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Primeiro teste mais à sério à fininha

dimark1978

Active Member
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Strava: https://www.strava.com/activities/605865408

Inspirado em alguns posts, nomeadamente de voltas pela zona do Porto, resolvi testar a fininha e relembrar algumas das subidas do Monte de Assunção em Santo Tirso.

A viagem foi tranquila desde o Porto e chegando a Agrela viro em direcção de Paços de Ferreira para um pouco mais à frente iniciar o primeiro ataque por Seroa. Sempre a subir de forma tranquila, bom piso até aqui, passo pelo Ikea e sigo em direcção à Estação de Radar N°2. Um pouco mais à frente o primeiro arrepio, uma descida curta mas bem inclinada onde a bike embala e o piso, agora menos regular, provoca um brutal aumento de trepidação pela descida a baixo. Agarrei-me bem e travei o necessário para sentir que tinha a descida controlada e uffa... a descida foi mais cansativa que os kms anteriores.

Continuei a subir e rapidamente chego ao mosteiro de Nossa Senhora de Assunção. Paragem rápida para uma selfie e toca a descer. Decido descer por Burgães e logo de início começa o paralelo. Detesto paralelo, já detestava o paralelo numa Bike de btt mas numa rígida de estrada. ... Se embalo sinto que perco o controlo se vou mais devagar... cansado fico na mesma. ... enfim lá desço até Santo Tirso e início a subida mais conhecida por S. Miguel do Couto. Os kms já se acumulavam mas lá fui eu, novamente bom piso, sentado outras vezes levantado para voltar a embalar e chego novamente ao Mosteiro. Paragem para um café rápido e là vou eu iniciar a última descida. A ideia seria ir em direcção a Valinhas mas nem 1 km e furo. Substituo a camera de ar, retomo andamento e falho logo o primeiro desvio. Faço alguns kms desconfiado. Estar a subir quando queria descer chama me à realidade é volto para trás. Lá viro onde devia e volto a falhar o segundo desvio. Dou por mim a fazer em sentido contrário o trajecto da primeira subida. Não faz mal pois conhecia um desvio em Seroa mas teria que subir aquela descida onde senti o arrepio. Chego à subida e rapidamente desço todas as velocidades e... ui não posso descer mais??!!!@@@ o andamento mais leve que tenho 30/25 mal chega para que continue a andar mas convenço me que a subida é curta eu consigo e là chego. Em Seroa algumas rotundas e desvio para uma descida onde encontro um portão com uma informação de "Campo de Escuteiros de Seroa" início a descida e nova tareia. ... se não é paralelo é asfalto em muito mau estado, que tareia para os ombros e só imaginava novo furo. Quanto finalmente termina a descida estou exausto, faço mais alguns kms em paralelo abasteço os bidões e regresso ao Porto.

A minha fininha é uma Btwin triban 500, vem com o símbolo "Tested in Flanders" mas eu e pavé...

Será que uma forqueta em carbono faz assim tanta diferença? !!
E uma cassete com mais dentes em vez dos 25 será uma necessidade?

No final cheguei a casa satisfeito e com um sorriso. A minha fininha fez um mês e já leva quase 600km. Acho que não está mal pois comprei a bike para complementar as minhas corridas.
Um ano e pouco depois de me futarem a minha anterior companheira de duas rodas a paixão renasce
 

Martins

Well-Known Member
Bela passeata, mete kms nisso.

A foto não entrou por algum motivo, mas se me permites aqui vai

E mete mais fotos...

1501e1bfb55ee8db624ca7fd539fdc6d.jpg
 

dimark1978

Active Member
Boas, depois de analisar o meu passeio com mais calma, pude constatar que tenho muito para treinar nas subidas mais íngremes mas também posso fazer algumas pequenas alterações.

http://www.decathlon.pt/cassete-8-mud-12x32-id_8328485.html

Vi esta cassete, que posso trocar rapidamente sem necessidades de trocar mais elementos. A corrente ainda é nova e mantenho o mesmo numero de mudanças. Com a pedaleira de três pratos 50/39/30 e com cassete 12-14-16-18-21-24-28-32 acho que poderia reduzir e muito a utilização do prato de 30 dentes. Mas 32... não será um pouco exagerado? mais alguém com cassete de 32?

PS. As rampas em que realmente senti dificuldades tinham percentagens na ordem dos +/- 20%
 

Carolina

Well-Known Member
Se tens pedaleira tripla não vejo a necessidade de meteres uma cassete com tanta desmultiplicação.

30/25 já é bastante leve, o que te falta são as pernas. Continua a pedalar e vais ver que esse problema desaparece.
 

Morg

Well-Known Member
PS. As rampas em que realmente senti dificuldades tinham percentagens na ordem dos +/- 20%

Toda a gente tem dificuldades em rampas de 20%, não são mais uns dentes que te vão eliminar isso.
Apesar de não conhecer a zona desconfio que só andaste uns metros com essa inclinação e duvido que justifique uma cassete de 32.
 

