Gravel

cconst

Well-Known Member
Já pensaste em adicionar um par de manetes extra (para usar nos tops):

Podias usar um guiador para gravel com a vantagem/conforto de poder travar nos tops - para situações mais técnicas pode ser interessante
 

joseruivo

Well-Known Member
Solução para os travões
Pequena peça para elevar o travão
1071905036-1561032796.jpg

Travões com maior alcance dos calços
23154326769610760.jpg

Solução para a manete no guiador com alguma bricolagem
285797afe1e08b358306d93b5db67a63.webp

c73a1a858b202f2fee20f5c3e19c6eee.jpg
Mas continuas a ter de ajustar os travões de cada vez que trocas entre as rodas 26 e 700
 

pemartins

Well-Known Member
Já pensaste em adicionar um par de manetes extra (para usar nos tops):

Podias usar um guiador para gravel com a vantagem/conforto de poder travar nos tops - para situações mais técnicas pode ser interessante
É uma possibilidade que vou ter em conta. Este projeto está a ficar interessante e ao mesmo tempo, de certeza a dar ideias a outras pessoas.
 

elchocollat

Well-Known Member
Engraçado...
Eu tentei fazer isto com uma "Team" do continente. Mas muito muito mais rasca, porque não tinha noção de como funcionava uma bicicleta de estrada. Na verdade, nem nunca tinha visto nenhuma ao vivo :D
 

pemartins

Well-Known Member
Novidades
O desviador chegou hoje, ainda não o vi mas já está em casa à minha espera.
Demorou 2 semanas a chegar desde a data da compra. Ficou por 14,06€.
€ 11,37 39%de desconto | Ltwoo a7 1x10 10 desviadores de velocidade gatilho groupset 10 s 10v shifter alavanca traseira desviador interruptores compatíveis sram e shimano
https://a.aliexpress.com/_mPYNJYL
 

pemartins

Well-Known Member
O desviador acusou 267gr. Ontem à noite estive a monta-lo. Confesso que não percebo grande coisa de mecânica e tive alguma dificuldade.
IMG-20210408-232656.jpg

Por fim consegui montar mas não ficou a funcionar bem. O que acontece é que o quadro não deve estar preparado para cassete com carretos de 11 dentes e a corrente raspa ao de leve no quadro, ou isso ou estou a fazer alguma coisa mal. Outra coisa é que não consegui alinhar bem o limite inferior do desviador com o carreto de 11 dentes e por consequência as mudanças não entram na perfeição. Logo que possa deixo umas imagens para ver se alguém pode dar umas dicas.
 

cconst

Well-Known Member
coloca fotos dos dois lados das rodas, para ver a quantidade de eixo que fica disponível de cada lado. Pode ser que com uma troca de anilhas de um lado para o outro consigas disfarçar a coisa (não pode ser muito se não o offset da roda não fica coincidente com o quadro).

não sei se me fiz entender... Nem sei se se deve fazer o que descrevi acima...
 

fabio viana

Active Member
A tua roda pode estar "mais para o lado direito" e ser preciso ajustar o eixo.

Não conheço essa marca de desviadores, mas já vi uma review sobre os Micronew, e apesar dos brifters deles serem muito bons tendo em conta o preço(eu tenho e adoro), em relação aos desviadores eram péssimos, não dava para afinar nem por nada, mas não conheço esses e pode ser mesmo apenas uma questão de afinação.
 

pemartins

Well-Known Member
Ontem foi dia de testes e afinações de forma a colocar a transmissão 1x10 "chinoca" a funcionar.
Testei com rodas 700, cassete 11/25 e funciona bem, não deu para testar na rua porque ainda não tenho o adaptador para os travões.
Também testei com roda 26, cassete 11/36, consegui que a corrente não raspe no quadro no carreto 11 mas não ficou a funcionar bem no carreto 36 e por vezes a corrente cai entre a cassete e a roda. Tenho que perder mais algum tempo de volta daquilo, posso dizer que já esta a 90%.
cassete 11/36 com roda 26 eixo 135mm VS cassete 11/25 com roda 700 com eixo 130mm
Dá para ver ver facilmente que o espaço entre cassete e quadro é inferior na primeira.
IMG-20210410-162033.jpg
IMG-20210410-144608.jpg

Desviador e shifter
IMG-20210410-161930.jpg
IMG-20210410-162002.jpg
 
Top