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Portugaliana de aço

jonitas

Member
Desde já os meus parabéns pela linda bicicleta!
Podias falar mais acerca dos materiais de que é composta!Do porquê da opção Deda e não outra!Das soldaduras ,das dificuldades encontradas com o construtor do quadro,da pintura e se poder-mos falar de Preço !
 

thebuny

New Member
OK, segue a composição:

Quadro: Dedacciai DR-zero (1)
Forqueta: Dedacciai RS cónica
Guiador: Deda superllegero 44cm
Avanço: Deda superllegero 100mm
Espigão: Deda superllegero 27.2 com 12mm de recuo
Manetes: Campagnolo Super Record 11
Desviador Frente: Campagnolo Super record 11
Desviador Traseiro: Campagnolo Recoord 11s
Cassete: Campagnolo Chorus 11-29 (11s)
Travões: Campagnolo Record
Pedaleira: Campagnolo Super Record TI 52/36 175mm ou em alternativa 53/39
Rodas: Campagnolo Zonda (versão 1700 gr)
Pneus: Vittoria 25c
Selim: Selle Italia SLR Superflow "L"
Pedais: Time Xpresso 4
Fita: Lizzard Skins 2.5
Cabos: genéricos de momento
Corrente: Campagnolo Record 11


Apenas um tubo do quadro não é deda pois na altura da escolha não havia o que queria e o que lá está é 120 gramas mais leve que o deda. Teria dado uma rigidez muito maior mas assim está perfeito. A coluna de direção dá uma regidez impressionante e creio ser uma bike bastante equilibrada em termos de sensações. Não é puramente de competição mas um tubo de selim de 31.8 e o eixo BB30 com um top tube um pouco mais inclinado teriam feito este quadro um monstro mas também não é molengona.

Porquê de aço deda? E porque não? :D Aços há muitos e começam a haver escolhas bastante boas e o deda zero é dos melhores para mim. Corri todos os materiais e fabricantes e a escolha ficou reduzida a 3. O negócio do DEDA pareceu-me o melhor e era dos 3 o que teria menores problemas em soldar num método mais clássico. Além disso as propriedades mecânicas impressionam! Podia ficar o dia todo a falar disto :p

As dificuldades da soldadura depende apenas das ferramentas e de quem o faz.

Entendo a tua pergunta mas sobre o construtor do quadro é sempre a minha palavra ou a minha experiência pessoal e disso posso dizer que estou satisfeito. Podem até dizer que hà quem não tenha paciência para o homem, ou talvez ele é que não tenha paciência para mim :D

A pintura bem como muito do quadro é trabalho do Noca e em termos das cores só a vi depois de pintada e agrada-me imenso mesmo sem ter feito parte desse processo.
Falar de preços será sempre relativo, queres uma coisa exclusiva feita à tua medida e ao teu gosto, tens de pagar o tempo extra e a dedicação. Baixo ou alto posso dizer que para mim foi excelente. Procura um pouco pelos construtores existentes por aí e ficas com ideias dos preços. O meu concelho é irem visitar o homem e falem com ele. Cada um de nós tem as suas ideias e depois de falado podem ficar com uma ideia dos custos.

Quem a quiser ver ao vivo regra geral é pela zona do Porto :)

Agora terminada um novo projeto está na calha, algo diferente sem dúvida.... vamos ver o que o tempo e o outro tempo permitem
 

loudiogo

Member
eu ando com a ideia de fazer algo, mas com cantilevers, para dar para o canceito gravel... A minha dificuldade até agora foi encontrar um quadro de aço lowcost na casa dos 100/150€ :s
 

Skyforger

Active Member
eu ando com a ideia de fazer algo, mas com cantilevers, para dar para o canceito gravel... A minha dificuldade até agora foi encontrar um quadro de aço lowcost na casa dos 100/150€ :s



A Planet X costuma ter umas coisas dentro desses valores. Vai espreitando. Também tens sempre a hipótese de comprar um quadro antigo e dar-lhe nova vida. Não faltam por aí exemplos.
 

thebuny

New Member
Acho que já tinha referido mas foi no Valdemiro.

O problema da maior parte dos quadros mais em conta é o peso que facilmente passa dos 2 a 2.2 Kg além de serem feitos de reynolds 501 ou 531...

Tens construtores a fazerem quadros em aço com 1 Kg em tamanho M o que é excelente! A rodina andará pelos 1600 gramas mas também tem caixa de direcção cónica e dropout ritchey que adicionam umas boas gramas .
 

Skyforger

Active Member
Quanto à bicicleta aqui em causa, já deixei a minha opinião lá para trás e volto a reforçá-la: Gosto Muito! ;)

E mesmo que ninguém goste, o que importa nestes projectos é que o dono goste, pois quando se participa em todo o processo de escolha dos tubos, de concepção do quadro e de todos os seus pormenores só pode resultar em algo muito especial.

Pessoalmente, só o lettering Rodina não me convence muito...mas já explicaste por aqui o seu sentido e é uma escolha muito pessoal. De resto, perfeita!

