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Primeira bike de estrada

ruilebs

Well-Known Member
longe de mim armar-me em analista de geometrias de bikes, mas só olhando pró stack e reach, mesmo a emonda (H2) já é bem mais agressiva que a domane sim.
 

afcunha

Active Member
@ruilebs, nem tu nem eu eheh. Aliás, até agradeço que me corrigam se disser alguma asneira. O que sei, ou penso saber :cool:, vem apenas do que li e de 2 bikes com geometrias um pouco diferentes com que pude fazer alguns kms.
 

narogy

Member
Bem, que filme que aqui vai :)
Curiosamente lembra-me algumas semelhanças com uma visita que há uns meses fiz à Gaiabike (confere? Eheh) mas do Porto
ahah confere

Eu tenho uma Spec Tarmac de 2017 comprada nessa cadeia de lojas e tal como referi noutro tópico, as bicicletas dos anos anteriores ficam mais baratas (20% penso) mas está-se sujeito aos tamanhos existentes... Daí te falarem no tal 54, porque mais pequeno não deve haver.

No meu caso como tinha que ser um 49 disseram logo que nos modelos de 2016 (isto porque comprei em 2017) já não havia esse tamanho há muito tempo.

Se estiveres disposto a comprar uma de 2018 já não estarás limitado na escolha de tamanhos (a não ser que não haja mesmo a nível ibérico).

Quanto à questão do alumínio/carbono há muito por aí escrito e podes ver muitas coisas na internet. Na minha opinião não ficas mal servido com nenhuma das duas, eu no teu lugar preferia os 200€ adicionais e comprar a de carbono. Passei por algo similar e escolhi a de carbono e não me arrependo. Penso que por um valor PVP a rondar os 2000€ não estamos a falar de carbono topo de gama claro mas também não é carbono de baixa qualidade como o que vemos em bicicletas a custar 1000€.

Tu já tiveste alguma bicicleta de alumínio? de carbono? Já andaste em alguma? Isso conta muito, eu no meu caso vinha de uma de alumínio e isso fez muita diferença na compra da bicicleta, porque já tinha uma experiência com a qual comparar a "nova".

Cumprimentos
sim, também tenho noção que não é o melhor carbono usado pela trek, mas já deve ser aceitável.
a minha experiência é só com alumínio, tenho uma Gios A90 Ultralite, nem nunca experimentei carbono.

não percebo quase nada de analisar geometrias. mas comparando a emonda sl
com a tarmac, no tamanho mais pequeno, o stack da tarmac é menor e o reach maior, acho que isso é uma das razões que a torna mais agressiva.

ao que esperei, também espero 1/2 meses caso seja necessário.

ah, e 4000€?? podia bem com eles ahah

vou passar pela loja, ver a SL4, já a tem lá.
 

pratoni

Well-Known Member
Qual o ett do tamanho 56? Tenho quase a certeza que será grande para ti.

Eu tenho +- a mesma altura e o recomendado era um ter entre os 53 e 54 e acabei por ficar com uma com 545mm de ett e após meter um avanço de 100mm está impec.

Antes tinha um com 570mm de ett e só com um avanço de 80mm é que me conseguia sentir confortável mas a bike era demasiado nervosa por causa do avanço pequeno
 

DMA

Well-Known Member
ahah confere


sim, também tenho noção que não é o melhor carbono usado pela trek, mas já deve ser aceitável.
a minha experiência é só com alumínio, tenho uma Gios A90 Ultralite, nem nunca experimentei carbono.

não percebo quase nada de analisar geometrias. mas comparando a emonda sl
com a tarmac, no tamanho mais pequeno, o stack da tarmac é menor e o reach maior, acho que isso é uma das razões que a torna mais agressiva.

ao que esperei, também espero 1/2 meses caso seja necessário.

ah, e 4000€?? podia bem com eles ahah

vou passar pela loja, ver a SL4, já a tem lá.

O quadro das Emondas SL é um excelente quadro. Tudo bem que gostes de estar informado e não comprar às cegas, mas também não estejas a "analisar ao microscópio" todos os detalhes, senão nunca mais te decides.

Em relação à Emonda SL, não esquecer de confirmar se a altura do BB até ao selim é suficiente, já que a bike tem um seatmast e não um espigão clássico.

PS:
A geometria da Tarmac é bem racing. Equivale mais ou menos à geometria H1 da Trek
 

narogy

Member
O quadro das Emondas SL é um excelente quadro. Tudo bem que gostes de estar informado e não comprar às cegas, mas também não estejas a "analisar ao microscópio" todos os detalhes, senão nunca mais te decides.