GMQ

Well-Known Member
E uma cassete com mais dentes em vez dos 25 será uma necessidade?

Desconheço completamente a zona que falas. Mas o que me parece é que te falta condição fisica. Desculpa-me mas 600km é muito pouco para que possas enfrentar essas rampas de outra forma. Se quem anda nisto tem dificuldades nessas percentagens agora imagina quem está no inicio. Se queres resultados diferentes tens que trabalhar. Acumula km's mas vai também por aqui ou pela net lendo sobre treinos e métodos para perceberes como as coisas funcionam. Experimenta a acumular km's e depois volta a passar no tal local para veres que passarás melhor.

Por último, se fosse a ti não mexia na transmissão isso dá para subir paredes, precisas é de pernas, coração e pulmões... e isso só se obtém com trabalho.
 

dimark1978

Active Member
[video=youtube;VsrAKIHNR-w]https://www.youtube.com/watch?v=VsrAKIHNR-w[/video]

Em várias edições da Volta a Portugal já andaram pelo local referido. É claro que andaram nas zonas com melhor piso mas, ainda assim com alguma dificuldade.
 

dimark1978

Active Member
O maior susto, foi ter caído em tentação de comparar os andamentos com os andamentos de uma bike de BTT. Sempre fiz BTT, só agora comecei com as fininhas.
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Voltas normais, 11/25 e 11/28 e deixar a corrente deslizar bem rapidinho o mais a esquerda possivel, nao deixar Cair a corrente muito para a direita para quem esta a comecar na estrada e o meu conselho...

A corrente o mais a esquerda possivel e treinar bem cadencia amigo dimark, e a melhor coisa ou das melhores coisas que podes fazer neste momento de adaptacao vindo do btt...

Mais tarde Veras que a corrente naturalmente vai comecar a Cair mais para o lado direito e vais optimizar o Treino de cadencia que estas a fazer com a tal forca desejada que o lado direito Te vai proporcionar!!!

E vais com o tempo encontrar o teu lado optimal, entre cadencia e forca que vai ser traduzido em potencia na estrada, o tal balanco...

Mas para ja!!! Poupa as pernas, poupa os joelhos que vais precisar e lembra-Te que...

Sem cadencia, nao ha forca nem potencia que Te valha para impulsionar uma bicicleta como deve ser por varios e varios kilometros, e preciso domar muito bem a transmissao e o nosso corpo para ter o tal "motor" que todos desejam ter...

Mantem a transmissao, aprende a estuda-la e a conhece-la, adapta bem ao teu corpo e as Tuas capacidades, e mantem para ja essa corrente na esquerda, da-lhe cadencia nisso e vais ver que com o tempo tudo muda...

Para quem esta a comecar, o mais importante nao e a cassete mas sim a pedaleira, 50/34, compact, e mais importante do que qualquer cassete que possas vir a substituir para a Tua Evolucao, nao so Tua mas de qualquer um!!!Mas Claro eu sei!! E mais facil mudar a cassete...lol


Grande abraco
 

Filipe M

Well-Known Member
dimark,conheço bem essa subida...eu tenho 12-25 e ao inicio via-me grego para a subir mas com o tempo a passar e os kms acumulados agora já a subo num misto de 23-25,mas como é óbvio ás vezes dava-me jeito um 27 ou 28 pelo menos. Mas sinto que com o 25 chega-me para as voltas que faço. Acho que o importante é andar,andar...e andar. Por experiência própria que começei com muita cadência e pouca velocidade,cada vez mais consigo boa cadência a velocidades um pouco maiores ( manter um certa cadência em mudanças mais pesadas).
 

dimark1978

Active Member
Boas, os treinos continuam, tenho dado km's á bicicleta e estou cada vez mais entusiasmado com a minha menina.

Uma das coisas que me chamou á atenção na altura da compra foi a perfuração no quadro para a aplicação de porta bagagens. Um porta bagagem e uns pneus mais largos e teria uma touring bike para umas pequenas aventuras.

Alguem me sabe dizer se existe algum problema em colocar uns pneus 700x35c? O meu medo está na colocação das rodas, por causa dos travões.

Uns pneus destes também me permitiriam rolar em estradas com pior piso ou até mesmo terra batida
 

Martins

Well-Known Member
Penso que essa medida não passa nem na forqueta nem nas escoras atrás.

No máximo deve dar para 700x28

Mas o melhor que tens a fazer é ir a uma loja experimentar e metes o que der

Abraço
 

Medroso#78

Active Member
Boas,
tal como relembra e muito bem o camarada Martins, atenção às medidas.... 700x28, já não é qualquer quadro que os suporta (a minha Trek, é recente, tamanho 52, na frente, de certeza que não suporta 700x28).... quanto mais 700x35. :p

Tenho a dizer que, uso, desde inicio, 700x25, e até sterrato tenho feito sem qualquer problema. Têm um excelente conformo, incluindo no pave. ;)
 
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