• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Primeira fininha = dor nas costas

blabr

New Member
Boas,

Andei até agora 180km com a minha "fininha". Antes andava de MTB.
O que noto é que em voltas acima das 2horas, começo a sentir alguma dor abaixo do pescoço, entre os ombros. Noto que a dor começa quando uso os "drops".
Agora as minhas dúvidas:

- Pode ser de não estar habituado a estas posições?
- Devo inverter ou subir o avanço?
- Devo dobrar o pescoço mais para cima ou mais para baixo, quando nos drops?
- Asneira a escolher o tamanho da bike? Deveria ser maior ou mais pequena?

As minhas medidas são altura 1.73m, Entre-pernas 80-81cm. A bicicleta é compacta M, que penso equivaler a um 54. O avanço está a -6º, de 60cm. Só posso subir o avanço mais 1 cm devido ao tamanho do tubo da forqueta.
O setup actual é o seguinte:

301630_2432456009629_1198518215_32991955_2702420_n.jpg


Obrigado.
 

blabr

New Member
Eu não percebo nada disto, mas se aumentar o avanço não vou acabar por flectir mais as costas e ser obrigado a puxar o pescoço mais para cima para conseguir ver a estrada?
Não acabará por pôr mais esforço nos músculos que me doem?
Ou é o contrário? Quando mais para baixo o pescoço, mais esforço nesta zona?
 

Miro

New Member
Claramente parece-me que estas muito afastado do volante. Estás demasiado deitado sobre a bicicleta. Experimenta puxares o selim à frente e vai pedalar.
 

Nolimits

Member
Na minha opinião,acho que a principal razão e não descurando as outras possibilidades,é a de não estares habituado á posição,e á rudeza própria de uma bike de estrada.................

Habitua-te :)
 

Miro

New Member
Também tens razão. Andar nos drops já requer muitas horinhas. Eu que o diga que no início do ano andava um bocado ou outro e era logo arrasca. Agora, passados uns milhares de km´s, passo horas nos Drops sem problemas. Mas olha que também tive de fazer alguns acertos importantes.
 

blabr

New Member
Pedi a malta "de fora" para avaliar a minha posição tendo p.e. em conta a imagem do PFS da Canyon, e o que acharam foi que eu estava mais alto.
Se chegar o selim à frente (que dá 1-1.5cm) fico com o joelho para além do centro do pedal.
E inverter o avanço ou subi-lo? Fará algum efeito?
Ou será melhor continuar aí mais uns km como está e ver se a dôr passa?
 

NiKES

New Member
Posso estar enganado, mas um avanço mais comprido, ou então como disseste e muito bem, inverter o avanço seria uma boa coisa para experimentar !!

O quadro parece ser ajustado para ti, se for realmente um 54.
 

locas

New Member
Boas,
eu acho que para além de não estares habituado à bicicleta de estrada, a bicicleta é grande para ti. mesmo com um avanço curto, acho que está desporpocional. era melhor um quadro mais curto e um avanço maior.
 

blabr

New Member
Todas as medidas que tinha visto davam 54 ou (até) 56...
Inclusivé o tipo da loja sugeriu o M.
Agora o quadro já não muda :(
 

fonsecarlos

New Member
Deves ir experimentando. Eu tenho a tua altura e tive a mesma duvida no tamanho do quadro. Acabei a conselho do vendedor por comprar um 51 embora me parecesse pequeno no momento.Não estou arrependido.
Tive o selim demasiado para trás porque queria mais espaço e também tive dor de costas. Cheguei-o para a frente e melhorou substancialmente.
Pela foto não me parece que devas subir o avanço_O selim está quase ao mesmo nivel e o ideal será haver alguma diferença.
Também é preciso um periodo de adaptação a uma nova posição.
De qualquer forma a utilização dos drops é sempre uma posição agressiva para um utilizador iniciante.
 

Jose Julio

New Member
Boas

É essa a diferença de umas lojas para as outras, não é só vender, o cliente tem que sair "sentado em condições".
Pensa em vez de andares a adivinhar avanços espigões e todas as outras "Será disto?" e ires a uma loja onde te façam um fitting em condições.
 

nuno sá

Member
Estou com o mesmo problema, tenho 300 km feitos e chego a casa com dores na parte baixa do pescoço, se bem que quanto mais ando parece que menos as sinto. Tenho 1,72, uma Specialized Tarmac SL2 com um quadro 52. Será que fazer um aquecimento/alongamento aos músculos e tendões do pescoço antes de sair ajuda ?
 

Miro

New Member
Já disse que a bike está muito grande para ti. Estás muito afastado do volante. Tens 1,73cm, devias usar um 52. Eu com 1,85 uso um 56 e ando super confortável. Em tempos usei um 58 e era horrível, passei por aquilo que estás a passar. Agora ando muito menos deitado sobre a bike, logo mais confortável, e não é por isso que o rendimento diminui. Tenta chegar o selim 1 ou 1,5cm à frente e vai testar. Se não for daí voltas a por no sítio. Mas tenho quase a certeza que vais ficar bem melhor.
 

trepadores da Figueira

Well-Known Member
Oi malta por favor deixasse de dar palpites o que o colega >>> Blabr tem que fazer é o que já aqui foi referido pelo >>> José Júlio ir a uma loja em condições e fazer um fitting em condições depois passar as medidas certas para bike

Assim é que é o correcto.


Há por ai uns sites que metemos as nossas medidas e eles fazem as contas de dão as nossas medidas, para bike.

acho que á por aqui um topico com esse sites.
 

blabr

New Member
Já experimentei o competitivecyclist, mas depois não consegui perceber bem os resultados porque a minha bike tem quadro "compacto".
 
Top