Já agora, umas questões...escolheste os tubos no Valdemiro ou compraste-os noutro local e o Valdemiro "só" os soldou? A concepção do quadro foi autoria do Noca? Porquê o aço Deda? Que outras opções consideraste? Sei que é uma questão menor neste tipo de bicicletas, mas por curiosidade, qual o peso do conjunto?
 

thebuny

New Member
@Skyforger, escolha compra e soldadura foi tudo no valdemiro.
A conceção foi autoria do Noca porque já tinha muito mais experiência nas dimensões e detalhes além de que lhe andava a moer o juizo desde a primeira bike que ele fez.

Escolha dos materiais: Há uns 5 tipos de aço que queria experimentar dentro da gama deste Deda. Porém devido às propriedades mecânicas e aos processos de soldadura requeridos o Deda era talvez o menos dificil. Outros tipos de aço que sondei: Spirirt, xcr, true temper S3, true temper OX platinum, 953. Nesta lista já está o meu proximo framset :D

O peso como está na foto ainda não pesei mas diria que 7.6 Kg e com as rodas Easton baixa para uns 7.2. Trocando a cassete, selim e pedais vem para os 6.99 que sempre foi o o valor alvo.Mais logo peso o cojunto

Acho que nunca referi mas quando a Rodina foi feita, nasceu uma irmã gémea ao mesmo tempo. Creio que nunca se mostrou muito :) um dia coloco aqui fotos das moças
 

Skyforger

Active Member
@Skyforger, escolha compra e soldadura foi tudo no valdemiro.
A conceção foi autoria do Noca porque já tinha muito mais experiência nas dimensões e detalhes além de que lhe andava a moer o juizo desde a primeira bike que ele fez.

Escolha dos materiais: Há uns 5 tipos de aço que queria experimentar dentro da gama deste Deda. Porém devido às propriedades mecânicas e aos processos de soldadura requeridos o Deda era talvez o menos dificil. Outros tipos de aço que sondei: Spirirt, xcr, true temper S3, true temper OX platinum, 953. Nesta lista já está o meu proximo framset :D

O peso como está na foto ainda não pesei mas diria que 7.6 Kg e com as rodas Easton baixa para uns 7.2. Trocando a cassete, selim e pedais vem para os 6.99 que sempre foi o o valor alvo.Mais logo peso o cojunto

Acho que nunca referi mas quando a Rodina foi feita, nasceu uma irmã gémea ao mesmo tempo. Creio que nunca se mostrou muito :) um dia coloco aqui fotos das moças


Estás a falar de uma azulinha que por aí anda? Já a vi noutras paragens cibernéticas e está igualmente soberba!

Quanto ao peso, desmistifica a ideia que ainda vai prevalecendo do aço=pesado.

Venha daí pormenores sobre o próximo projecto...;)
 

thebuny

New Member
Sim é uma azul com tons de branco. Montagem bem diferente desta.

Pesos depende sempre dos componentes mas com alguma paciência um projeto em aço pode chegar a pesos na ordem dos 6.5 Kg. Basta um set de rodas tubulares, travões pedais e selins mais magritos que se chega a valores bem interessantes.
 

Skyforger

Active Member
Sim é uma azul com tons de branco. Montagem bem diferente desta.

Pesos depende sempre dos componentes mas com alguma paciência um projeto em aço pode chegar a pesos na ordem dos 6.5 Kg. Basta um set de rodas tubulares, travões pedais e selins mais magritos que se chega a valores bem interessantes.


Ou, pondo as coisas noutros termos, Paciência = Paci€ncia! :)
 

GMQ

Well-Known Member
@thebuny sei que nisto de paixões o dinheiro não conta. Sem querer saber quanto custou em termos monetários compensa mandar fazer um quadro ou não. Sublinho não quero saber quanto pagaste, é apenas ter a opinião de alguém que passou pela experiência. Tenho ideia que é tudo relativo e muito subjectivo. Abraço

PS: Ambas as criações estão fantásticas percebe-se que és alguém que tem prazer em fazer estes projectos que a malta muito gosta de acompanhar. O duchene era um dos users que nos dava esse prazer mas por agora parece que tem por aí um projecto mas nada mais se sabe. ;)
 

pratoni

Well-Known Member
@Skyforger, escolha compra e soldadura foi tudo no valdemiro.
A conceção foi autoria do Noca porque já tinha muito mais experiência nas dimensões e detalhes além de que lhe andava a moer o juizo desde a primeira bike que ele fez.

Escolha dos materiais: Há uns 5 tipos de aço que queria experimentar dentro da gama deste Deda. Porém devido às propriedades mecânicas e aos processos de soldadura requeridos o Deda era talvez o menos dificil. Outros tipos de aço que sondei: Spirirt, xcr, true temper S3, true temper OX platinum, 953. Nesta lista já está o meu proximo framset :D

O peso como está na foto ainda não pesei mas diria que 7.6 Kg e com as rodas Easton baixa para uns 7.2. Trocando a cassete, selim e pedais vem para os 6.99 que sempre foi o o valor alvo.Mais logo peso o cojunto

Acho que nunca referi mas quando a Rodina foi feita, nasceu uma irmã gémea ao mesmo tempo. Creio que nunca se mostrou muito :) um dia coloco aqui fotos das moças

Hum, pelo que percebo esse aço já é um aço inoxidável, certo?