Em relação à Emonda SL, não esquecer de confirmar se a altura do BB até ao selim é suficiente, já que a bike tem um seatmast e não um espigão clássico.

PS:
A geometria da Tarmac é bem racing. Equivale mais ou menos à geometria H1 da Trek

Compreendo, tanto que analiso que acabo por não me decidir por nada.
Já tinha visto esse pormenor, de o espigão não ser convencional. Poderá haver problema?
 

DMA

Well-Known Member
Tens que saber a distância do BB até ao selim, e ver se o tamanho que vais comprar permite que atinjas essa mesma distância. Nas tabelas de geometria tens uma medida aproximada do valor máximo permitido.
 

pratoni

Well-Known Member
O pior que pode acontecer é na encomenda da bicicleta teres que pedir para trocar o espigão por outro de tamanho diferente. A trek nao tem um só tamanho. Tem é um tamanho por defeito para cada tamanho de quadro.

Não estou a ver a loja a perder um cliente só porque se recusa na encomenda a pedir um tamanho diferente de espigão...

Tem é que ser bem medido para ver se realmente precisas de um tamanho diferente
 
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DMA

Well-Known Member
Pratoni, pode não chegar.
Pelo que sei, o setamast que vem com a 52 e a 54 tem 110mm.
Há uma outra versão do seatmast, salvo erro com 135mm. Há pessoas que podem gostar da geometria da 52, mas que mesmo com o seatmast de 135mm, não vão conseguir distância suficiente entre o BB e o selim.
 

DMA

Well-Known Member
Mas entendo o sentido mais geral do teu post, e acho que é totalmente aceitável que se coloque essa questão na loja ;)
 

RTC

Moderador
Staff member
Pratoni, pode não chegar.
Pelo que sei, o setamast que vem com a 52 e a 54 tem 110mm.
Há uma outra versão do seatmast, salvo erro com 135mm. Há pessoas que podem gostar da geometria da 52, mas que mesmo com o seatmast de 135mm, não vão conseguir distância suficiente entre o BB e o selim.

Agora é 135mm ou 175mm
Mas até 2016 os modelos até T56 vinham com 135mm. A partir daí vinham com 175mm
Agora não. Penso que vem tudo corrido com 135mm.

Seja como for, é como o DMA diz. Mesmo com 135mm convém confirmar se é suficiente.
 
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pratoni

Well-Known Member
Agora é 135mm ou 175mm
Mas até 2016 os modelos até T56 vinham com 135mm. A partir daí vinham com 175mm
Agora não. Penso que vem tudo corrido com 135mm.

Seja como for, é como o DMA diz. Mesmo com 135mm convém confirmar se é suficiente.
Mas não há outro tamanho, nem que seja comprado à parte?
 

narogy

Member
Obrigado pelo aviso @DMA, e a todos pelos esclarecimentos.
Hoje vou ver uma em tamanho 54, vou-lhes pedir que meçam o comprimento do seatmast, e se por ventura sabem o comprimento para os tamanhos 50 e 52.
A maneira correta de medir será até aos carris?
 

narogy

Member
Bom dia
Medi, não muito perfeitamente, e era na casa dos 133-135mm, tal como o @RTC referiu, 135mm.
Perguntei se havia outro comprimento e caso necessário se era possível trocar, responderam-me que sim.
Não tive foi oportunidade de ver se o comprimento era suficiente, não tinham nenhuma 50/52. Aliás, tinham uma 52, mas em armazém ou noutra loja.

Também visitei outra loja, e nessa sentei-me numa 54, sem pedais nem nada, e aparentemente o comprimento era suficiente, no tamanho 54.

Penso que seja este o "espigão" que vem na SL, Acrescento de espigão de selim Trek.
 
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DMA

Well-Known Member
Agora é 135mm ou 175mm
Mas até 2016 os modelos até T56 vinham com 135mm. A partir daí vinham com 175mm
Agora não. Penso que vem tudo corrido com 135mm.

Seja como for, é como o DMA diz. Mesmo com 135mm convém confirmar se é suficiente.

My bad, citei os valores de cabeça e muito provavelmente errei.
É bem provável que seja como dizes.
De qualquer maneira convém ver-se sempre a altura máxima, poruqe por exemplo a 52 com o seatmast de origem não dá para pessoal com aprox 1,80cm e pernas longas. Trocando o seatmast já pode ser que dê, mas vai depender muito das proporções do ciclista.
Há que ver isso para depois não dar barraca.
 
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