Ainda se vê pouco desse tipo de aço porque, para além do preço e, tal como já referiste, não é qualquer um que consegue soldar este tipo de tubos, pelo menos é o que tenho lido acerca do inoxidável da Reynolds, certo?

A escolha por um inoxidável em detrimento de outros tipos de aços, teve a ver mais com que aspecto? Peso, facto de não enferrujar, propriedades mecânicas?....
 

thebuny

New Member
@skyforger, sim é isso :D

@GMQ, depois desta aventura acho que tão cedo não quero outra coisa senão quadros custom. Muitas vezes falamos de ter peças A, B ou C porque são boas ou leves ou assim ou assado mas na maior parte dos casos esquecemo-nos que as medidas dos quadros são standard e por vezes o nosso corpo não se dá com um M ou com um L, aqui tens a hipotese de ter uma bike feita para ti, com as tuas medidas e onde podes escolher angulos e medidas. Tu podes definir se a bike é rápida a curvar ou não, direção molengona ou não.... e por aí fora...

@pratoni, não é inox o Deda. Inox é bem mais complicado de soldar. Basicamente tens dois tipos de soldadura, brazagem ou TIG e inox só TIG que requere muito mais cuidado paciência e técnica. Tenho um inox na calha mas a seu tempo (€...), e a acontecer vai sair do gabarit para a rua sem qualquer tratamento ou pintura. As propriedades mecânicas são parecidas nos aços que andei a ver porém há coisas que te mudam por completo a bike como caixa direção cónica, altura da mesma, espigão de selim 27.2 ou maior.... há aqui pano para mangas :D

Não me vou adiantar muito mas quem sabe não aparece um projeto deveras interessante em breve :)
 

pratoni

Well-Known Member
Ah ok, como na lista que deste, alguns dos aços são inox (pelo menos o xcr e o 953, não?) e estavas a colocá-los como sendo da mesma gama, pensei que te referias a serem todos inox...

Também acho muita piada a projectos deste tipo mas, claramente, faltam-me conhecimentos, quer de geometrias quer de propriedades dos materiais que me pudessem colocar à vontade para falar de como queria um quadro completamente custom. Já para não falar do t€mpo necessário para um projecto destes... ;)

Como não é inox tiveste (tu ou o Valdemiro) de dar algum tratamento, pelo menos no interior, para evitar a formação de ferrugem?
 

GMQ

Well-Known Member
Sem dúvida TheBuny um quadro feito por medida é como um fato feito no alfaiate. Assenta que nem uma luva. Tens aí o que tu queres da maneira que queres. Não é um logotipo que vai fazer um quadro melhor ou pior. Muita sorte com bichinha e vai mostrando os melhoramentos que vais inserido.
 

Skyforger

Active Member
Ah ok, como na lista que deste, alguns dos aços são inox (pelo menos o xcr e o 953, não?) e estavas a colocá-los como sendo da mesma gama, pensei que te referias a serem todos inox...

Também acho muita piada a projectos deste tipo mas, claramente, faltam-me conhecimentos, quer de geometrias quer de propriedades dos materiais que me pudessem colocar à vontade para falar de como queria um quadro completamente custom. Já para não falar do t€mpo necessário para um projecto destes... ;)

Como não é inox tiveste (tu ou o Valdemiro) de dar algum tratamento, pelo menos no interior, para evitar a formação de ferrugem?


Acho que o processo de encontrar o quadro ideal para nós não passará apenas pelos conhecimentos que nós temos de ter acerca de geometrias, materiais e afins, mas sim por um processo de avaliação, afinação e de verdadeiro "parte-pedra" por parte do construtor e/ou desenhador do quadro. O thebuny (Rodrigo, certo?) poderá confirmar isso bem melhor do que eu, mas quando se parte para a criação de um quadro custom teremos de ter sempre o suporte técnico de quem percebe real do assunto e nos poder aconselhar devidamente.

Quanto à questão da ferrugem, normalmente o aço de melhor qualidade já traz um tratamento de fábrica para evitar (ou pelo menos retardar) a oxidação. Mas lá está, o thebuny que se pronuncie. :) Mas acho que se dramatiza demasiado a relação aço/ferrugem. Mesmo sem tratamento adequado e mesmo sem ser aço de qualidade superior, um quadro não enferruja por apanhar uma chuvada. Portugal não é um bom exemplo, mas pensem numa qualquer praça de Amesterdão, de Londres ou de Bruxelas (onde a chuva e a humidade são uma constante) e nos milhares de bicicletas que por lá andam à chuva dia após dia, ano após ano.
 
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